Legislação Informatizada - PORTARIA Nº 63, DE 15/03/2010 - Publicação Original

PORTARIA Nº 63, DE 15/03/2010

Constitui programa estratégico corporativo Infraestrutura e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação.

O DIRETOR-GERAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, no uso das atribuições que lhe confere o art. 147, item XV, da Resolução nº 20 , de 30 de novembro de 1971,

RESOLVE:

     Art. 1º Constituir programa estratégico corporativo Infraestrutura e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação com a finalidade de implantar a infraestrutura e os serviços de tecnologia da informação e comunicação na Câmara dos Deputados necessários à plena concretização dos programas e projetos estratégicos corporativos oriundos do 1º ciclo de Planejamento Estratégico da Instituição, bem como criar mecanismos de sustentação e garantia da continuidade dos serviços implantados para atender aos acordos de nível de serviço estabelecidos entre seus gestores e clientes, conforme objetivos estratégicos da Casa, na forma do Termo de Abertura anexo.

     Art. 2º Designar os seguintes servidores para a gerência e gerência substituta do projeto:

 

Nome

Função

Ponto

Lotação

Patrícia Gomes Rêgo de Almeida

Gerente

6477

CENIN - DIRAD

Fábio Sérgio Cruz

Gerente-substituto

6640

CENIN - DIRAD



     Art. 3º O projeto deverá ser concluído no prazo de 48 (meses) a partir da data de publicação desta portaria.

     Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Em 15/03/2010.

SÉRGIO SAMPAIO CONTREIRAS DE ALMEIDA,
Diretor-Geral.

INFRAESTRUTUTRA E SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

1. Objetivo do Programa

- Implantar infraestrutura e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC - na Câmara dos Deputados necessária à plena concretização dos programas e projetos componentes do Planejamento Estratégico dessa Instituição.
- Criar mecanismos de sustentação e garantia da continuidade dos serviços implantados para atender aos acordos de nível de serviço estabelecidos entre seus gestores e clientes, conforme objetivos estratégicos da Câmara dos Deputados.

2. Justificativa do Programa

  O Planejamento Estratégico da Câmara dos Deputados apresenta-se com uma série de projetos, produtos e serviços cuja concretização depende da TIC. Tais dependências apresentam-se sob a forma de:
- novos sistemas;
- evoluções em sistemas existentes;
- novos relacionamentos de dados;
- aquisições de software, hardware e serviços;
- alterações de volume, modelo e forma de armazenamento de dados;
- ampliações e alterações na rede, sejam no acréscimo do número dos pontos de acesso (inclusão de novos dispositivos de acesso à rede), seja no aumento da capacidade de transmissão de dados ou até na mudança da forma de acesso a alguns dados remotamente de uma forma segura;
- formatação e administração de novas informações do portal da Câmara dos Deputados (Internet e Intranet);
- criação de mecanismos de controles automatizados nas unidades organizacionais para acompanhar, medir, analisar estatisticamente e qualitativamente as atividades exercidas, assim como os produtos entregues aos clientes dessas unidades;
- criação de mecanismos automatizados para vencer prazos estreitos no cumprimento de seus objetivos ou atender exigências legais.
   As unidades gestoras do Planejamento Estratégico da Instituição dependem fortemente de uma atuação ágil, precisa e efetiva do Centro de Informática, colocando-o como responsável pelo caminho crítico desses projetos organizacionais.
   Paralelamente à criação e lançamento de novos produtos e serviços à Casa e à sociedade, o Centro de Informática tem a obrigação de dar continuidade àqueles já implantados com a responsabilidade de manter o nível de disponibilidade, segurança, desempenho e funcionalidade satisfatório às necessidades de seus usuários e clientes.
   Historicamente, percebe-se clara ampliação dos requisitos de disponibilidade, desempenho e segurança de cada produto ou serviço de TIC na Câmara dos Deputados. Credita-se tal comportamento ao aumento da necessidade por serviços disponíveis à sociedade pela Internet, à necessidade por informações em tempo próximo ao real, à carência de agilidade no processo legislativo, ao crescente número de cidadãos que procuram informações no portal da Câmara dos Deputados e até pela oportunidade que o povo brasileiro deseja ter em interagir na criação e evolução das leis brasileiras.
   Uma revisão dos procedimentos internos do CENIN passa a ser imperativa à evolução do cenário descrito, o que impõe a necessidade de estudos e novos projetos que versem sobre:
- estimativa da vida útil de equipamentos;
- cláusulas especiais a serem consideradas na prestação de serviços;
- como tirar maior proveito dos recursos computacionais, reduzindo o custo de cada produto ou serviço prestado;
- otimização da engenharia de tráfego da rede com foco em maior flexibilidade às mudanças de fluxos, capacidade de transmissão e gestão da segurança adequada ao risco e ao valor de informação;
- dimensionamento e capacitação das equipes da Central de Atendimento de acordo com o nível de complexidade e a disponibilidade desejada nos acordos de cada serviço prestado;
- mecanismos de avaliação constantes da evolução tecnológica do mercado com vistas a previsões de descontinuidade de produtos, novas formas de vendas e suporte, fusões de fabricantes com foco no impacto em produtos e serviços gerados a partir dessas tecnologias e que estejam em funcionamento na Casa;
- capacitação técnica e gerencial do pessoal;
- criação de procedimentos que permitam a manutenção de níveis satisfatórios de prestação de serviços pelo Centro de Informática, apesar da crescente implantação de novos serviços;
- criação de mecanismos de auditoria dos serviços implantados, tendo em vista os valores envolvidos, a importância das informações tratadas e às exigências nos órgãos de controle interno e externo;
- identificação de tecnologias que possam atender ao maior número de projetos sem conflitar com aquelas existentes; - adequação dos processos e do funcionamento do Centro ao novo cenário que se configura impulsionado pelo Planejamento Estratégico da Casa.
   Pelos motivos expostos, torna-se cada vez maior o conjunto de ativos de TIC a ser mantido sob condições cada vez mais exigentes. Estabelecem-se, desta forma, desafios expressivos em lançar novos produtos e serviços sem queda da qualidade acordada com aqueles já em uso, visto o legado de TIC existente crescer em velocidade acelerada. Ciente de tais desafios, o Centro de Informática iniciou seu próprio Planejamento Estratégico, o que considera como condição fundamental ao sucesso deste programa, dado o seu impacto na Gestão Estratégica da Câmara dos Deputados.
   Em face da diversidade de iniciativas, da pluralidade das áreas a serem atendidas pelos projetos de infraestrutura e serviços de TIC e das limitações de recursos, conjugadas ainda com as intrincadas relações de precedência e interdependência entre esses projetos, faz-se necessário o estabelecimento de um Programa Estruturante que acompanhe e coordene tais ações. Este programa visa, assim, garantir que a implementação dessas ações dê-se segundo os pré-requisitos e as prioridades estabelecidas em acordo com os objetivos estratégicos estabelecidos pela Gestão Estratégica da Câmara dos Deputados.

3. Produtos esperados

Descrição
Dimensão/Produto

Dimensão: Infraestrutura Física

Construção do datacenter Norte - CETEC NORTE.
Gerente: Mauro Moura Severino (DETEC)

Expansão e melhoria do CETEC-1
Gerente: Mauro Moura Severino (DETEC)

Migração para o CETEC NORTE
Gerente: Newton Franklin de Almeida (CENIN)

Estudo que aponte cenário definitivo quanto às instalações físicas do CENIN.
Gerente: Fábio Sérgio Cruz (CENIN) e co-gerência do DETEC.

Dimensão: Gestão, Organização e Processos Internos

Plano para implementação de Convergência Tecnológica
Gerente: Eduardo Jorge Jardim Martins (CENIN)

Implantação de processos e ferramenta para gestão de serviços de TIC - ITIL
Gerente: Eduardo Jorge Jardim Martins (CENIN)

Adequação da estrutura organizacional do CENIN
Gerente: Patricia Gomes Rêgo de Almeida (CENIN)

Plano de Continuidade dos Serviços de TIC
Gerente: Leirton Saraiva de Castro (CENIN)

Arquitetura de TIC
Gerente: Sérgio Dagnino Falcão (CENIN)

Dimensão: Recursos de Software e Hardware (aquisição, desenvolvimento e adaptação de soluções)

Expansão do armazenamento corporativo - Storage (Infraestrutura e Serviços de Tecnologia da Informação)
Gerente: Vilson Luiz Huppes (CENIN)

Atualização da Rede Corporativa de Dados (Infraestrutura e Serviços de Tecnologia da Informação)
Gerente: Mário Cláudio Fellet Neto (CENIN)

Infraestrutura de TIC para implantação de Ferramenta de Modelagem de Processos
Gerente: Evandro Tadeu Moreira (CENIN)

Infraestrutura de TIC para implantação de Solução de Gestão de Conteúdos Digitais
Gerente: Evandro Tadeu Moreira (CENIN)

Infraestrutura de TIC para implantação de Solução Gestão de Relacionamento com o Cidadão
Gerente: a definir (CENIN)

Infraestrutura de TIC para implantação do Portal Corporativo
Gerente: Roberto Geraldo Pimenta Ribeiro Júnior (CENIN)

Infraestrutura de TIC para o Sistema de Gestão Administrativa
Gerente: a definir (CENIN)

Infraestrutura de TIC para o provimento de Informações Gerenciais Estratégicas
Gerente: Newton Franklin Almeida (CENIN)

Infraestrutura de TIC para a implantação de ferramenta de acompanhamento de projetos
Gerente: Evandro Tadeu Moreira (CENIN)

Descrição
Dimensão/Produto

Implantação de Gestao de identidades
Gerente Antonio José (CENIN)

Infraestrutura de TIC para o Gestão dos Espaços Físicos
Gerente: a definir (CENIN)

*Infraestrutura de TIC - Implantação de recursos de hardware, software e serviços necessários à concretização plena do projeto/programa. Consiste em aquisições, contratações de consultorias, customizações, configurações, integração entre sistemas, capacitação de corpo técnico, capacitação da central de atendimento, preparação de estratégia de backup, recuperação do serviço em caso de acidentes, mecanismos e tecnologias de auditoria, de gerenciamento, de segurança, e por fim, tecnologias que provejam desempenho e disponibilidade aderentes aos acordos de nível de serviço estabelecidos pelo Comitê de Gestão Estratégica.

4. Gerência e Equipe de Planejamento

Considerações: Os recursos humanos atualmente destinados ao programa são insuficientes às atividades previstas, sendo necessário agregar reforço desde o termo de abertura até a sua conclusão.

Nome

e-mail

Função

Ponto

Ramal

Patrícia Gomes Rêgo de Almeida

patrícia.almeida@camara.gov.br

Gerente

6477

63524

Fábio Sérgio Cruz

fabio.cruz@camara.gov.br

Gerente-substituto

6640

63525

 

5. Identificação preliminar das partes envolvidas no programa

Primeira-Secretaria

Diretoria-Geral

Assessoria de Projetos Especiais

Assessoria Técnica e Jurídica da Diretoria Geral

Diretoria Administrativa e seus órgãos

Centro de Informática

Diretoria Legislativa e seus órgãos

Diretoria de Recursos Humanos e seus órgãos

Secretaria de Controle Interno

Secretaria de Comunicação Social

Ouvidoria

 

6. Premissas

O Comitê de Gestão Estratégica priorizará os produtos e serviços a serem implantados;

O Comitê de Gestão Estratégica formalizará a homologação dos níveis de serviços, definidos pelos gerentes de programa, para cada um dos produtos e serviços que se pretende implantar.

A execução dos projetos sob este Programa será realizada em acordo com o resultado do Planejamento Estratégico do Centro de Informática

 

7. Restrições

- Há limitação quanto à disponibilidade de recursos humanos no Centro de Informática para atendimento à expectativa de entrega de novos produtos e serviços à Instituição. Esse quadro restringe a possibilidade de alcançar as metas estabelecidas no Planejamento Estratégico.

- Em decorrência da limitação de recursos humanos, muitos gerentes de projetos são obrigados a compartilhar atividades de planejamento com atividades de execução técnica como configuração de softwares e desenvolvimento de sistemas.

- A permanência do atual cenário de limitação do espaço físico para equipamentos e pessoas no Centro de Informática, sem que melhores condições ambientais sejam providas, limita, direta e pragmaticamente, a consecução da maior parte dos produtos e serviços previstos neste programa.

8. Previsão de prazo para o programa

Prazo estimado do projeto

março de 2014 (48 meses)

9. Previsão do custo total do programa

Valor estimado do custo de cada projeto do programa

A definir

10. Identificação preliminar de riscos

Risco

Ação associada ao risco

Responsável pela ação

Atraso no projeto de expansão e melhoria do CETEC do Anexo IV para suportar os serviços e produtos até a mudança para o CETEC NORTE

Sensibilização das áreas executoras envolvidas quanto ao caráter prioritário desse projeto, o qual precede qualquer expansão da infraestrutura de TIC para implementação dos demais projetos deste programa

Diretoria Administrativa, DEMAP, DETEC, CENIN

Escassez de recursos humanos no CENIN.

Sensibilização quanto à necessidade de ampliação do número de analistas de informática legislativa; Sensibilização quanto à necessidade de focar em modelos de terceirização que atendam ao grande volume de serviços e suas variações, assim como quanto aos altos padrões de serviços demandados no Planejamento Estratégico da Câmara dos Deputados.

Diretoria Administrativa e Diretoria-Geral

Baixa interação dos setores envolvidos no levantamento de problemas e concepção de soluções.

Promover maior interação entre os interessados (stakeholders) envolvidos com a identificação dos problemas e necessidades de TIC e com a concepção de soluções em TIC.

Gerentes de projetos, APROGE, Centro de Informática

Grandes alterações nos escopos dos projetos e programas estratégicos corporativos.

Validação freqüente de eventuais mudanças dos objetivos e dos escopos dos projetos em decorrência de mudanças nos cenários. Gerenciamento efetivo das comunicações entre o gerente do programa de Infraestrutura e Serviços de TIC e os demais gerentes dos programas e projetos estratégicos corporativos.

Gerentes de projetos, APROGE e Centro de Informática

Resistência ao modelo de terceirização com base na contratação de serviços.

Definição do modelo de contratação pela autoridade superior.

Diretoria Administrativa e Diretoria Geral (ATEC)

11. Previsão de Impactos Ambientais

A simplificação dos procedimentos e rotinas e a diminuição da quantidade de trâmites dos processos podem permitir a redução dos custos processuais, incluindo o consumo de papel de impressão.

A expansão da estrutura de TI (datacenter, servidores, storage, rede) terá impacto no consumo de energia elétrica.

12. Objetivos Estratégicos aos quais o Programa se vincula

 

Nome do Objetivo

Unidade Administrativa

Perspectiva do objetivo no mapa

Garantir soluções tecnológicas corporativas

Mapa Estratégico Corporativo

Pessoas e Tecnologia

Garantir infraestrutura física adequada

Mapa Estratégico Corporativo

Pessoas e Tecnologia

Aprimorar a gestão e a disseminação da informação e do conhecimento

Mapa Estratégico Corporativo

Processos Internos

 

13. Autorização

Autorizo o prosseguimento do projeto proposto neste Termo de Abertura condicionado ao processo de avaliação das etapas posteriores (Declaração de Escopo, Estrutura Analítica do Projeto, Análise de Riscos e outras cabíveis).

Em 15/03/2010.

RÔMULO DE SOUSA MESQUITA,
Diretor Administrativo, Patrocinador.


Este texto não substitui o original publicado no Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados de 22/03/2010


Publicação:
  • Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados - 22/3/2010, Página 780 (Publicação Original)