Câmara revitaliza obras de arte

Painéis de Athos Bulcão, Di Cavalcanti e Marianne Peretti foram restaurados em comemoração aos 50 anos da Câmara em Brasília. Em dezembro, a equipe começará a revitalizar outro painel de Athos Bulcão, localizado no Salão Negro.
23/08/2010 15h30

Foto: Janine Moraes

Câmara revitaliza obras de arte

Painel de Di Cavalcanti

A Câmara finalizou a primeira etapa da revitalização das obras de arte pertencentes ao acervo da Casa. Foram revitalizados dois painéis de Athos Bulcão, um de Di Cavalcanti e um de Marianne Peretti. A iniciativa faz parte das comemorações dos 50 anos da Câmara em Brasília.

Iniciado há seis meses, o trabalho está sendo executado pela Coordenação de Preservação de Bens Culturais (Cobec), do Centro de Documentação e Informação (Cedi) da Câmara. Nas obras de Athos Bulcão, localizadas no Salão Nobre e no Café do Plenário, a equipe fez a reconstituição de suporte e a pigmentação das áreas danificadas. Os painéis apresentavam perda de suporte, manchas e sujeiras. Já na de Di Cavalcanti, instalada no Salão Verde, foi feita a higienização, que retirou resíduos de café, manchas e pichação. De Marianne Peretti, foi revitalizado o painel Araguaia , localizado no Salão Verde. A revitalização de outro painel de Peretti, Pasiphae , está em fase de finalização.

A chefe da Seção de Restauração, Juçara Farias, explica que a dificuldade de revitalizar as obras se deve ao tamanho de cada peça. A maior é o painel de Athos Bulcão localizado no Salão Nobre, que mede 4,30 x 13,10m. “Precisávamos prestar muita atenção para manter a uniformidade do trabalho em toda a extensão da obra. Além disso, foi necessário utilizar andaimes para conseguirmos atingir a altura completa desses painéis”, detalhou.

Juçara alerta que a maior parte dos danos foi causado pelo uso inapropriado dos locais ou pela falta de cuidado das pessoas. “Vamos trabalhar durante este semestre para conscientizar as pessoas que circulam pelos locais onde estão instalados os painéis, tanto visitantes quanto funcionários da Casa", afirmou.

Próxima etapa
A próxima obra a ser revitalizada é mais uma de Athos Bulcão, de 1960. O painel de mármore e granito ocupa toda a extensão da parede de fundo do Salão Negro e mede 4,5 X 24m. Além de revitalizar obras do acervo da Câmara, Juçara explica que a Cobec vai cuidar também de obras do Senado Federal. A previsão é que o trabalho seja iniciado em dezembro deste ano.

Veja aqui fotografias do trabalho de revitalização das obras.