Início / Institucional / Visite / Esta página

Exposições de outubro a novembro

Congresso Nacional expõe réplicas de aeronaves de Santos Dumont A mostra “Força Aérea Brasileira: de Santos Dumont a Dimensão 22" também trará a Brasília itens do acervo histórico do pai da aviação

A mostra “Força Aérea Brasileira: de Santos Dumont a Dimensão 22" também trará a Brasília itens do acervo histórico do pai da aviação

Réplicas em tamanho real do 14-Bis e do Demoiselle, os lendários aviões construídos por Alberto Santos Dumont, poderão ser vistas a partir da próxima terça-feira (10) no Congresso Nacional. As aeronaves integram a exposição “Força Aérea Brasileira: de Santos Dumont a Dimensão 22", que ocupará o Salão Negro até o dia 29 de outubro. Resultado de uma parceria entre a Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, e a Força Aérea Brasileira (FAB), a mostra homenageia o Dia do Aviador e da FAB, celebrados em 23 de outubro.

Quem for conferir a exposição encontrará também maquetes de aeronaves como o Gripen NG, novo caça da FAB, e o KC-390, maior avião militar produzido no Brasil. Estarão expostos, ainda, itens pessoais de Santos Dumont, que fazem parte do acervo do Museu Aeroespacial da Aeronáutica, localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, e painéis que enfocam a responsabilidade da FAB sobre uma área de 22 milhões de km².

Dimensão 22

Citada no título da exposição, Dimensão 22 é a nova campanha institucional da Força Aérea Brasileira e faz referência justamente ao cenário tridimensional de 22 milhões de kmnos quais a FAB atua no cumprimento de sua missão constitucional de Controlar, Defender e Integrar.

A exposição estará aberta à visitação de quinta a segunda-feira, das 9h às 17h30.

 

SERVIÇO

Exposição “Força Aérea Brasileira: de Santos Dumont a Dimensão 22"

Período: de 10 a 29 de outubro

Local: Salão Negro do Congresso Nacional

Visitação: de quinta a segunda-feira, das 9h às 17h30

 

O Centro Cultural Câmara dos Deputados convida para a exposição coletiva Quadrantes 2, com trabalhos dos fotógrafos Alessandro Venturim, André Amaro, Hudson Capa e Mauro Sampaio. Visitação de 27 de setembro a 8 de novembro.

 

Quadrantes 2

A segunda edição da mostraQuadrantes reúne fotografias digitais dos artistas Alessandro VenturimAndré AmaroHudson Capa e Mauro Sampaio, ambientadas em vários locais do mundo, como um parque nacional na Tanzânia, uma praia paradisíaca na Bahia, uma rua íngreme em cidade histórica de Minas Gerais e um ônibus circular em Brasília. As fotos/cenas tendem valorizar sobretudo a presença do ser humano nas paisagens.

Enquanto o piauiense Mauro Sampaio capta momentos da vida cotidiana de cidadãos que utilizam o transporte coletivo, André Amaro retrata personagens em paisagens da Bahia e da Espanha, sobre os quais constrói narrativas místicas.

Com forte influência do fotógrafo francês Cartier-Bresson em sua formação, Hudson Capa expõe momentos de pessoas anônimas, registrados no Brasil e em países do Mercosul. Já Alessandro Venturim apresenta fotos clicadas em vários países africanos, entre eles o Sudão do Sul, onde são exibidas as dificuldades enfrentadas pela população local, recém-saída de uma guerra. 

Confira aqui o catálogo virtual da mostra.

 

Quadrantes 2. Fotos de Alessandro Venturim, André Amaro, Hudson Capa e Mauro Sampaio

Visitação: de 27 de setembro a 8 de novembro de 2017, de segunda a sexta, das 9h às 17h

Local: Galeria de Arte do 10º andar / Anexo IV / Câmara dos Deputados / Brasília

Entrada franca