Bancada feminina quer pressa para projeto de igualdade salarial
O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, recebeu na manhã desta quarta-feira (6) as parlamentares da bancada feminina para discutir a criação da Secretaria da Mulher. As deputadas, que receberam na semana passada o texto do Projeto de Resolução que cria a nova estrutura, informaram ao presidente que gostariam que a Procuradoria Especial da Mulher continuasse como órgão autônomo. Na proposta apresentada, ela seria parte da nova secretaria.
No encontro, as parlamentares também defenderam a inclusão na Ordem do Dia do PL 6653/09, que prevê a igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. O projeto está pronto para ser votado em plenário, mas encontra resistências.
"O projeto estabelece a criação de Comissões Internas de Promoção da Igualdade nas empresas, com estabilidade para seus integrantes. Também cria um selo de qualidade para os empregadores que promoverem a igualdade de gênero e um cadastro negativo para os que não cumprirem a lei. Esses três pontos têm gerado resistência entre as empresas", declarou a coordenadora da bancada, deputada Janete Rocha Pietá (PT/SP).
Ficou acertado que as deputadas Iriny Lopes (PT/ES) e Alice Portugal (PcdoB/BA), autora do projeto, irão apresentar um documento com os motivos para a criação de uma comissão especial de negociação para que o projeto possa ser incluído na pauta do plenário.