Legislação Informatizada - PORTARIA Nº 8, DE 24/03/2011 - Publicação Original
Veja também:
PORTARIA Nº 8, DE 24/03/2011
Constitui projeto com a finalidade de realizar pesquisa junto ao público usuário de antenas parabólicas.
O SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL no uso das atribuições que lhe confere o art.10, parágrafo único, inciso IX da Portaria da DG nº 20/2011, que altera a Portaria da DG nº 233/2009 ,
RESOLVE:
Art. 1º Constituir projeto com a finalidade de realizar pesquisa para medição de opinião pública sobre a programação da TV Câmara, na forma do Termo de Abertura anexo.
Art. 2º A equipe do projeto será composta pelos seguintes servidores, sob a gerência do primeiro:
Nome |
|
Função |
Ponto |
Ramal |
Maíra de Brito Carlos |
maira.brito@camara.gov. br |
Gerente |
6863 |
6-1613 |
Cláudio Roberto de Araújo |
claudio.araujo@camara.gov.br |
Gerente Substituto |
6754 |
6-1625 |
Art. 3º O projeto deverá ser concluído no prazo de oito meses a partir da data de publicação desta portaria.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Em 24/03/2011.
SUELI NAVARRO,
Secretária de Comunicação Social.
TERMO DE ABERTURA DO PROJETO
1. Objetivo do Projeto
Realizar pesquisa para definição do perfil e medição da audiência da programação da TV Câmara junto ao público usuário de antenas parabólicas.
2. Justificativa do Projeto
A TV Câmara é o canal público de televisão da Câmara dos Deputados. Sua missão é informar a todos os segmentos da população - com pluralidade, apartidarismo, ética, isenção e interatividade - as atividades legislativas e institucionais da Câmara dos Deputados, para dar transparência à Instituição. Também é parte da missão do canal divulgar informações culturais e de utilidade pública que contribuam para o pleno exercício da cidadania.
Para promover eficácia aos programas emitidos pelo canal, é essencial conhecer um pouco do público que o assiste. Assim, é possível montar estratégias de produção e programação acertadas. Como a emissora transmite em 5 plataformas diferentes (TV por assinatura, UHF, satélite aberto, TV digital e internet), faz-se necessário estudar cada uma dessas recepções já que têm comportamentos e características próprias.
Como se pode verificar, o contexto em que está inserida a TV Câmara, possui um universo bem diferenciado e disperso que ainda não foi objeto de uma avaliação aprofundada, pois a aferição de audiência praticada exclusivamente pelo IBOPE, com o qual a Câmara dos Deputados mantém contrato desde 2009, verifica apenas o índice de audiência dos canais abertos e de TV por assinatura, não pesquisando separadamente a recepção por parabólica. Atualmente, nenhum dos institutos brasileiros de pesquisas realizou sondagens específicas junto a este universo. Supõe-se que a emissão do sinal por satélite é uma das formas mais abrangente de difundir o canal. A pesquisa TIC Domicílios 2009, encomendada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, realizada em 17 mil lares indicou que 26% deles têm antena parabólica. Levando em consideração que o Brasil tem, segundo o IBGE, 54,7 milhões de lares; podemos concluir que cerca de 14,22 milhões de lares têm antena parabólica e, consequentemente, acesso à programação da TV Câmara. Ao supor que cada lar no Brasil tem, em média, 3,3 moradores, a emissão da TV Câmara por satélite tem o potencial de atingir cerca de 46,92 milhões de pessoas.
Assim, é urgente conhecer o perfil dos espectadores que assistem à TV Câmara pelo sinal das parabólicas. Dessa maneira, será possível montar estratégias de conteúdos e grades de programação que estejam em sintonia com os seus hábitos. Sabemos que um em cada três espectadores que enviaram e-mail para a TV Câmara, sintonizam o canal com antenas parabólicas. É um percentual expressivo e precisa ser melhor conhecido.
Há, no Brasil, uma lacuna de informações para o setor. Não há dados exclusivos sobre os lares que possuem parabólicas. Montar uma pesquisa que meça alcance e audiência com detalhamento por hora fica extremamente caro e nenhum canal ainda se dispôs a pagar a conta. Mas, o que seria possível fazer, a um custo bem menor, é uma pesquisa que monte o perfil sócio-econômico-cultural das pessoas que possuem antena parabólica em casa e declaram assistir à TV Câmara. A partir daí seria possível sondar a freqüência na qual assistem, os horários que costumam assistir e o tipo de conteúdo que preferem ver.
Com essas informações, a Câmara dos Deputados poderá definir de forma eficiente a alocação de recursos para a geração de conteúdos, de forma a permitir que a TV Câmara fique ainda mais atraente ao telespectadores.
3. Produtos esperados (pode ser um bem ou serviço, gerando ou não um novo processo)
Produto |
Requisitos do Produto |
Prazo Estimado |
Custo Estimado |
Plano de Ação |
- planejar e distribuir a amostra; |
até 30 dias após a assinatura do contrato |
|
Pesquisa de Campo |
A coleta de dados deverá ser desenvolvida, de forma que seu resultado propicie uma leitura diferenciada dentre diversos tipos de amostras, como pelas regiões (Sul, Sudeste, Nordeste, Norte/Centro Oeste) pela natureza do município (Região Metropolitana, Interior) e por variáveis sócio-demográficas (sexo, idade, classificação econômica, escolaridade, renda familiar mensal). |
até 30 dias após a aprovação do plano de ação |
|
Resultados |
A empresa deverá realizar a crítica de 100% (cem por cento) dos questionários a serem considerados nos estudos; checagem de, no mínimo, 30% (trinta por cento) do material; codificação, digitação e processamento de dados; relatórios dos resultados para o conjunto da população brasileira e, em separado por região. |
até 30 dias após a pesquisa de campo |
4. Gerência
Nome |
|
Função |
Ponto |
Ramal |
Maíra de Brito Carlos |
maira.brito@camara.gov. br |
Gerente |
6863 |
61613 |
Cláudio Roberto de Araújo |
claudio.araujo@camara.gov.br |
Gerente Substituto |
6754 |
61625 |
5. Identificação preliminar das partes interessadas no Projeto
(Partes interessadas no Projeto são todos aqueles que exercem influência sobre o mesmo, ou que são afetados por ele, direta ou indiretamente)
Núcleo de Conteúdo da TV Câmara
Direção da TV Câmara
Secretaria de Comunicação Social
Diretoria-Geral
6. Premissas (são verdades assumidas em relação ao Projeto que respaldam o gerente caso não ocorram)
Realizar licitação para contratação de empresa especializada em pesquisa.
Assegurar o know-how da futura contratada, mediante comprovação de filiação junto à ABEP - Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa.
Assegurar que a empresa já realizou pesquisa de mercado de âmbito nacional.
7. Restrições (são limitações para o Projeto, caso existam, tais como limitações de recursos humanos, orçamentárias, etc.)
Valores previstos pela TV Câmara para a realização da pesquisa, com base nas reprogramações orçamentárias constantes do SIORC
Impedimentos à contratação de novos servidores e/ou terceirizados para acompanhamento do projeto
8. Previsão de prazo para o Projeto
Prazo estimado do Projeto
Considerando o prazo para tramitação da licitação e o prazo de 90 dias para execução do serviço, estima-se que o projeto seja finalizado em até 8 meses
9. Previsão do custo total do Projeto
Valor estimado do custo total do Projeto
10. Identificação preliminar de riscos (riscos estão associados a incertezas no decorrer do Projeto)
Risco |
Ação associada ao risco |
Responsável pela ação |
11. Previsão de Impactos Ambientais (campo opcional)
(Inserir possíveis impactos ambientais positivos ou negativos, diretos e indiretos, decorrentes da execução do Projeto)
12. Objetivos Estratégicos aos quais o Projeto se vincula (apenas para Projeto Estratégico)
Nome do objetivo |
Unidade Administrativa |
Perspectiva do objetivo no mapa |
Alcançar a excelência em comunicação pública |
SECOM |
Papel institucional |
Aperfeiçoar a comunicação com a sociedade civil e com a imprensa |
SECOM |
Público-Alvo |
Ampliar e aperfeiçoar canais de interatividade com o cidadão |
SECOM |
Processos Internos |
Promover a produção de informativos em linguagem adequada |
SECOM |
Processos Internos |
13. Autorizações
Escritório de Gestão
_____________________ |
Patrocinador Brasília, em ________/_______/20______.
|
- Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados - 25/3/2011, Página 1131 (Publicação Original)