Encontro com o Autor recebe Rogério Bernardes
Bate-papo acontece no Salão de Leitura da Biblioteca da Câmara no dia 26 de outubro às 17h
Rogério Bernardes nasceu em São Gonçalo/RJ e mora em Brasília/DF. Tem 47 anos, 6 gatos e uma paixão pela poesia desde a adolescência. É servidor público e costuma dizer que trabalha com processo legislativo para pagar as contas, mas que é como poeta que tenta não ficar em dívida com a vida. Tem sete livros publicados. Seus últimos trabalhos foram "O que não sangrou no caminho" (2021) e "Manual de desinstruções" (2022), ambos publicados pela editora Penalux. Ainda este ano, publicará seu novo livro, o primeiro pela editora Mondru.
Bem desenvolvido e envolvente, “Manual de desinstruções”, de Rogério Bernardes, é sua sétima coletânea de poemas. Tão intensa quanto as demais, a obra celebra e desconstrói o “eu” em níveis diferentes. Com a escrita acessível e o lirismo peculiar do autor, a obra se assemelha muito a uma autopoesia, fazendo de si o objeto de estudo e a própria arte. Utilizando sua poesia e suas experiências como meio de expor e dar voz àqueles que têm tão pouco espaço para se expressar, “Manual de desinstruções” guarda — em suas páginas — cotidianos, sonhos e vidas inteiras.
“O que não sangrou no caminho” é um convite à reflexão, uma porta de entrada para muitas realidades. Em todo o percurso do livro, o poeta resiste às adversidades, às dores do confinamento e convida o leitor a mergulhar com ele em busca desse resgate do passado, não apenas como uma forma de libertação das amarras do tempo, mas, sobretudo, como forma de reafirmação do “eu”: “às vezes eu só preciso / de uma memória emersa” (sorte). E para fazer emergir essa memória, ele se utiliza da metapoesia: “se eu fosse feito de versos / seria sem métrica nem forma / cacofonias sem rima” (anticanônico). O poeta (des)constrói-se para (re)afirmar a própria poesia, que é carregada de ritmo, elemento fundamental para que o poema exista.
Esta é a 52ª edição do Encontro com o Autor, programa feito numa parceria entre o Centro Cultural e o Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados.
Serviço
Data: 26 de outubro, quinta-feira, às 17h
Local: Salão de Leitura da Biblioteca da Câmara dos Deputados
Informações: nucleodeliteratura@camara.leg.br
Entrada franca