Legislação Informatizada - PORTARIA Nº 306, DE 22/09/2010 - Publicação Original
Veja também:
PORTARIA Nº 306, DE 22/09/2010
Institui projeto para a construção de infra-estrutura com vestiários, armário e espaço para estacionamento de bicicleta.
O DIRETOR-GERAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 147, inciso XV, da Resolução nº 20 , de 30 de novembro de 1971,
RESOLVE:
Art. 1º Instituir projeto para a construção de infra-estrutura com vestiários, armário e espaço para estacionamento de bicicletas na Câmara dos Deputados - Módulo de Bicicletário e Vestiário, na forma do Termo de Abertura anexo.
Art. 2º A equipe do projeto será composta por servidores do Detec sob a coordenação de Fabiano Sobreira, ponto nº 6.817.
Art. 3º O projeto deverá ser concluído no prazo de 360 (trezentos e sessenta) dias a partir da data de publicação desta portaria.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Em 22/09/2010
FÁBIO RODRIGUES PEREIRA,
Diretor-Geral em exercício.
Termo de Abertura
Projeto MOB - Módulo de Bicicletário e Vestuário
1. Objetivo do Projeto
Construção de infra-estrutura com vestiários, armário e espaço para estacionamento de bicicleta: MOB - Módulo de Bicicletário e Vestiário.
2. Justificativa do Projeto
Atentos às questões socioambientais, diversos órgãos governamentais, organizações não-governamentais e empresas privadas, vêm desenvolvendo atividades no sentido de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de se repensar o modelo de mobilidade aplicado nas cidades.
No Brasil, o Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana vem formulando e implementando a política de mobilidade urbana sustentável, entendida como "a reunião das políticas de transporte e de circulação, e integrada com a política de desenvolvimento urbano, com a finalidade de proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, priorizando os modos de transporte coletivo e os não-motorizados, de forma segura, socialmente inclusiva e sustentável".
No Distrito Federal foi lançado em 2007 o Programa Cicloviário, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, que prevê 600 km de ciclovias interligando praticamente todas as regiões administrativas da Capital. Atualmente diversas ONGs e representações da sociedade civil têm pressionado os órgãos responsáveis para a retomada e implementação do Programa.
Na Câmara dos Deputados, em diversas situações, foram apresentadas por servidores e parlamentares sugestões e solicitações para a construção de infra-estrutura para aqueles que utilizam (ou pretendem utilizar) a bicicleta como meio de transporte. O tema também já foi objeto de algumas propostas que se destacaram nas Bienais Câmara em Ideias.
Alinhados a estas iniciativas o Núcleo de Gestão Ambiental - EcoCâmara, em parceria com o Departamento Técnico, propõe a Construção de infra-estrutura com vestiários, armário e espaço para estacionamento de bicicleta, denominado MOB - Módulo de Bicicletário e Vestiário.
Além de oferecer aos usuários uma infra-estrutura interna que permita a utilização de um meio de transporte sustentável (a bicicleta), o projeto e a construção do MOB serão baseados em princípios da sustentabilidade socioambiental, que incluem soluções técnicas de mínimo impacto sobre o meio natural, flexibilidade, minimização do consumo de energia, racionalização dos materiais e técnicas construtivas e minimização de resíduos de construção. Vale ressaltar que em Agosto/2010 foi realizada uma enquete entre as pessoas que trabalham na Câmara dos Deputados, com o objetivo de coletar informações sobre os hábitos de mobilidade e opiniões em relação ao uso da bicicleta. Das 263 pessoas que responderam a enquete, 243 declararam utilizar carro para vir ao trabalho e 90% aprovam a construção de um bicicletário. Apesar de apenas 10 pessoas terem declarado utilizar a bicicleta atualmente para vir ao trabalho, 40% (109 pessoas) fariam o trajeto casa-trabalho-casa utilizando a bicicleta, caso existisse infra-estrutura adequada (na Câmara e na cidade).
3. Produtos esperados
Descrição |
Requisitos do Produto |
Prazo estimado (*) |
Execução do MOB - Módulo de Bicicletário e Vestiário |
Disponibilidade de recursos humanos e financeiros. A demanda pelo equipamento foi manifestada em diversas situações, por servidores e Parlamentares (Ex: Processo 124.670/2010) e confirmada por pesquisa de opinião realizada na Câmara dos Deputados no mês de Agosto/2010. |
360 dias |
4. Equipe
Nome |
|
Função |
Ponto |
Ramal |
Fabiano Sobreira SEAPS/CPROJ/DETEC |
fabiano.sobreira@camara.gov.br |
Gerente |
6817 |
64347 |
Valéria Maia SEAPS/CPROJ/DETEC |
valeria.carvalho@camara.gov.br |
Gerente Substituto |
6821 |
64347 |
Serviço de Instalações |
Membro da equipe |
|||
Núcleo de Orçamento CAENG/DETEC |
Membro da equipe |
|||
Fiscalização/Execução |
Membro da equipe |
5. Identificação preliminar das partes envolvidas no projeto
- Diretoria-Geral;
- Assessoria de Projetos e Gestão;
- DIRAD - DEMAP
- DIRAD - DETEC
6. Premissas
- O comprometimento dos Diretores dos respectivos setores e dos respectivos técnicos e gestores é fundamental para a viabilidade do Projeto.
7. Restrições (são limitações para o projeto, caso existam, tais como limitações de recursos humanos, orçamentárias etc.)
Falta de recursos humanos para desenvolvimento dos projetos, orçamentos e processo licitatório.
Falta de recursos orçamentários/financeiros para o contrato.
Falta de interesse político sobre o projeto.
8. Previsão de prazo para o projeto
Prazo estimado do projeto
360 dias
9. Previsão do custo total do projeto
Valor estimado do custo total do projeto
R$ 150.000,00 (contratação de empresa para execução do MOB)
10. Objetivos Estratégicos aos quais o Projeto se vincula
Nome do Objetivo |
Perspectiva do objetivo |
Contribuir para o exercício da cidadania e da conscientização socioambiental |
Papel Institucional |
Garantir infra-estrutura física adequada |
Pessoas e infra-estrutura |
Interagir com a sociedade para a promoção da cidadania e de ações relacionadas às políticas de Mobilidade Urbana Sustentável |
Público-Alvo (interno e externo) |
11. Macroetapas a serem realizadas
Produtos |
Ação |
Prazo de Conclusão |
Projeto de Arquitetura do MOB - Módulo de Bicicletário e Vestiário. |
Recursos Humanos - SEAPS/CPROJ/DETEC |
30 dias |
Projetos de Instalações do MOB |
Recursos Humanos - CAENGE/DETEC |
60 dias (30 dias após conclusão da |
Compatibilização dos projetos e finalização do Projeto Básico para a licitação. |
Recursos Humanos - SEAPS/CPROJ/DETEC |
90 dias (30 dias após conclusão da etapa anterior) |
Elaboração do orçamento para instrução do Processo Licitatório |
Recursos Humanos - DETEC |
120 dias (30 dias após conclusão da etapa anterior) |
Processo Licitatório - Contratação de empresa para elaboração do projeto estrutural e execução da |
Recursos Humanos |
180 dias (60 dias após conclusão da etapa anterior) |
Execução do MOB |
Valor estimado da obra: |
360 dias (180 dias após conclusão da etapa anterior) |
12. Autorização
Autorizo o prosseguimento do projeto proposto neste Termo de Abertura condicionado ao processo de avaliação das etapas posteriores (Declaração de Escopo, Estrutura Analítica do Projeto, Análise de Riscos e outras cabíveis).
Brasília, 21 de setembro de 2010.
Diretor-Geral
Sérgio Sampaio Contreiras de Almeida
- Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados - 29/9/2010, Página 2739 (Publicação Original)