Encontro com o Artista

Novos Ângulos

Créditos:

Esta edição do programa traz entrevistas sobre a exposição fotográfica Novos Ângulos, em cartaz na Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV de 5 de julho a 23 de agosto de 2017, com trabalhos dos artistas Denise Vourakis, Ingrid Boer e Salveci dos Santos.

A mostra coletiva apresenta fotografias digitais manipuladas em programas de edição de imagens, com diferentes recortes, colagens, montagens e repetições de ângulos, criando novas realidades.

Denise Vourakis traz para a exposição a série DesOrdem, com fotografias que têm como foco a repetição de imagens e texturas. Nascida no Rio de Janeiro, a artista plástica é psicóloga, arte-educadora, arte-terapeuta e psicoterapeuta. Durante o curso de Psicologia na Universidade de Brasília (UnB), na década de 80, descobriu uma forma de aliar seus dois interesses profissionais mais relevantes — a arte e a psicologia —, que se transformaram em arte-terapia. Já participou de exposições individuais e coletivas em Brasília.

Já Ingrid Boer apresenta a exposição Admirável Mundo Novo, que ilustra a visão que ela tem do "futuro novo mundo depois da tempestade", baseada na obra homônima do escritor inglês Aldous Huxley, publicada no ano de 1932, que, por sua vez, tomou o título emprestado de uma frase da peça teatral Tempestade, de William Shakespeare. Nascida na Alemanha em 1936, Ingrid mudou-se para o Brasil em 1969 e reside em Arraial D'Ajuda (BA) desde 1999. Realizou sua primeira exposição em 2009, aos 73 anos, e desde então participa de mostras individuais e coletivas pelo Brasil.

E Salveci dos Santos apresenta a série Apopsi, com fotos de monumentos e do céu de Brasília, estilizadas com base na mitologia grega e nas histórias bíblicas. Nascido em Bom Jesus da Lapa (BA), o artista também é músico, fotógrafo e professor, membro do Conselho Regional de Cultura da Administração Regional de Santa Maria, cidade satélite do DF, onde mora. Sua carreira como fotógrafo de paisagens teve reconhecimento em 2007, quando realizou a exposição Jardins da Alvorada, no Palácio do Planalto. Esse foi o marco inicial de uma série de 26 exposições individuais no Centro-Oeste, além de ilustrações e capas de livros. Em 2012, conquistou o Prêmio Fotógrafo do Centro-Oeste.

Confira também o catálogo virtual da exposição.