Encontro com o Autor

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

       Encontro com o Autor

 O Centro Cultural e o Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, promoverão na última segunda-feira de todos os meses do ano, um evento chamado Encontro com o Autor. Sempre na Sala de Leitura da Biblioteca da Câmara dos Deputados.

O evento começará com um tempo de meia hora para o autor convidado falar de sua obra, influências e interesses. Esgotado esse tempo, os presentes poderão por uma hora dirigir perguntas ao autor convidado sobre seu estilo, método de trabalho, inspiração, autores favoritos, fontes de pesquisa, processo de edição e distribuição de suas obras. Terminado o tempo das perguntas, será servido um breve lanche em que os convidados poderão interagir diretamente com o autor.

Edição de novembro recebe o premiado romancista José Almeida Júnior

 José Almeida JúniorO escritor e defensor público do Distrito Federal José Almeida Júnior bate um papo com o público na Biblioteca da Câmara no dia 18 de novembro às 17h.

Ele publicou O Homem que Odiava Machado de Assis (Faro Editorial, 2019) e Última Hora (Record), romance vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2017 e finalista dos Prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti.

O Homem que Odiava Machado de Assis apresenta a história de Pedro Junqueira, o adversário mais desgraçado do Bruxo do Cosme Velho. Conta a história ficcional de dois garotos de origens muito diferentes que foram forçados a conviver por alguns anos e acabaram por ver suas trajetórias enlaçadas por um destino irônico. Do Morro do Livramento, passando por Portugal e pelo Rio de Janeiro do final do século XIX, os meninos, agora homens, se reencontram e retornam uma rivalidade pela qual vale dedicar a vida.

Última Hora é um romance histórico que nos leva ao Brasil do início da década de 1950, visto por dentro da rotina, tramas e intrigas do jornal Última Hora. Criado pelo presidente Getúlio Vargas em plena turbulência política, a publicação tem como editor-chefe Samuel Wainer. Foi Wainer quem deu nome à famosa coluna “A vida como ela é...”, de Nelson Rodrigues, também convidado para formar o elenco dos colaboradores.

Em seu canal no YouTube, José Almeida Júnior compartilha entrevistas e resenhas sobre seus livros e publica uma série de vídeos chamada História & Literatura, em que comenta fatos históricos e indica livros relacionados aos temas.

Encontro com o autor José Almeida Júnior

Data: 18 de novembro de 2019, segunda-feira, às 17h

Local: Salão de Leitura da Biblioteca da Câmara dos Deputados, Anexo II

Inscrições pelo e-mail nucleodeliteratura@camara.leg.br

O evento é promovido pelo Centro Cultural e Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados e já está em sua 26ª edição.

Entrada franca


Eventos Anteriores

2019

21/10/2019 - Antônio Secchin

30/09/2019 - Rosângela Vieira Rocha

26/08/2019 - Lucília Garcez 

17/06/2019 - Deborah Dornellas 

27/05/2019 - Marco Lucchesi

29/04/2019 - Tiago Bittencourt

25/03/2019 - Coletivo Maria Cobogó

2018

2017

 

Ações do documento