Legislação Informatizada - PORTARIA Nº 69, DE 15/03/2010 - Publicação Original

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PORTARIA Nº 69, DE 15/03/2010

Constitui projeto estratégico corporativo Informações Gerenciais.

O DIRETOR-GERAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, no uso das atribuições que lhe confere o art. 147, item XV, da Resolução nº 20, de 30 de novembro de 1971,

RESOLVE:

     Art. 1º Constituir projeto estratégico corporativo Informações Gerenciais com a finalidade de aprimorar o fornecimento de informações gerenciais e estratégicas por meio do tratamento de bases de dados corporativas, com vistas a subsidiar a tomada de decisões na Câmara dos Deputados, na forma do Termo de Abertura anexo.

     Art. 2º Designar os seguintes servidores para a gerência e gerência substituta do projeto:

Nome

Função

Ponto

Lotação

Mário Augusto Muniz Guedes

Gerente

6672

DIRAD - CENIN

Dílson Mendonça Taveira

Gerente Substituto

6668

DIRAD - CENIN



     Art. 3º O projeto deverá ser concluído no prazo de 48 meses a partir da data de publicação desta portaria.

     Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Em 15/03/2010.

SÉRGIO SAMPAIO CONTREIRAS DE ALMEIDA,
Diretor-Geral.

INFORMAÇÕES GERENCIAIS

1. Objetivo do Projeto

Aprimorar o fornecimento de informações gerenciais e estratégicas por meio do tratamento de bases de dados corporativas, com vistas a subsidiar a tomada de decisões na Câmara dos Deputados.

2. Justificativa do Projeto

Para uma boa decisão é essencial que informações de qualidade estejam disponíveis no tempo devido e sejam de fácil manuseio.
Na Câmara dos Deputados, os processos legislativo, administrativo, financeiro e de recursos humanos são suportados por mais de uma centena de aplicativos automatizados, em que o volume de dados produzido e residente em bases de dados é compatível com a grandeza da Casa em sua missão institucional. Esse volume de dados necessita ser consistido, filtrado, integrado, consolidado e entregue como informação apoiadora da tomada de decisões.
A demanda por informações gerenciais e estratégicas tem aumentado e já se projeta um incremento considerável em função da execução do planejamento estratégico, pois os 11 projetos corporativos estruturantes, em maior ou menor grau, também demandarão informações gerenciais e estratégicas em seus desenvolvimentos.
A cultura de uso de informações gerenciais e estratégicas fornecidas a partir de um processo de tratamento e de agregação de dados já é realidade na Casa: temos exemplos na Consultoria Legislativa, na Diretoria Administrativa ou na Comissão de Orçamento e Fiscalização Financeira, onde foram tratados e agregados dados sobre trâmites de processos de trabalho ou dados do orçamento da União.
Entretanto, essas iniciativas ratificaram a necessidade de se sistematizar a entrega de informações gerenciais e este projeto estruturante é a oportunidade para se aprimorarem os procedimentos afins. Há muitas carências que foram detectadas e necessitam ser trabalhadas de maneira que o processo decisório na Casa possa contar com maior e melhor potencial informacional.
Assim, este projeto também se justifica na busca por "produtos de infra-estrutura" e "produtos de sistematização" do fornecimento de informações gerenciais e estratégicas na Câmara dos Deputados.

3. Produtos esperados

3.1 Infra-estrutura do fornecimento de informações gerenciais e estratégicas

Descrição

a) Mapeamento e governança dos dados estruturados existentes nas bases de dados administradas pelo CENIN
b) Atualização/aquisição de ferramenta de Administração de Dados
c) Aquisição de ferramenta para integração de dados (inclusive metadados e limpeza de dados)
d) Ajuste de ferramenta de extração, tratamento e carga de dados para conexão com bases de dados heterogêneas
e) Capacitação de usuários nos perfis de suporte, desenvolvimento e uso final das ferramentas atualizadas ou adquiridas
f) Documento sobre o estudo da aplicabilidade da tecnologia de mineração de dados na Casa e proposta de aquisição de ferramenta afim
g) Documento definidor da metodologia de desenvolvimento e entrega de aplicações de inteligência de negócios
h) Documento de apresentação de requisitos de infra-estrutura - hardware, software, serviços - necessários ao ambiente de inteligência de negócios.

Sistematização do fornecimento de informações gerenciais e estratégicas

3.2.1 Desenvolvimento de aplicações de inteligência de negócios no segmento legislativo (levantamento preliminar dos projetos-piloto)

Descrição

a) Informações gerenciais da área legislativa
b) Informações gerenciais orçamentárias de interesse da CMO

3.2.2 Desenvolvimento de aplicações de inteligência de negócios no segmento administrativo (levantamento preliminar dos projetos-piloto)

Descrição

a) Informações gerenciais sobre trâmites de processos com base no SIDOC para apoio ao projeto SIGMAS GERENCIAL - DW Aquisições
b) Informações gerenciais sobre controle de gastos
c) Informações gerenciais sobre fluxos de trabalho (solicitação/entrega) na Diretoria Administrativa

4. Gerência

Nome

e-Mail

Função

Ponto

Ramal

Mário Augusto Muniz Guedes

Mario.guedes@camara.gov.br

Gerente

6672

6-3925

Dílson Mendonça Taveira

dilson.taveira@camara.gov.br

Gerente Substituto

6668

6-3966

5. Identificação preliminar das partes envolvidas no projeto

APROGE
CEFOR
CENIN
CEDI
DIRAD
DECOM
Fornecedores das ferramentas de infra-estrutura
Gerentes e equipes de projetos estruturantes

6. Premissas

Apoio institucional ao projeto.
Requisitos de responsabilidade de demais projetos estruturantes serão atendidos.

7. Restrições

Recursos humanos e técnicos ainda muito limitados no segmento de desenvolvimento de aplicações de inteligência de negócios do CENIN, o que pode impactar prazos de entrega de produtos.
Ferramentas de apoio ainda em estudo para aquisição ou em processo de licitação.

Previsão de prazo para o projeto

Prazo estimado do projeto
Março de 2014.

Previsão do custo total do projeto

Valor estimado do custo total do projeto
R$ 1.630.000,00

10. Identificação preliminar de riscos

Risco

Ação associada ao risco

Responsável pela ação

Escassez de recursos humanos e técnicos no CENIN. Como exemplo, hoje possuímos apenas dois desenvolvedores para a entrega de cinco dos seis produtos esperados e listados nos itens 3.2.1 e 3.2.2 deste documento.

Análise de alternativas de solução seguida de implementação.

Gerente do projeto em conjunto com Diretores e técnicos vinculados à questão.

A produção de informação gerencial envolve a execução de carga de grande volume de dados e isto consome elevados recursos de processamento e de memória em computadores, além do tempo de execução. Esses fatores tornam necessária a execução noturna de rotinas de carga. Como o CENIN não dispõe de técnicos para o acompanhamento de eventos de execução noturnos, a tempestividade da entrega de informações gerenciais pode ser seriamente prejudicada.

Análise de alternativas de solução seguida de implementação.

Gerente do projeto em conjunto com Diretores e técnicos vinculados à questão.

O ajuste na atual ferramenta de extração, tratamento e carga de dados para conexão com bases de dados heterogêneas pode se mostrar inviável, o que resultará na necessidade de contratação de ferramental técnico. O tempo de contratação impactará prazos de entrega de informações gerenciais que dependam de bases de dados heterogêneas.

Análise de alternativas de solução seguida de implementação.

Gerente do projeto em conjunto com Diretores e técnicos vinculados à questão.

Atraso na atualização/aquisição e instalação de ferramentas.

Análise de alternativas de solução seguida de implementação.

Gerente do projeto em conjunto com Diretores e técnicos vinculados à questão.

Atraso no cumprimento de requisitos sob responsabilidade de outros projetos estruturantes. Como exemplo, citamos a infraestrutura de máquinas e demais recursos de hardware e software, além de técnicos de suporte necessários à implantação e manutenção do ambiente de Inteligência de Negócios.

Análise de alternativas de solução seguida de implementação.

Gerente do projeto em conjunto com Diretores e técnicos vinculados à questão.

Descontinuidade do apoio institucional.

Análise de alternativas de solução seguida de implementação

Gerente do projeto em conjunto com Diretores e técnicos vinculados à questão.

Surgimento de novas demandas

Análise de alternativas de solução seguida de implementação

Gerente do projeto em conjunto com Diretores e técnicos vinculados à questão.

Acúmulo de atribuições do gerente do projeto no que diz respeito à concomitante condução de serviços atualmente sob sua responsabilidade.

Análise de alternativas de solução seguida de implementação

Gerente do projeto em conjunto com Diretores e técnicos vinculados à questão.

11. Previsão de Impactos Ambientais

O uso de informações gerenciais e estratégicas apoiado por técnicas e ferramentas facilitadoras diminui consideravalmente a necessidade de uso de papel ou impressão.

12. Objetivos estratégicos aos quais o Projeto se vincula

Nome do Objetivo

Unidade Administrativa

Perspectiva do objetivo no mapa

Contribuir para o aperfeiçoamento da função legislativa, fiscalizatória e representativa

Mapa Corporativo

Processos Internos

Atender com excelência os órgãos colegiados deliberativos

Mapa Corporativo

Processos Internos

Subsidiar a tomada de decisões por meio de informações e análises proativas e tempestivas

Mapa Corporativo

Processos Internos

Aprimorar a gestão e a disseminação da informação e do conhecimento

Mapa Corporativo

Processos Internos

Aprimorar continuamente os instrumentos de gestão estratégica

Mapa Corporativo

Processos Internos

Garantir soluções tecnológicas corporativas

Mapa Corporativo

Pessoas e Tecnologia

 

13. Equipe de planejamento do projeto

Nome

e-Mail

Função

Ponto

Ramal

Mário Augusto Muniz Guedes

Mario.guedes@camara.gov.br

Gerente

6672

63524

Dílson Mendonça Taveira

dilson.taveira@camara.gov.br

Gerente Substituto

6668

63966

 

14. Autorização

Autorizo o prosseguimento do projeto proposto neste Termo de Abertura condicionado ao processo de avaliação das etapas posteriores (Declaração de Escopo, Estrutura Analítica do Projeto, Análise de Riscos e outras cabíveis).

Em 15/03/2010.

RÔMULO DE SOUSA MESQUITA,
Diretor Administrativo - Patrocinador.


Este texto não substitui o original publicado no Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados de 22/03/2010


Publicação:
  • Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados - 22/3/2010, Página 811 (Publicação Original)