Fale Conosco  FALE CONOSCO

 

Descrição

Canal de atendimento eletrônico ao cidadão, para envio de reclamações, denúncias, sugestões, elogios, manifestações, solicitações de informação e recebimento de resposta da Câmara dos Deputados.

 

O que oferece

Por meio desse canal, o cidadão pode enviar reclamações, denúncias, sugestões, elogios, manifestações e solicitações de informações relacionadas à competência legislativa, fiscalizatória e institucional da Câmara dos Deputados e receber resposta às suas demandas.

O registro de mensagens pelo Fale Conosco pode ser realizado em qualquer dia da semana, a qualquer horário. 

 

O que não oferece

Atendimento sobre temas não relacionados ao âmbito de atuação da Câmara dos Deputados; assuntos de natureza pessoal e pedidos de orientação jurídica.

 

A quem se destina

 Qualquer pessoa física ou jurídica

 

Como acessar

Basta acessar, pela internet, o Portal da Câmara e clicar no link “Fale Conosco”, no canto superior direito da página principal, ou diretamente pelo endereço https://faleconosco.camara.leg.br.

No primeiro acesso, é necessário identificar-se, por meio do preenchimento de um formulário de cadastro e criação de nome de usuário e senha de acesso.

Depois dessa etapa, na página seguinte, é possível escolher o tipo de demanda que deseja encaminhar à Câmara, digitar o texto em um formulário eletrônico e clicar em “enviar”.

Na tela seguinte, será exibida a confirmação de registro da demanda e o número de protocolo para o acompanhamento do atendimento.

A possibilidade de não identificação existe apenas para o registro de denúncias. Para utilizar essa opção, deve-se clicar em “Denúncia Anônima”, na página inicial do Fale Conosco. Caso essa opção seja utilizada, mesmo que os fatos sejam apurados, a Câmara não terá como enviar resposta ao denunciante.

Até a demanda ser respondida pela Câmara, o usuário pode complementá-la, enviando uma mensagem adicional, mas não é possível editar nem alterar o texto inicial. Para complementar uma mensagem, o usuário deve entrar em sua conta no Fale Conosco, clicar na área “Minhas solicitações”, acessar a mensagem e registrar a complementação.

As mensagens registradas no Fale Conosco são limitadas a 3.000 caracteres.

 

Fases do serviço

1. Criação do cadastro ou login do cidadão na página do Fale Conosco;
2. Seleção da demanda, segundo tipologia da gestão do relacionamento;
3. Preenchimento do campo com a demanda;
4. Envio da demanda;
5. Geração do protocolo de atendimento;
6. Finalização da demanda, com inclusão da resposta na página do usuário no Portal da Câmara;
7. Envio de e-mail para o usuário, com pesquisa de satisfação.

 

Como acompanhar o andamento do serviço

É possível acompanhar o atendimento por meio do acesso ao Fale Conosco, com o nome de usuário e senha criados no momento do cadastro.

Feito o login, o usuário deve entrar em sua conta e clicar na área “Minhas solicitações”. Nesse espaço estão disponíveis todas as mensagens encaminhadas à instituição, com informações como número de protocolo, situação, texto da demanda e resposta da Câmara.

Além disso, quando uma mensagem é respondida, é enviado ao usuário um e-mail de notificação e outro com o texto da resposta. A íntegra da resposta também fica disponível na página do usuário no Fale Conosco.

Em caso de perda ou esquecimento do nome de usuário cadastrado ou da senha, podese acessar a página do Fale Conosco, clicar em “Esqueceu o seu nome de usuário ou senha?” e seguir as orientações expostas na página.

Também é possível acompanhar o andamento de uma mensagem por meio de contato com o Disque-Câmara (0800 0 619619), bastando informar o número de protocolo.

Em caso de não recebimento de nenhuma comunicação da Câmara, após 30 dias, o cidadão pode entrar em contato novamente por meio do próprio Fale Conosco, do Disque-Câmara (0800 0 619619) ou de atendimento presencial, no Balcão de Atendimento do Serviço de Informação ao Cidadão – SIC, localizado no Anexo II da Câmara dos Deputados.

 

Prazo para atendimento

O prazo máximo para que a Câmara responda as mensagens é de 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período.

Apenas as demandas de acesso à informação respaldadas pela Lei 12.527/2011 (Lei de acesso à informação – LAI) têm prazo de resposta diferente: 20 dias, prorrogáveis por mais 10 dias, caso haja justificativa expressa.

 

Compromisso de qualidade e atendimento

Como forma de aprimorar continuamente o atendimento prestado à sociedade, a cada atendimento finalizado, o cidadão é convidado a responder um questionário de pesquisa de satisfação, que é enviado ao seu e-mail cadastrado no Fale Conosco.
 

Normas que regem o serviço

Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017.
Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011.
Ato da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados nº 45/12.
Ato da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados nº 78/13.
Ato da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados nº 247/18.

 

ACESSAR O SERVIÇO >>

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