Câmara reinaugura Galeria dos Presidentes
A Câmara dos Deputados reinaugurou na quinta-feira (25/11) a Galeria dos Presidentes . Situada no Salão Verde, a Galeria ganhou novas reproduções fotográficas dos ex-presidentes da Câmara, de qualidade superior às anteriores, e foi atualizada, exibindo também imagens dos últimos presidentes da Casa até o atual, Michel Temer.
Outra novidade são as imagens dos parlamentares que foram presidentes da Câmara durante o período imperial. Antes, a Galeria só exibia os nomes dos dirigentes da Casa a partir da República. Agora, o visitante poderá conhecer os deputados que dirigiram a Câmara de 1823 a 2010. Nas imagens ao lado, José Bonifácio de Andrada e Silva (1823) e Ulysses Guimarães (1987-1989).
Na mesma cerimônia, a Câmara vai inaugurar também as novas iluminações de duas obras de arte localizadas no Salão Verde: o painel de Di Cavalcanti e a escultura de Alfredo Ceschiatti. Em agosto, o painel de Di Cavalcanti foi submetido a um trabalho de restauração, junto com outros três paineis, dois de Athos Bulcão e um de Marianne Peretti.
Mais do que uma homenagem aos dirigentes da Casa, Michel Temer ressalta que a Galeria dos Presidentes é uma contribuição da Câmara para a preservação da memória do Parlamento. “O conhecimento de nossa história política passa, necessariamente, pelo conhecimento do Poder Legislativo”, considerou. Para o curador da mostra e diretor do Museu da Câmara, Casimiro Neto, a Galeria dos Presidentes reflete as variações que sofreu o Poder Legislativo ao longo da história do Brasil.
A reinauguração da Galeria dos Presidentes, a restauração das obras de arte e as novas iluminações fazem parte das ações de revitalização dos espaços nobres do prédio principal da Câmara, no contexto dos 50 anos da Câmara em Brasília, comemorados este ano. Além das iniciativas de revitalização, diversas medidas foram realizadas para marcar a data, como exposições, lançamento de livro e site comemorativo , entre outras.
Veja abaixo o total de deputados que já ocuparam a Presidência da Câmara, retirando os reeleitos:
Assembléia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil = 6 deputados constituintes;
Câmara dos Deputados no Período Imperial = 46 deputados;
Câmara dos Deputados no Período Republicano = 46 deputados.