Luiz Claudio Santos, Miguel Gerônimo e André Carneiro

Na nona edição do programa, recebeu os servidores da Câmara André Carneiro, Luiz Claudio Santos e Miguel Gerônimo, autores dos livros Curso de Regimento Interno e Curso de Regimento Comum do Congresso Nacional.  O evento aconteceu no dia 25/09 às 17h no Salão de Leitura da Biblioteca da Câmara.

André Corrêa de Sá Carneiro

André Corrêa de Sá Carneiro é doutorando em Ciência Política (Iesp/Uerj-Cefor/CD), mestre em Ciência Política (Iuperj/UCAM-Cefor/CD), especialista em Processo Legislativo (Cefor/CD), pós-graduado em Direito do Estado (Ucam), Direito Administrativo e Processo Administrativo (Ucam) e Gestão Pública (IESA), bacharel em Ciência da Computação (UnB) e em Administração (IESA).   

Coautor dos livros Curso de Regimento Interno da Câmara dos DeputadosCurso de Regimento Comum do Congresso Nacional e Câmara dos Deputados: O Regimento Esquematizado. É professor e palestrante de Regimento Interno da Câmara dos Deputados e instrutor e professor de pós-graduação do Centro de Formação e Treinamento desta Casa. Analista legislativo, ex-servidor do Tribunal de Contas da União e do Banco do Brasil, exerce, atualmente, a função de assessor da Diretoria Administrativa, tendo ocupado, dentre outras funções, a de chefe de gabinete de liderança partidária, por cinco anos, diretor da Coordenação de Comissões Temporárias do Departamento de Comissões, diretor da Coordenação de Apoio Técnico Administrativo da Diretoria Administrativa, diretor administrativo substituto e diretor do Departamento de Comissões substituto. 

Luiz Claudio Santos

Luiz Claudio Santos é servidor concursado da Câmara dos Deputados desde 1994. Atua como analista legislativo – atribuição Técnica Legislativa na Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. Mestre em Ciência Política (Iuperj/Ucam, 2009), especialista em Processo Legislativo (Cefor/CD, 2007), Desenvolvimento Gerencial (UnB/Cefor, 2004) e Gestão Legislativa (UnB/Cefor, 2003). Graduado em Administração (UniCeub, 1998). Coach certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching e Practitioner em PNL (Instituto Actius). Professor e palestrante em diversas instituições, como Câmara dos Deputados, Senado Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Associação Nacional dos Magistrados do Brasil. Dentre suas obras, destacam-se o Curso de Regimento Interno e o Curso de Regimento Comum do Congresso Nacional,publicados pela Câmara dos Deputados, assim como o Câmara dos Deputados: o Regimento em Exercícios (6ª edição, 2017), editora Alumnus.

 

Miguel Gerônimo da Nóbrega Netto

Miguel Gerônimo da Nóbrega Netto é servidor da Câmara dos Deputados há 30 anos. Diretor legislativo substituto e chefe da Assessoria Técnica da Diretoria Legislativa da Câmara dos Deputados. Foi chefe de Gabinete de Liderança Partidária. Mestre em Poder Legislativo e especialista em Processo Legislativo. Graduado em Ciências Econômicas e em Direito. Professor de Processo Legislativo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Docente e orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor). Professor de processo legislativo em cursos regulares no Cefor e em outras instituições de ensino superior. Palestrante em diversas instituições públicas e privadas, como Banco Central do Brasil, Caixa Econômica Federal, Receita Federal do Brasil, Anvisa, Petrobras e diversos sindicatos. Autor de cinco livros sobre Processo Legislativo, dentre os quais Curso de Regimento Interno e Curso de Regimento Comum do Congresso Nacional, editados pela Câmara dos Deputados. Vice-presidente da Comissão de Assuntos Legislativos da OAB/DF. Coordenador do Comitê de Regulamentação da Abrig e membro do Comitê de Capacitação da Entidade. Elaborador do Programa da Rádio Câmara intitulado Conheça o Processo Legislativo. Participante de vários programas da Câmara dos Deputados voltados à formação da cidadania, como Estágio Participação, Parlamento Jovem Brasileiro, Câmara Mirim e Concurso Câmara em Ideias. Membro titular do Comitê Gestor do Portal e do Comitê Diretivo da Tecnologia da Informação da Câmara dos Deputados. Membro titular da comissão avaliadora da Câmara dos Deputados encarregada de analisar pré-projetos de pesquisa apresentados em processos seletivos com vistas à capacitação externa em cursos de pós-graduação strito sensu

Fotos do evento

André Freire, André Carneiro, Luiz Claudio Santos e Miguel Gerônimo. André Carneiro, Luiz Claudio Santos e Miguel Gerônimo. Público no Encontro com o Autor
Público assistindo à palestra. Ernani Rufino, Janice Silveira e Raphael Cavalcante. Público no Encontro com o Autor