Legislação Informatizada - PORTARIA Nº 42, DE 17/03/2011 - Publicação Original
Veja também:
PORTARIA Nº 42, DE 17/03/2011
Constitui projeto com a finalidade de editar publicação impressa e virtual sobre o funcionamento, os procedimentos e a organização da Câmara dos Deputados.
O DIRETOR-GERAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, no uso das atribuições que lhe confere o art. 147, item XV, da Resolução nº 20, de 30 de novembro de 1971,
RESOLVE:
Art. 1º Constituir projeto com a finalidade de editar publicação impressa e virtual sobre o funcionamento, os procedimentos e a organização da Câmara dos Deputados, na forma do Termo de Abertura anexo.
Art. 2º A equipe do projeto será composta pelos seguintes servidores, sob a gerência do primeiro:
|
Nome |
Lotação |
Função |
Ponto |
Ramal/ E-mail |
|
Mauro Cunha Batista de Deus |
Presidência |
Gerente |
4988 |
5-8068 |
|
Casimiro Pedro da Silva Neto |
CEDI |
Gerente Substituto |
5764 |
6-5880 |
|
José Theodoro |
CONLE |
Membro de equipe |
5483 |
6-5221 |
|
Márcio Nuno Rabat |
CONLE |
Membro de equipe |
5478 |
6-5387 |
|
Adriana Padula Jannuzzi |
APROGE |
Membro de equipe |
4249 |
6-2026 |
|
Jorge Paulo de França |
SECOM |
Membro de equipe |
7298 |
6-1832 |
Art. 3º O projeto deverá ser concluído no prazo de 5 (cinco) meses a partir da data de publicação desta portaria.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Em 17/03/2011.
ROGÉRIO VENTURA TEIXEIRA,
Diretor-Geral.
Termo de Abertura do Projeto
1. Objetivo do Projeto
Desenvolver, a partir da história da Câmara dos Deputados, livro que descreva o funcionamento, os procedimentos e a organização da Casa. Com linguagem objetiva, textos curtos e fotos, o cidadão contará com um instrumento que lhe dê ampla e clara visão sobre como trabalha e a que se destina a Instituição. O livro deverá ser desenvolvido para apresentação na Internet e em duas versões impressas: uma simplificada, a ser distribuída em escolas públicas e privadas, além de instituições de ensino que visitam a Casa; e outra versão para ser utilizada como presente protocolar. As edições deverão ser feitas em português e inglês.
2. Justificativa do Projeto
A presente publicação destina-se a preencher uma lacuna na comunicação da Câmara dos Deputados com pessoas e entidades a respeito de seu funcionamento, procedimentos e organização, a fim de que o cidadão brasileiro, em especial, e também os estrangeiros que visitam as nossas dependências ou interagem com este Parlamento tenham a exata percepção do trabalho aqui realizado, com um produto de qualidade e representativo da magnitude dos trabalhos realizados nesta Casa e de seu acervo cultural.
As edições em três versões contribuirão para a melhoria da imagem da Instituição junto a estudantes, a partir de sua versão simplificada; a dignitários, em sua versão para presente protocolar; e à sociedade, em sua versão para a Internet.
O desconhecimento da relevância e da extensão das tarefas que a Casa desempenha impacta negativamente a percepção que os cidadãos formam a respeito da instituição política que os representa e de que eles, em última instância, são parte. Ao disseminar informações, em termos acessíveis, mas rigorosos, sobre o efetivo funcionamento da Câmara dos Deputados, seus procedimentos e sua organização, o livro cumprirá o relevante papel de tornar bem informado e consistente o diálogo entre os representantes e seus representados, em benefício de ambos. E, ao usar linguagem que, combinando palavras e imagens, impressione e atraia a juventude, o livro favorecerá a formação de cidadãos desde cedo vinculados às instituições política nacionais por laços de simpatia e de confiança.
3. Produtos esperados (pode ser um bem ou serviço, gerando ou não um novo processo)
|
Produto |
Requisitos do Produto |
Prazo Estimado |
Custo Estimado |
|
Versão simplificada do livro institucional |
Apresentação em duas línguas (português e inglês); |
3 meses |
A definir |
|
Versão para presente protocolar |
Apresentação em duas línguas (português e inglês); |
3 meses |
A definir |
|
Versão do livro em formato web |
Formato PDF. |
3 meses |
|
|
Projeto gráfico das versões |
Os requisitos serão definidos conforme o conteúdo apresentado. |
1 mês |
A definir |
|
Projeto básico para licitação |
Abertura de processo para a licitação das edições impressas contendo a definição dos |
2 meses |
4. Gerência
|
Nome |
|
Função |
Ponto |
Ramal |
|
Mauro Cunha Batista de Deus |
mauro.deus@camara.gov.br |
Gerente |
4988 |
5-8068 |
|
Casimiro Pedro da Silva Neto |
casimiro.neto@camara.gov.br |
Gerente Substituto |
5764 |
6-5880 |
5. Identificação preliminar das partes interessadas no Projeto (Partes interessadas no Projeto são todos aqueles que exercem influência sobre o mesmo, ou que são afetados por ele, direta ou indiretamente).
Presidência da Câmara dos Deputados
Consultoria Legislativa - Conle
Centro de Documentação e Informação - Cedi
Assessoria de Projetos e Gestão - Aproge
Secretaria de Comunicação Social - Secom
Departamento Técnico - Detec
6. Premissas (são verdades assumidas em relação ao Projeto que respaldam o gerente caso não ocorram)
Prioritariamente, para a confecção do livro em formato simplificado, deverá ser verificada a capacidade de produção gráfica da Câmara dos Deputados.
A Consultoria Legislativa disponibilizará servidores para a redação dos capítulos a comporem o livro.
A Secretaria de Comunicação Social disponibilizará servidores para a adaptação do livro para o formato web e para a elaboração do projeto gráfico.
A redação em inglês será feita pela empresa de tradução com que a Câmara dos Deputados mantenha contrato e revisada pela Assessoria Internacional da Presidência.
7. Restrições (são limitações para o Projeto, caso existam, tais como limitações de recursos humanos, orçamentárias, etc.)
A confecção do livro em formato para presente protocolar dependerá de licitação e da respectiva dotação orçamentária.
A Câmara dos Deputados deverá ter contrato vigente com empresa de tradução.
8. Previsão de prazo para o Projeto
Prazo estimado do Projeto
A previsão para execução de todo projeto, exceto a contratação de serviços, é de 4 meses.
9. Previsão do custo total do Projeto
Valor estimado do custo total do Projeto
A definir. Após estimado os custos deverão ser encaminhados via processo para autorização do Diretor-Geral.
10. Identificação preliminar de riscos (riscos estão associados a incertezas no decorrer do Projeto)
|
Risco |
Ação associada ao risco |
Responsável pela ação |
|
Demora na redação do projeto básico para a contratação da edição do livro em formato para presente protocolar. |
Solicitar à Assessoria Técnica da Diretoria-Geral e ao Centro de Documentação e Informação a disponibilização de servidores para acompanharem a elaboração e revisão do projeto básico. |
Gerente do projeto |
|
Inexistência de previsão orçamentária para a edição em formato presente protocolar |
Solicitar ao Departamento de Finanças informações sobre a existência de previsão orçamentária. |
Gerente do projeto |
11. Previsão de Impactos Ambientais (campo opcional)
A publicação tem o objetivo de ser atemporal e não restrita a esta legislatura, com a anexação de folha de rosto em que constam os nomes dos membros da Mesa por meio de encarte.
12. Autorizações
|
Patrocinadores Aprovo o Termo de Abertura do Projeto. Brasília, em _________/___________/2011
_____________________
_____________________ |
|
Escritório de Gestão Encaminhe-se ao patrocinador. Escritório (UA), em ________/___________/20_______.
________________________________ |
- Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados - 18/3/2011, Página 1041 (Publicação Original)