VídeoChat

Em 2017, a Coordenação de Participação Popular realizou, em parceria com a Tv Câmara e o LabHacker, sete VideoChats sobre os mais variados temas, todos de interesse dos cidadãos, que participaram ativamente das entrevistas, fazendo perguntas ao vivo aos deputados, pelo aplicativo de bate-papos.
Ao todo, 25.347 internautas assistiram aos video chats e 389 cidadãos interagiram diretamente fazendo perguntas durante a transmissão, as quais foram respondidas pelos deputados entrevistados.
Para participar dos VideoChats, o cidadão precisa cadastrar-se na página do e-Democracia e acessar a sala de bate-papo, que é aberta com antecedência. Os internautas podem escrever suas perguntas antes mesmo do início da entrevista, mesmo que depois não possam participar ao vivo do VideoChat.
O cidadão pode, ainda, compartilhar sua pergunta nas redes sociais e pedir para os amigos votarem nela. Assim, quanto mais votos recebe a pergunta, mais chance terá de ser respondida ao vivo pelo entrevistado.
Também com o intuito de facilitar a interação do usuário, a ferramenta inclui links diretos para as respostas do entrevistado. Assim, após o término das transmissões, é possível perceber um botão com a frase “Assista Resposta” logo acima de cada pergunta. Clicando-se neste botão, é mostrado no vídeo ali disponível, o trecho exato em que é dada a resposta ao questionamento. Portanto, o internauta pode assistir ao vídeo quantas vezes quiser ou somente o trecho em que foi respondida a sua pergunta.