Entre traços e sombras
A nova exposição do Centro Cultural reúne desenhos de Marianne Nassuno e bordados de Júlia Mazzoni, articulando uma sobreposição de linguagens distintas entre si. De acordo com a curadora, Laís Menezes, a mostra propõe uma leitura visual de impressões emotivas individuais que, ao se estenderem para outras dimensões, abarcam entendimentos e sensações do coletivo. “Elas se entrelaçam na sensibilidade das percepções da matéria que nos compõe como seres vivos, manifestando-se no monocromático das linhas pretas, nas sombras acinzentadas e no fundo branco.”
Júlia Mazzoni (Petrópolis/RJ, 2000) vive e trabalha entre Brasília e Londres. É artista visual, bacharel em Artes Visuais pela Universidade de Brasília e está atualmente concluindo seu mestrado no curso MA Fine Art: Drawing na Camberwell College of Arts (University of the Arts London).
Seu trabalho explora a intimidade por meio do diálogo entre desenho e bordado, focando na linha como elemento principal, formal e conceitualmente. Júlia participa ativamente de exposições nacionais e internacionais, como Baleia: Mulheres Artistas do DF e Entorno (Infinu Comunidade Criativa, Brasília, 2021), In Touch (CICA Museum, Gimpo, Coreia do Sul, 2022), Índigo (deCurators, Brasília, 2023), e Where We’re Calling From (Copeland Gallery, Londres, 2024).
Marianne Nassuno, 60 anos, é natural de São Paulo/SP, reside e trabalha em Brasília/DF. É artista visual, mestranda em Artes Visuais e doutora em Sociologia pela UnB.
A artista cria imagens e objetos que buscam acessar o invisível além da aparência, o inapreensível dos corpos, dificultando o reconhecimento imediato e oferecendo ao espectador a possibilidade de ser um criador de sentidos. Nos trabalhos, as silhuetas têm destaque, pois não revelam características identitárias das figuras – etnia, gênero, idade.
Recentemente, realizou a exposição individual Grafite, em Pele Barro Pedra Grafite Rio, no Espaço Cultural Renato Russo, Brasília/DF, 2023. Participou também de outras coletivas em São Paulo, Goiás e Brasília/DF. Participa dos coletivos Cuscuz, Usina de Inventos e como convidada do coletivo Maskarada, todos sob a curadoria e coordenação de Suyan de Mattos.
Registro da mostra
Exposição "Entre traços e sombras"
Visitação: de 26 de agosto a 17 de outubro de 2024, segunda a sexta, das 9h às 17h
Abertura: 29 de agosto, quinta, às 18h30, com a presença da curadora e da artista Marianne Nassuno
Local: Espaço do Servidor / Anexo II - Câmara dos Deputados
Entrada franca