Legislação Informatizada - PORTARIA Nº 80, DE 16/03/2010 - Publicação Original

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PORTARIA Nº 80, DE 16/03/2010

Constitui projeto com a finalidade de planejar pesquisas internas de opinião e de satisfação necessárias à aferição de indicadores oriundos dos Planejamentos Estratégicos Setoriais e do Planejamento Estratégico Corporativo

O DIRETOR-GERAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, no uso das atribuições que lhe confere o art. 147, item XV, da Resolução nº 20 , de 30 de novembro de 1971,

RESOLVE:

     Art. 1º Constituir projeto com a finalidade de planejar pesquisas internas de opinião e de satisfação necessárias à aferição de indicadores oriundos dos Planejamentos Estratégicos Setoriais e do Planejamento Estratégico Corporativo, na forma do Termo de Abertura anexo.

     Art. 2º A equipe do projeto será composta pelos seguintes servidores, sob a coordenação do primeiro:

Nome

e-Mail

Função

Ponto

Ramal

Ricardo Modesto Vieira

ricardo.modesto@camara.gov.br

Gerente

6600

62052

João Luiz Pereira Marciano

joão.marciano@camara.gov.br

Gerente Substituto

6671

61372



     Art. 3º O projeto deverá ser concluído no prazo de 5 (meses) a partir da data de publicação desta portaria.

     Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Em 16/03/2010.

SÉRGIO SAMPAIO CONTREIRAS DE ALMEIDA,
Diretor-Geral.

TERMO DE ABERTURA DO PROJETO

1. Objetivo do Projeto
Planejar pesquisas internas de opinião e de satisfação necessárias à aferição de indicadores oriundos dos Planejamentos Estratégicos Setoriais e do Planejamento Estratégico Corporativo.

2. Justificativa do Projeto
Após o término do grupo de trabalho instituído pela Portaria da Diretoria-Geral nº 108/2009, o qual elaborou oito indicadores para cinco objetivos estratégicos corporativos, ficou clara a necessidade de reunir e harmonizar pesquisas internas as quais serviriam de base para a aferição de indicadores de vinte e três objetivos corporativos e setoriais, bem como a necessidade de desenvolvimento de uma metodologia única e de um cronograma unificado de execução. Devido ao enorme esforço organizacional que é a realização de uma ampla pesquisa interna, bem como o perigo de banalização desse importante instrumento e, consequentemente, a perda de interesse por parte do público pesquisado, considerou-se imprescindível um trabalho integrado de todos os setores interessados com o objetivo de reduzir ao mínimo possível o número de consultas a servidores e deputados federais.
Além disso, deve-se primar pela construção de instrumentos de pesquisa adequados e pela aplicação de critérios de análise convenientes, originando relatórios objetivos e adaptados às necessidades institucionais.

3. Produtos esperados

Produto

Requisitos do Produto

Prazo Estimado

Relatório de levantamento de necessidades de pesquisa

Levantamento e harmonização das necessidades de pesquisa oriundas dos Planejamentos Estratégicos Setoriais e do Planejamento Estratégico Corporativo.

5 dias

Relatório de levantamento de informações

Levantamento de informações sobre o público interno e sobre pesquisas anteriores realizadas pelos setores envolvidos.

10 dias

Indicadores corporativos baseados em pesquisas internas

Elaboração de questões representativas para os indicadores, definição de pesos e critérios para as questões, estabelecimento de metas para os indicadores.

15 dias

Indicadores setoriais baseados em pesquisas internas

Elaboração de questões representativas para os indicadores, definição de pesos e critérios para as questões, estabelecimento de metas para os indicadores.

30 dias

Definição de público-alvo para as questões

Definição do público interno que responderá as questões elaboradas.

5 dias

Metodologia de elaboração, aplicação e processamento de pesquisas de opinião e satisfação

Definição dos tipos de pesquisa, das regras de seleção das amostras e das formas de abordagem.

15 dias

Questionários de pesquisa

Elaboração de questionários unificados para servidores e deputados federais

15 dias

Roteiros de entrevista

Elaboração de roteiros de entrevista para servidores e deputados federais.

15 dias

Processo de pesquisa modelado

Modelagem do processo de pesquisa conforme a metodologia de gestão de processos da Câmara dos Deputados.

15 dias

Definição dos setores e dos gerentes responsáveis pelos indicadores

Definição dos setores que irão realizar anualmente as pesquisas internas e dos gerentes responsáveis pela aferição anual dos indicadores.

5 dias

Amostras de pesquisa

Definição das amostras de pesquisa

5 dias

Cronograma de execução de pesquisas internas

Elaboração de um cronograma unificado de execução de pesquisas internas.

5 dias

Plano de capacitação

Plano de capacitação para treinamento de coletores e supervisores das pesquisas internas

5 dias

Material didático

Material didático para coletores e supervisores das pesquisas internas.

30 dias

 

4. Equipe de Planejamento

Nome

e-mail

Função

Ponto

Ramal

Ricardo Modesto Vieira

ricardo.modesto@camara.gov.br

Gerente

6.600

62052

João Luiz Pereira Marciano

joao.marciano@camara.gov.br

Gerente substituto

6.671

61372

Antônio Teixeira Barros

antonio.barros@camara.gov.br

Membro

6.869

66000

Juliana Pina de Castro

juliana.castro@camara.gov.br

Membro

115.251

62666

Mônica Pacheco

monica.pacheco@camara.gov.br

Membro

6.774

62051

Juliana Werneck de Souza

juliana.souza@camara.gov.br

Membro

5.367

67032

Cláudia Alarcão

claudia.alarcao@camara.gov.br

Membro

4.551

65008

André Sathler Guimarães

andre.sathler@camara.gov.br

Membro

7.066

67685

Roberto Jardim Cavalcante

roberto.jardim@camara.gov.br

Membro

6.621

63320

José Benedito Schneider

jose.schneider@camara.gov.br

Membro

7.083

64722

 

5. Identificação preliminar das partes envolvidas no projeto

DG
DRH
SECOM
DIRAD
DILEG
APROGE
CEFOR

6. Premissas

A base para a pesquisa serão os mapas estratégicos setoriais e o mapa estratégico corporativo.
Cada setor deverá indicar um servidor responsável pela inserção de seus objetivos estratégicos na pesquisa.
A DRH fornecerá as informações preliminares sobre o público interno.
Cada setor indicará um representante o qual será responsável pela apresentação dos objetivos setoriais que utilizarão a pesquisa interna para compor seus indicadores.
Cada representante de setor será responsável pela classificação e hierarquização dos serviços prestados pelos seus respectivos órgãos aos públicos pesquisados.
O CEFOR irá colaborar no treinamento de coletores e supervisores da pesquisa.
Não é escopo desse projeto a aplicação da pesquisa.
Não é escopo desse projeto a análise dos dados obtidos na pesquisa.
Não é escopo desse projeto a aquisição de software de análise estatística.

7. Restrições

O projeto tratará apenas de pesquisas relacionadas ao público interno.
O projeto deverá terminar até Setembro, a fim de proporcionar o tempo necessário à aplicação da pesquisa interna com os servidores no segundo semestre
A pesquisa com os servidores deverá ser realizada no segundo semestre de 2010.
A pesquisa com os deputados federais deverá ser realizada no segundo semestre de 2011.
Apenas serão considerados públicos internos os quais tenham relação com indicadores de objetivos setoriais e/ou corporativos.
Apenas serão considerados objetivos validados pelo CGE ou pelos CSGs.
Todas as questões deverão ter relação com indicadores de objetivos setoriais ou corporativos.

8. Previsão de prazo para o projeto
Prazo estimado do projeto
170 dias.

9. Previsão do custo total do projeto

Valor estimado do custo total do projeto
Não há estimativa de custos extras para o projeto, além do salário já pago pela Câmara dos Deputados aos servidores envolvidos.

10. Identificação preliminar de riscos

Risco

Ação associada ao risco

Responsável pela ação

A não iniciação do planejamento estratégico da DG. Poderão surgir novos objetivos estratégicos setoriais, bem como um novo público interno, o secretariado parlamentar, a ser pesquisado.

Acompanhamento da aplicação do BSC na DG

Gerente

A não iniciação do planejamento estratégico da SGM. Poderão surgir novos objetivos estratégicos setoriais, principalmente em relação aos serviços prestados aos parlamentares.

Acompanhamento da aplicação do BSC na SGM

Gerente

Indefinição dos setores responsáveis pela aplicação anual da pesquisa. Diversos esforços na Casa para criar uma área responsável por pesquisas fracassaram (DataCâmara).

Sugestão de setores responsáveis

A Equipe

Revisão do planejamento estratégico da SECOM. Poderão desaparecer objetivos que dependam de pesquisa para seus indicadores, bem como surgir novos.

Acompanhammento da revisão do BSC na SECOM

Membro representante da SECOM

11. Previsão de Impactos Ambientais

Não foram detectados impactos ambientais relacionados ao projeto.

12. Objetivos Estratégicos Vinculados

Nome do Objetivo

Unidade Administrativa

Perspectiva do objetivo no mapa

Promover a valorização e o reconhecimento dos servidores

Corporativo

Pessoas e Tecnologias

Aprimorar a gestão e a disseminação da informação e do conhecimento

Corporativo

Processos Internos

Subsidiar a tomada de decisões por meio de informações e análises proativas e tempestivas

Corporativo

Processos Internos

Atender e assessorar com excelência o parlamentar

Corporativo

Público-alvo

Atender com excelência os órgãos colegiados deliberativos

Corporativo

Público-alvo

Integrar e disseminar o conhecimento entre as áreas

DRH

Papel Institucional

Promover o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho

DRH

Papel Institucional

Promover a valorização e o reconhecimento dos servidores

DRH

Papel Institucional

Proporcionar atendimento diferenciado aos deputados

DRH

Público-alvo

Garantir a excelência no atendimento aos servidores

DRH

Público-alvo

Garantir a adequada seleção e alocação de pessoas

DRH

Processos Internos

Desenvolver cultura de comprometimento com os resultados estratégicos

DRH

Pessoas e Tecnologias

Prestar atendimento eficiente aos Deputados e unidades administrativas

DIRAD

Público-alvo

Desenvolver cultura de comprometimento com resultados

DIRAD

Pessoas e Tecnologias

Aprimorar a terceirização de serviços

DIRAD

Processos Internos

Desenvolver a cultura de comprometimento com os resultados estratégicos

DILEG

Pessoas e Tecnologias

Atender e assessorar com excelência o parlamentar

DILEG

Público-alvo

Contribuir para o aperfeiçoamento da função legislativa, fiscalizatória e representativa

DILEG

Papel Institucional

Aperfeiçoar a interação com os servidores e o atendimento às áreas da Câmara

SECOM

Público-alvo

Identificar as necessidades atuais e futuras do público-alvo

SECOM

Processos Internos

Aperfeiçoar a interação e o relacionamento institucional da SECOM com o Deputado

SECOM

Processos Internos

Promover o reconhecimento e a valorização dos servidores com base em critérios técnicos

SECOM

Pessoas e Tecnologias

Desenvolver ambiente de trabalho favorável à cooperação e à atuação integrada

SECOM

Pessoas e Tecnologias

 

13. Autorização

Autorizo o prosseguimento do projeto proposto neste Termo de Abertura condicionado ao processo de avaliação das etapas posteriores (Declaração de Escopo, Estrutura Analítica do Projeto, Análise de Riscos e outras cabíveis).

Em 16/03/2010.

SÉRGIO SAMPAIO CONTREIRAS DE ALMEIDA,
Diretor-Geral (Patrocinador).


Este texto não substitui o original publicado no Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados de 18/03/2010


Publicação:
  • Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados - 18/3/2010, Página 740 (Publicação Original)