Brasília, a Ideia de uma Capital
Até 22 de agosto, a Câmara exibe a exposição “Brasília, a ideia de uma capital: a legislação e o debate parlamentar, de 1549 a 2010”. Realizada em parceria com a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), a exposição é mais uma iniciativa da Câmara em comemoração aos 50 anos da transferência do Congresso Nacional para o Planalto Central.
As peças apresentam o processo histórico de escolha e consolidação da capital brasileira, de Salvador a Brasília, e destacam a importância do Parlamento na discussão e na elaboração de propostas sobre o tema. São documentos, objetos, desenhos, maquetes e projetos que mostram a idealização de uma nova capital para o Brasil e traçam um arco de mais de 450 anos até a sede do País ser transferida da costa para o interior. De acordo com a curadoria da exposição, o Poder Legislativo teve um papel de destaque nesse processo, mas foi muitas vezes relegado ao esquecimento por parte da historiografia oficial brasileira, que elegeu o Poder Executivo como o principal responsável pelas teses de interiorização da capital do País.
A mostra se divide em três grandes núcleos. O primeiro deles abrange os tempos da Colônia e do Império. O segundo núcleo tem início com a proclamação da República e segue até a construção de Brasília. O último é dedicado à nova capital. Entre as peças, algumas merecem destaque especial: os textos das Constituições de 1824, de 1891, de 1934, de 1946 e de 1988; as cinco plantas originais do edifício do Congresso Nacional de autoria de Oscar Niemeyer; as peças de mobília e artes decorativas do Palácio Tiradentes; e um filme mudo datado de 1926, registro da inauguração do mesmo edifício.
Outra atração é a primeira proposta parlamentar de mudança da capital, apresentada por José Bonifácio de Andrada e Silva, em 1821, em documento dirigido a deputados paulistas. Segundo José Bonifácio, o Rio de Janeiro não oferecia segurança como capital, já que, no século XVIII, a cidade sofreu com invasões, saques e pilhagens constantes. Bonifácio sugeriu o nome Petrópolis ou Brasília para a nova sede. Destaque especial é dado, ainda, ao primeiro projeto de lei de transferência da capital, apresentado na Câmara em 1831, pelo deputado paraense João Cândido de Deus e Silva.
O visitante também poderá conhecer - em desenhos, maquetes, plantas e fotografias - as diferentes sedes do Poder Legislativo, nas quais se deu o debate parlamentar sobre a mudança da capital: a Cadeia Velha, a Casa do Conde de Arcos, o Palácio Boa Vista, o Palácio Monroe, a Biblioteca Nacional e o Palácio Tiradentes até a sede atual do Congresso Nacional. Com a construção de Brasília, pela primeira vez na história brasileira, o País terá uma única sede para as duas Casas Legislativas.
Assista aqui ao vídeo sobre a exposição produzido pela TV Câmara.
Serviço
Exposição “Brasília, a ideia de uma capital: a legislação e o debate parlamentar, de 1549 a 2010”.
Curadoria: Casimiro Neto, Danilo Matoso Macedo, José Ricardo Oriá e José Theodoro Mascarenhas Menck
Abertura: dia 26 de maio, 19h.
Visitação: de 26 de maio a 22 de agosto, todos os dias da semana, das 9h às 17h.
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
Visitas guiadas: agendar pelo telefone (061) 3274-6325