Encontro com a autora traz Patrícia Valim
A historiadora conversa sobre a coletânea “Independência do Brasil: As mulheres que estavam lá” (Editora Bazar do Tempo)
O programa tem transmissão ao vivo no dia 25 de novembro às 18h pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube
O período marcado pelas lutas de Independência do Brasil, entre o fim do século XVIII e as primeiras décadas do XIX, legaram alguns dos episódios mais marcantes de nossa história, desde a Conjuração mineira, movimento ocorrido em 1789, até as revoluções que incendiaram o Nordeste do país a partir de 1817. As narrativas desses momentos heroicos, no entanto, não costumam destacar a atuação das mulheres que, mesmo diante de interdição para participar da vida política, ocuparam a cena pública e tomaram corajosamente parte nesses combates por meio de diferentes estratégias. Seja escrevendo panfletos anticoloniais, conspirando nos bastidores do poder, ou mesmo liderando revoltas e lutando no front, as mulheres desempenharam papéis chave nesse momento decisivo. Sete delas são recuperadas no livro “Independência do Brasil: As mulheres que estavam lá” (Editora Bazar do Tempo, 2022): Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, Bárbara de Alencar, Urânia Vanério, Maria Felipa de Oliveira, Maria Quitéria de Jesus, Maria Leopoldina da Áustria e Ana Lins.
Escritos pelas historiadoras e escritoras Antonia Pellegrino, Cidinha da Silva, Heloisa Starling, Marcela Telles, Patrícia Valim, Socorro Acioli e Virgínia Siqueira Starling, os textos da edição trazem de volta essas heroínas para participar, com justiça, das celebrações dos duzentos anos da Independência do país.
Patrícia Valim é mestre em História Social/USP e Doutora em História Econômica/USP. Desenvolveu pesquisa em pós-doutorado na UFBA (2014) e um segundo pós-doutorado na Unifesp (2019). É professora adjunta DE no departamento de História e no Programa de Pós-graduação em História na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desde agosto de 2021, desenvolve pesquisa e leciona na graduação e na pós-graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) em regime de cooperação técnica. Faz parte da Rede Brasileira de Mulheres Cientista, da Rede de Mulheres da Ufop "Andorinhas" e atua como embaixadora do Parent in Science nas regiões Nordeste e Sudeste. É mãe da Ana Carolina, da Maria Eduarda, do Bento e avó da Maria Antônia.
O Encontro com o Autor é promovido pelo Centro Cultural e pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados e já está em sua 45ª edição.
Serviço
25 de novembro, sexta-feira, às 18h
Transmissão pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube e pela página facebook.com/BibliotecadaCamaradosDeputados
Informações: nucleodeliteratura@camara.leg.br
Assista o Encontro pelo YouTube https://www.youtube.com/watch?v=OAFv5TgbtlQ