Legislação Informatizada - PORTARIA Nº 6, DE 30/03/2011 - Publicação Original
Veja também:
PORTARIA Nº 6, DE 30/03/2011
Constitui projeto com a finalidade de digitalizar e integrar os processos audiovisuais da TV Câmara dos Deputados.
A DIRETORA DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, no uso das atribuições que lhe confere o art. 10, parágrafo único, inciso IX da Portaria da DG nº 233/2009, alterada pela Portaria da DG nº 20/2011,
RESOLVE:
Art. 1º Constituir projeto com a finalidade de promover a digitalização e integração dos processos audiovisuais da TV Câmara dos Deputados, na forma do Termo de Abertura anexo.
Art. 2º A equipe do projeto será composta pelos seguintes servidores, sob a gerência do primeiro:
Nome |
|
Função |
Ponto |
Ramal |
Luiz Flávio Menezes |
luiz.menezes@camara.gov.br |
Gerente |
5482 |
6-1625 |
Alessandra Marquez Anselmo |
alessandra.anselmo@camara. gov.br |
Gerente Substituto |
6847 |
6-1643 |
Art. 3º O projeto deverá ser concluído no prazo de 18 meses a partir da data de publicação desta portaria.
Art. 4º O projeto consta do mapa estratégico da SECOM e sua execução tem previsão na programação orçamentária deste órgão.
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Em 30/03/2011.
SUELI NAVARRO GARCIA,
Diretora.
Termo de Abertura do Projeto
Digitalização e Integração dos Processos Audiovisuais da TV Câmara
1. Objetivo do Projeto
Transformar as logísticas de produção, edição e exibição e guarda dos programas da TV Câmara visando abolir o uso de fitas para produção e armazenamento das imagens geradas pela emissora, além de favorecer a integração digital entre esses processos.
2. Justificativa do Projeto
A TV Câmara foi criada pela Resolução nº 21, de 1997, para ser o órgão de radiodifusão de sons e imagens da Câmara dos Deputados. Hoje, a TV Câmara conta com uma programação extensa e diversificada que inclui jornalismo, variedades, documentários, entrevistas e debates.
A programação da TV Câmara está disponível a nossos telespectadores 24 horas por dia, de modo ininterrupto, durante todo o ano. Esta programação é marcada, especialmente, pela transmissão ao vivo das Sessões Plenárias, íntegras de reuniões das inúmeras comissões permanentes e temporárias, além de programas de debates e entrevistas, como o Expressão Nacional e o Palavra Aberta, e nossos telejornais diários. Entretanto, quando não há transmissão ao vivo, toda a programação é inserida automaticamente, respeitando uma grade horária, por meio de um sistema de exibição em que os vídeos são digitalizados, armazenados e, posteriormente, exibidos de acordo com uma lista previamente montada.
Atualmente a TV Câmara utiliza o formato de vídeo DVCAM para captura e, inclusive, guarda e armazenamento das imagens produzidas. Entretanto, por tratar-se de um formato caracterizado pelo uso de fitas (tape) de vídeo, apesar de ter sua gravação digital, o processo produtivo de uma matéria jornalística, e mesmo para edição de um programa de entrevistas, torna-se extremamente moroso.
Ressalta-se que a produção de um conteúdo para televisão envolve desde a criação da pauta ou do roteiro do vídeo, captação de imagens e sons, edição (montagem das imagens selecionadas) e finalização do produto de audiovisual. Para a edição não-linear do trabalho, todo o material é digitalizado (copiado para o disco rígido (HD - Hard Disk) da ilha de edição), quando também são inseridos os efeitos de arte, sonoplastia e legendagem para composição do programa ou produto final para exibição. Após a exibição, ou simplesmente após sua finalização, o material (programa) é disponibilizado para arquivamento, normalmente em uma ou mais fitas. O fluxo descrito é o utilizado atualmente na TV Câmara que, por fazer uso apenas de fitas, não possui uma eficiência produtiva boa, pois não permite o uso simultâneo de um material por vários profissionais.
Para permitir uma maior eficiência produtiva, e conseqüente aperfeiçoamento do fluxo de trabalho descrito, várias emissoras de todo o mundo têm partido para a digitalização dos seus acervos e, principalmente, da sua produção. O uso de mídias físicas, dos diversos sistemas, embora não deva acabar, será bastante reduzido, principalmente nas Redações e produções de conteúdos destes veículos.
Desta forma, faz-se necessária a aquisição de um sistema destinado à digitalização e integração dos processos audiovisuais da TV Câmara, de maneira automatizada, a partir de ingestão e codificação prévias de conteúdos, indexação com inserção de metadados, catalogação, armazenamento digital para uso simultâneo para edição e exibição nos diversos programas que compõem a grade de programação da emissora. Este sistema é de grande complexidade, com elevada criticidade de operação para o bom funcionamento da emissora e que exige a adequação de algumas de suas funcionalidades, por parte dos fornecedores, de modo a se conseguir uma integração sinérgica com o ambiente já existente.
Para a digitalização desse material, necessitaríamos de equipamentos e infraestrutura com capacidade de armazenamento digital para guarda e recuperação de maneira ágil e segura. Sabe-se que há uma distinção de modo de armazenamento caracterizada pela forma de recuperação e, principalmente, pela necessidade de disponibilidade do material armazenado. Esta classificação é dita como sendo on-line - quando há necessidade de que o material esteja disponível para uso de forma imediata e em tempo real, near-line - quando há necessidade de uso em um tempo próximo do real ou em alguns minutos após sua requisição e off-line - quando é possível que o material esteja armazenado em uma mídia fora do sistema de recuperação rápida.
Assim, pretende-se que, no Banco de Conteúdo da TV Câmara, sejam mantidos os registros de sessões plenárias, reuniões de comissões da legislatura atual e a última passada, os registros dos diversos programas produzidos pela TV Câmara e o Banco de Imagens - que contém imagens utilizadas diariamente para ilustrar reportagens e programas produzidos pela TV Câmara.
Esse material do Banco de Conteúdo é utilizado no dia-a-dia da TV Câmara e também para copiagem do material para parlamentares, órgãos da própria Câmara dos Deputados e por diversas instituições que se interessam pelo material produzido nesta emissora, além das várias emissoras legislativas e públicas parceiras que também veiculam nossa produção audiovisual.
Com o novo sistema, baseado em videoservidores para armazenamento de imagem, haverá uma maior eficiência na gestão, armazenamento e guarda desse material, já que ele poderá ser compartilhado por toda a emissora (e por toda a Câmara) de forma simultânea logo que estiver disponível no servidor.
Outro ponto importante é que haverá redução de custos operacionais, aquisição e substituição de fitas e, principalmente, de tempo na disponibilização desse material.
3. Produtos esperados (pode ser um bem ou serviço, gerando ou não um novo processo)
Produto |
Requisitos do Produto |
Prazo Estimado |
Custo Estimado |
Lista de requisitos para aquisição dos aparelhos necessários |
Instalação de rede interna para interligar o Banco de Conteúdos e as ilhas de edição. |
01 (um mês) |
|
Equipamentos instalados testados e aprovados |
Aquisição, instalação e ativação do sistema composto por hardware e software. |
12 (doze) meses |
|
Treinamento para uso do sistema composto por hardware e software |
Pessoal técnico da empresa vencedora do certame qualificado e credenciado pelo fabricante/desenvolvedor do sistema composto por hardware e software |
01 (um) mês |
|
Operação Assistida do sistema composto por hardware e software |
Pessoal técnico da empresa vencedora do certame qualificado e credenciado pelo fabricante/desenvolvedor do sistema composto por hardware e software |
03 (três) meses |
|
Contrato de prestação de suporte técnico. |
Pessoal técnico da empresa vencedora do certame qualificado e credenciado pelo fabricante/desenvolvedor do sistema composto por hardware e software |
24 (vinte e quatro meses) |
4. Gerência
Nome |
|
Função |
Ponto |
Ramal |
Luiz Flávio Menezes |
Luiz.menezes@camara.gov.br |
Gerente |
5482 |
6-1625 |
Alessandra Marquez Anselmo |
Alessandra.anselmo@camara. gov.br |
Gerente Substituto |
6837 |
6-1643 |
5. Identificação preliminar das partes interessadas no Projeto
(Partes interessadas no Projeto são todos aqueles que exercem influência sobre o mesmo, ou que são afetados por ele, direta ou indiretamente)
Câmara dos Deputados (todos os interessados nas gravações feitas pela TV Câmara);
Programa Estratégico de Gestão da Informação e do Conhecimento da Câmara dos Deputados;
Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados;
Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados;
TV Câmara (que terá todas as suas rotinas alteradas em função desse projeto);
Sociedade.
6. Premissas (são verdades assumidas em relação ao Projeto que respaldam o gerente caso não ocorram)
Projeto técnico deverá ser executado por empresa com comprovada especialização em engenharia de televisão e tecnologia da informação aplicada à televisão;
A Rede de Tráfego de Imagens em Alta Resolução deverá ser isolada totalmente da Rede Corporativa;
A Rede de Tráfego de Imagens em BAIXA Resolução deverá ser disponibilizada para alguns computadores da Rede Corporativa, especialmente, aos da Redação da TV Câmara;
O edital será realizado no prazo adequado ao andamento do projeto.
Haverá recursos financeiros disponíveis.
7 Restrições (são limitações para o Projeto, caso existam, tais como limitações de recursos humanos, orçamentárias, etc.)
Não haverá novas contratações de mão-de-obra, devendo os operadores e técnicos serem treinados para a utilização do sistema;
Restrições orçamentárias que impeçam os investimentos necessários.
8. Previsão de prazo para o Projeto
Prazo estimado do Projeto
Um ano e meio para implantação e início de operação.
9. Previsão do custo total do Projeto
Valor estimado do custo total do Projeto
Aproximadamente R$ 2 milhões de Reais.
10. Identificação preliminar de riscos (riscos estão associados a incertezas no decorrer do Projeto)
Risco |
Ação associada ao risco |
Responsável pela ação |
Falta de vontade política; |
Convencimento das instâncias políticas e de decisões administrativas da Câmara dos Deputados. |
Diretoria da TV Câmara e da Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados. |
Falta de interesse por parte de outros órgãos que necessariamente terão que estar envolvidos no projeto. |
Convencimento das instâncias políticas e de decisões administrativas da Câmara dos Deputados. |
TV Câmara - gerentes do projeto. |
11. Previsão de Impactos Ambientais (campo opcional)
Não há impactos ambientais
12. Objetivos Estratégicos aos quais o Projeto se vincula (apenas para Projeto Estratégico)
Nome do Objetivo |
Unidade Administrativa |
Perspectiva do objetivo no mapa |
Alcançar a excelência em comunicação pública |
SECOM |
Papel Institucional |
Implantar gestão de processos de trabalho |
SECOM |
Processos internos |
Fortalecer a comunicação e o relacionamento entre as áreas da SECOM |
SECOM |
Processos internos |
Implantar sistema de produção e compartilhamento de conteúdos na SECOM |
SECOM |
Pessoas e tecnologia |
13. Autorizações
Escritório de Gestão
|
Patrocinador
|
- Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados - 31/3/2011, Página 1215 (Publicação Original)