Educação, cultura e esportes

Frente Mista da Educação realiza palestra sobre ensino híbrido

04/05/2016 - 08:05  

A Frente Parlamentar Mista da Educação promove hoje palestra com o tema “Ensino Híbrido”, com a consultora do Instituto Península Lilian Bacich.

O evento começou há pouco, é aberto ao público em geral e faz parte do ciclo de palestras Educação em Debate, com transmissão ao vivo pela TV Câmara. A palestra está sendo realizada no plenário 10 das comissões.

O Ensino Híbrido tem como objetivo experimentar novas formas de ensinar e aprender por meio do uso da tecnologia e de um conjunto de práticas integradas – presenciais e online - que permite ao aluno ser protagonista do seu aprendizado.

Práticas integradas
Também chamado de “blended learning”, o método alterna momentos em que o aluno estuda sozinho - em geral em ambiente virtual - e em grupo, quando interage com seus colegas e o professor.

O cerne é a personalização do ensino. Usando diferentes ferramentas - não somente as tecnológicas –, o método busca suprir as necessidades do aluno contemporâneo.

O projeto que será apresentado é fruto de uma parceria entre o Instituto Península e a Fundação Lemman, que permitiu o lançamento do primeiro curso de ensino híbrido do Brasil, em abril de 2014.

Lilian Bacich é doutoranda em psicologia escolar e do desenvolvimento humano na Universidade de São Paulo (USP), mestre em educação: psicologia da educação pela PUC/SP. Possui ampla experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Ensino Fundamenta 2, Ensino de Ciências e Biologia. Possui ainda experiência na graduação e na pós-graduação em disciplinas relacionadas à Psicologia da Educação e ao uso das Tecnologias digitais na educação.

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.