Legislação Informatizada - PORTARIA Nº 69, DE 15/03/2010 - Publicação Original
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PORTARIA Nº 69, DE 15/03/2010
Constitui projeto estratégico corporativo Informações Gerenciais.
O DIRETOR-GERAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, no uso das atribuições que lhe confere o art. 147, item XV, da Resolução nº 20, de 30 de novembro de 1971,
RESOLVE:
Art. 1º Constituir projeto estratégico corporativo Informações Gerenciais com a finalidade de aprimorar o fornecimento de informações gerenciais e estratégicas por meio do tratamento de bases de dados corporativas, com vistas a subsidiar a tomada de decisões na Câmara dos Deputados, na forma do Termo de Abertura anexo.
Art. 2º Designar os seguintes servidores para a gerência e gerência substituta do projeto:
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Nome |
Função |
Ponto |
Lotação |
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Mário Augusto Muniz Guedes |
Gerente |
6672 |
DIRAD - CENIN |
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Dílson Mendonça Taveira |
Gerente Substituto |
6668 |
DIRAD - CENIN |
Art. 3º O projeto deverá ser concluído no prazo de 48 meses a partir da data de publicação desta portaria.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Em 15/03/2010.
SÉRGIO SAMPAIO CONTREIRAS DE ALMEIDA,
Diretor-Geral.
INFORMAÇÕES GERENCIAIS
1. Objetivo do Projeto
Aprimorar o fornecimento de informações gerenciais e estratégicas por meio do tratamento de bases de dados corporativas, com vistas a subsidiar a tomada de decisões na Câmara dos Deputados.
2. Justificativa do Projeto
Para uma boa decisão é essencial que informações de qualidade estejam disponíveis no tempo devido e sejam de fácil manuseio.
Na Câmara dos Deputados, os processos legislativo, administrativo, financeiro e de recursos humanos são suportados por mais de uma centena de aplicativos automatizados, em que o volume de dados produzido e residente em bases de dados é compatível com a grandeza da Casa em sua missão institucional. Esse volume de dados necessita ser consistido, filtrado, integrado, consolidado e entregue como informação apoiadora da tomada de decisões.
A demanda por informações gerenciais e estratégicas tem aumentado e já se projeta um incremento considerável em função da execução do planejamento estratégico, pois os 11 projetos corporativos estruturantes, em maior ou menor grau, também demandarão informações gerenciais e estratégicas em seus desenvolvimentos.
A cultura de uso de informações gerenciais e estratégicas fornecidas a partir de um processo de tratamento e de agregação de dados já é realidade na Casa: temos exemplos na Consultoria Legislativa, na Diretoria Administrativa ou na Comissão de Orçamento e Fiscalização Financeira, onde foram tratados e agregados dados sobre trâmites de processos de trabalho ou dados do orçamento da União.
Entretanto, essas iniciativas ratificaram a necessidade de se sistematizar a entrega de informações gerenciais e este projeto estruturante é a oportunidade para se aprimorarem os procedimentos afins. Há muitas carências que foram detectadas e necessitam ser trabalhadas de maneira que o processo decisório na Casa possa contar com maior e melhor potencial informacional.
Assim, este projeto também se justifica na busca por "produtos de infra-estrutura" e "produtos de sistematização" do fornecimento de informações gerenciais e estratégicas na Câmara dos Deputados.
3. Produtos esperados
3.1 Infra-estrutura do fornecimento de informações gerenciais e estratégicas
Descrição
a) Mapeamento e governança dos dados estruturados existentes nas bases de dados administradas pelo CENIN
b) Atualização/aquisição de ferramenta de Administração de Dados
c) Aquisição de ferramenta para integração de dados (inclusive metadados e limpeza de dados)
d) Ajuste de ferramenta de extração, tratamento e carga de dados para conexão com bases de dados heterogêneas
e) Capacitação de usuários nos perfis de suporte, desenvolvimento e uso final das ferramentas atualizadas ou adquiridas
f) Documento sobre o estudo da aplicabilidade da tecnologia de mineração de dados na Casa e proposta de aquisição de ferramenta afim
g) Documento definidor da metodologia de desenvolvimento e entrega de aplicações de inteligência de negócios
h) Documento de apresentação de requisitos de infra-estrutura - hardware, software, serviços - necessários ao ambiente de inteligência de negócios.
Sistematização do fornecimento de informações gerenciais e estratégicas
3.2.1 Desenvolvimento de aplicações de inteligência de negócios no segmento legislativo (levantamento preliminar dos projetos-piloto)
Descrição
a) Informações gerenciais da área legislativa
b) Informações gerenciais orçamentárias de interesse da CMO
3.2.2 Desenvolvimento de aplicações de inteligência de negócios no segmento administrativo (levantamento preliminar dos projetos-piloto)
Descrição
a) Informações gerenciais sobre trâmites de processos com base no SIDOC para apoio ao projeto SIGMAS GERENCIAL - DW Aquisições
b) Informações gerenciais sobre controle de gastos
c) Informações gerenciais sobre fluxos de trabalho (solicitação/entrega) na Diretoria Administrativa
4. Gerência
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Nome |
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Função |
Ponto |
Ramal |
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Mário Augusto Muniz Guedes |
Mario.guedes@camara.gov.br |
Gerente |
6672 |
6-3925 |
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Dílson Mendonça Taveira |
dilson.taveira@camara.gov.br |
Gerente Substituto |
6668 |
6-3966 |
5. Identificação preliminar das partes envolvidas no projeto
APROGE
CEFOR
CENIN
CEDI
DIRAD
DECOM
Fornecedores das ferramentas de infra-estrutura
Gerentes e equipes de projetos estruturantes
6. Premissas
Apoio institucional ao projeto.
Requisitos de responsabilidade de demais projetos estruturantes serão atendidos.
7. Restrições
Recursos humanos e técnicos ainda muito limitados no segmento de desenvolvimento de aplicações de inteligência de negócios do CENIN, o que pode impactar prazos de entrega de produtos.
Ferramentas de apoio ainda em estudo para aquisição ou em processo de licitação.
Previsão de prazo para o projeto
Prazo estimado do projeto
Março de 2014.
Previsão do custo total do projeto
Valor estimado do custo total do projeto
R$ 1.630.000,00
10. Identificação preliminar de riscos
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Risco |
Ação associada ao risco |
Responsável pela ação |
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Escassez de recursos humanos e técnicos no CENIN. Como exemplo, hoje possuímos apenas dois desenvolvedores para a entrega de cinco dos seis produtos esperados e listados nos itens 3.2.1 e 3.2.2 deste documento. |
Análise de alternativas de solução seguida de implementação. |
Gerente do projeto em conjunto com Diretores e técnicos vinculados à questão. |
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A produção de informação gerencial envolve a execução de carga de grande volume de dados e isto consome elevados recursos de processamento e de memória em computadores, além do tempo de execução. Esses fatores tornam necessária a execução noturna de rotinas de carga. Como o CENIN não dispõe de técnicos para o acompanhamento de eventos de execução noturnos, a tempestividade da entrega de informações gerenciais pode ser seriamente prejudicada. |
Análise de alternativas de solução seguida de implementação. |
Gerente do projeto em conjunto com Diretores e técnicos vinculados à questão. |
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O ajuste na atual ferramenta de extração, tratamento e carga de dados para conexão com bases de dados heterogêneas pode se mostrar inviável, o que resultará na necessidade de contratação de ferramental técnico. O tempo de contratação impactará prazos de entrega de informações gerenciais que dependam de bases de dados heterogêneas. |
Análise de alternativas de solução seguida de implementação. |
Gerente do projeto em conjunto com Diretores e técnicos vinculados à questão. |
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Atraso na atualização/aquisição e instalação de ferramentas. |
Análise de alternativas de solução seguida de implementação. |
Gerente do projeto em conjunto com Diretores e técnicos vinculados à questão. |
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Atraso no cumprimento de requisitos sob responsabilidade de outros projetos estruturantes. Como exemplo, citamos a infraestrutura de máquinas e demais recursos de hardware e software, além de técnicos de suporte necessários à implantação e manutenção do ambiente de Inteligência de Negócios. |
Análise de alternativas de solução seguida de implementação. |
Gerente do projeto em conjunto com Diretores e técnicos vinculados à questão. |
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Descontinuidade do apoio institucional. |
Análise de alternativas de solução seguida de implementação |
Gerente do projeto em conjunto com Diretores e técnicos vinculados à questão. |
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Surgimento de novas demandas |
Análise de alternativas de solução seguida de implementação |
Gerente do projeto em conjunto com Diretores e técnicos vinculados à questão. |
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Acúmulo de atribuições do gerente do projeto no que diz respeito à concomitante condução de serviços atualmente sob sua responsabilidade. |
Análise de alternativas de solução seguida de implementação |
Gerente do projeto em conjunto com Diretores e técnicos vinculados à questão. |
11. Previsão de Impactos Ambientais
O uso de informações gerenciais e estratégicas apoiado por técnicas e ferramentas facilitadoras diminui consideravalmente a necessidade de uso de papel ou impressão.
12. Objetivos estratégicos aos quais o Projeto se vincula
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Nome do Objetivo |
Unidade Administrativa |
Perspectiva do objetivo no mapa |
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Contribuir para o aperfeiçoamento da função legislativa, fiscalizatória e representativa |
Mapa Corporativo |
Processos Internos |
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Atender com excelência os órgãos colegiados deliberativos |
Mapa Corporativo |
Processos Internos |
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Subsidiar a tomada de decisões por meio de informações e análises proativas e tempestivas |
Mapa Corporativo |
Processos Internos |
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Aprimorar a gestão e a disseminação da informação e do conhecimento |
Mapa Corporativo |
Processos Internos |
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Aprimorar continuamente os instrumentos de gestão estratégica |
Mapa Corporativo |
Processos Internos |
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Garantir soluções tecnológicas corporativas |
Mapa Corporativo |
Pessoas e Tecnologia |
13. Equipe de planejamento do projeto
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Nome |
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Função |
Ponto |
Ramal |
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Mário Augusto Muniz Guedes |
Mario.guedes@camara.gov.br |
Gerente |
6672 |
63524 |
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Dílson Mendonça Taveira |
dilson.taveira@camara.gov.br |
Gerente Substituto |
6668 |
63966 |
14. Autorização
Autorizo o prosseguimento do projeto proposto neste Termo de Abertura condicionado ao processo de avaliação das etapas posteriores (Declaração de Escopo, Estrutura Analítica do Projeto, Análise de Riscos e outras cabíveis).
Em 15/03/2010.
RÔMULO DE SOUSA MESQUITA,
Diretor Administrativo - Patrocinador.
- Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados - 22/3/2010, Página 811 (Publicação Original)