Marcia Camargos

Para marcar os cem anos da Semana de Arte Moderna, o Encontro com o Autor recebeu a escritora e jornalista Marcia Camargos, que escreveu o livro Semana de 22: entre vaias e aplausos (Boitempo). O bate-papo virtual aconteceu no dia 24 de março, às 14h30, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

Escritora e jornalista com pós-doutorado em História pela USP, Marcia Camargos tem 33 livros publicados, entre ensaios, biografias, romances e infantojuvenis, alguns dos quais receberam importantes prêmios literários. Mudou-se para a França em 2016, de onde colabora com a imprensa brasileira. Acaba de finalizar um segundo pós-doutorado na Universidade da Sorbonne sobre os modernistas em Paris nos anos 1920, que deve ser lançado em breve na França, pela Pétra Editions. Semana de 22: entre vaias e aplausos, uma de suas obras sobre o tema, acaba de ser relançado pela Boitempo, com novo prefácio e algumas atualizações. Saiba mais no site da autora.

Semana de 22: entre vaias e aplausos [2ª edição]

Tema privilegiado da historiografia contemporânea, a Semana de 22 voltou ao centro do palco no ano em que se comemoraram os cem anos do movimento. Patuscada ou revolução estética? Um século depois da ruidosa manifestação de jovens intelectuais, realizada no histórico fevereiro de 1922, a questão permanece.

Por que um evento que acarretou um prejuízo considerável a seus organizadores, foi difamado por boa parte da imprensa da época e recebeu mais vaias que aplausos continua despertando tanto interesse? Para responder a essa questão, Marcia Camargos mergulha no universo intelectual da época, analisa um grande número de documentos e consulta vasta bibliografia sobre a Semana.

Mais do que detectar causas e efeitos, ou simplesmente relatar os fatos, a autora procura mostrar o festival modernista sobre diversos ângulos, numa abordagem crítica que revela aspectos pouco visitados pela bibliografia e aponta algumas ambiguidades do movimento e da reflexão que este provocou.

Com um texto leve, Marcia se propõe a desmistificar a Semana de Arte Moderna, jogando novas luzes sobre o movimento que, entre vaias e aplausos, conquistou seu lugar definitivo no panorama cultural da Pauliceia e do país. A nova edição da obra, lançada no contexto do centenário da Semana de 22, conta com um novo prefácio da autora.

O Encontro com o Autor é promovido pelo Centro Cultural e pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados e já está em sua 38ª edição. 

O bate-papo está disponível no canal da Câmara dos Deputados no YouTube e na página do Centro Cultural Câmara dos Deputados no Facebook.

Mais informações: