27/11/17 - Câmara participa do 2º Encontro Nacional de Governo Aberto

Nos dias 28 e 29 de novembro, a Câmara dos Deputados participa de oficina promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU) durante o 2º Encontro Nacional de Governo Aberto, que será realizado no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista. O objetivo é debater e validar o conteúdo do “Guia de Parlamento Aberto”. A publicação orienta, de forma prática, as vertentes de transparência, participação social e controle social para melhor capacitar os órgãos do Legislativo. Também participam do evento o Senado Federal, o Interlegis e assembleias legislativas de todo o país.

 A Câmara será representada pelo Laboratório Hacker (LabHacker), que cumprirá um dos compromissos do 3º Plano de Ação do Brasil na Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP): o da criação e difusão de repositório para institucionalização de parlamento aberto, contendo normas, ferramentas, capacitações, guias e práticas. Esse trabalho representa o resultado da ação colaborativa entre as casas legislativas, sob a coordenação da Câmara dos Deputados. 

 

Encontro

Organizado por entidades da sociedade civil e órgãos de administração pública, o evento promove discussões sobre o governo aberto e estimula novas formas de viabilizar sua implementação por meio de oficinas, mesas de debate e apresentações de trabalho.

As práticas de “Governo Aberto” pressupõem a valorização da prestação de contas, da participação cidadã, da abertura de dados e do uso de tecnologias de informação para aumentar a interação entre governos e sociedade. A ideia vem ganhando força desde a fundação da Parceria para Governo Aberto (OGP, na sigla em inglês) em 2011.