Início / Institucional / Visite / Notícias / Esta página

Visite Encena: conhecimento e diversão em um só projeto

Transmitir conhecimento de maneira divertida e dinâmica. Esse é o objetivo do Projeto Visite Encena, que acrescenta às visitas ao Congresso Nacional, pequenas esquetes de teatro.
03/11/2014 17h15

Esquete Meio Ambiente do Visite EncenaDia Mundial do Meio Ambiente

A Câmara dos Deputados escolheu o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, como tema de mais uma edição do projeto Visite Encena. 

Encenadas pelo grupo Caixa Cênica, as apresentações abordam o capítulo da Constituição que trata do Meio Ambiente, bem como a legislação relacionada ao assunto, sempre ressaltando a importância e a necessidade do comprometimento de parlamentares, servidores e demais cidadãos com a preservação ambiental.

O roteiro inclui ainda as ações promovidas pelo Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) e pela Seção de Gestão de Áreas Verdes, que cuida de áreas como o Parque Bosque dos Constituintes e os jardins internos e externos da Câmara.

 

Esquete Aniversário de Brasília do Visite EncenaAniversário de Brasília

No mês de aniversário de Brasília, Juscelino volta à Câmara dos Deputados. Em seu atual discurso, exalta a criação e evolução de Brasília e homenageia os seus 55 Anos. Tiradentes conta sua história de luta pela liberdade. Um candango encontra consigo mesmo 55 anos depois.

Nessa edição do projeto, é exibida apresentação especial em comemoração aos 55 anos de Brasília. O esquete tem como personagens: o ex-presidente Juscelino Kubitscheck, o inconfidente Tiradentes, e o Candango.

O Visite Encena traz apresentações teatrais e intervenções artísticas relacionadas a aspectos culturais brasileiros, de formação cidadã e sobre a história do País, tornando as visitas guiadas mais lúdicas e educativas.

 

Esquete Mês da Mulher do Visite Encena

Mês das Mulheres

A programação de março do Projeto Visite Encena faz homenagem a três mulheres que marcaram a história política nacional: Princesa Isabel, a deputada Carlota de Queiroz e a professora Celina Guimarães.

De importância reconhecida em todos os livros de história do país, a Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon ficou conhecida como “a redentora”, por ter assinado a Lei Áurea – a lei de libertação dos escravos.

Menos reconhecida, Carlota de Queiroz foi empossada em 1934 a primeira deputada federal no Brasil. Eleita pelo estado de São Paulo trabalhava por melhorias educacionais que contemplassem melhor tratamento às mulheres.

Também de relevância na história do sufrágio feminino, a professora Celina Guimarães foi a primeira mulher a votar no país, em abril de 1928. Fato que marcou a luta pelos direitos das mulheres.

Essas três mulheres relatam, na peça, algumas dificuldades e desafios femininos em suas respectivas épocas. Ao lado de Rose Doméstica, conhecida personagem do projeto Visite Encena, o público vai poder entender melhor a participação feminina em diferentes momentos históricos. 

Visite Encena – Mês da Mulher
Dias: 14, 21, 22, 28 e 29 de março
Horários: 10h, 12h, 15h e 17h


Projeto Visite Encena

A ideia funciona da seguinte forma: durante as visitas guiadas aos principais espaços do Congresso, atores, que podem estar caraterizados como personagens históricos, abordam aspectos culturais, de formação cidadã e da história do país, tornando os passeios mais lúdicos e educativos.

Idealizado pelo Serviço de Programas Institucionais e Relacionamento com a Comunidade (Serpic) da Câmara dos Deputados, o Visite Encena promove maior interação entre o visitante e o Congresso Nacional. Além disso, aprimora a experiência da visita, agregando a ela não apenas informações, mas principalmente momentos marcantes e sentimentos inesquecíveis.

"Mural dos Desejos"

O Mural dos Desejos foi apresentado até o dia 13 de fevereiro. O público em geral pode assistir ao espetáculo que também integrou o programa de ambientação de novos parlamentares.

Mural dos Desejos ressaltou algumas Leis que afetam o dia a dia do cidadão, tais como: a Lei de Acesso à Informação, a Lei da Ficha Limpa, a “PEC das Domésticas” e a Lei Anticorrupção. A esquete é uma adaptação da Árvore dos Desejos que foi encenada no final do ano passado.

“Arvore dos Desejos”

Atores da esquete a arvore dos desejos e visitantes da Câmara dos DeputadosEste foi o tema de final de ano (2014) do projeto Visite Encena. Quem visitou o Congresso durante os finais de semana do mês de dezembro e em especial, prestigiou as Cantatas de Natal, foi brindado com uma surpreendente apresentação teatral que ressaltou quatro leis muito importantes para todos os cidadãos e que entraram em vigor nesta legislatura; são elas: a Lei de Acesso à Informação, que abre aos cidadãos as informações produzidas ou guardadas pelo poder público; a Lei da Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de condenados em processos criminais ou de quem renunciou ao mandato para evitar a punição; a “PEC das Domésticas”, que estende aos empregados domésticos os direitos trabalhistas concedidos aos demais trabalhadores; e a Lei Anticorrupção, por meio da qual as pessoas jurídicas passaram a ter responsabilidade civil e administrativa pela prática de ilícitos contra a administração pública.
Logo após a apresentação teatral o visitante também pode registrar o seu desejo para o país em 2015, e mais, pode deixar esse desejo na árvore de natal do Salão Negro.

 

Edições do Visite Encena-2014


Personagem Ulisses Guimarães no Visite EncenaA primeira ocorreu nos meses de agosto e setembro, durante o período eleitoral, como parte da Campanha Voto Consciente, #PesquiseConheçaVote. A visita contou com atores caracterizados como o ex-deputado Ulysses Guimarães e o ex-presidente Itamar Franco, que falaram aos visitantes sobre a importância de se estar bem informado antes de votar.

 

 

 

Crianças interagem com atorJá a segunda edição ocorreu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014, em outubro, no estande da Câmara dos Deputados. Com o objetivo de aumentar o interesse de crianças e jovens sobre o Poder Legislativo, foram criados dois personagens: Democrático MC, um rapper diferente que usa a rima e a constituição para mandar o seu recado; e Lana Lei, que entende tudo de moda e política. Os atores compareceram durante toda a feira e ensinaram sobre democracia de um jeito diferente e focado no pessoal mais jovem.

Quer saber quando ocorre a próxima edição do Visite Encena? Fique atento à nossa página no Facebook e não perca!