Semana do Bibliotecário 2019

28/02/2019 11h13

Senado, Câmara, Ibict e IFLA debatem bibliotecas e as mudanças para o futuro

 No dia 12 de março é o dia do Bibliotecário. Em comemoração a essa data, tradicionalmente, as Bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, promovem ações em prol dos profissionais da informação, atuantes nas duas Casas Legislativas. Neste ano, a parceria será ampliada com o ingresso do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), na organização das comemorações

Nos dias 11 e 12 de março haverá dois seminários, aberto ao público, a serem realizados no auditório Antônio Carlos Magalhães (Interlegis) do Senado Federal.

O Seminário Profissional da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias, Seção América Latina e Caribe (IFLA LAC) acontecerá no dia 11 de março. O evento é realizado pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias, Seção América Latina e Caribe (IFLA LAC), pelo Senado Federal, Câmara dos Deputados, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Comitê Interinstitucional de Cooperação Informacional e Bibliotecária (CICIB).

A ideia do encontro é elevar a consciência sobre questões importantes relacionadas às bibliotecas e as mudanças para o futuro com as quais podem se deparar ao desempenhar um papel de liderança, além de elaborar ações e planos para uma colaboração na região da América Latina e Caribe.

Eugenio Bucci, jornalista e professor da Universidade de São Paulo (USP), enfocará o tema sob o ponto de vista acadêmico. Já Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora da UNESCO no Brasil, abordará o tema sob o ponto de vista do Information for all, da Unesco, enquanto Glória Pérez-Salmeron, Presidente da IFLA, falará sobre o ponto de vista do Global Vision da IFLA. O evento contará também com a presença de palestrantes de países da América Latina e do Caribe.

O Seminário Bibliotecas: diálogos para mudança: papel das bibliotecas como promotoras de mudanças, que ocorrerá no dia 12 de março é um evento realizado pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal. A proposta é debater os desafios que as bibliotecas e os bibliotecários brasileiros enfrentam na atualidade em face à crescente globalização que devem ser superados por resposta inclusiva dos profissionais para aproveitar plenamente as vastas oportunidades da Sociedade da Informação. 

O evento contará com a presença de Marco Lucchesi, escritor, professor universitário e presidente da Academia Brasileira de Letras que abordará o tema sob a ótica do leitor. Haverá mesa ainda uma mesa redonda Bibliotecários perspectivas para mudanças na profissão, com a presença das bibliotecárias Marília Abreu Paiva (UFMG); Célia Regina Simonetti (UFAM) e Gilvanedja Mendes.

Mais informações, programação detalhada e inscrições: clique aqui