Legislação Informatizada - PORTARIA Nº 224, DE 16/06/2011 - Publicação Original

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PORTARIA Nº 224, DE 16/06/2011

Constitui projeto estratégico corporativo TV Digital.

O DIRETOR-GERAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, no uso das atribuições que lhe confere o art. 147, item XV, da Resolução nº 20 , de 30 de novembro de 1971,

RESOLVE:

     Art. 1º Constituir projeto estratégico corporativo TV Digital com a finalidade de implantar retransmissoras da TV Câmara em sinal digital, aberto e gratuito nas capitais dos estados de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Ceará, Amazonas, bem como oferecer interatividade remota à população por meio do canal da TV Câmara Digital, na forma do Termo de Abertura anexo, aprovado pelo Comitê de Gestão Estratégica, conforme o que estabelece a Portaria nº 233 , de 2009.

     Art. 2º Designar os seguintes servidores para a gerência e gerência substituta do projeto:

Nome

Função

Ponto

Lotação

Evelin Maciel Brisolla

Gerente

6333

SECOM

Frederico Schimidt Campos

Gerente substituto

6303

SECOM


     Art. 3º O projeto deverá ser concluído em 31/12/2012.

     Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ROGÉRIO VENTURA TEIXEIRA,
Diretor-Geral.

1 - Objetivo do Projeto
Implantar retransmissoras da TV Câmara em sinal digital, aberto e gratuito nas capitais de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Ceará e Amazonas, bem como oferecer interatividade remota à população por meio do canal da TV Câmara Digital.

2 - Justificativa do Projeto
A TV Câmara hoje pode ser vista apenas em antenas parabólicas (18 milhões de residências) e canais por assinatura (8 milhões de residências). Brasília é a única cidade onde a TV Câmara pode ser vista por canal aberto e gratuito (UHF - Canal 27). Isto é uma contradição em termos de objetivo. A TV Câmara foi criada para dar transparência aos trabalhos da Casa, mas está restrita a uma pequena parcela da população capaz de pagar pela TV por assinatura ou para ter uma parabólica.
Na implantação da TV Digital terrestre no Brasil, houve uma reorganização do espectro de freqüências, o que possibilitou que a TV Câmara pleiteasse a expansão do seu sinal em canal aberto e gratuito para todas as cidades brasileiras. Sendo assim, a TV Digital é o caminho para que todo cidadão possa acompanhar, em sua residência, os trabalhos da Câmara dos Deputados.
Este projeto universalizará o acesso aos trabalhados da Câmara e vai proporcionar a utilização de ferramentas de participação e interatividade características desta nova tecnologia, e contribuir na educação política de nossa sociedade, na construção da cidadania e no fortalecimento da democracia representativa. O escopo do projeto está restrito às capitais em que a Câmara dos Deputados tem consignação para operar.

3 - Produtos esperados

Produto

Requisitos do Produto

Prazo Estimado

Custo Estimado

Canal aberto da TV Câmara região metropolitana de São Paulo

Transmissor em funcionamento sem no-break e o sistema irradiante definitivos. 2010 - Conclusão de instalação de no-break e sistema irradiante.  2011 - Inserção de conteúdos gerados pelas Câmaras de Vereadores da região metropolitana de São Paulo na quarta canalização prevista no projeto. Esta inserção será antecedida da assinatura de acordos de parceria.

31/12/2011

3 milhões de reais

Canal aberto da TV Câmara no Distrito Federal

Aquisição de sistema completo de transmissão de TV digital para Brasília, tais como transmissores, encoders, sistema irradiante, no-break, etc.

31/12/2010

3 milhões de reais

Canal aberto da TV Câmara nas capitais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Ceará

Assinatura dos acordos parceria com Assembléias, contratação de consultorias de viabilidade técnica dos sítios de instalação e abertura de processos de licitação dos equipamentos.
2011 - aquisição, instalação e início das operações.

31/12/2011

10 milhões de reais

Canal aberto da TV Câmara nas capitais de Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia e Amazonas

2010 - negociações dos termos dos acordos de parceria com Assembléias.
2011 -  assinaturas de acordos e contratação de consultorias de viabilidade técnica dos sítios de instalação e abertura de processos de licitação dos equipamentos.
2012 - aquisição, instalação e início das operações.

31/12/2012

15 milhões de reais

Rede Legislativa de TV Digital nas capitais em que forem instalados transmissores digitais da Câmara dos Deputados

Resultado dos acordos de parceria assinados com as Assembléias e Câmaras de Vereadores, que dividem transmissor com TV Câmara em cada capital. Parceiros responsáveis pelos custos operacionais e Câmara pela aquisição de equipamentos.

31/12/2012

Incluído no custo acima

Acordos assinados com os parceiros

Meio para montagem de cada operação. Nestes acordos estão descritas as obrigações de cada parte.

31/12/2011

Sem custo

Interatividade com a população por meio do canal da TV Câmara Digital

Interatividade remota, neste período. Não faz uso de canal de retorno.
Foi contratada consultoria simplificada para a indicação dos equipamentos que serão necessários para a interatividade remota e plena, que será implementada de acordo com a evolução da tecnologia.
Será contratado serviço de desenvolvimento de aplicações de interatividade e homologação em laboratório permanente, focadas nas atividades de plenário, comissões e dois programas ao vivo da TV Câmara. As informações a serem disponibilizadas serão, a princípio, o que já está disponível na internet, como biografia de deputado, projetos de lei e resumo de tramitação. Esta consultoria indicará a forma de realizar a interface entre os sistemas. Em anexo, relatório final da consultoria.

31/12/2012

1 milhão de reais

10 servidores da Casa treinados na implantação dos equipamentos de transmissão

Parte do contrato de compra dos transmissores.

Previsto treinamento defuncionários da Câmara e deparceiros.

 

31/12/2012

Incluído no

custo acima

 

Projeto de lei

que consolida

a proposta da

RedeLegislativa de

TV Digital (PL

277/2007)

Projeto de lei 277/2006, autorDep. Inocêncio Oliveira dárespaldo legal à Rede Legislativa de TV Digital.

Comitê Gestor acompanha tramitação e assessora deputados envolvidos em negociações.

O projeto

está em

tramitação e

termina

quando for

transformado

em lei

Sem custo

 

Participação

no operador de

rede das TV's

Públicas

A Câmara dos Deputados faz

parte de Comitê Multilateral

formado por EBC, ministérios,

Poder legislativo Federal e STF para a implantação de operador de rede único para as TV's públicas.

Comitê Gestor representa a Câmara nestas negociações.

 

 


4 - Gerência

Nome

e-Mail

Função

Ponto

Ramal

Evelin Maciel

Brisolla

evelin.maciel@camara.gov.br

Gerente

6333

6-1634

 

Frederico

Schimidt Campos

Frederico.campos@camara.gov.br

 

Gerente substituto

6303

6-1634

 

5 - Identificação preliminar das partes envolvidas no projeto

1ª Vice-Presidência; DG; SECOM; DEMAP; DEFIN; Deputados; Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; 1ª Secretaria; TV Câmara; Aproge; Consultoria Legislativa (área comunicação); CENIN; SGM; Assembléias; Câmaras Municipais; Instituto Mackenzie; ATEC; DETEC; CEDI; Senado Federal; Empresa Brasil de Comunicação - EBC.

 

6 - Premissas (são verdades assumidas em relação ao projeto que respaldam o gerente caso não ocorram).

Não haverá descontinuidade do projeto ao mudar a Mesa Diretora da Câmara.

Não haverá interrupção e contingenciamento de recursos orçamentários.

Háverá comprometimento de toda a equipe técnica envolvida.

A Câmara não assumirá o custeio decorrente da operação e da manutenção dos subcanais cedidos para municípios, Assembléias legislativas e para o Senado Federal.

Haverá comprometimento da Administração da Casa.

Os municípios conveniados terão infraestrutura para implantação dos transmissores e antenas e para a entrega dos sinais de transmissão local (assembléias e municípios).

Os municípios conveniados já possuirão uma quantidade significativa de receptores de TV preparados para a TV Digital.

 

7 - Restrições (são limitações para o Projeto, caso existam, tais como limitações de recursos humanos, orçamentárias, etc.).
O avanço da expansão do sinal da TV Câmara seguirá as limitações impostas pelo orçamento da Casa.
O prazo limite do projeto é 31/12/2012.

8 - Previsão de prazo para o projeto
31/12/2012.

 

9 - Previsão do custo total do projeto
R$ 32 milhões de reais

10 - Identificação preliminar de riscos

 

Risco

Ação associada ao risco

Responsável pela ação

Perda do

Patrocínio

A cada troca de Mesa, este Comitê reapresenta o projeto aos patrocinadores e repactua com eles, e com toda a Mesa, se for necessário, o escopo do projeto.

1º Vice Presidente da Câmara dos Deputados, Diretor Geral e Secretário de Comunicação

Contingenciamento

orçamentário

 

Todo o projeto está estruturado de forma a termos o menor gastopossível. Para isto, faz uso da multiprogramação e do compartilhamento da estrutura por várias TV's parceiras. Em caso de

contingenciamento, o projeto será implantado em maior prazo.

Mesa Diretora e Diretoria

Geral

 

Desinteresse das

Assembléias pelas

parcerias

A gerente do projeto é também Vice-Presidente da Associação Brasileira de

TV's e Rádios Legislativas (Astral),

onde mantém as Assembléias informadas do andamento do projeto edas vantagens nele contidas. A cada semestre é feita uma nova apresentação para os funcionários destas Casas e diretamente aos

presidentes sempre que necessário. Por motivos legais, as Assembléiastêm grande dificuldade de receber concessões de rádio e TV do Ministério das Comunicações e poristo vêem a proposta da Câmara como uma boa saída para a abertura de seus

canais.

Diretores de Comunicação,

das TV's Assembléia e

Presidentes das Assembléias Legislativas de todos os

Estados

 

Desinteresse do

Senado Federal

pela parceria

O Senado Federal sempre mostrou grande resistência ao projeto  por acreditar que seria possível implantar esta Rede de TV digital sozinho. Devido aos altoscustos esta resistência tem diminuído, e a situação política da Casa, com maior cobrança da sociedade sobre seus gastos, estão tornando o projeto mais atraente para eles.

 

Presidência do Senado, Diretoria Geral do Senado e Secretário de Comunicação doSenado

 

Desinteresse dos

municípios pelas

parceiras

 

As questões técnicas que envolvem a participação dos municípios ainda não

foram sanadas. As Câmaras de Vereadores também não  conseguem receber concessões de TV, pelosmesmos motivos que impedem as Assembléias, o que as tornam bastanteinteressadas no projeto.

As ações da Astral também contam com a participação de diversas TV's Câmaras municipais.

 

Presidentes, Diretores

Gerais e Secretários de

Comunicação de Câmaras de Vereadores

 

Implantação de

operador nacional

de rede para TV's

públicas

 

Caso o governo federal implante o operador nacional de TV Digital

para as TV's públicas antes de julho de 2011, o projeto de TV digitalda Câmara dos Deputados se integrará a este projeto nacional.

Secom do Palácio do

Planalto, EBC, T Vs públicas federais, estaduais e municipais, Ministérios da

Comunicação, Cultura,

Ciência e Tecnologia e

Educação.

 

11 - Objetivos Estratégicos aos quais o Projeto se vincula (apenas para Projeto Estratégico)

Nome do Objetivo

Unidade

Administrativa

 

Perspectiva do objetivo

no mapa

 

Contribuir para o exercício da cidadania e para o fortalecimento da democracia representativa

Corporativo

Papel Institucional

 

Contribuir para o fortalecimento institucional do Poder Legislativo

Corporativo

Papel Institucional

Interagir com a sociedade para a promoção da cidadania

Corporativo

Público-alvo

 

Ampliar a visibilidade da atividade legislativa e dos atos administrativos

Corporativo

Processos internos

 

 

12 - Autorização

Autorizo o prosseguimento do projeto proposto neste Termo de Abertura condicionado ao processo de avaliação das etapas posteriores (Declaração de Escopo, Estrutura Analítica do Projeto, Análise de Riscos e outras cabíveis).

Em 16/06/2011

 

______________________________________________________________________

Presidente da Câmara dos Deputados
Patrocinadora

 

 ______________________________________________________________________

Secretária de Comunicação
Patrocinador

 


Este texto não substitui o original publicado no Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados de 07/07/2011


Publicação:
  • Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados - 7/7/2011, Página 2585 (Publicação Original)