Legislação Informatizada - PORTARIA Nº 67, DE 15/03/2010 - Publicação Original

Veja também:

PORTARIA Nº 67, DE 15/03/2010

Constitui projeto estratégico corporativo Portal Corporativo.

O DIRETOR-GERAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, no uso das atribuições que lhe confere o art. 147, item XV, da Resolução nº 20 , de 30 de novembro de 1971,

RESOLVE:

     Art. 1º Constituir projeto estratégico corporativo Portal Corporativo com a finalidade de transformar a Intranet da Câmara dos Deputados em ponto central de acesso a informações e serviços, favorecendo a comunicação interna, o trabalho colaborativo e a disseminação do conhecimento, na forma do Termo de Abertura anexo.

     Art. 2º Designar os seguintes servidores para a gerência e gerência substituta do projeto:

Nome

Função

Ponto

Lotação

Carlos Jaques Oliveira Barros

Gerente

6977

Cenin-Dirad

Marcus Vinícius Chevitarese Alves

Gerente Substituto

6442

Cenin-Dirad



     Art. 3º O projeto deverá ser concluído no prazo de 21 meses a partir da data de publicação desta portaria.

     Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Em 15/03/2010.

SÉRGIO SAMPAIO CONTREIRAS DE ALMEIDA,
Diretor-Geral.

PORTAL CORPORATIVO

1. Objetivo do Projeto

O objetivo do projeto Portal Corporativo é transformar a Intranet da Câmara dos Deputados em ponto central de acesso a informações e serviços, favorecendo a comunicação interna, o trabalho colaborativo e a disseminação do conhecimento.

2. Justificativa do Projeto

O Portal da Câmara dos Deputados foi criado em 1997. Nessa época, era formado por páginas estáticas e as atualizações eram centralizadas na área de tecnologia. A partir de 2004 institui-se grupo de trabalho para estudar e propor ações capazes de promover um salto qualitativo no conteúdo, na estrutura de serviços e informações, na apresentação e na forma do site. Desde então, o Portal Institucional e a Intranet estão juntos.
A Intranet da Câmara dos Deputados oferece uma ampla gama de informações e serviços. Alguns aspectos a colocam em destaque entre os órgãos da Administração Pública. Sob a dimensão das informações, a adoção de um sistema de gestão de conteúdo (CMS , do inglês Content Management System) permite a distribuição da produção do conteúdo entre diversas áreas da Casa. Sob a dimensão dos serviços, além de funcionar como catálogo de todos os serviços da Casa, a Intranet disponibiliza informações de diversos sistemas internos, utilizando-se de web services (solução baseada em troca de mensagens para integração de aplicações). Sob a dimensão de gestão, com a atuação do Comitê Gestor do Portal, a Câmara tem uma instância de governança que permite orientar e coordenar a evolução da Intranet como um todo.
Ainda assim, há algumas lacunas importantes e diversas oportunidades de melhorias. O sistema de gestão de conteúdo, por exemplo, precisa ser modernizado. Convive-se atualmente com uma série de problemas e restrições na edição de conteúdo da Intranet, como a dificuldade de se incorporar novas mídias e de se evoluir o estilo das páginas. A integração dos serviços com a Intranet se dá, na grande maioria dos casos, apenas para consulta de informações, mantendo-se a operação dos sistemas em aplicações externas sem integração. A incorporação dos recursos da Web 2.0, relacionados a interação e colaboração, são outra necessidade latente. Apesar de a produção do conteúdo ser descentralizada, não há recursos que promovam a colaboração entre os usuários e há poucos recursos que permitam interação entre os provedores e os consumidores de informações e serviços da Intranet.
Em função disso e da evolução dos processos de trabalho, os planejamentos estratégicos setoriais apresentaram várias demandas com relação à Intranet. O projeto Portal Corporativo foi concebido para suprir essas necessidades. No Planejamento Estratégico da Câmara dos Deputados, ele foi escolhido como um dos projetos estruturantes, com impacto direto no cumprimento do objetivo estratégico corporativo de "Aprimorar a gestão e a disseminação da informação e do conhecimento". Além disso, apoiará objetivos como "Promover a valorização e o reconhecimento dos servidores" e "Garantir soluções tecnológicas corporativas".
É importante ressaltar que este projeto guarda importante relação com outros projetos estratégicos, especialmente com Gestão de Processos. Promovendo a integração entre sistemas e informações, o Portal Corporativo pretende ser um instrumento para favorecer a modernização de processos de trabalho da Casa, seja pela agilização em função da integração entre processos e sistemas, seja pela maior transparência com a publicação e acesso facilitados a informações.
Por fim, é fundamental ressaltar que o Portal Corporativo, conforme exposto, envolve diversas etapas de amplitude, diversidade e complexidade elevadas. Essas etapas interagem com diversas áreas tais como infraestrutura de tecnologia de informação, integração de aplicações, arquitetura de informação, comunicação interna, dentre outras. É muito provável que algumas dessas etapas, quando devidamente dimensionadas, venham a se tornar, elas mesmas, projetos. Portanto, essa ressalva se faz necessária para que as expectativas em relação ao projeto Portal Corporativo sejam compatíveis com as condições efetivas para o seu desenvolvimento e implantação.

3. Produtos esperados

Descrição

Prazo Estimado

Custo Estimado

Metodologia para planejamento e levantamento de requisitos para o Portal Corporativo

1 mês

-

Relatório da situação atual

2 meses

 

Relatório de prospecção tecnológica

8 meses

-

Plano de comunicação interna

3 meses

A definir

Capacitação

8 meses

A definir

Levantamento e especificação de requisitos

5 meses

-

Arquitetura lógica e física da solução

2 meses

-

Portal Corporativo desenvolvido

A definir

A definir

Portal Corporativo implantado

A definir

A definir

4. Gerência

Nome

e-Mail

Função

Ponto

Ramal

Carlos Jaques Oliveira Barros

carlosjaques.barros@camara.gov.br

Gerente

6977

63857

Marcus Vinícius Chevitarese Alves

marcus.alves@camara.gov.br

Gerente Substituto

6442

63967

5. Identificação preliminar das partes envolvidas no projeto

Diretor de Administração
Diretor de Recursos Humanos e um representante na equipe
Diretor do Centro de Informática e três representantes na equipe
Diretora da Assessoria de Projetos e Gestão e um representante na equipe
Diretor do Centro de Documentação e Informação e um representante na equipe
Diretor da Secretaria de Comunicação e dois representantes na equipe
Demais áreas da Câmara dos Deputados: provedores e consumidores de serviços e informações do Portal Corporativo.
Comitê Gestor do Portal da Câmara dos Deputados

6. Premissas

O Gerente do Projeto deve conciliar experiência em portais e integração entre sistemas, em função do potencial impacto nos sistemas de informação da Casa. O CENIN deverá garantir a disponibilidade de um gerente com tal perfil.
Demais áreas da Câmara deverão disponibilizar os profissionais convidados para levantamento de necessidades, detalhamento de requisitos e validação de produtos e serviços durante a execução do projeto.
Recursos deverão ser alocados pelo CENIN e demais órgãos envolvidos, com a devida priorização pelos diretores, para as etapas posteriores do projeto.

7. Restrições

O detalhamento das etapas para a implementação das próximas do Portal Corporativo só serão definidos após a conclusão desse projeto.
Não há neste momento estimativas de contratações. Há a previsão de aquisição de publicações, participação em eventos e cursos, recursos humanos (analistas e técnicos de informática) e contratação de soluções tecnológicas (hardware, software e serviços) adicionais, mas as estimativas para tais dependem da definição do escopo e planejamento do projeto.
Nas especificações da arquitetura da Solução, deve ser observado a aderência aos padrões e plataformas tecnológicas vigentes no Centro de Informática.

8. Previsão de prazo para o projeto

Prazo estimado do projeto
Março 2012

9. Previsão do custo total do projeto

Valor estimado do custo total do projeto
A definir

 

10. Identificação preliminar de riscos

Risco

Ação associada ao risco

Responsável pela ação

Falta de recursos para o desenvolvimento do Portal Corporativo

A Câmara deverá incluir no planejamento recursos para o desenvolvimento do Portal (humanos e infraestrutura) ou alongar os prazos de entrega

Diretoria Administrativa

Falta de disponibilidade do Gerente do Projeto

O CENIN deverá garantir a disponibilidade de um gerente com a experiência requerida pelo projeto.

Diretor do CENIN

Falta de disponibilidade dos membros da equipe de planejamento

APROGE, CEDI, DRH e SECOM devem garantir a disponibilidade ou indicar substitutos para supri-los quando não puderem se dedicar a alguma atividade.

Diretores da DRH, APROGE, CEDI e SECOM

Falta de adesão das diversas áreas da Casa ao Portal Corporativo

Envolver as áreas dos potenciais usuários do Portal Corporativo desde as etapas iniciais do projeto, conseguindo o comprometimento de todos.
Identificar as necessidades de cada perfil de usuário. Patrocínio forte da Direção da Casa para mobilizar os recursos necessários ao projeto.
Desenvolver um plano de comunicação que aproxime as pessoas do projeto.

Equipe do Projeto e Diretores Envolvidos

Falta de foco no projeto devido à amplitude do escopo

Produzir insumos para a definição do escopo e a priorização das necessidades a serem atendidas durante o levantamento de requisitos, de forma a orientar o planejamento da implementação do Portal.

Equipe do Projeto

Dificuldade na organização do portal devido à elevada quantidade e diversidade de informações e serviços

Envolver pessoal capacitado em Arquitetura da Informação e Engenharia de Usabilidade no projeto. Se necessário, capacitar pessoas durante a execução do projeto.

Gerente do Projeto

Em virtude de defasagem tecnológica, alguns sistemas da Casa podem não se adequar à nova arquitetura da solução para o Portal Corporativo.

Evoluir os sistemas legados não aderentes conforme necessidade e viabilidade.

CENIN

 

Retrabalho em função de iniciativas paralelas

Manter coesão das iniciativas concentradas na equipe do projeto

Gerente do Projeto

11. Previsão de Impactos Ambientais

12. Objetivos Estratégicos aos quais o Projeto se vincula

Nome do Objetivo

Unidade Administrativa

Perspectiva do objetivo no mapa

Atender com excelência os órgãos colegiados deliberativos

Corporativo

Público-Alvo

Atender e assessorar com excelência o parlamentar

Corporativo

Público-Alvo

Aprimorar a gestão e a disseminação da informação e do conhecimento

Corporativo

Processos Internos

Promover a valorização e o reconhecimento dos servidores

Corporativo

Pessoas e Tecnologias

Garantir soluções tecnológicas corporativas

Corporativo

Pessoas e Tecnologias

Aperfeiçoar o planejamento e a execução da aquisição e do suprimento de bens e serviços

Corporativo

Processos Internos

13. Equipe de planejamento do projeto

 

Nome

Ponto

Ramal

Lotação

1.

Ligia Lopes Ferreira Fregapani

5901

6-2047

DG/APROGE

2.

Cristiane Medeiros Jardim

6169

6-5721

CEDI

3.

Gisele Azevedo Rodrigues

6881

6-1801

SECOM

4.

David Miranda Silva Almeida

7090

6-1813

SECOM

5.

Marcus Vinicius Chevitarese Alves

6442

6-3967

CENIN

6.

Carlos Jaques Oliveira Barros

6977

6-3857

CENIN

7.

Michael Shigeki Onishi

6988

6-3531

CENIN

14 - Autorização

Autorizo o prosseguimento do projeto proposto neste Termo de Abertura condicionado ao processo de avaliação das etapas posteriores (Declaração de Escopo, Estrutura Analítica do Projeto, Análise de Riscos e outras cabíveis).

Em 15/03/2010.

RÔMULO DE SOUSA MESQUITA,
Diretor Administrativo.


Este texto não substitui o original publicado no Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados de 22/03/2010


Publicação:
  • Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados - 22/3/2010, Página 803 (Publicação Original)