Legislação Informatizada - PORTARIA Nº 82, DE 12/09/2008 - Publicação Original
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PORTARIA Nº 82, DE 12/09/2008
Aprova Termo de Abertura de Projeto destinado a viabilizar a padronização da modelagem de processos na Câmara dos Deputados.
O DIRETOR-GERAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, no uso das atribuições que lhe confere o art. 147, item XV, da Resolução nº 20 , de 30 de novembro de 1971,
RESOLVE:
Art. 1º Constituir projeto destinado a definir parâmetros e políticas de modelagem e gestão de processos a fim de conduzir tal atividade de maneira padronizada e integrada na Câmara dos Deputados, na forma do Termo de Abertura anexo.
Art. 2º As atividades serão desenvolvidas por equipes multidisciplinares, constituindo Equipe de Projeto e Equipe de Desenvolvimento.
| a) | À Equipe de Projeto caberá realizar estudos e ações visando à consecução dos produtos pretendidos pelo projeto. |
| b) | À Equipe de Desenvolvimento caberá integrar ações relacionadas ao projeto oriundas das áreas de negócios representadas buscando o enriquecimento das discussões e aperfeiçoamento dos produtos e, mediante designação da Gerência do Projeto, executar tarefas específicas com essa finalidade. |
| c) | A critério do Gerente do Projeto, as equipes poderão ser divididas em subgrupos para desenvolver produtos específicos do projeto. |
Art. 3º O Projeto será integrado pelos seguintes servidores, sob a coordenação do primeiro:
|
Membro |
Ponto |
Função |
Lotação |
|
Iara Beltrão Gomes de Souza |
5.832 |
Gerente |
Aproj/DG |
|
Mônica de Cerqueira Bessa Pacheco |
6.774 |
Gerente substituto |
Aproj/DG |
|
Leonardo de Paula e Silva |
6.392 |
Equipe de projeto |
SGM |
|
Francisco da Silva Cardozo |
4.833 |
Equipe de projeto |
SGM |
|
Cláudia Marisa de Aquino Alarcão |
4.551 |
Equipe de projeto |
Prolegis |
|
Sangelly Maria A. E. Silva Aires |
6.475 |
Equipe de projeto |
Cenin |
|
José Luiz Camargo da Costa |
6.479 |
Equipe de projeto |
Cedi |
|
Fabiano Schwartz Peruzzo |
6.384 |
Equipe de projeto |
DRH |
|
Maurílio Sousa Ibiapina Parente |
5.141 |
Equipe de projeto |
Dirad |
|
Vera Cecília Dantas Mota |
4.161 |
Equipe de projeto |
Dileg |
|
Alessandra Müller Vidal Guerra |
6.548 |
Equipe de Desenvolvimento |
Aproj/DG |
|
Ariádna Edenice de M. Vasconcelos |
5.754 |
Equipe de Desenvolvimento |
Prolegis |
|
Diogo Alves de Abreu Júnior |
4.347 |
Equipe de Desenvolvimento |
DG |
|
Frederico Silveira dos Santos |
4.518 |
Equipe de Desenvolvimento |
Cedi |
|
Gentil Sbardelotto |
4.419 |
Equipe de Desenvolvimento |
Dirad |
|
Heloísa Helena Silva Coelho Antunes |
5.228 |
Equipe de Desenvolvimento |
Secom |
|
Iram de Jesus Alves Viegas |
5.356 |
Equipe de Desenvolvimento |
SGM |
|
Luiz de Sousa Neto |
4.142 |
Equipe de Desenvolvimento |
DG |
|
Lyvia Fernanda Morais Guerra Lucas |
5.735 |
Equipe de Desenvolvimento |
SGM |
|
Maria Bernadete Albuquerque |
6.323 |
Equipe de Desenvolvimento |
Corep |
|
Paula Regina dos Santos |
6.587 |
Equipe de Desenvolvimento |
Secom |
|
Raimundo José Alves |
6.780 |
Equipe de Desenvolvimento |
Deapa |
|
Renata Almeida Sabbat |
6.340 |
Equipe de Desenvolvimento |
Secom |
|
Rogério Fernandes da Silva |
5.661 |
Equipe de Desenvolvimento |
DRH |
|
Sandra Barbosa Barretos Moraes |
5.594 |
Equipe de Desenvolvimento |
SGM |
|
Tarcísio Ximenes Prado Júnior |
6.019 |
Equipe de Desenvolvimento |
Secin |
|
Valmir Ribeiro de Carvalho |
112.841 |
Equipe de Desenvolvimento |
Cenin |
Art. 4º O Projeto deverá resultar nos seguintes produtos:
| a) | Capacitação das equipes que atuarão no projeto em modelagem e gestão de processos. |
| b) | Modelagem de processos pilotos. |
| c) | Guia Preliminar de Referência para a Modelagem e Gestão de Processos na Câmara dos Deputados, contendo padrões e metodologia para o mapeamento de processos, notação gráfica e sintaxe, bem como recomendações para o estabelecimento de prioridades para mapeamento, modelagem e automação de processos. |
| d) | Recomendação para a constituição de modelo de governança corporativa para a gestão de processos na Câmara dos Deputados. |
| e) | Relatório Final do Projeto. |
Art. 5º Os trabalhos do grupo serão desenvolvidos até o dia 30/06/2009.
Art. 6º Deverá ser registrado elogio nos assentamentos funcionais dos servidores mencionados pela participação neste projeto.
Art. 7º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Em 12/09/2008.
SÉRGIO SAMPAIO CONTREIRAS DE ALMEIDA,
Diretor-Geral.
TERMO DE ABERTURA
1. Justificativa do Projeto
A modelagem de processos na Câmara dos Deputados foi identificada como fator crítico de sucesso para o desenvolvimento institucional nos Planejamentos Estratégicos da Diretoria de Recursos Humanos (DRH), Secretaria de Controle Interno (Secin), Diretoria Legislativa (Dileg), Centro de Documentação e Informação (Cedi), Secretaria de Comunicação Social (Secom), das primeiras informações obtidas da Diretoria Administrativa (Dirad), bem como para o aperfeiçoamento da informatização da atividade legislativa, objetivado pela iniciativa da Diretoria-Geral e da Secretaria-Geral da Mesa com a criação do Programa de Informatização da Atividade Legislativa (Prolegis). Na perspectiva dos processos internos do Balanced Score Card (BSC), os mapas estratégicos indicaram a premente necessidade de a Casa investir em um modelo de gestão voltada para serviços, fundada no uso contextualizado da informação e do conhecimento.
Nessa perspectiva, a compreensão, o aperfeiçoamento e a gerência dos processos de trabalho da Casa, bem como dos fluxos de informação, de conhecimento e da produção documental a eles vinculados, foram identificados como elementos essenciais para alinhar o desempenho organizacional aos objetivos estratégicos da Casa. Nesse sentido, o estabelecimento de um modelo de governança corporativa passa a ser fundamental para viabilizar e unificar a implementação de uma metodologia corporativa de mapeamento, modelagem e gestão de processos.
No primeiro semestre de 2008, foi aplicada na Casa a metodologia de Avaliação do Conhecimento Organizacional (Organizational Knowledge Management - OKA) desenvolvida pelo Banco Mundial, concebida para avaliar a capacidade e o nível de preparação de uma organização na utilização adequada de seus ativos intelectuais. Essa metodologia, aplicada em mais 159 países, é apoiada em três elementos básicos: pessoas, processos e sistemas. O resultado desse trabalho na Câmara dos Deputados indicou que a organização em geral não possui mecanismos de inserir formalmente (por meio de políticas ou diretrizes) conhecimento dentro de seus processos e que há necessidade de se estabelecer uma metodologia corporativa de modelagem de produtos e processos. Além disso, o mesmo relatório assinala que as mudanças relacionadas a melhorias processuais são também muito lentas e que os servidores habitualmente não possuem autoridade para influenciar processos.
Também em decorrência dos Planejamentos Estratégicos e das necessidades levantadas pelo Programa de Informatização da Atividade Legislativa foram realizadas provas de conceito (POCs) para avaliar o desempenho de soluções tecnológicas de mapeamento e gestão automatizada de processos disponíveis no mercado aplicadas a um processo real da Câmara dos Deputados. Essas iniciativas, que a priori objetivaram subsidiar a aquisição de ferramentas de modelagem de processos, indicaram a necessidade de a Casa contar com um corpo técnico capacitado para definir parâmetros e políticas de gestão de processos bem como conduzir tal atividade de maneira padronizada e integrada. Assim, pretende-se que, ao ser definido o modelo corporativo de gestão de processos, a metolodologia seja inicialmente aplicada e testada em projetos pilotos a serem difnidos.
Por fim, sempre que possível, o projeto levará em conta premissas oriundas de políticas organizacionais e integrará suas ações àquelas em desenvolvimento por outros setores da Câmara dos Deputados, tais como Gestão do Conhecimento, convergência de mídias; Visão Sistêmica, desmaterialização de processos e documentos, sistematização das informações digitais e gestão ambiental.
2. Objetivos Estratégicos aos quais o Projeto se vincula
|
Nome do Objetivo |
Perspectiva do Balanced Scorecard |
|
a) Racionalização do uso de recursos |
Perspectiva institucional |
|
b) Promover o desenvolvimento de pessoas e a aprendizagem organizacional, incentivar a colaboração e o compartilhamento de experiências, estimular processos contínuos de inovação e aperfeiçoamento, especialmente por meio da gestão do conhecimento. |
Perspectiva institucional |
2. Produtos Gerados pelo Projeto
a) Capacitação das equipes que atuarão no projeto em modelagem e gestão de processos.
b) Modelagem de processos pilotos.
c) Guia Preliminar de Referência para a Gestão de Processos na Câmara dos Deputados, contendo padrões e metodologia para o mapeamento de processos, notação gráfica e sintaxe, bem como recomendações para o estabelecimento de prioridades para mapeamento, modelagem e automação de processos.
d) Recomendação para a constituição de modelo de governança corporativa para a gestão de processos na Câmara dos Deputados.
e) Relatório Final do Projeto.
4) Equipe
As atividades serão desenvolvidas por equipes multidisciplinares, constituindo Equipe de Projeto e Equipe de Desenvolvimento. À Equipe de Projeto caberá realizar estudos e ações visando à consecução dos produtos pretendidos pelo projeto.
À Equipe de Desenvolvimento caberá integrar ações relacionadas ao projeto oriundas das áreas de negócios representadas buscando o enriquecimento das discussões e aperfeiçoamento dos produtos e, mediante designação da Gerência do Projeto, executar tarefas específicas com essa finalidade.
A critério do Gerente do Projeto, as equipes poderão ser divididas em subgrupos para desenvolver produtos específicos do projeto.
4.1 Equipe de Projeto - Composição:
|
Nome |
|
Órgão |
Função |
Ponto |
Ramal |
|
Iara Beltrão Gomes de Souza |
Iara.souza@camara.gov.br |
Aproj/DG |
Gerente |
5.832 |
6-2044 |
|
Mônica de Cerqueira Bessa Pacheco |
Monica.pacheco@camara.gov.br |
Aproj/DG |
Gerente substituto |
6.774 |
6-2044 |
|
Leonardo de Paula e Silva |
Leonardo.silva@camara.gov.br |
SGM |
Equipe de projeto |
6.392 |
6-1177 |
|
Francisco da Silva Cardozo |
Francisco.cardozo@camara.gov.br |
SGM |
Equipe de projeto |
4.833 |
6-1104 |
|
Cláudia Marisa de Aquino Alarcão |
Claudia.alarcao@camara.gov.br |
Prolegis |
Equipe de projeto |
4.551 |
6-2085 |
|
Sangelly Maria A. E. Silva Aires |
Sangelly.aires@camara.gov.br |
Cenin |
Equipe de projeto |
6.475 |
6-3969 |
|
José Luiz Camargo da Costa |
José.camargo@camara.gov.br |
Cedi |
Equipe de projeto |
6.479 |
6-5506 |
|
Fabiano Schwartz Peruzzo |
Fabiano.schwartz@camara.gov.br |
DRH |
Equipe de projeto |
6.384 |
6-7031 |
|
Maurílio Sousa Ibiapina Parente |
Maurilio.parente@camara.gov.br |
Dirad |
Equipe de projeto |
5.141 |
6-4754 |
|
Vera Cecília Dantas Mota |
Cecilia.mota@camara.gov.br |
Dileg |
Equipe de projeto |
4.161 |
6-7032 |
4.1 Equipe de Desenvolvimento - Composição:
|
Nome |
|
Órgão |
Ponto |
Ramal |
|
Alessandra Müller Vidal Guerra |
Alessandra.guerra@camara.gov.br |
Aproj /DG |
||
|
Ariádna Edenice de M. Vasconcelos |
Ariadna.vasconcelos@camara.gov.br |
Prolegis |
5.754 |
6-2085 |
|
Diogo Alves de Abreu Júnior |
Diogo.abreu@camara.gov.br |
DG |
4.347 |
6-2020 |
|
Frederico Silveira dos Santos |
Frederico.santos@camara.gov.br |
Cedi |
4.518 |
6-5700 |
|
Gentil Sbardelotto |
Gentil.sbardelotto@camara.gov.br |
Dirad |
4.419 |
6-3040 |
|
Heloísa Helena Silva Coelho |
Antunes Heloisa.antunes@camara.gov.br |
Secom |
5.228 |
6-1503 |
|
Iram de Jesus Alves Viegas |
Iram.viegas@camara.gov.br |
SGM |
5.356 |
6-1175 |
|
Luiz de Sousa Neto |
Luiz.neto@camara.gov.br |
DG |
4.142 |
6-2022 |
|
Lyvia Fernanda Morais Guerra Lucas |
Lyvia.lucas@camara.gov.br |
SGM |
5.735 |
6-1145 |
|
Maria Bernadete Albuquerque |
Maria.albuquerque@camara.gov.br |
Corep |
6.323 |
6-1792 |
|
Paula Regina dos Santos |
Paula.santos@camara.gov.br |
Secom |
6.587 |
6-1656 |
|
Raimundo José Alves |
Raimundo.alves@camara.gov.br |
Deapa |
6.780 |
6-2611 |
|
Renata Almeida Sabbat |
Renata.sabbat@camara.gov.br |
Secom |
6.340 |
6-1513 |
|
Rogério Fernandes da Silva |
Rogério.silva@camara.gov.br |
DRH |
5.661 |
6-7102 |
|
Sandra Barbosa Barretos Moraes |
Sandra.barretos@camara.gov.br |
SGM |
5.594 |
6-1166 |
|
Tarcísio Ximenes Prado Júnior |
Tarcisio.prado@camara.gov.br |
Secin |
6.019 |
6-1349 |
|
Valmir Ribeiro de Carvalho |
Valmir.carvalho@camara.gov.br |
Cenin |
112.841 |
6-3939 |
5. Nível de Autoridade da Gerência
O Gerente do Projeto poderá marcar e desmarcar reuniões sem autorização prévia de seus superiores, além de convidar outros membros cuja participação se faça necessária, inclusive de órgãos externos.
6. Macroetapas do projeto
|
Macroetapa |
Data Início |
Data Fim |
|
Início do Projeto. |
25/08/08 |
|
|
Reunião com as áreas estratégicas para definir os papéis de cada uma, a composição das equipes e especificar a coordenação, o nível de autoridade e as responsabilidades dos parceiros. |
27/08/08 |
05/09/08 |
|
Planejamento de ações de capacitação das equipes que integrarão os Escritórios de Processos |
27/08/08 |
26/09/08 |
|
Capacitação das equipes |
01/10/08 |
01/06/09 |
|
Revisão do Plano de Classificação Funcional |
22/09/08 |
31/10/08 |
|
Definição de padrões e metodologia de mapeamento e modelagem de processos, notação gráfica e sintaxe a serem implantados na Casa |
08/09/08 |
31/10/08 |
|
Estabelecimento de recomendações para nortear a priorização para mapeamento, modelagem e automação de processos |
03/11/08 |
28/11/08 |
|
Desenvolvimento de projetos pilotos |
01/12/08 |
01/06/09 |
|
Elaboração do Guia Preliminar de Referência para a Gestão de Processos na Câmara dos Deputados |
01/12/08 |
01/06/09 |
|
Apresentação de proposta de modelo organizacional de implementação do modelo corporativo de gestão de processos. |
06/04/09 |
01/06/09 |
|
Elaboração do Relatório Final com as conclusões do Projeto. |
01/06/08 |
30/06/09 |
|
Término do Projeto |
30/06/09 |
7. Previsão de custos
|
Item de custo |
Valor previsto |
|
Benchmarking com instituições de referência em gestão de processos |
R$ 4.000,00 |
|
Participação em eventos sobre gestão de processos |
R$ 6.000,00 |
|
Capacitação das equipes que integrarão o projeto |
R$ 8.000,00 |
8. Autorização
Autorizo o início do planejamento do Projeto proposto neste Termo de Abertura.
Em 12/09/2008.
SÉRGIO SAMPAIO CONTREIRAS DE ALMEIDA,
Diretor-Geral.
- Boletim Administrativo da Câmara dos Deputados - 15/9/2008, Página 2529 (Publicação Original)