Lira Neto

O Encontro com o Autor recebeu o escritor Lira Neto, que conversa, entre outras coisas, sobre seu livro mais recente, Arrancados da terra, que narra a grande travessia dos pioneiros que formaram a primeira comunidade judaica das Américas, no Recife, e ajudaram a construir Nova York. O bate-papo aconteceu no dia 26 de novembro, às 14h30, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube e pela página da Biblioteca da Câmara no Facebook.

Lira Neto, 57 anos, jornalista e escritor, nasceu em Fortaleza, CE, e atualmente vive em Portugal. Quatro vezes vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura e uma vez do Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Doutorando em História pela Universidade do Porto. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Autor de treze livros, entre eles as biografias Getúlio (em três volumes, 2012, 2013 e 2014) e Padre Cícero: Poder, fé e guerra no sertão (2009), todos publicados pela Companhia das Letras.

Arrancados da terra

Em setembro de 1654, um grupo de 23 refugiados desembarcou em Nova Amsterdam, colônia holandesa na costa oriental da América do Norte. Eram homens e mulheres, adultos e crianças, possivelmente sobreviventes de uma odisseia iniciada meses antes nas praias de Pernambuco. Exaustos, esfarrapados e sem dinheiro, fugiam da Inquisição, reavivada nas capitanias do Nordeste depois da vitória luso-brasileira na guerra contra a ocupação holandesa.

Os primeiros judeus da ilha de Manhattan, assim como seus parentes e antepassados sefarditas ibéricos, enfrentaram uma sucessão dramática de dificuldades e privações até encontrar a terra prometida no Novo Mundo. Seguindo a trilha de religiosos e intelectuais ilustres, mas também de lavradores e mascates quase anônimos, Lira Neto conta sua incrível saga de fé, resistência e esplendor cultural, e faz assim também uma história narrativa e colorida da ocupação holandesa do Nordeste. Com prosa fluida e rigor histórico, o autor da trilogia Getúlio entrelaça as biografias desses judeus pioneiros à crônica de grandes acontecimentos que ajudaram a moldar o Brasil e a América.

O Encontro com o Autor é promovido pelo Centro Cultural e pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados e já está em sua 37ª edição.

O bate-papo está disponível no canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

Informações: