Legislação Informatizada - PORTARIA Nº 82, DE 12/09/2008 - Publicação Original

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PORTARIA Nº 82, DE 12/09/2008

Aprova Termo de Abertura de Projeto destinado a viabilizar a padronização da modelagem de processos na Câmara dos Deputados.

O DIRETOR-GERAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, no uso das atribuições que lhe confere o art. 147, item XV, da Resolução nº 20 , de 30 de novembro de 1971,

RESOLVE:

     Art. 1º Constituir projeto destinado a definir parâmetros e políticas de modelagem e gestão de processos a fim de conduzir tal atividade de maneira padronizada e integrada na Câmara dos Deputados, na forma do Termo de Abertura anexo.

     Art. 2º As atividades serão desenvolvidas por equipes multidisciplinares, constituindo Equipe de Projeto e Equipe de Desenvolvimento. 

a) À Equipe de Projeto caberá realizar estudos e ações visando à consecução dos produtos pretendidos pelo projeto.
b) À Equipe de Desenvolvimento caberá integrar ações relacionadas ao projeto oriundas das áreas de negócios representadas buscando o enriquecimento das discussões e aperfeiçoamento dos produtos e, mediante designação da Gerência do Projeto, executar tarefas específicas com essa finalidade.
c) A critério do Gerente do Projeto, as equipes poderão ser divididas em subgrupos para desenvolver produtos específicos do projeto.


     Art. 3º O Projeto será integrado pelos seguintes servidores, sob a coordenação do primeiro:

Membro

Ponto

Função

Lotação

Iara Beltrão Gomes de Souza

5.832

Gerente

Aproj/DG

Mônica de Cerqueira Bessa Pacheco

6.774

Gerente substituto

Aproj/DG

Leonardo de Paula e Silva

6.392

Equipe de projeto

SGM

Francisco da Silva Cardozo

4.833

Equipe de projeto

SGM

Cláudia Marisa de Aquino Alarcão

4.551

Equipe de projeto

Prolegis

Sangelly Maria A. E. Silva Aires

6.475

Equipe de projeto

Cenin

José Luiz Camargo da Costa

6.479

Equipe de projeto

Cedi

Fabiano Schwartz Peruzzo

6.384

Equipe de projeto

DRH

Maurílio Sousa Ibiapina Parente

5.141

Equipe de projeto

Dirad

Vera Cecília Dantas Mota

4.161

Equipe de projeto

Dileg

Alessandra Müller Vidal Guerra

6.548

Equipe de Desenvolvimento

Aproj/DG

Ariádna Edenice de M. Vasconcelos

5.754

Equipe de Desenvolvimento

Prolegis

Diogo Alves de Abreu Júnior

4.347

Equipe de Desenvolvimento

DG

Frederico Silveira dos Santos

4.518

Equipe de Desenvolvimento

Cedi

Gentil Sbardelotto

4.419

Equipe de Desenvolvimento

Dirad

Heloísa Helena Silva Coelho Antunes

5.228

Equipe de Desenvolvimento

Secom

Iram de Jesus Alves Viegas

5.356

Equipe de Desenvolvimento

SGM

Luiz de Sousa Neto

4.142

Equipe de Desenvolvimento

DG

Lyvia Fernanda Morais Guerra Lucas

5.735

Equipe de Desenvolvimento

SGM

Maria Bernadete Albuquerque

6.323

Equipe de Desenvolvimento

Corep

Paula Regina dos Santos

6.587

Equipe de Desenvolvimento

Secom

Raimundo José Alves

6.780

Equipe de Desenvolvimento

Deapa

Renata Almeida Sabbat

6.340

Equipe de Desenvolvimento

Secom

Rogério Fernandes da Silva

5.661

Equipe de Desenvolvimento

DRH

Sandra Barbosa Barretos Moraes

5.594

Equipe de Desenvolvimento

SGM

Tarcísio Ximenes Prado Júnior

6.019

Equipe de Desenvolvimento

Secin

Valmir Ribeiro de Carvalho

112.841

Equipe de Desenvolvimento

Cenin



     Art. 4º O Projeto deverá resultar nos seguintes produtos: 

a) Capacitação das equipes que atuarão no projeto em modelagem e gestão de processos.
b) Modelagem de processos pilotos.
c) Guia Preliminar de Referência para a Modelagem e Gestão de Processos na Câmara dos Deputados, contendo padrões e metodologia para o mapeamento de processos, notação gráfica e sintaxe, bem como recomendações para o estabelecimento de prioridades para mapeamento, modelagem e automação de processos.
d) Recomendação para a constituição de modelo de governança corporativa para a gestão de processos na Câmara dos Deputados.
e) Relatório Final do Projeto.


     Art. 5º Os trabalhos do grupo serão desenvolvidos até o dia 30/06/2009.

     Art. 6º Deverá ser registrado elogio nos assentamentos funcionais dos servidores mencionados pela participação neste projeto.

     Art. 7º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

 

Em 12/09/2008.

SÉRGIO SAMPAIO CONTREIRAS DE ALMEIDA,
Diretor-Geral.

 

TERMO DE ABERTURA

1. Justificativa do Projeto

A modelagem de processos na Câmara dos Deputados foi identificada como fator crítico de sucesso para o desenvolvimento institucional nos Planejamentos Estratégicos da Diretoria de Recursos Humanos (DRH), Secretaria de Controle Interno (Secin), Diretoria Legislativa (Dileg), Centro de Documentação e Informação (Cedi), Secretaria de Comunicação Social (Secom), das primeiras informações obtidas da Diretoria Administrativa (Dirad), bem como para o aperfeiçoamento da informatização da atividade legislativa, objetivado pela iniciativa da Diretoria-Geral e da Secretaria-Geral da Mesa com a criação do Programa de Informatização da Atividade Legislativa (Prolegis). Na perspectiva dos processos internos do Balanced Score Card (BSC), os mapas estratégicos indicaram a premente necessidade de a Casa investir em um modelo de gestão voltada para serviços, fundada no uso contextualizado da informação e do conhecimento.

Nessa perspectiva, a compreensão, o aperfeiçoamento e a gerência dos processos de trabalho da Casa, bem como dos fluxos de informação, de conhecimento e da produção documental a eles vinculados, foram identificados como elementos essenciais para alinhar o desempenho organizacional aos objetivos estratégicos da Casa. Nesse sentido, o estabelecimento de um modelo de governança corporativa passa a ser fundamental para viabilizar e unificar a implementação de uma metodologia corporativa de mapeamento, modelagem e gestão de processos.

No primeiro semestre de 2008, foi aplicada na Casa a metodologia de Avaliação do Conhecimento Organizacional (Organizational Knowledge Management - OKA) desenvolvida pelo Banco Mundial, concebida para avaliar a capacidade e o nível de preparação de uma organização na utilização adequada de seus ativos intelectuais. Essa metodologia, aplicada em mais 159 países, é apoiada em três elementos básicos: pessoas, processos e sistemas. O resultado desse trabalho na Câmara dos Deputados indicou que a organização em geral não possui mecanismos de inserir formalmente (por meio de políticas ou diretrizes) conhecimento dentro de seus processos e que há necessidade de se estabelecer uma metodologia corporativa de modelagem de produtos e processos. Além disso, o mesmo relatório assinala que as mudanças relacionadas a melhorias processuais são também muito lentas e que os servidores habitualmente não possuem autoridade para influenciar processos.

Também em decorrência dos Planejamentos Estratégicos e das necessidades levantadas pelo Programa de Informatização da Atividade Legislativa foram realizadas provas de conceito (POCs) para avaliar o desempenho de soluções tecnológicas de mapeamento e gestão automatizada de processos disponíveis no mercado aplicadas a um processo real da Câmara dos Deputados. Essas iniciativas, que a priori objetivaram subsidiar a aquisição de ferramentas de modelagem de processos, indicaram a necessidade de a Casa contar com um corpo técnico capacitado para definir parâmetros e políticas de gestão de processos bem como conduzir tal atividade de maneira padronizada e integrada. Assim, pretende-se que, ao ser definido o modelo corporativo de gestão de processos, a metolodologia seja inicialmente aplicada e testada em projetos pilotos a serem difnidos.

Por fim, sempre que possível, o projeto levará em conta premissas oriundas de políticas organizacionais e integrará suas ações àquelas em desenvolvimento por outros setores da Câmara dos Deputados, tais como Gestão do Conhecimento, convergência de mídias; Visão Sistêmica, desmaterialização de processos e documentos, sistematização das informações digitais e gestão ambiental.

2. Objetivos Estratégicos aos quais o Projeto se vincula

Nome do Objetivo

Perspectiva do Balanced Scorecard

a) Racionalização do uso de recursos

Perspectiva institucional

b) Promover o desenvolvimento de pessoas e a aprendizagem organizacional, incentivar a colaboração e o compartilhamento de experiências, estimular processos contínuos de inovação e aperfeiçoamento, especialmente por meio da gestão do conhecimento.

Perspectiva institucional

2. Produtos Gerados pelo Projeto

a) Capacitação das equipes que atuarão no projeto em modelagem e gestão de processos.
b) Modelagem de processos pilotos.
c) Guia Preliminar de Referência para a Gestão de Processos na Câmara dos Deputados, contendo padrões e metodologia para o mapeamento de processos, notação gráfica e sintaxe, bem como recomendações para o estabelecimento de prioridades para mapeamento, modelagem e automação de processos.
d) Recomendação para a constituição de modelo de governança corporativa para a gestão de processos na Câmara dos Deputados.
e) Relatório Final do Projeto.

 


4) Equipe

As atividades serão desenvolvidas por equipes multidisciplinares, constituindo Equipe de Projeto e Equipe de Desenvolvimento. À Equipe de Projeto caberá realizar estudos e ações visando à consecução dos produtos pretendidos pelo projeto.
À Equipe de Desenvolvimento caberá integrar ações relacionadas ao projeto oriundas das áreas de negócios representadas buscando o enriquecimento das discussões e aperfeiçoamento dos produtos e, mediante designação da Gerência do Projeto, executar tarefas específicas com essa finalidade.
A critério do Gerente do Projeto, as equipes poderão ser divididas em subgrupos para desenvolver produtos específicos do projeto.

4.1 Equipe de Projeto - Composição:

Nome

e-Mail

Órgão

Função

Ponto

Ramal

Iara Beltrão Gomes de Souza

Iara.souza@camara.gov.br

Aproj/DG

Gerente

5.832

6-2044

Mônica de Cerqueira Bessa Pacheco

Monica.pacheco@camara.gov.br

Aproj/DG

Gerente substituto

6.774

6-2044

Leonardo de Paula e Silva

Leonardo.silva@camara.gov.br

SGM

Equipe de projeto

6.392

6-1177

Francisco da Silva Cardozo

Francisco.cardozo@camara.gov.br

SGM

Equipe de projeto

4.833

6-1104

Cláudia Marisa de Aquino Alarcão

Claudia.alarcao@camara.gov.br

Prolegis

Equipe de projeto

4.551

6-2085

Sangelly Maria A. E. Silva Aires

Sangelly.aires@camara.gov.br

Cenin

Equipe de projeto

6.475

6-3969

José Luiz Camargo da Costa

José.camargo@camara.gov.br

Cedi

Equipe de projeto

6.479

6-5506

Fabiano Schwartz Peruzzo

Fabiano.schwartz@camara.gov.br

DRH

Equipe de projeto

6.384

6-7031

Maurílio Sousa Ibiapina Parente

Maurilio.parente@camara.gov.br

Dirad

Equipe de projeto

5.141

6-4754

Vera Cecília Dantas Mota

Cecilia.mota@camara.gov.br

Dileg

Equipe de projeto

4.161

6-7032

4.1 Equipe de Desenvolvimento - Composição:

Nome

e-Mail

Órgão

Ponto

Ramal

Alessandra Müller Vidal Guerra

Alessandra.guerra@camara.gov.br

Aproj /DG

   

Ariádna Edenice de M. Vasconcelos

Ariadna.vasconcelos@camara.gov.br

Prolegis

5.754

6-2085

Diogo Alves de Abreu Júnior

Diogo.abreu@camara.gov.br

DG

4.347

6-2020

Frederico Silveira dos Santos

Frederico.santos@camara.gov.br

Cedi

4.518

6-5700

Gentil Sbardelotto

Gentil.sbardelotto@camara.gov.br

Dirad

4.419

6-3040

Heloísa Helena Silva Coelho

Antunes Heloisa.antunes@camara.gov.br

Secom

5.228

6-1503

Iram de Jesus Alves Viegas

Iram.viegas@camara.gov.br

SGM

5.356

6-1175

Luiz de Sousa Neto

Luiz.neto@camara.gov.br

DG

4.142

6-2022

Lyvia Fernanda Morais Guerra Lucas

Lyvia.lucas@camara.gov.br

SGM

5.735

6-1145

Maria Bernadete Albuquerque

Maria.albuquerque@camara.gov.br

Corep

6.323

6-1792

Paula Regina dos Santos

Paula.santos@camara.gov.br

Secom

6.587

6-1656

Raimundo José Alves

Raimundo.alves@camara.gov.br

Deapa

6.780

6-2611

Renata Almeida Sabbat

Renata.sabbat@camara.gov.br

Secom

6.340

6-1513

Rogério Fernandes da Silva

Rogério.silva@camara.gov.br

DRH

5.661

6-7102

Sandra Barbosa Barretos Moraes

Sandra.barretos@camara.gov.br

SGM

5.594

6-1166

Tarcísio Ximenes Prado Júnior

Tarcisio.prado@camara.gov.br

Secin

6.019

6-1349

Valmir Ribeiro de Carvalho

Valmir.carvalho@camara.gov.br

Cenin

112.841

6-3939

 

5. Nível de Autoridade da Gerência

O Gerente do Projeto poderá marcar e desmarcar reuniões sem autorização prévia de seus superiores, além de convidar outros membros cuja participação se faça necessária, inclusive de órgãos externos.

6. Macroetapas do projeto 

Macroetapa

Data Início

Data Fim

Início do Projeto.

25/08/08

 

Reunião com as áreas estratégicas para definir os papéis de cada uma, a composição das equipes e especificar a coordenação, o nível de autoridade e as responsabilidades dos parceiros.

27/08/08

05/09/08

Planejamento de ações de capacitação das equipes que integrarão os Escritórios de Processos

27/08/08

26/09/08

Capacitação das equipes

01/10/08

01/06/09

Revisão do Plano de Classificação Funcional

22/09/08

31/10/08

Definição de padrões e metodologia de mapeamento e modelagem de processos, notação gráfica e sintaxe a serem implantados na Casa

08/09/08

31/10/08

Estabelecimento de recomendações para nortear a priorização para mapeamento, modelagem e automação de processos

03/11/08

28/11/08

Desenvolvimento de projetos pilotos

01/12/08

01/06/09

Elaboração do Guia Preliminar de Referência para a Gestão de Processos na Câmara dos Deputados

01/12/08

01/06/09

Apresentação de proposta de modelo organizacional de implementação do modelo corporativo de gestão de processos.

06/04/09

01/06/09

Elaboração do Relatório Final com as conclusões do Projeto.

01/06/08

30/06/09

Término do Projeto

 

30/06/09

 

7. Previsão de custos 

Item de custo

Valor previsto

Benchmarking com instituições de referência em gestão de processos

R$ 4.000,00

Participação em eventos sobre gestão de processos

R$ 6.000,00

Capacitação das equipes que integrarão o projeto

R$ 8.000,00

 

8. Autorização

Autorizo o início do planejamento do Projeto proposto neste Termo de Abertura.

Em 12/09/2008.

SÉRGIO SAMPAIO CONTREIRAS DE ALMEIDA,
Diretor-Geral.


Este texto não substitui o original publicado no Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados de 15/09/2008


Publicação:
  • Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados - 15/9/2008, Página 2529 (Publicação Original)