Legislação Informatizada - PORTARIA Nº 110, DE 06/10/2009 - Publicação Original

Veja também:

PORTARIA Nº 110, DE 06/10/2009

Aprova Projeto destinado a desenvolver o mapeamento e a modelagem do processo de apoio à realização de eventos na Câmara dos Deputados.

     O DIRETOR-GERAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, no uso das atribuições que lhe confere o art. 147, item XV, da Resolução nº 20 , de 30 de novembro de 1971,

     RESOLVE:

     Art. 1º Aprova Projeto destinado a mapear e modelar o processo de apoio à realização de eventos na Câmara dos Deputados, na forma do Termo de Abertura em anexo.

     Art. 2º A equipe de planejamento do projeto será composta pelos seguintes servidores, sob a gerência do primeiro:

Servidor

Ponto

Lotação

Maria Bernadete Albuquerque

6323

Secretaria de Comunicação Social

Patrícia Isabel Silva

6316

Secretaria de Comunicação Social

Hérica Pimentel Brito de Souza

5229

Departamento de Comissões

Themis de Almeida Caminha

4335

Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento

Francivaldo Oliveira da Costa

3105

Espaço Cultural

Mônica de Cerqueira Bessa Pacheco

6774

Assessoria de Projetos e Gestão

Antônio José de Souza Pereira

6666

Centro de Informática

Luís Marcelo de Oliveira Braz

5526

Centro de Documentação e Informação



     Art. 3º O Projeto deverá resultar nos seguintes produtos: 
 

a) Descrição, mapeamento, modelagem e representação gráfica do processo de apoio à realização de eventos conforme a metodologia de gestão de processos adotada pela Câmara dos Deputados;
b) Relatório de recomendações de melhorias para implementação do processo modelado com vistas ao aperfeiçoamento dos serviços prestados aos solicitantes e participantes de eventos promovidos pela Câmara dos Deputados.


     Art. 4º Os trabalhos do grupo serão desenvolvidos até o dia 30 de julho de 2010.

     Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

     Em 06/10/2009.

SÉRGIO SAMPAIO CONTREIRAS DE ALMEIDA,
Diretor-Geral.

TERMO DE ABERTURA DO PROJETO

Projeto de Mapeamento e Modelagem do Processo de Apoio à Realização de Eventos da Câmara dos Deputados

1. Objetivo do Projeto

Identificar, mapear e modelar o processo de apoio à realização de eventos nas dependências da Câmara dos Deputados, de modo a racionalizar e uniformizar os esforços das áreas envolvidas, minimizar a ocorrência de erros ou falhas, subsidiar o levantamento de requisitos para automação dos procedimentos e recomendar ações consideradas necessárias à melhoria contínua com vistas a aumentar a eficiência administrativa da Casa.

2. Justificativa do Projeto

Em função da grande quantidade e da diversidade de eventos realizados nas dependências da Câmara dos Deputados nos últimos anos, bem como da complexidade de providências que envolvem a sua realização e o caráter estratégico de relacionamento com a sociedade, a efetiva gestão dos processos de eventos da Casa foi considerada ação prioritária pela Alta Administração. Atualmente, a realização de eventos na Casa demanda providências de diversos setores, cujos processos não se encontram mapeados nem modelados, os procedimentos não são integrados e o retrabalho das equipes envolvidas é recorrente.
A ausência de padronização nos procedimentos e critérios para a realização dos eventos cria desigualdades na forma de atendimento das demandas requeridas. Em algumas situações, o solicitante não conhece os limites do que é permitido para o tipo de evento que deseja realizar, causando frustração e descontentamento. A definição e divulgação de normas claras para a realização dos eventos poderá minimizar problemas causados pela inadequação dos espaços e recursos disponíveis.
Os processos de eventos demandam a coordenação de esforços de diversas áreas da Câmara dos Deputados, cuja diversidade de vinculações hierárquicas pode comprometer o seu sucesso. O mapeamento e a modelagem do processo de apoio à realização de eventos permitirão a definição das responsabilidades das áreas envolvidas, sem prescindir da necessidade de coordenação dessas ações por um gestor do processo.
Atualmente, a Câmara dos Deputados não dispõe de informações gerenciais sobre os eventos realizados na Casa, que suportem o processo de tomada de decisão e possibilitem análises qualitativas quanto ao atendimento das demandas, quer sejam da área política ou administrativa. A modelagem do processo de apoio à realização de eventos deverá considerar alternativas para integrar as informações geradas durante a execução a fim de gerar relatórios gerenciais capazes de avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade das atividades de apoio aos eventos realizados na Casa.

3. Produtos esperados

Descrição

Prazo Estimado

Custo Estimado

Normas e informações sobre eventos existentes levantadas.

1 semana

Recursos internos

Processo de apoio à realização de eventos descrito.

1 semana

Recursos internos

Partes envolvidas no processo de apoio à realização de eventos identificadas.

3 dias

Recursos internos

Atividades do processo de apoio à realização de eventos detalhadas.

2 semanas

Recursos internos

Processo de apoio à realização de eventos desenhado.

4 semanas

Recursos internos

Fatores críticos de sucesso do processo de apoio à realização de eventos identificados.

3 dias

Recursos internos

Mapeamento do processo de apoio à realização de eventos validado.

3 dias

Recursos internos

Relatório de Situação do Projeto na fase de mapeamento.

3 dias

Recursos internos

Oportunidades de melhorias no processo de apoio à realização de eventos identificadas.

1 semana

Recursos internos

Processo de apoio à realização de eventos redesenhado.

2 semanas

Recursos internos

Indicadores de desempenho identificados.

1 semana

Recursos internos

Modelagem do processo de apoio à realização de eventos validada

1 semana

Recursos internos

Relatório de Situação do Projeto na fase de modelagem.

3 dias

Recursos internos

Relatório de Recomendações para a melhoria do processo de apoio à realização de eventos.

1 semana

Recursos internos

Recomendações validadas com o Comitê de Gestão Estratégica.

3 dias

Recursos internos

Relatório de Lições Aprendidas do desenvolvimento do projeto de mapeamento e modelagem do processo de apoio à realização de eventos.

3 dias

Recursos internos

Termo de Encerramento do Projeto.

2 dias

Recursos internos

 
4. Gerência
 

Nome

e-Mail

Função

Ponto

Ramal

Maria Bernadete Albuquerque

maria.albuquerque@camara.gov.br

Gerente

P-6323

61792

Patricia Isabel Silva

patricia.silva@camara.gov.br

Gerente Substituto

P-6316

61778

 
 
 5. Identificação preliminar das partes envolvidas no projeto
 
Gabinete da Presidência;

Secretaria de Comunicação Social (Secom) - Coordenação de Relações Públicas (Corep); Coordenação de Divulgação (Cordi);

Diretoria-Geral (DG) - Assessoria de Projetos e Gestão (Aproge); Assessoria Técnica (Atec); Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa); Departamento de Polícia Legislativa (Depol); Espaço Cultural (Ecult);
 
Diretoria Legislativa (Dileg) - Departamento de Comissões (Decom); Centro de Documentação e Informação (Cedi); Departamento de Taquigrafia (Detaq)
 
Diretoria Administrativa (Dirad) - Centro de Informática (Cenin); Departamento Técnico (Detec); Departamento de Material e Patrimônio (Demap); Departamento de Finanças, Orçamento e Contabilidade (Defin); Coordenação de Audiovisual (Coaud); Coordenação de Administração de Edifícios (Caedi);
 
Diretoria de Recursos Humanos (DRH) - Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor); Departamento Médico (Demed);
 
6. Premissas (são verdades assumidas em relação ao projeto que respaldam o gerente caso não ocorram)
 
O projeto se propõe a colaborar com a automação dos procedimentos de apoio à realização de eventos por meio da construção de fluxogramas do processo existente (AS IS) e modelado (TO BE).
Futuros projetos constituídos em função das recomendações de melhoria relatadas terão gerências e cronogramas próprios. O gerente deste projeto acompanhará resultados e, sempre que possível, integrará ações de projetos relacionados a eventos com vistas ao aperfeiçoamento do modelo do processo de apoio à realização de eventos na Casa.
A gerência do projeto contará com equipes oriundas dos diversos órgãos envolvidos no processo de eventos, identificadas como partes interessadas no projeto (item 5), de acordo com a fase do projeto e mediante prévia negociação com os gestores dessas áreas.
 
7. Restrições (são limitações para o Projeto, caso existam, tais como limitações de recursos humanos, orçamentárias, etc.)
 
Até a aquisição e implementação de solução corporativa para mapeamento e modelagem de processos, os fluxogramas serão desenhados na ferramenta BizAgi Process Modeler conforme a notação Business Process Modeling Notation (BPMN).
 
8. Previsão de prazo para o projeto
 
Prazo estimado do projeto
Após formalmente inciado, estima-se a duração aproximada de 5 meses para o planejamento e a execução das atividades do projeto.
 
9. Previsão do custo total do projeto
 
Valor estimado do custo total do projeto
Para a execução das atividades serão utilizados recursos internos (humanos e materiais) e soluções tecnológicas da Casa ou disponibilizadas gratuitamente pelos respectivos fabricantes.
 
10. Identificação preliminar de riscos
 

Risco

Ação associada ao risco

Responsável pela ação

Não disponibilização de recursos e equipe de trabalho para a execução das atividades no prazo planejado pelo gerente

Negociação dos recursos com as áreas envolvidas

Patrocinador do projeto

Atraso ou não implementação das ações de melhoria recomendadas no projeto de modelagem.

Elaboração de plano de transição e cronograma de implementação progressiva do modelo otimizado do processo.

Gerente do projeto

 
11. Previsão de Impactos Ambientais
 
Redução do uso de documentos impressos ao longo da tramitação dos processos de eventos visto que uma das ações de melhoria previamente identificadas refere-se à automação dos procedimentos de apoio a eventos e disponibilização, em meio eletrônico, de informações aos gestores e partes interessadas nos eventos realizados na Casa.
 
12. Objetivos Estratégicos aos quais o Projeto se vincula
 

Nome do Objetivo

Unidade Administrativa

Perspectiva do objetivo no mapa

Interagir com a sociedade para a promoção da cidadania

Mapa Estratégico Corporativo

Público-alvo

Aprimorar a gestão e a disseminação da informação e do conhecimento

Mapa Estratégico Corporativo

Processos Internos

Modernizar a gestão de processos de trabalho

Mapa Estratégico Corporativo

Processos Internos

 
13. Autorização
 
Autorizo o prosseguimento do projeto proposto neste Termo de Abertura condicionado ao processo de avaliação das etapas posteriores (Declaração de Escopo, Estrutura Analítica do Projeto, Análise de Riscos e outras cabíveis).
 
Em 09/09/2009.
 
SÉRGIO CHACON,
Secretário de Comunicação Social.

Este texto não substitui o original publicado no Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados de 07/10/2009


Publicação:
  • Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados - 7/10/2009, Página 2852 (Publicação Original)