Legislação Informatizada - PORTARIA Nº 80, DE 16/03/2010 - Publicação Original
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PORTARIA Nº 80, DE 16/03/2010
Constitui projeto com a finalidade de planejar pesquisas internas de opinião e de satisfação necessárias à aferição de indicadores oriundos dos Planejamentos Estratégicos Setoriais e do Planejamento Estratégico Corporativo
O DIRETOR-GERAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, no uso das atribuições que lhe confere o art. 147, item XV, da Resolução nº 20 , de 30 de novembro de 1971,
RESOLVE:
Art. 1º Constituir projeto com a finalidade de planejar pesquisas internas de opinião e de satisfação necessárias à aferição de indicadores oriundos dos Planejamentos Estratégicos Setoriais e do Planejamento Estratégico Corporativo, na forma do Termo de Abertura anexo.
Art. 2º A equipe do projeto será composta pelos seguintes servidores, sob a coordenação do primeiro:
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Nome |
|
Função |
Ponto |
Ramal |
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Ricardo Modesto Vieira |
ricardo.modesto@camara.gov.br |
Gerente |
6600 |
62052 |
|
João Luiz Pereira Marciano |
joão.marciano@camara.gov.br |
Gerente Substituto |
6671 |
61372 |
Art. 3º O projeto deverá ser concluído no prazo de 5 (meses) a partir da data de publicação desta portaria.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Em 16/03/2010.
SÉRGIO SAMPAIO CONTREIRAS DE ALMEIDA,
Diretor-Geral.
TERMO DE ABERTURA DO PROJETO
1. Objetivo do Projeto
Planejar pesquisas internas de opinião e de satisfação necessárias à aferição de indicadores oriundos dos Planejamentos Estratégicos Setoriais e do Planejamento Estratégico Corporativo.
2. Justificativa do Projeto
Após o término do grupo de trabalho instituído pela Portaria da Diretoria-Geral nº 108/2009, o qual elaborou oito indicadores para cinco objetivos estratégicos corporativos, ficou clara a necessidade de reunir e harmonizar pesquisas internas as quais serviriam de base para a aferição de indicadores de vinte e três objetivos corporativos e setoriais, bem como a necessidade de desenvolvimento de uma metodologia única e de um cronograma unificado de execução. Devido ao enorme esforço organizacional que é a realização de uma ampla pesquisa interna, bem como o perigo de banalização desse importante instrumento e, consequentemente, a perda de interesse por parte do público pesquisado, considerou-se imprescindível um trabalho integrado de todos os setores interessados com o objetivo de reduzir ao mínimo possível o número de consultas a servidores e deputados federais.
Além disso, deve-se primar pela construção de instrumentos de pesquisa adequados e pela aplicação de critérios de análise convenientes, originando relatórios objetivos e adaptados às necessidades institucionais.
3. Produtos esperados
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Produto |
Requisitos do Produto |
Prazo Estimado |
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Relatório de levantamento de necessidades de pesquisa |
Levantamento e harmonização das necessidades de pesquisa oriundas dos Planejamentos Estratégicos Setoriais e do Planejamento Estratégico Corporativo. |
5 dias |
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Relatório de levantamento de informações |
Levantamento de informações sobre o público interno e sobre pesquisas anteriores realizadas pelos setores envolvidos. |
10 dias |
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Indicadores corporativos baseados em pesquisas internas |
Elaboração de questões representativas para os indicadores, definição de pesos e critérios para as questões, estabelecimento de metas para os indicadores. |
15 dias |
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Indicadores setoriais baseados em pesquisas internas |
Elaboração de questões representativas para os indicadores, definição de pesos e critérios para as questões, estabelecimento de metas para os indicadores. |
30 dias |
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Definição de público-alvo para as questões |
Definição do público interno que responderá as questões elaboradas. |
5 dias |
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Metodologia de elaboração, aplicação e processamento de pesquisas de opinião e satisfação |
Definição dos tipos de pesquisa, das regras de seleção das amostras e das formas de abordagem. |
15 dias |
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Questionários de pesquisa |
Elaboração de questionários unificados para servidores e deputados federais |
15 dias |
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Roteiros de entrevista |
Elaboração de roteiros de entrevista para servidores e deputados federais. |
15 dias |
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Processo de pesquisa modelado |
Modelagem do processo de pesquisa conforme a metodologia de gestão de processos da Câmara dos Deputados. |
15 dias |
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Definição dos setores e dos gerentes responsáveis pelos indicadores |
Definição dos setores que irão realizar anualmente as pesquisas internas e dos gerentes responsáveis pela aferição anual dos indicadores. |
5 dias |
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Amostras de pesquisa |
Definição das amostras de pesquisa |
5 dias |
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Cronograma de execução de pesquisas internas |
Elaboração de um cronograma unificado de execução de pesquisas internas. |
5 dias |
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Plano de capacitação |
Plano de capacitação para treinamento de coletores e supervisores das pesquisas internas |
5 dias |
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Material didático |
Material didático para coletores e supervisores das pesquisas internas. |
30 dias |
4. Equipe de Planejamento
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Nome |
|
Função |
Ponto |
Ramal |
|
Ricardo Modesto Vieira |
ricardo.modesto@camara.gov.br |
Gerente |
6.600 |
62052 |
|
João Luiz Pereira Marciano |
joao.marciano@camara.gov.br |
Gerente substituto |
6.671 |
61372 |
|
Antônio Teixeira Barros |
antonio.barros@camara.gov.br |
Membro |
6.869 |
66000 |
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Juliana Pina de Castro |
juliana.castro@camara.gov.br |
Membro |
115.251 |
62666 |
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Mônica Pacheco |
monica.pacheco@camara.gov.br |
Membro |
6.774 |
62051 |
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Juliana Werneck de Souza |
juliana.souza@camara.gov.br |
Membro |
5.367 |
67032 |
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Cláudia Alarcão |
claudia.alarcao@camara.gov.br |
Membro |
4.551 |
65008 |
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André Sathler Guimarães |
andre.sathler@camara.gov.br |
Membro |
7.066 |
67685 |
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Roberto Jardim Cavalcante |
roberto.jardim@camara.gov.br |
Membro |
6.621 |
63320 |
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José Benedito Schneider |
jose.schneider@camara.gov.br |
Membro |
7.083 |
64722 |
5. Identificação preliminar das partes envolvidas no projeto
DG
DRH
SECOM
DIRAD
DILEG
APROGE
CEFOR
6. Premissas
A base para a pesquisa serão os mapas estratégicos setoriais e o mapa estratégico corporativo.
Cada setor deverá indicar um servidor responsável pela inserção de seus objetivos estratégicos na pesquisa.
A DRH fornecerá as informações preliminares sobre o público interno.
Cada setor indicará um representante o qual será responsável pela apresentação dos objetivos setoriais que utilizarão a pesquisa interna para compor seus indicadores.
Cada representante de setor será responsável pela classificação e hierarquização dos serviços prestados pelos seus respectivos órgãos aos públicos pesquisados.
O CEFOR irá colaborar no treinamento de coletores e supervisores da pesquisa.
Não é escopo desse projeto a aplicação da pesquisa.
Não é escopo desse projeto a análise dos dados obtidos na pesquisa.
Não é escopo desse projeto a aquisição de software de análise estatística.
7. Restrições
O projeto tratará apenas de pesquisas relacionadas ao público interno.
O projeto deverá terminar até Setembro, a fim de proporcionar o tempo necessário à aplicação da pesquisa interna com os servidores no segundo semestre
A pesquisa com os servidores deverá ser realizada no segundo semestre de 2010.
A pesquisa com os deputados federais deverá ser realizada no segundo semestre de 2011.
Apenas serão considerados públicos internos os quais tenham relação com indicadores de objetivos setoriais e/ou corporativos.
Apenas serão considerados objetivos validados pelo CGE ou pelos CSGs.
Todas as questões deverão ter relação com indicadores de objetivos setoriais ou corporativos.
8. Previsão de prazo para o projeto
Prazo estimado do projeto
170 dias.
9. Previsão do custo total do projeto
Valor estimado do custo total do projeto
Não há estimativa de custos extras para o projeto, além do salário já pago pela Câmara dos Deputados aos servidores envolvidos.
10. Identificação preliminar de riscos
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Risco |
Ação associada ao risco |
Responsável pela ação |
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A não iniciação do planejamento estratégico da DG. Poderão surgir novos objetivos estratégicos setoriais, bem como um novo público interno, o secretariado parlamentar, a ser pesquisado. |
Acompanhamento da aplicação do BSC na DG |
Gerente |
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A não iniciação do planejamento estratégico da SGM. Poderão surgir novos objetivos estratégicos setoriais, principalmente em relação aos serviços prestados aos parlamentares. |
Acompanhamento da aplicação do BSC na SGM |
Gerente |
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Indefinição dos setores responsáveis pela aplicação anual da pesquisa. Diversos esforços na Casa para criar uma área responsável por pesquisas fracassaram (DataCâmara). |
Sugestão de setores responsáveis |
A Equipe |
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Revisão do planejamento estratégico da SECOM. Poderão desaparecer objetivos que dependam de pesquisa para seus indicadores, bem como surgir novos. |
Acompanhammento da revisão do BSC na SECOM |
Membro representante da SECOM |
11. Previsão de Impactos Ambientais
Não foram detectados impactos ambientais relacionados ao projeto.
12. Objetivos Estratégicos Vinculados
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Nome do Objetivo |
Unidade Administrativa |
Perspectiva do objetivo no mapa |
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Promover a valorização e o reconhecimento dos servidores |
Corporativo |
Pessoas e Tecnologias |
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Aprimorar a gestão e a disseminação da informação e do conhecimento |
Corporativo |
Processos Internos |
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Subsidiar a tomada de decisões por meio de informações e análises proativas e tempestivas |
Corporativo |
Processos Internos |
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Atender e assessorar com excelência o parlamentar |
Corporativo |
Público-alvo |
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Atender com excelência os órgãos colegiados deliberativos |
Corporativo |
Público-alvo |
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Integrar e disseminar o conhecimento entre as áreas |
DRH |
Papel Institucional |
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Promover o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho |
DRH |
Papel Institucional |
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Promover a valorização e o reconhecimento dos servidores |
DRH |
Papel Institucional |
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Proporcionar atendimento diferenciado aos deputados |
DRH |
Público-alvo |
|
Garantir a excelência no atendimento aos servidores |
DRH |
Público-alvo |
|
Garantir a adequada seleção e alocação de pessoas |
DRH |
Processos Internos |
|
Desenvolver cultura de comprometimento com os resultados estratégicos |
DRH |
Pessoas e Tecnologias |
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Prestar atendimento eficiente aos Deputados e unidades administrativas |
DIRAD |
Público-alvo |
|
Desenvolver cultura de comprometimento com resultados |
DIRAD |
Pessoas e Tecnologias |
|
Aprimorar a terceirização de serviços |
DIRAD |
Processos Internos |
|
Desenvolver a cultura de comprometimento com os resultados estratégicos |
DILEG |
Pessoas e Tecnologias |
|
Atender e assessorar com excelência o parlamentar |
DILEG |
Público-alvo |
|
Contribuir para o aperfeiçoamento da função legislativa, fiscalizatória e representativa |
DILEG |
Papel Institucional |
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Aperfeiçoar a interação com os servidores e o atendimento às áreas da Câmara |
SECOM |
Público-alvo |
|
Identificar as necessidades atuais e futuras do público-alvo |
SECOM |
Processos Internos |
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Aperfeiçoar a interação e o relacionamento institucional da SECOM com o Deputado |
SECOM |
Processos Internos |
|
Promover o reconhecimento e a valorização dos servidores com base em critérios técnicos |
SECOM |
Pessoas e Tecnologias |
|
Desenvolver ambiente de trabalho favorável à cooperação e à atuação integrada |
SECOM |
Pessoas e Tecnologias |
13. Autorização
Autorizo o prosseguimento do projeto proposto neste Termo de Abertura condicionado ao processo de avaliação das etapas posteriores (Declaração de Escopo, Estrutura Analítica do Projeto, Análise de Riscos e outras cabíveis).
Em 16/03/2010.
SÉRGIO SAMPAIO CONTREIRAS DE ALMEIDA,
Diretor-Geral (Patrocinador).
- Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados - 18/3/2010, Página 740 (Publicação Original)