Encontro com o Autor recebe Sidney Barbosa e Daniele Lessa

03/10/2022 10h31


O “Encontro com o Autor” tem como convidados desta edição os escritores Sidney Barbosa e Daniele Lessa Soares, organizadores do livro "Artes, mídias e outras literaturas" (Paco Editorial), que apresenta 17 artigos compondo um panorama diverso dos diálogos infindáveis das Artes com a Literatura.

Sidney Barbosa e professor de Literatura Francesa da Universidade de Brasília, foi professor por 30 anos na Unesp, lecionando Língua e Literatura Francesa. Na sua formação, cursou a Graduação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Franca, na primeira metade dos anos 1970. A especialização e a maîtrise en lettres modernes foram feitas na Université de Poitiers, na França. Nos anos 1980 cursou o doutorado na Universidade de São Paulo, onde obteve o título (1989) em Língua e Literatura Francesa com uma tese sobre os contos do escritor simbolista Villiers de l’Isle-Adam. Em 2005, obteve o título de Livre-Docente em História do Romance na Unesp de Araraquara, com um trabalho sobre a representação da Natureza no romance francês do século XIX. Realizou dois estágios pós-doutorais, um na Université de Paris VIII, em 1999 e outro na USP, em 2017.

Daniele Lessa Soares é jornalista, mestranda em Literatura e Práticas Sociais na Universidade de Brasília, com pesquisa sobre Literatura e Ilustração na literatura brasileira. É uma das autoras da coletânea "Escritoras brasileiras", publicada também em 2022 pela Edições Câmara, É formada em Comunicação Social pela UnB, tendo especialização em Literatura Brasileira e História da Arte. Já recebeu os prêmios Sebrae, HSBC de Sustentabilidade e Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. Também foi ganhadora do Prêmio Funarte de Dramaturgia em 2014. Atualmente e servidora da Câmara dos Deputados e faz parte da equipe da editora Edições Câmara.

Serviço

Evento: Encontro com o Autor
Convidados: Sidney Barbosa e Daniele Lessa
Data: quinta-feira (29)
Horário:19h
Transmissão: pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube e pela página da Biblioteca da Câmara dos Deputados no Facebook