Bestiário - Macunaíma - O Rebelde - As Aparições
Bestiario | Trechos do Tratado Descritivo do Brasil em 1587
Autor: Gabriel Soares de Souza
Ilustrador: Marcello Grassmann
1958
O texto extraído do Tratado Descritivo do Brasil em 1857, do autor seiscentista Gabriel Soares de Souza e ilustrado pelo artista Marcello Grassmann com gravuras sobre madeira, traz minuciosas descrições e preciosas informações a respeito da fauna, flora, acidentes geográficos, povos nativos e engenhos da costa do Brasil no século XVI. Com uma obra marcada pela presença de seres fantásticos, o artista ultrapassa os limites do real.
- Macunaíma, o Herói Sem Nenhum Caráter
- Autor: Mário de Andrade
- Ilustrador: Hector Carybé
- 1957
Décima primeira das publicações da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil, o romance definido pelo autor como um poema heroico-cômico ou rapsódia é ilustrado com águas-fortes do argentino Carybé. Os desenhos originais datam de 1945–1946, quando ainda vivia Mário de Andrade.
O Rebelde
Autor: Inglês de Souza
Ilustrador: Iberê Camargo
1952
A obra clássica de Inglês de Souza foi ilustrada com 29 águas-tintas originais do gaúcho Iberê Camargo, que se tornou um dos pintores mais importantes da segunda metade do século XX no Brasil. O texto impresso em prelos manuais sob a direção de Luís Portinari e Darel teve sua tiragem iniciada em 1951 e terminada em 1952.
As Aparições
Autor: Jorge de Lima
Ilustrador: Eduardo Sued
1966
Sempre atento ao surgimento de novos artistas na arte brasileira, Castro Maya identifica o talento de Eduardo Sued e o convida para ilustrar, num estilo ainda figurativo, a poesia de Jorge de Lima. A obra é ilustrada com águas-fortes e águas-tintas.