Biblioteca Humana - 3ª edição – Relatos sobre o 8 de janeiro
A Biblioteca da Câmara dos Deputados realizará no dia 20 de outubro, das 10h às 12h, no salão de leitura, a terceira edição do projeto “Biblioteca Humana”. Este projeto consiste na disponibilização de “livros humanos”: pessoas dispostas a relatar experiências de vida significativas ao público.
Para esta terceira edição, a Biblioteca selecionou colaboradores efetivos e terceirizados que participaram das ações de contenção e reparação dos danos sofridos pela Casa em decorrência dos atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro. O objetivo é que os participantes relatem suas experiências aos interessados em conhecer melhor o que vivenciaram naquele dia traumático para o Parlamento, os demais poderes da República e toda a sociedade brasileira.
A ideia da Biblioteca Humana surgiu em Copenhagen, Dinamarca, em 2000, por iniciativa da ONG Stop the Violence!, com o intuito de incitar o diálogo e fomentar a compreensão entre diferentes contextos e pessoas com quem, normalmente, não interagimos.
Com o êxito do projeto, as “bibliotecas humanas” ganharam adaptações mundo afora, em geral ligadas aos espaços de bibliotecas públicas. NO âmbito da Câmara, as duas primeiras edições do projeto, em 2017 e 2018, foram momentos significativos de confraternização e empatia, com a participação de servidores ouvindo e contando histórias singulares relacionadas ao trabalho e à sua vida pessoal, na primeira edição; e sobre o período da última Constituinte, na segunda edição.
Serviço:
Biblioteca Humana – 3ª edição – Relatos sobre o 8 Janeiro
Data: 20 de outubro
Horário: das 10h às 12h
Local: salão de leitura da Biblioteca da Câmara