Biblioteca participa das comemorações do mês da Bibliotecária e do Bibliotecário 2022

24/03/2022 11h34

A Câmara dos Deputados participa agora em março das atividades relativas ao Mês da Bibliotecária e do Bibliotecário 2022, sob o tema “Informação, Bibliotecas, Memória e Cidadania”. Trata-se de uma série de eventos gestados por diversas instituições públicas e privadas ligadas à Biblioteconomia e Ciência da Informação do Centro-Oeste e convidados das demais regiões. 

O evento de abertura foi o seminário Informação, Bibliotecas, Memórias e Cidadania, disponível no canal do Senado Federal no YouTube. A convidada é a poetisa, advogada e política Cida Pedrosa. O evento é uma organização da Biblioteca do Senado, em parceria com a Biblioteca da Câmara dos Deputados. A programação do mês conta ainda com oficinas e uma live. 

Sobre o evento

O Mês da Bibliotecária e do Bibliotecário apoia-se na proposta de diálogo amplo e aberto entre a classe bibliotecária e a sociedade civil, na perspectiva de organização colegiada, trazendo ao público de forma gratuita e online palestras, workshops, atividades culturais, dentre outras.  

A edição de 2022 terá como foco principal o debate de políticas públicas para o fortalecimento dos entes e políticas relacionadas à área da informação no Brasil. Um dos objetivos será buscar soluções para o impacto causado pelas crises econômica e sanitária sobre a pluralidade de instituições voltadas para a democratização do acesso à informação e à cultura, sobretudo bibliotecas, museus, arquivos, centros de documentação. Além disso, o evento servirá para divulgar as ações promovidas por tais instituições durante a programação que se estenderá dos dias 10 a 31 de março.

O Mês da Bibliotecária e do Bibliotecário 2022 tem o apoio do Conselho Regional de Biblioteconomia – 1ª Região, da Associação de Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal (ABDF), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE/UnB).
 
PARTICIPAÇÕES DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Seminário Informação, Bibliotecas, Memórias e Cidadania
Palestrante: Cida Pedrosa – poetisa, advogada e política
Data: 10 de março de 2022, quinta-feira
Disponível no canal do Senado Federal no YouTube
 

Oficina Inovando em Estudo de Usuários
Oficina com prática em abordagens e ferramentas de Inovação aplicada ao Estudo de Usuários. O foco é voltado a pessoas, o que se alinha ao contexto da Ciência da Informação, privilegiadora dos conhecimentos sobre os usuários dos serviços de informação. Nesse sentido, abordagens utilizadas em inovação podem trazer ganhos no desenho de serviços para bibliotecas.
Responsável: Christiane Coelho da Rocha – bibliotecária da Câmara dos Deputados e facilitadora de processos de inovação
Data: 14 de março de 2022, segunda-feira
 

Oficina Apresentação de Fontes de Informação Legislativas da Câmara dos Deputados
Apresentação de algumas das fontes de informação disponíveis no portal da Câmara dos Deputados. Serão abordadas maneiras de pesquisar proposições em tramitação na Casa, legislação, discursos, áudios das reuniões e sessões, biografia e atuação parlamentar. A Biblioteca Digital e as publicações da Câmara também serão assuntos.
Palestrantes: Suzana Zveiter e Thiago Eirão, ambos analistas legislativos da Câmara dos Deputados
Data: 16 de março de 2022, quarta-feira
Disponível no canal do CRB-1 no YouTube
 

O Impacto da LGPD na Ciência da Informação
Live que apresentará informações sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e seu impacto na ciência da informação.
Responsável: André Freire – diretor do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, encarregado de Proteção de Dados – DPO (EXIN), analista legislativo, advogado e arquivista.
Data: 17 de março, quinta-feira
Disponível no canal do CRB-1 no YouTube
 

Informação, bibliotecas, memória e cidadania
A live irá abordar as questões referentes às bibliotecas especializadas jurídico-legislativas. Essa categoria de bibliotecas possui especificidades únicas, apoiando as atividades fins de órgãos dos poderes jurídico e legislativo. Em algumas iniciativas, atuam de forma conjunta, como no caso da Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI) ou Consórcio Biblioteca Digital Jurídico (BDJur). Nesse contexto, o Ibict promove um bate-papo com algumas bibliotecas jurídicas e legislativas, com o objetivo de proporcionar a divulgação das atividades dessas importantes bibliotecas à comunidade de bibliotecários no Brasil.
Data: 21 de março, segunda-feira
Disponível no canal do Ibict no YouTube