Legislação Informatizada - Decreto nº 1.029, de 7 de Agosto de 1852 - Publicação Original

Veja também:

Decreto nº 1.029, de 7 de Agosto de 1852

Approva o Plano dos uniformes do Exercito.

     Hei por bem Approvar o Plano dos uniformes do Exercito, que com este baixa. Manoel Felizardo de Sousa e Mello, do Meu Conselho, Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios da Guerra, assim o tenha entendido, e expeça os despachos necessarios. Palacio do Rio de Janeiro em sete de Agosto de mil oitocentos cincoenta e dous, trigesimo primeiro da Independencia e do Imperio.

Com a Rubrica de Sua Magestade o Imperador.

Manoel Felizardo de Sousa e Mello.

PLANO DOS UNIFORMES DO EXERCITO APPROVADO POR DECRETO DESTA DATA

I

Grande e pequeno Uniforme do Estado Maior General

GRANDE UNIFORME

1ª GALLA

Chapeo

     De plumas, agaloado.- Galão lavrado de 2 pollegadas de largura, alêm da dobra da costura.

     Tope Nacional, feito de contas (vulgarmente missanga) dispostas circularmente, e não em florões, ou ziguezagues, com a estrella bordada a fio de ouro, sem lentejoulas, ou outro qualquer enfeite, todo de 21/2 pollegadas de diametro.

     Presilha, formada de 3 canotões nº 5, lustroso, com hum botão na volta igual aos da abotoadura da farda.

     Borlas, da fórma das actuaes, bordadas de canotilho sobre preto, com a franja do mesmo canotão da presilha, dobrado. - O chapeo não terá pontos de canotilho, transelins, ou outros adornos.

Farda

     De panno azul.- Toda direita da golla á cintura, e abotoada por 8 botões convexos, dourados, do padrão dos actuaes. - Fig. Nº 1.

    A do Marechal do Exercito, não será apresilhada nas abas; e terá na golla, canhões, quartos dianteiros, e ao longo das abas as bordaduras nos 2, 3 e 4.- Esta guarnecerá tambem as algibeiras, que devem ser horisontaes.

    Os Tenentes Generaes, terão na golla a bordadura nº 5, e nº 6 nos canhões.

    Os Marechaes de Campo, na golla a nº 7, e a nº 8 nos canhões.

    Os Brigadeiros, na golla a nº 9, e a nº 10 nos canhões.

    Terão todos a farda forrada e avivada de branco, com 8 casas bordadas, e separadas, de cada lado do peito. - Fig. Nº 11.

    As algibeiras serão figuradas com 3 botões verticalmente postos pelo meio da aba de diante, unindo-se, em cada hum delles, duas casas Fig. Nº 11 formando entre si hum angulo proximamente recto com o vertice para baixo.

    Este bordado deverá ficar no seu contorno, pelo menos, 1/4 de pollegada distante da virada dianteira, e da união das abas as quaes terão nos apanhados huma bordadura nº 12, feita em panno azul.

Dragona

     Com a pala de galão de fieira, como actualmente, guarnecida em cada lado de hum bordado de canotilho fusco, de 1/2 pollegada de largura; largura total da pala 21/2, pollegadas.- A guarnição, da chamada palmatoria, de 6 linhas de grossura, e bordada da mesma fórma que a guarnição da pala.

    Franja de canotão lustroso nº 5, sem argolas, voltas, ou outro enfeite nas pontas, e invariavelmente de 21/2 pollegadas de comprimento.- Sobre a pala os distinctivos de patentes já estabelecidas pelo Decreto de 7 de Outubro de 1823. - Fig. Nº 1.

Pantalona

    De panno azul, guarnecida nas costuras exteriores de huma bordadura com as dimensões da Fig. Nº 2, de 1¿ pollegada de largura, medidas de ponta a ponta de folha.

Banda

    De malha de retroz com borla, e franja como está em uso.- A borla chata, da fórma e dimensões da Fig. Nº 3, feita de enredado de canotilho fusco, e remates de canotilho nº ¿ - Franja de canotão lustroso nº 5, tambem sem argolas, voltas, ou outro enfeite nas pontas, de 5 pollegadas de comprimento. - Est. - B.-

Fiador

    De cordão de fio de ouro, com a borla da fórma da da banda, mas com 2 linhas de menos em todas as suas dimensões.- Franja do mesmo canotão, e de 2 pollegadas de comprimento.

Talim

    De galão de ouro lavrado, como o do chapeo, forrado de velludo carmesim. - O da cintura de 1¿, pollegada, e o das guias de 6 linhas de largura.- Apertado na frente por huma só chapa.

    Todo o chapeamento com a fórma e dimensões das Fig. Nos 1, 2, 3, 4 e 5, Est. - C.-

Luva

    Branca, de anta, ou camurça.

Sabre

    De punho de marfim, sem guarnições, com a bainha dourada e lavrada.- Fig. Nº 4, Est. - B -

Botim

     Com espora fixa ao tacão.- Espora das dimensões e lavores da Fig. Nº 5, Est. - B.-

PEQUENO UNIFORME

PEQUENA GALLA, SERVIÇO, &C

Farda

    Do mesmo feitio, e somente bordada na golla, canhões, e apanhados das abas.

    Chapeo, e dragona, o mesmo que no grande uniforme.

Sobrecasaca

     Sem vivos, com os mesmos botões, e somente bordada na golla.

Chapeo

     De plumas, sem galão

Pantalona

     De panno azul, sem bordado, ou branca

Talim

    Com o mesmo chapeamento e dimensões do do grande uniforme; porêm feito de marroquim encarnado, e guarnecido de galão. - Fig. Nº 6, Est. - C.-

Sabre

    Da mesma fórma do do grande uniforme; porêm com a bainha preta, e bocal, ponteira, e argolas, douradas, e lavradas.

    Banda, luva, botim, e espora, o mesmo que no grande uniforme.

    As bordaduras das fardas aqui mencionadas são as estabelecidas pelo referido Decreto de 7 de Outubro de 1823, feitas a fio de ouro; guardadas rigorosa, e inalteravelmente, em cada huma, as mesmas fórmas, e dimensões dos desenhos da Estampa, annexa ao mesmo Decreto. - Copia, Estampa. - A.- Fig. de Nº 1 a 12.

     Todos os bordados das borlas do chapeo, guarnições das dragonas, e calças; assim como os lavores de galões, sabres, e esporas, serão em fórma de folha de carvalho, como as bordaduras das fardas.

     Para marchas, acampamentos, e trajo diario, poderão os Officiaes Generaes usar de sobrecasaca com os botões de uniforme, sem vivos, nem bordaduras, com o chapeo armado, de pello, sem plumas, nem galão, ou coberto de oleado, e mesmo redondo.

II

Grande e pequeno Uniforme para o Corpo de Engenheiros

GRANDE UNIFORME

Chapeo

     Armado, de pello, com ambas as abas apanhadas, todo liso, e sem adornos de qualquer especie.

    Tope Nacional, de contas (vulgarmente missanga) miudas dispostas circularmente, e não em florões, ou ziguezague, com a estrella bordada a fio de ouro, sem lentejoulas ou outro qualquer enfeite, todo de 21/2 pollegadas de diametro. - Fig. Nº 1, Est. Nº 1.

     Presilha formada de 3 canotões nº, com hum botão na volta igual aos da abotoadura da farda. - Fig. Nº 1, Est. Nº 2.

     Borlas da mesma fórma das actuaes, mas cobertas de galão de esteira de 11/2, pollegada de diametro, com huma franja de canotão dobrado nº 4 para os Officiaes Superiores e canotilho nº 1/4 tambem dobrado para os demais. - Será presa a huma tira de galão do estabelecido para o posto de Capitão, cosida no chapeo da borla á copa. - Fig. Nº 2 Est. Nº 2.

Pennacho

     De chorão feito de pennas de gallo, verdes, como actualmente, sem enfeites de qualquer especie.

Farda

     De panno azul ferrete, avivada e forrada de branco. Toda direita da golla á cintura, abotoada por huma ordem de 8 botões dispostos em distancias iguaes.

     Golla. - De velludo preto de altura a deixar apparecer os lados e frente da gravata, mas cobrindo a sua fivela. Aberta na frente, formando hum angulo pouco mais ou menos de 45º e presa por hum colchete.

     O corpo do farda descerá até á cintura, seguindo por igual a horisontal do quadril, sem curvas ou voltas, até o enfranque. Desta linha não passarão as extremidades das costuras dos trazeiros, e sobre ellas serão presos os botões do enfranque, para que a banda e o talim fiquem tambem horisontalmente postos.

     Canhão. - Tambem de velludo preto, horisontal de 2¿, pollegadas de altura, inclusive o vivo, aberto, e abotoado por 2 botões pequenos, mas por huma pestana interior, de fórma que não appareção.

    As abas serão curtas, e menores em altura que o corpo, na razão de 1/10 de diferença; tendo, por exemplo, 45 pontos do enfranque á sua extremidade, a aba da farda que tiver 50 da costura da golla ao mesmo enfranque. - Seguindo esta proporção, terá cada aba de largura na parte superior 22 pontos, contados da costura do meio do trazeiro, e descendo em leve curva, terá na inferior, inclusive as vistas do forro 9 pontos. As algibeiras serão figuradas por 3 botões verticalmente postos na aba, unindo-se em cada hum delles duas casas de cordão de retroz preto, de 1 linha de grossura, formando entre si hum angulo recto, com o vertice para baixo.

     A farda terá na golla, canhões e nos apanhados das abas (e não em cada parte do forro dellas) as bordaduras estabelecidas pelo Decreto de 7 de Outubro de 1823, feitas a fio de ouro, sem lentejoulas, canotilhos, ou quaesquer adornos e accrescimos; guardadas, rigorosa e inalteravelmente nos bordados de cada parte da farda, as mesmas fórmas e dimensões dos desenhos da Estampa, annexa ao mesmo Decreto - copia. - Est. nº 2, Fig. nº 12, para a golla; nº 13 para os canhões; e nº 14 para o apanhado de cada aba.

     Botões. - convexos como actualmente, fundo de dourado fusco, a coroa, castello, e orla de dourado brunido. A coroa de 11/2 linha de diametro; castello de 21/2, linhas de altura e 3 de largura, orla de 1 linha escassa de largura: todo o botão 7 linhas de diametro. - Os botões menores terão 5, regulando por tanto a coroa e o castello 3 linhas de altura, e a orla 1/2, linha de largura. - Est. Nº 2, Fig. Nº 15

Dragona

     Em dimensões e fórma, como a estabelecida para o Estado Maior do Exercito. - Será presa ao hombro por huma passadeira de galão de ouro, do padrão estabelecido para o posto de Alferes, e tocará levemente a costura da golla. A dragona poderá tambem ser usada com a sobrecasaca.- Est. Nº 1, Fig. Nº 8.

Calça

    De panno azul, como a do pequeno uniforme, porêm guarnecida nas costuras exteriores de galão do padrão actual de 10 linhas de largura. - Est. Nº 2, Fig. Nº 10.

    Gravata, luva, talim, e esporas, tudo exactamente como no pequeno uniforme, sendo porém a borla da banda por dentro de retroz, e por fóra de huma ordem de canotão nº 4, ou canotilho nº ¿, conforme a patente, de 5 pollegadas de comprimento.

Espada

     De guarnições e bainha douradas, da fórma do Fig. 18, Est. 11, existente no Archivo Militar.

Fiador

     Tecido de fio de ouro e encarnado, de 12 pollegadas de comprimento (medido dobrado) e 2 linhas de grossura. - Borla feita de fio de ouro e canotilho, da fórma e dimensões do Fig. 19, citada estampa; guardado o preceito de ser a franja de canotão nº 4 para os Officiaes Superiores, e de canotilho nº ¿ para os de demais. - Est. Nº 2, Fig. Nº 11.

ARREIOS

     Em geral da mesma fórma e dimensões dos do pequeno uniforme, com as seguintes alterações.

Cabeçada

     Térá cruzeta na frente, com cinco estrellas de metal dourado.

Peitoral

     Do mesmo couro da cabeçada de 1¿, pollegada de Iargura; preso ao arção do sellim, com huma igual estrella sobre a sua junctura inferior.- No rabicho tres estrellas: huma onde começa a separação das corrêas da forquilha, e duas nas extremidades das mesmas corrêas ou principio da boneca. - As estrellas, do centro da cruzeta, do peitoral, e a primeira do rabicho, terão 1 pollegada e 6 linhas de diametro, Fig. Nº 21; as fivelas, passadores e ponteiras, as dimensões e fórma do Fig. Nº 20, Est. Nº 12, existente no Archivo Militar.

Manta

     Do mesmo panno, fórma e dimensões da do pequeno uniforme, com a diferença de ser guarnecida de galão do padrão estabelecido, e correspondente á graduação do Official, excedendo a do posto de Coronel, em consequencia da maior largura da guarnição, somente 1 pollegada escassa os arções do sellim. - As chapas dos angulos trazeiros as mesmas que no pequeno uniforme.

Coldres

     De 9 polIegadas de altura de caixa de pistola, inclusive a extremidade da ponteira. - Ponteiras, Fig. 23 da referida estampa.

     Capelladas do mesmo panno da manta, com 23 pollegadas de comprimento, e 71/2, de largura na parte mais larga das abas, e as extremidades arredondadas, seguindo se na guarnição de galão as mesmas regras estabelecidas para a manta.

     A silha dos coldres será sempre branca.

PEQUENO UNIFORME

Chapeo

     Armado, da mesma fórma do do grande uniforme, com o mesmo tope, e coberto de oleado ou couro envernizado. Presilha, de hum canotão de ouro nº 5, torcido a dous fios. - Borlas das mesmas fórma e distincções de graduações estabelecidas no grande uniforme. - Est. Nº 1, Fig. Nº 1. Est. Nº 2, Fig. Nº 2.

     Para marchas, acampamentos, e uso diario de guarnição fóra do serviço, bonete de panno azul, de copa circular, pala de couro envernizado, e guarnecido de galão de ouro do padrão em uso, avivado de branco. - A altura do bonete será a largura do galão com os vivos 11/2, pollegada alêm do debrum. A copa excederá a roda da cabeça 11/2, pollegada, e terá no centro hum botão feito, de canotilho nº 1/4 de huma pollegada de diametro. - A pala guarnecida de huma virola de metal dourado, de 2 linhas de largura, terá de altura, alêm da virola, 11/2, pollegada. - O bonete para segurar-se, terá huma corrêa de couro envernizado preto, de 6 linhas de largura, com huma passadeira de correr de metal dourado, em fórma de fivela. - A corrêa será presa por 2 pequenos botões, de uniforme, cobrindo a costura da pala, e não excedendo as suas extremidades mais de 1/2 pollegada.

Gravata

     De seda sem lustro, chamada batida, debruada de couro envernizado, sem deixar apparecer os collarinhos.

Sobrecasaca

     De panno azul, com a golla, frente, abertura da retaguarda, bolsos, e canhões avivados de branco, e abotoada por huma ordem de 8 botões convexos dourados, com as dimensões e fórma dos estabelecidos para o grande uniforme, e dispostos em distancias iguaes.

     Golla de velludo preto. - De altura a deixar apparecer os lados e frente da gravata, mas cobrindo a sua fivela.- Aberta na frente, formando hum angulo pouco mais ou menos de 45º, presa por hum colchete. - A' meia altura da golla e 1/2, pollegada de distancia do vivo da abertura, o castello de metal dourado de 5 linhas de altura, e pollegada de largura na parte inferior.

     O corpo da sobrecasaca descerá até a cintura, tocando a costura o osso do quadril, e correndo horisontalmente, sem qualquer curva ou volta na retaguarda onde fórma o que se chama enfranque. - Os pés dos primeiros botões serão presos sobre a extremidade da costura, para que a banda e o talim fiquem tambem horisontalmente postos.

     As abas serão curtas, não excedendo em comprimento, tendo-se o braço naturalmente estendido, á extremidade da palma da mão, ou linha das primeiras phalanges dos dedos. - Terão panno e roda sufficientes para formarem traspasse na frente e ficarem folgadas dos lados, e bolsos na retaguarda com hum recorte no centro, e tres botões iguaes aos de abotoadura. - As pestanas dos bolsos terão 6 pollegadas de altura.

     Canhão horisontal, abotoado na abertura por 3 botões da fórma dos da abotoadura, mas de 5 linhas de diametro.- A manga descerá até a articulação do punho.

Divisa

No canhão como actualmente, e do galão do padrão em uso, mas tendo invariavelmente o de Capitão 7, e o de Subalterno 5 linhas de largura. - Fig. Nº 16 e 17, Est. Nº 2.

Luva

    Branca, de anta, ou camurça.

Calça

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, e branca, ambas com presilhas, lisas, sem bolsos, nem pregas. - O comprimento da calça principiará 2 pollegadas acima do quadril, cahindo até a altura de não ficar arregaçada pela espora. A fim de regular-se a sua largura se seguirá no córte a proporção de não exceder a calça em largura a parte inferior do peito do pé.

Banda

     Em qualidade, dimensões, e fórma das borlas, em tudo exactamente igual ao estabelecido para o Estado Maior do Exercito. - Terá o comprimento necessario para dar duas voltas, e ser atada de nó com as pontas iguaes sobre o quadril esquerdo, correspondendo á costura da calça, e excedendo metade da franja a linha inferior da sobrecasaca. - Fig. Nº 9, Est. Nº 1.

Botim

     Com espora fixa ao tacão. - A espora de metal amarello, inteiramente lisa, e fixa pelas extremidades dos braços, e pela pua de parafuso e espigão; terá 3 linhas de grossura, e a pua, depois de fixa, 1 1/2 pollegada de comprimento alêm da roseta.

CORREAME

Talim

     De couro envernizado preto, de 1 pollegada e 6 linhas de largura na corrêa da cintura, e 6 linhas nas das guias, com o mesmo chapeamento actualmente em uso, guardadas as dimensões da Est. 10, existente no Archivo Militar, copia, Est. Nº 3, Fig. de 1 a 6.

Espada

     Como actualmente, de guarnições, e bainha de aço, ou ferro.

Fiador

     De retroz preto, de 12 pollegadas de comprimento (medido dobrado) e 2 linhas de grossura. - Borla de pera tambem de retroz preto, de 1/2 pollegada de altura, e 1 de diametro na parte mais grossa, com hum remate de 3 canotões de ouro Nº 4 para os Officiaes Superiores, e 6 canotilhos nº 1/4 para os demais: estes remates serão dobrados ao meio.

     Fóra do serviço e formaturas poderão os Officiaes usar da sobrecasaca desabotoada, sem banda, e de collete da mesma cor, ou branco (mas uunca de chapeo redondo) sendo sempre a calça das cores aqui estabelecidas.

ARREIOS

     Cabeçada, redeas, gamarra, e rabicho de couro envernizado preto, e das seguintes dimensões.

Cabeçada

     Com huma fivela em cada lado, para se graduar, serão as corrêas das faces, a fucinheira, a corrêa que a aperta, e as mais estreitas que prendem o freio, cosidas em cada lado de huma peça quadrada de metal, em vez de argola, e assim separada. A' excepção das presilhas do freio, terá cada huma das peças mencionadas, bem como a testeira, 1 pollegada de largura. - A corrêa que aperta a fucinheira dividida por outro igual quadrado de metal, no qual prenderá a passadeira da sugigolla, de 3 pollegadas de comprimento. Tanto esta passadeira, como o sugigolla, as corrêas que prendem o freio, as redeas, gamarras, e suas tesouras, terão 6 linhas de largura.

     As tesouras da gamarra, inclusive as suas argolas e fivelas 12 pollegadas de comprimento. - Rabicho de 1 1/2 pollegada de largura até a corrêa da fivela, e esta da largura de 1 pollegada. Todos estes metaes serão dourados, e os passadores do mesmo couro da cabeçada.

Sellim

     De couro de porco, sem borrainas, ponteados ou lavores de qualquer especie.

Estribos

     De metal amarello, aros iguaes, sem recortes, e todos lisos. Considerando altura do annel por onde passa o lóro, ao assento do estribo, 5 pollegadas e 2 linhas. Diametro 4 pollegadas e 6 Iinhas. - Diametro do aro 1/2 pollegada. - Assento 3 pollegadas e 3 linhas de comprimento, e 1 e 6, linhas de largura. - Fig 24, Est. 12, existente no Archivo Militar.

Manta

     De panno azul ferrete, das seguinte fórmas e dimensões. - Toda direita, e sem recortes; tendo apenas a meia altura da frente huma pequena curva, excedendo 1 pollegada escassa a sua vertical. Mais estreita na parte superior, que na inferior, guardando-se á proporção de 4/5 naquellas e 5 nesta, tendo, por exemplo, 20 pollegadas de comprimento em cima, a manta que tiver 25 em baixo. Será guarnecida de huma listra de couro envernizado de 1 1/2 pollegada de largura. - A manta, sejão quaes forem as dimensões do sellim, (menos as do grande uniforme, que varião na razão da largura das listras de galão correspondente á patente do Official) excederá os arções exactamente, 3 pollegadas, e na parte inferior ficará rente sem exceder de 1 linha a aba do sellim. Nos angulos trazeiros terá a manta castellos de metal dourado, da fórma e dimensões da Fig. 27 da Est. 12, existente no Archivo Militar.

III

Grande e pequeno Uniforme do Estado Maior do Exercito

GRANDE UNIFORME

Chapeo

     Armado, de pello, com ambas as abas apanhadas, todo liso e sem adornos de qualquer especie.

     Tope Nacional de contas (vulgarmente missanga) miudas, dispostas circularmente, e não em florões ou ziguezagues com a estrella bordada a fio de ouro, sem lentejoulas ou outro qualquer enfeite, todo de 2 1/2 pollegadas de diametro. - Est. Nº 1, Fig. Nº 1 O.

     Presilha formada de 3 canotões nº 4, com hum botão na volta, igual aos da abotoadura da farda. - Est. Nº 2, Fig. Nº 1.

    Borlas da mesma fórma das actuaes, mas cobertas de galão de esteira de 1 1/2 pollegada de diametro, com huma franja de canotão dobrado nº 4, para os Officiaes Superiores, e de canotilho nº 1/4 tambem dobrado, para os demais. - Será presa a huma tira de galão do estabelecido para o posto de Capitão, cosido no chapeo, da borla á copa. - Est. Nº 2, Fig. Nº 2.

Pennacho

     De chorão, feito de pennas de gallo, verdes, como etualmente, sem enfeite de qualquer especie.

Farda

     De panno azul ferrete, avivada e forrada de branco. - Toda direita da golla á cintura, abotoada por huma ordem de 8 botões dispostos em distancias iguaes.

     Golla. - De altura a deixar apparecer os lados e a frente da gravata, mas cobrindo a sua fivela. - Aberta na frente, formando hum angulo pouco mais ou menos de 45º e presa por hum colchete.

     O corpo da farda descerá até a cintura, seguindo por igual a horisontal do quadril, sem curvas ou voltas até o enfranque. - Desta linha não passarão as extremidades das costas dos trazeiros, e sobre ellas serão presos os botões do enfranque, para que a banda e o talim fiquem tambem horisontalmente postos.

     Canhão horisontal, de 3 pollegadas e 6 linhas de altura, inclusive o vivo. - Aberto e abotoado por dous botões pequenos, mas por huma pestana interior de fórma que não appareção.

     As abas serão curtas, e menores em altura que o corpo, na razão de 1/10 de differença, tendo, por exemplo, 45 pontos do enfranque á sua extremidade a aba da farda que tiver 50 da costura da golla do mesmo enfranque. - Seguindo esta proporção terá cada aba de largura na parte superior 22 pontos, contados da costura do meio do trazeiro, e descendo em leve curva terá na inferior, inclusive as vistas do forro, 9 pontos. - As algibeiras serão figuradas por tres botões verticalmente postos na aba, unindo-se em cada hum delles duas casas de cordão de retroz preto, de 1 linha de largura, formando entre si hum angulo recto com o vertice para baixo.

     A farda terá na golla canhões, e nos apanhados das abas (e não em cada parte do forro dellas) as bordaduras estabelecidas pelo Decreto de 7 de Outubro de 1823; feitas a fio de ouro, sem canotilhos, lentejoulas, ou quaesquer adornos, e accrescimos; guardadas rigorosa, e inalteravelmente, nos bordados de cada parte da farda, as mesmas fórmas e dimensões dos desenhos da Estampa annexa ao mesmo Decreto. - Copia, Est. nº 2, Fig. nº 3 para a golla, nº 4 para os canhões, e nº 5 para o apanhado de cada huma das abas.

     O Estado Maior de primeira classe, terá no centro da bordadura da golla huma esphera de metal dourado, convexo de 6 linhas de diametro.

     O de segunda classe, huma estrella, tambem de metal dourado, toda lisa, e de 5 linhas de diametro.

     Botões convexos, como actualmente, com a coroa e orla, fundo de dourado fusco; a coroa terá 5 linhas de altura, inclusive a cruz, e 1/2 pollegada de maior diametro; orla, 1 linha escassa de largura, todo o botão 7 linhas de diametro. - Os botões menores terão 5, regulando, por tanto, a coroa 3 linhas de altura, e 2 1/2 de diametro, e a orla 1/2 linha de largura. - Est. Nº 2, Fig. Nºs 6 e 7.

 Dragona

     Toda de metal dourado, sem adornos de bordados, canotilhos, ou lentejoulas, e forrada de panno da cor da farda.

     A pala, composta de quatro ordens de escamas e tres recortes, e inteiramente lisa, oitavada na parte superior e guarnecida de dous frisos em relevo lavrados em fórma de canotilho, será toda direita, sem a menor curva, até a chamada palmatoria. - As escamas terão cada huma 1/2 pollegada de largura, e cada friso 1 linha; largura total da pala 2 pollegadas. - O semicirculo em relevo, que guarnece a palmatoria, de fórma igual em todas as suas partes, de 6 linhas de grossura, alêm da serrilha sobre o remate da franja circular; e tomando a fórma eliptica, somente o preciso para cahir a franja perpendicularmente. - Franja invariavelmente de 2 1/2 pollegadas de comprimento, e duas ordens de canotão ou canotilho de ouro, sem argolas, voltas ou outro enfeite nas pontas; para os Officiaes Superiores de canotão nº 4, e para os demais de canotilho nº 1/4. - O comprimento da dragona igual á largura do hombro. - Será presa por huma passadeira de galão de ouro do padrão estabelecido para o posto de Alferes, e tocará levemente a costura da golla. - A dragona tambem poderá ser usada com a sobrecasaca. - Est. Nº 1, Fig. Nº 8.

Calça

     De panno azul, como a do pequeno uniforme, porêm guarnecida nas costuras exteriores de galão do padrão actual, de 10 linhas de largura. - Est. Nº 2, Fig. Nº 10.

     Gravata, luva, banda, talim, pasta, e esporas, tudo exactamente como no pequeno uniforme; sendo porêm a borla da banda, por dentro de retroz, e por fóra de huma ordem de canotão nº 4, ou canotilho nº 1/4, conforme a patente, de 5 pollegadas de comprimento.

Espada

     Como a do pequeno uniforme, de bainha de aço ou ferro, mas com as guarnições, passadeiras, e argolas douradas. - Tudo liso.

Fiador

     Tecido de fio de ouro, de 12 pollegadas de comprimento (medido dobrado) e 2 linhas de grossura; rematando em huma borla tecida em esteira de 1 pollegada de altura, 1/2 pollegada de maior diametro, e 1/2 pollegada de altura no remate. - A franja de 2 pollegadas de comprimento, de canotão nº 4 para os Officiaes Superiores, e para os demais de canotilho nº 1/4 - Est. Nº 2, Fig. 11.

 

ARREIOS

     Em geral das mesmas fórmas e dimensões dos do pequeno uniforme, com as seguintes alterações.

Cabeçada

   Terá cruzeta na frente, e a testeira com mais hum passador na parte superior para correr a sugigolla separada della. A sugigolla será mais comprida, tendo, medida de toda a altura de hum lado, 18 pollegadas, terminando em huma borla de couro de 2 pollegadas de altura, da qual sahirá hum pendente de crina encarnada de 19 pollegadas de comprimento e 6 pollegadas folgadas de diametro. A sugigolla será graduada por hum passador de metal. - Est. Nº 4, Fig. Nº 1.

Peitoral

     Em substituição de gamarra simples. - Será preso á cilha, e terá 1 1/2 pollegada de largura, com tesouras roliças de 3 linhas de diametro, que prenderão em huma fivela de 1 pollegada de largura, cosida á junctura inferior do peitoral. - O peitoral prenderá no arção do sellim por huma corrêa de 6 linhas de largura, e fivelas e passadores correspondentes, cosidas na sua junctura superior.

     A cabeçada, o peitoral, e rabicho, terão carrancas douradas, dispostas da fórma seguinte. - A cabeçada, sete; 2 nas extremidades da testeira e 5 na cruzeta. O peitoral huma na junctura inferior sobre o peito do cavallo - o rabicho tres: 1 onde começa a separação das corrêas da forquilha, e 2 nas extremidades das mesmas corrêas ou principio da boneca. - As carrancas do centro da cruzeta, e do peitoral terão 2 pollegadas de diametro, o de todas as outras será igual á largura da peça em que forem assentadas. - Est. Nº 5, Fig. Nº 3.

     As ponteiras das redeas e demais corrêas serão de metal, oitavadas, da largura das mesmas corrêas, de 2 linhas de altura; os passadores tambem de metal com iguaes dimensões; as fivelas e argolas da gamarra de 1 linha de grossura de metal, e tudo dourado.

Coldres

     De 9 pollegadas de altura de caixa de pistolas, inclusive a extremidade da ponteira. - Ponteiras de metal dourado lisas. - Capelladas do mesmo panno da manta, com 23 pollegadas de comprimento, 7 1/2 de largura na parte mais larga das abas, e as extremidades arredondadas; igualmente agaloadas, seguindo-se na guarnição de galão as mesmas regras estabelecidas para a manta. - A cilha dos coldres será sempre branca. - Est. Nº 4, Fig. Nº 10.

Manta

     Do mesmo panno, fórma e dimensões da do pequeno uniforme, com a differença de ser guarnecida de galão do padrão estabelecido, e correspondente á graduação do Official, excedendo ao do posto de Coronel, em consequencia da maior largura da guarnição, somente 1 pollegada escassa os arções do sellim. - As chapas dos angulos trazeiros as mesmas que no pequeno uniforme. - Est. Nº 5, Fig. Nº 4.

PEQUENO UNIFORME

Chapeo

     Armado, da mesma fórma do do grande uniforme, com o mesmo tope, e coberto de oleado, ou couro envernizado.

     Presilha de hum canotão de ouro nº 5, torcido a dous fios.

     Borlas das mesmas fórmas e distincções de graduações estabelecidas no grande uniforme. - Est. Nº 1, Fig. Nº 1, Est. Nº 2, Fig. Nº 2.

     Para marchas, acampamentos, e uso diario de guarnição fóra do serviço, bonete de panno azul, de copa circular; pala de couro envernizado, e guarnecido de galão de ouro do padrão em uso, avivado de branco. - A altura do bonete será a largura do galão com os vivos, 1 1/2, pollegada, alêm do debrum - A copa excederá a roda da cabeça 1 1/2, pollegada, e terá no centro hum botão feito de canotilho nº 1/4, de 1 pollegada de diametro. - A pala guarnecida de huma virola de metal dourado, de 2 linhas de largura, terá de altura, alêm da virola, 1 1/2, pollegada. - O bonete, para segurar-se, terá huma corrêa de couro envernizado preto, de 6 linhas de largura, com huma passadeira de metal dourado, em fórma de fivela. - A corrêa será presa por dous pequenos botões de uniforme, cobrindo a costura da pala, e não excedendo as suas extremidades mais de 1/2 pollegada.

Gravata

     De seda sem lustro, chamada batida debruada de couro envernizado, sem deixar apparecer os collarinhos.

Sobrecasaca

     De panno azul, com a golla, frente, abertura da retaguarda, bolsos e canhões avivados de branco, e abotoada por huma ordem de 8 botões convexos dourados, com as dimensões e fórma dos estabelecidos para o grande nuiforme, e dispostos em distancias iguaes.

     Golla - de altura a deixar apparecer os lados e a frente da gravata, mas cobrindo a sua fivela. - Aberta na frente, formando hum angulo pouco mais ou menos de 45º, e presa por hum colchete. A esphera e a estrella que distinguem as classes, ficarão a meia altura da golla, e 1/2, pollegada de distancia do vivo da abertura.

     O corpo da sobrecasaca descerá até á cintura, tocando a costura o osso do quadril, e correndo horisontalmente, sem qualquer curva ou volta na retaguarda onde fórma o que se chama enfranque. - Os pés dos primeiros botões dos bolsos serão presos sobre a extremidade da costura, para que a banda, e o talim fiquem tambem horisontalmente postos.

     As abas serão curtas, não excedendo em comprimento, tendo-se o braço naturalmente estendido, a extremidade da palma da mão, ou linha das primeiras phalanges dos dedos - Terão panno e roda sufficientes para formarem traspasse na frente, e ficarem folgadas dos lados, e bolsos na retaguarda com hum recorte no centro e 3 botões iguaes aos da abotoadura. - As pestanas dos bolsos terão 6 pollegadas de altura.

     Canhão. - Horisontal, abotoado na abertura por 3 botões da fórma dos da abotoadura, mas de 5 linhas de diametro. - A manga descerá até a articulação do punho.

Divisa

     No canhão, como actualmente, e do galão do padrão em uso; mas tendo invariavelmente o de Capitão 7, e o de Subalterno 5 linhas de largura. - Est. Nº 2, Fig. Nº 16 e 17.

Luva

     Branca, de anta, ou camurça

Calça

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, e branca, ambas com presilhas, lisas, sem bolsos, nem pregas. - O comprimento da calça principiará 2 pollegadas acima do quadril, cahindo até a altura de não ficar arregaçada pela espora. - A fim de regular-se a sua largura, se seguirá no corte a proporção de não exceder a calça em largura a parte inferior do peito do pé.

Banda

     De malha de retroz, com borla e franja, como actualmente. - A borla em fórma de pera, com hum botão na parte superior onde prende a malha. - O botão de 5 linhas de diametro, e 2 de altura; a pera de 1 1/2 pollegada de altura e 1 pollegada no maior diametro, ambas as peças cobertas de fio de ouro tecido em esteira. - A parte inferior da borla, ou remate da franja, formado de serrilha de ouro, e requife fusco nº 1/4, terá huma pollegada de altura, e 1 pollegada folgada de diametro - Franja do mesmo retroz da malha, torcido, com 2 linhas de grossura cada cordão, e 7 pollegadas de comprimento.

     A banda terá a malha com o comprimento necessario para dar 2 voltas, e ser atada de nó com as pontas iguaes sobre o quadril esquerdo, correspondendo á costura da calça, e excedendo metade da franja a linha inferior da sobrecasaca. - Est. Nº 1, Fig. Nº 9.

Botim

     Com espora fixa ao tacão. - A a espora de metal amarello, inteiramente lisa, e fixa pelas extremidades dos braços, e pela pua de parafuso e espigão, terá 3 linhas de grossura, e a pua, depois de fixa, 1 1/2, pollegada de comprimento, alêm da roseta. - Est. D, Fig. 8.

CORREAME

Talim

     Chapeamento, e corroas, exactamente iguaes em fórma e dimensões do estabelecido, e actualmente em uso no Corpo de Engenheiros, menos nas fivelas das guias, e corrêas da pasta, que, tendo a mesma fórma, serão todas lisas. - Est. Nº 3, Fig. de Nº 1 a 6.

Pasta

     A pala de couro envernizado preto, sem virola, ponteada, ou outro qualquer enfeite. - De 81/2 pollegadas de altura, medidas do centro da parte superior ao centro do recorte da pala. - Largura na parte superior, 51/2 pollegadas, e na inferior 71/2. - A 2 pollegadas acima do recorte terá collocado o escudo das Armas lmperiaes, com 21/2, pollegadas de altura inclusive a coroa, e 2 pollegadas de Largura contadas das extremidades das folhas exteriores das palmas.

Espada

     Como actualmente, de guarnições e de bainha de aço, ou ferro.

Fiador

De retroz preto, de 12 pollegadas de comprimento (medido dobrado) e 2 linhas de grossura. - Borla de pera tambem de retroz preto, de 11/2 pollegada de altura, e 1 de diametro na parte mais grossa, com hum remate de 3 canotões de ouro nº 4 para os Officiaes Superiores, e 6 canotilhos nº 1/4 para os demais: estes remates serão dobrados ao meio.

ARREIOS

     Cabeçada, redeas, gamarra, e rabicho de couro envernizado preto, e das seguintes dimensões.

Cabeçada

     Com huma fivela em cada lado, para se graduar; serão as corrêas das faces, a focinheira, a corrêa que a aperta, e as mais estreitas que prendem o freio, cosidas em cada lado de huma peça quadrada de metal, em vez de argolas, e assim separadas. - A' excepção das presilhas do freio, terá cada huma das peças mencionadas, hem como a testeira, 1 pollegada de largura. - A corrêa que aperta a focinheira dividida por outro igual quadrado de metal, no qual prenderá a passadeira da sugigolla, de 3 pollegadas de comprimento. - Tanto esta passadeira, como a sugigolla, as redeas, as corrêas que prendem o freio, gamarras, e suas tesouras, terão 6 linhas de largura. - As tesouras da gamarra, inclusive as suas argolas e fivelas, 12 pollegadas de comprimento.- Rabicho de 11/2 pollegada de largura até a corrêa da fivela, e esta da largura de 1 pollegada. - Todos estes metaes serão dourados; e as passadeiras do mesmo couro da cabeçada.

Sellim

     De couro de porco, sem borrainas, ponteados, ou lavores de qualquer especie.

Estribos

     De metal amarello, aros iguaes, sem recortes, e todos lisos. - Considerando altura do annel por onde passa o lóro, ao assento do estribo 5 pollegadas e 2 linhas. Diametro 4 pollegadas e 6 linhas. - Diametro do aro 1/2 pollegada. - Assento 3 pollegadas e 3 linhas de comprimento, e 1 e 6 linhas de largura.

Manta

     De panno azul ferrete, e das seguintes fórmas e dimensões. - Toda direita, e sem recortes; tendo apenas a meia altura da frente huma pequena curva, excedendo 1 pollegada escassa a sua vertical. - Mais estreita na parte superior, que na inferior, guardando-se a proporção de 4/5 naquella, e 5 nesta; tendo, por exemplo, 20 pollegadas de comprimento em cima, a manta que tiver 25 cm baixo. - Será guarnecida de huma listra de couro envernizado de 11/2, pollegada de largura. - A manta, sejão quaes forem as dimensões do sellim (menos as do grande uniforme que varião na razão da largura das listras de galão correspondentes á patente do Official) excederá os arções exactamente 3 pollegadas, e na parte inferior, ficará rente, sem exceder de 1 linha a aba do sellim.

     Nos angulos trazeiros terá a manta chapas iguaes, em dimensões e fórma á da pasta.

     Fóra do serviço e formaturas, poderão os Officiaes usar da sobrecasaca desabotoada, sem banda, e de collete da mesma cor ou branco (mas nunca de chapeo redondo), e a calça de presilha, sendo sempre das cores aqui estabelecidas.

IV

Grande e pequeno Uniforme para o Regimento de Artilharia á cavallo.

GRANDE UNIFORME DOS OFFICIAES

Barretina

    Com escamas e chapa, e da qualidade e fórma das actualmente em uso, com as seguintes dimensões. - Altura, medida dos lados, 51/2 pollegadas. - Copa de 8 pollegadas de 1/4 de diametro, e coberta de couro envernizado. Na parte superior terá a barretina huma virola de metal dourado, de 1 pollegada de largura, dobrando sobre a copa hum friso de 3 linhas, e na inferior huma guarnição de galão tecido de ouro e carmesim, de 3 listras iguaes, sendo carmesim a do centro, e tendo todo o galão 1/2 pollegada de largura; presa na parte posterior por huma fivela de metal lisa, com 1 linha de largura de aro. - Pala de couro envernizado, guarnecido de hum virola de metal dourado, de 2 linhas de largura; não passará em largura as verticaes das fontes e terá de altura, alêm da virola, 11/2 pollegada.

     Assucena, de metal dourado, da fórma das actuaes, mas toda lisa, sem lavor de qualquer especie, e de 2 pollegadas de altura.

     Tope Nacional. - Para todos os Corpos invariavelmente de metal com o fundo envernizado ou esmaltado, de 1 pollegada de diametro; e a estrella sobreposta com 1/2 pollegada de comprimento em cada raio, e dourada, sendo prohibidos lavores, raios, orlas, ou qualquer enfeite. - Chapa da barretina, e escamas, as mesmas que estão em uso, e postas da mesma maneira.

Pennacho

     De chorão, feito de pennas de gallo, pretas, com hum circulo encarnado, na parte superior, de 2 pollegadas de diametro.

Calça

     Branca, e de panno da cor e qualidade do da sobre-casaca, sem bolsos, nem pregas, mas com presilha; principiando o seu comprimento 2 pollegadas acima do quadril, cahindo até altura de não ficar arregaçada pela espora. - A fim de regular-se a sua largura, se segura no corte a proporção de não exceder a calça, em largura, a parte inferior do peito do pé.

Botim

     Com espora fixa ao tacão. - A espora de metal amarello, inteiramente lisa, e fixa pelas extremidades dos braços, e pela pua do parafuso e espigão, terá 3 linhas de grossura, e a pua, depois de fixa,11/2 pollegada de comprimento, alêm da roseta. - Est. D, Fig. Nº 8.

CORREAME

Canana

     De couro preto envernizado, toda lisa, sem penteado ou enfeite de qualquer especie, de 2 pollegadas de altura, e 4 de comprimento, presa á corrêa por 2 argolas de 6 linhas de diametro. - Sobre a pala huma coroa, e huma peça de metal. - A coroa de huma pollegada de altura inclusive a cruz, e 1 de diametro na parte mais larga. - Peça, 11/2 pollegada de comprimento, e de diametro de 3 linhas na culatra, e 2 na garganta.

Corrêa

     Do mesuro couro, de 1 pollegada e 5 linhas de largura.

Ferragem

     Carranca, caixa da agulheta de pistola, e sua corrente, fivela, passador, ponteira triangular, e argolas.

     A carranca de 1 pollegada e 2 linhas de diametro. A caixa de agulheta de fórma cylindrica, toda lisa, de 2 pollegadas de altura, e 3 linhas de diametro, assentará sobre huma chapa lisa de 6 linhas de largura, e 21/2 pollegadas de altura. - Corrente de 14 pollegadas de comprimento ou 7 depois de dobrada. - A fivela, o passador, e a ponteira, de 2 linhas de largura cada peça. - Argolas, 1 linha de grossura.

Talim

     Do mesmo couro. - A corrêa de cintura terá 11/2 pollegada, e as guias, bem como as tres corrêas da pasta, de 6 linhas de largura. - A chapa de apertar, tambem de carranca, e de 1 pollegada e 3 linhas de diametro. - O circulo, onde prende a carranca, de 2 linhas de largura.

Pasta

     A pala de couro envernizado preto, lisa, sem virola, ponteado ou qualquer enfeite, de 81/2 pollegadas de altura, medidas do centro da parte superior, ao centro do recorte. - Largura, na parte superior, 51/2 pollegadas, e na inferior 71/2. - A' duas pollegadas acima do recorte terá collocada huma chapa igual á da canana. - As argolas que prendem as guias, de 11/2, polleagada de diametro. - As fivelas destas, bem como as das corrêas de pasta, de 11/2 pollegada de altura, e 1 linha de grossura de metal. Toda a ferragem da canana e talim dourada.

Espada

     Como actualmente, de guarnições, e bainha de aço ou ferro.

Dragona

     De franja, com a pala da mesma fórma e dimensões da platina do pequeno uniforme, com a differença de dever tomar, a chamada palmatoria, a fórma eliptica só quanto for rigorosamente necessario para cahir a franja perpendicularmente. - Franja invariavelmente de 21/2 pollegadas de comprimento, e duas ordens de canotão ou canotilho de ouro; para os Officiaes Superiores de canotão nº 4, e para os demais de canotilho nº 1/4.

Farda

     De panno azul ferrete, forrada e avivada de carmesim. - Toda direita da golla á cintura, abotoada por huma ordem de 8 botões dos estabelecidos, dispostos em distancias iguaes.

     Golla. - De altura a deixar apparecer os lados e frente da gravata, mas cobrindo a sua fivela - Aberta na frente, formando hum augulo pouco mais ou menos de 45 gráos, e presa por hum colchete.

     O corpo, da farda descerá até á cintura, seguindo por igual a horisontal do quadril, sem curvas ou voltas até o enfrasque. - Desta linha não passarão as extremidades das costuras dos trazeiros, e sobre ellas serão presos os botões do enfranque, para que a banda, e o talim, fiquem tambem horisontalmente postos.

     Canhão, horisontal, de 2 pollegadas de altura, aberto na parte posterior, e abotoado por dous botões pequenos.

     As abas, curtas, e menores em altura que o corpo, na razão proximamente da metade; tendo, por exemplo, 24 pontos do enfranque á sua extremidade, a aba da farda que tiver 50 da costura da golla ao mesmo enfranque. - Seguindo esta proporção, terá cada aba na parte superior 22 pontos, e, descendo em leve curva, 11 na inferior. - As algibeiras serão figuradas por 3 botões verticalmente postos na aba, unindo-se em cada hum delles duas casas de cordão de retroz preto de 1 linha de largura, formando entre si, hum angulo recto. - As abas, terão nos apanhados as mesma granadas actualmente em uso, bordadas a fio de ouro sobre panno azul.

     Na farda serão totaes as cores das gollas e canhões.

Calça

     Do mesmo panno, fórma, e dimensões da do pequeno uniforme, com a differença de ser guarnecida nas costuras exteriores de huma listra de panno da cor da golla, de 11/2 pollegada de largura.

Gravata, luva, banda, talim, pasta, canana, botim, espora, e espada, tudo exactamente como no pequeno uniforme.

Fiador

     Trançado, de 12 pollegadas de comprimento (medido dobrado), 2 linhas de grossura, rematando em huma borla, com 1 pollegada de altura na pera, 1/2 pollegada de diametro, e 1/2 de altura no remate. - Franja de 2 pollegadas de comprimento, de canotão nº 4, para os Officiaes Superiores, e de canotinho nº 1/4 para os demais. - Tudo tecido de ouro e carmesim. - Est. Nº 14, Fig. Nº 1.

GRANDE UNIFORME DAS PRAÇAS DE PRET

Barretina

     Exactamente das mesmas dimensões e fórma da do Official, sendo a guarnição da parte inferior feita de lã.

Pennacho

     Das mesmas cores, mas não de chorão, feito de lã, com 5 pollegadas de altura, e 2 de diametro.

Dragonas

     Platina de metal, das mesmas fórmas e dimensões da do pequeno uniforme do Official.

     Em tudo o mais, salva a qualidade da fazenda, exactamente igual ao do Official; sendo bordadas de 15 as granadas dos apanhados das abas da farda.

     Os inferiores usarão no grande uniforme de divisas de galão assentadas sobre panno da cor dos vivos, cingindo-se rigorosamente na sua collocação, numero, e distancias das listras, ao estabelecido para o pequeno uniforme. - O galão será o designado para o posto de Alferes, sem a menor alteração no padrão e dimensões. - Os Cadetes e Paticulares, tanto no grande como no pequeno uniforme, terão as estrellas 31/2 pollegadas abaixo da costura da manga, feitas de metal dourado, de 1 pollegada de diametro, ou 1/2 de cada raio. - Est. Nº 14, Fig. Nº 2.

Arreios

     Os mesmos actualmente em uso, guardando-se o preceito de ser a listra do schabraque igual em cor á da calça; mas de 1 pollegada de largura, e sem outro qualquer vivo.

PEQUENO UNIFORME DOS OFFICIAES

Bonete

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, e avivada de panno carmesim. - De fórma conica, e pala horisontal de couro envernizado, guarnecido de huma virola de metal dourado, de duas linhas de largura - Copa circular, regulando approximadamente o seu diametro 1/3 menos do da roda da cabeça. - Altura 4 pollegadas. - Pala 2 pollegadas de largura no centro. - O bonete será guarnecido, na parte inferior, de huma listra de panno carmesim, de 1 pollegada de largura; bem como, para segurar-se, terá huma corrêa de couro envernizado preto, da largura de 6 linhas, com huma passadeira de correr de metal dourado, em fórma de fivela, presa por dous pequenos botões de uniforme, cobrindo a costura da pala, e não excedendo as suas extremidades mais de 1/2 pollegada. - A granada com o numero do Corpo, como as actuaes, será collocada na frente sobre a listra, sem a exceder.

 Gravata

     De couro envernizado, sem deixar ver os collarinhos.

Sobrecasaca

     De panno azul, com a golla, frente, abertura da retaguarda, bolsos, canhões, e suas pestanas, avivadas de carmesim. - Abotoada por huma ordem de 8 botões convexos, de metal amarello, com a granada e o numero ordinal do Corpo, como os actuaes, e dispostos em distancias iguaes. Os botões maiores serão de 7, e os menores de 5 linhas de diametro.

     Golla. - De altura a deixar apparecer os lados e frente da gravata, mas cobrindo a sua fivela. - Aberta na frente; formando hum angulo pouco mais ou menos de 45º, e preso por hum colchete. - Por effeito da sua abertura angular terão as suas vistas distinctivas a fórma de trapezio, com a largura de 3 pollegadas na parte inferior, medidas do colchete, e 2 na parte superior.

     O corpo da sobrecasaca descerá até á cintura, tocando a costura o osso do quadril, e correndo horisontalmente, sem qualquer curva ou volta na retaguarda onde fórma o que se chama enfrasque. - Os pés dos primeiros botões dos bolsos serão presos sobre a extremidade da costura, para que a banda e o talim fiquem tambem horisontalmente postos. - As abas serão curtas, não excedendo em comprimento, tendo-se o braço naturalmente estendido, a articulação do punho. - Terão panno e roda sufficientes para formar transpasse na frente, e ficarem folgadas dos lados, e bolsos na retaguarda  com hum recorte no centro, e 3 botões iguaes aos da abotoadura. - A pestana do bolso terá 6 pollegadas de altura.

     Canhão. - Aberto, coma actualmente nas fardetas, por huma pestana com os recortes que estão em uso. - A pestana abotoada por 3 botões pequenos como os actuaes, terá 31/2 pollegadas de altura, 1 de largura nas saliencias dos recortes, e 5 linhas nos centros das curvas.

     O vivo do canhão (menos no posto de Coronel) corresponderá exactamente ao centro da pestana. - A manga descerá até a articulação do punho.

Platina

     De metal amarello dourado, como a que está actualmente em uso, mas guardadas as seguintes dimensões. - Composta de 4 escamas alêm da parte superior, - Esta parte, semicircular, terá 11/2 pollegada de altura, e no centro, figurados e em relevo, hum botão e casa. - As escamas terão 2 pollegadas de largura, e meia pollegada de altura nas saliencias dos recortes. - A chamada palmatoria, inteiramente circular. - A meia lua, ou relevo que a guarnece, será de 6 linhas de grossura, e igual em todas as suas partes. - A platina, toda lisa, sem enfeite, guarnições, ou Lavor de qualquer especie. - A sua largura será a das escamas, e o seu comprimento igual á largura do hombro sem excederem as suas verticaes, nem o comprimento de toda a platina, nem o diametro da palmatoria. Será segura ao hombro, tocando levemente a costura da golla, por huma passadeira de panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, de meia pollegada de largura. - Estamp. Nº 8, Fig. Nº 7.

Banda

     Em qualidade, dimensões, e fórma da borla, em tudo exactamente igual ao estabelecido para o pequeno uniforme do Estado Maior do Exercito.

     Terá comprimento necessario para dar 2 voltas, e ser atada de nó, com as pontas iguaes sobre o quadril esquerdo, correspondendo á costura da calça, e excedendo metade da franja a linha inferior da sobrecasaca. - Est. Nº 1, Fig. Nº 9.

Divisa

     No canhão como actualmente, e do galão do padrão em uso; mas tendo invariavelmente, o de Capitão 7, e de Subalterno 5 linhas de largura. - Est. D, Fig. Nos 6 e 7.

Luva

     Branca, de Anta ou camurça.

Fiador

     De couro preto envernizado, 12 pollegadas de comprimento, 1/2 pollegada de Largura, borla do mesmo, fechada de 2 pollegadas de altura, e 1 de diametro, com hum botão e 2 passadores de metal dourado, de 2 linha de largura.

     Fóra do serviço e formatura poderão os Officiaes usar de sobrecasaca desabotoada, sem banda, e de collete da mesma cor ou branco (mas nunca de chapeo redondo), e calça de presilha, sendo porem sempre das cores aqui estabelecidas. Est. Nº 12., Fig. Nº 1.

PEQUENO UNIFORME DAS PRAÇAS DE PRET

Bonete

     De panno da cor e qualidade da sobrecasaca, da fórma dos de Caçadores, mas com pala, e huma listra de patino da cor da golla e canhão. - A altura do bonete será a da listra 11/2 pollegada, comprehendido o debrum de oleado. - A copa excederá a roda da cabeça 11/2 pollegada, e terá no centro hum botão de panno da cor e qualidade do da listra, de 1 pollegada de diametro. - A pala guarnecida de huma virola de metal amarello, de 2 linhas de largura, não passará em largura as verticaes das fontes, e terá de altura, alêm da virola, pollegada. - O bonete, para segurar-se, terá huma corrêa de couro preto, de 6 linhas de largura com 2 passadeiras de correr do mesmo couro. Esta corrêa será presa por 2 pequenos botões de uniforme, cobrirá a costura da palla, e não excederá as suas extremidades mais de 1/2 pollegada. - A granada com o numero do Corpo, que será de altura a ficar dentro da largura da listra, collocada na frente do bonete.

Sobrecasaca

     Em dimensões, vivos, cores, feitio, &c., exactamente igual ao do Official.

Platina

     De corrente de metal amarello, como as actuaes.

Luva

     Branca.

Calça

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, e dita branca, ambas das mesmas fórmas e dimensões da do Official.

Botim

     Para todo o serviço montado.

Espora

     De metal amarello, lisa, com a mesma fórma e dimensões das actuaes, será presa por corrias, mas posta de maneira que não faça arregaçar a calça.

Sapato

      De tacão, apparecendo por fóra da calça para todo o serviço a pó.

     Os Inferiores, Cabos e Anspeçadas, usarão de divisa de panno preto, assentada sobre panno da cor dos vivos. - Postas diagonalmente no braço esquerdo, de costura á costura da manga. - As listras terão cada huma 1/2 pollegada de largura, e 1 linha de intervallo. - Não he permittido o uso de divisa acolchoada. - Os Inferiores usarão de banda de lã, como actualmente, em fórma e dimensões da pera, e maneira de ser posta, em tudo conforme com o estabelecido para os Officiaes.

Regim. d'Artilheria a cavallo CORES DISTINCTIVAS
SOBRECASACA BONETE
Vivos Golla Canhão Vivos Listra
Carmesim Carmesim Carmesim Carmesim Carmesim

     Por canhão, no pequeno uniforme, se entenderá a pestana da manga.

     Nos casos determinados pela Autoridade competente, poderão, como actualmente, usar as Praças de pret de jaquetas brancas de linho ou algodão.

V

     Grande e pequeno Uniforme para todos os Batalhões de Artilharia a pé

GRANDE UNIFORME DOS OFFICIAES

Barretina

     Da fórma e qualidade das actuaes (de panno carmesim para o 1º Batalhão, e de castor para os demais) com as seguintes dimensões. - Altura, medidas dos lados, 6 pollegadas alêm do debrum - Copa de 5 pollegadas de diametro, coberta de couro envernizado. - Na parte superior terá unida á costura da coberta da copa huma guarnição do mesmo couro de 1 pollegada de largura, e na parte inferior outra de galão de esteira com 7 linhas de largura; de prata para o 1º, e de ouro para os demais Batalhões, presa na parte posterior por huma fivela de metal lisa de 1 linha de largura de aro.

     Pala com as mesmas dimensões da do bonete, mas sem virola. - A assucena de metal dourado e da fórma e dimensões das actuaes.

     Tope Nacional. - Para todos os Corpos invariavelmente de metal, com o fundo envernizado ou esmaltado, de huma pollegada de diametro, e a estrella sobreposta, com meia pollegada de comprimento em cada raio, e dourada; sendo prohibidos lavores, raios, orlas ou quaesquer enfeites.

     Chapa da barretina. - Composta de coroa, e 2 peças em aspa. A coroa de 1 pollegada e 3 linhas de altura inclusive a cruz, e 1 pollegada e 2 linhas de diametro na parte mais larga. Peças de 1 pollegada e 6 linhas de comprimento, 3 linhas de diametro na culatra, e 2 na garganta.

     Abaixo da coroa o numero do Corpo de 1/2 pollegada de altura, e 1 linha de largura, tudo dourado.

Cordões

     Feitos de fios de retroz preto, para o 1º, e de ouro para os outros Batalhões, de 2 linhas de grossura, presos á barretina do lado esquerdo, como actualmente, por hum botão de tranquilha de 1 pollegada e 2 linhas de comprimento, e 3 linhas de diametro no centro, coberto de esteira de fio, sem enfeite de qualquer natureza. Os cordões, pregados na tranquilha, darão 3 voltas em roda da barretina, terminando no laço feito de 2 voltas de cordão singelo, que ficará na parte posterior, tocando a fivela. O cordão pendente, de 4 1/2, palmos de comprimento, com 3 passadores de botão, dous de correr para ser preso á tranquilha, e 1 firme para segurar as palmatorias, que serão feitas de huma trança, de 5 voltas, de 3 cordões, de 1 linha de grossura, ficando com a fórma eliptica, de 3 pollegadas do eixo maior e 2 de menor. Em cada palmatoria huma borla com a pera de esteira de fio, remate de canotilho e franja.

     Pera de 1 1/2 pollegada de altura, 6 linhas no maior diametro, e meia pollegada no remate: franja de 2 pollegadas de comprimento, feita de canotão nº 4 para os Officiaes Superiores, e canotilho nº 1/4 para os demais. No remate das palmatorias terá o pendente huma pequena presilha de cordão fino, para segura-lo, em hum botão pregado no lado direito do peito da farda, no alinhamento do segundo da abotoadura.

Pennacho

     De chorão, feito de pennas de gallo, pretas, pendente do lado direito, sem exceder em comprimento a parte inferior da barretina.

Dragona

     Em dimensões e fórma como a estabelecida para o Estado Maior do Exercito. - Será presa ao hombro por huma passadeira de galão do padrão estabelecido para o posto de Alferes, e tocará levemente a costura da golla.

Farda

     De panno azul ferrete, forrada e avivada de carmesim. Toda direita da golla á cintura; abotoada por huma ordem de 8 botões dos estabelecidos, dispostos em distancias iguaes.

    Golla - De altura a deixar apparecer os lados e frente da gravata, mas cobrindo a sua fivela. Aberta na frente formando hum angulo pouco mais ou menos de 45º e presa por hum colchete. O corpo da farda descerá até á cintura, seguindo por igual a horisontal do quadril, sem curvas ou voltas até o enfranque. Desta linha não passarão as extremidades das costuras dos trazeiros, e sobre ellas serão presos os botões do enfranque, para que a banda e o talim, ou a corrêa da cintura do talabarte, fiquem tambem horisontalmente postos. - Canhão horisontal de 2 pollegadas de altura, aberto na parte posterior, e abotoado por 2 botões pequenos.

     As abas curtas, e menores em altura que o corpo, na razão de 8 pontos de differença; tendo, por exemplo, 42 do enfranque á sua extremidade, a aba da farda que tiver 50 da costura da golla ao mesmo enfranque. - Seguindo esta proporção, terá cada aba na parte superior 22 pontos de largura, e, descendo, em leve curva, 11 na inferior.

     As algibeiras serão figuradas por 3 botões verticalmente postos na aba, unindo-se em cada hum delles duas casas de cordão de retroz preto de 1 linha de largura, formando entre si hum angulo recto. As abas terão nos apanhados as mesmas granadas actualmente em uso, bordadas a fio de ouro sobre panno azul. Nas fardas serão totaes as cores das gollas, e canhões, e estes sem pestanas.

     Gravata, luva, banda, canana, talim e pasta, calça, polaina sapato, botim, e espora, tudo exactamente como no pequeno uniforme, com a differença de ser branca a polaina para o grande uniforme, quer com a calça branca, quer com a calça de panno.

Espada

     Como actualmente, de bainha de couro, com a guarnição, bocal, chapas, e argolas douradas.

Fiador

     Trançado de 12 pollegadas de comprimento, (medido dobrado) e 2 linhas de grossura, rematando em huma borla de canotão ou canotilho, segundo a patente, das mesmas dimensões e fórma da dos cordões. - Passador, em fórma de botão, de 3 linhas de altura. Tudo tecido de prata e carmesim. - Est. Nº 13, Fig. Nos 1 e 2.

ARREIOS

     Tudo do mesmo couro, e das mesmas fórmas e dimensões do pequeno uniforme, com as seguintes alterações.

Cabeçada

      Terá a cruzeta na frente, e a testeira com mais hum passador na parte posterior para correr a sugigolla separada della. - A sugigolla será mais comprida, tendo, medida de toda a altura de hum lado, 18 pollegadas; terminando em huma borla de couro preto de 2 pollegadas de altura, da qual sahirá hum pendente de crina preta e encarnada, sendo a preta por fóra e só até o meio, e todo elle de 19 pollegadas de comprimento, e 6 pollegadas folgadas de diametro. - A sugigolla será graduada por hum passador de metal. - Est. Nº 4, Fig. Nº 6.

Peitoral

     Em substituição da gamarra simples, será preso á silha, e terá 1 pollegada de largura, com tesouras roliças, de 3 linhas de diametro, que prenderão em huma fivela de 1 pollegada de largura, cosida á juntura inferior do peitoral.

     As tesouras terão nas argolas hum remate de couro encarnado de 2 pollegadas de comprimento. - O peitoral prenderá no arção do sellim por huma corrêa de 6 linhas de largura, e fivela e passadores correspondentes, cosidos na sua juntura superior. O peitoral, a cabeçada, e o rabicho, assentarão sobre couro encarnado, ficando assim com 2 frisos desta cor; os do peitoral de 2 linhas, e os da cabeçada e rabicho de 1 linha de largura. Todas estas peças terão florões, formados de rosetas de couro encarnadas e pretas, recortadas em roda, e de metal dourado com o mesmo feitio. Os das extremidades da testeira e cruzeta constarão de duas rosetas de couro e huma de metal. - O do centro da cruzeta, será maior em dimensões, e numero de rosetas, constando de 5, inclusive a de metal, tendo a maior 2 pollegadas de diametro. Os do peitoral, constando igualmente de 5 rosetas, serão collocados na seguinte disposição. Hum em cada lado, e 4 pollegadas abaixo da Corrêa que prende o peitoral ao arção do sellim. - Outro na costura de juntura inferior, sobre os peitos do cavallo, de onde partem as tesouras e a corrêa da silha, e outros dous tambem hum de cada lado, e a 4 pollegadas acima deste. Sendo ao todo cinco. No rabicho se porão 3: hum onde começa a separação das corrêas da forquilha, e 2 nas extremidades das mesmas corrêas, ou principio da boneca. - A' excepção dos florões do centro da cruzeta da cabeçada, e o da costura da juntura inferior do peitoral, que terá duas e meia pollegadas, todos os outros terão diametro igual á largura total da peça em que forem assentados. - Na disposição das rosetas para formar os florões se seguirá a ordem de ser a 1ª debaixo encarnada, alternando em cores até a dourada, que ficará sempre sobre huma preta; e graduando os diametros de maior a menor, debaixo para cima, de sorte que appareça huma orla de recorte. - As ponteiras das redeas, e demais corrêas, serão de metal, oitavadas, da largura das mesmas corrêas, e 2 linhas de altura; os passadores tambem de metal, com iguaes dimensões; as fivelas, e argolas da gamarra de 1 linha de grossura de metal, e tudo dourado. - Est. Nº 5, Fig. Nº 9.

Manta

    Do mesmo panno fórma, e dimensões da do pequeno uniforme, com a differença de ser guarnecida de galão do padrão estabelecido, e correspondente á graduação do Official, excedendo a do posto de Coronel, em consequencia da maior largura da guarnição, sómente 1 pollegada escassa os arções do sellim.

     O galão será avivado como a sobrecasaca, e a separação dos galões indicando a patente, será da mesma cor dos vivos, e de 1 linha de largura. - Est. Nº 5, Fig. Nº 7.

Coldres

     De 9 pollegadas de altura de caixa de pistola inclusive a extremidade da ponteira. Ponteiras de metal dourado lisas. - Capelladas do mesmo panno da manta, com 23 pollegadas de comprimento, 7 1/2 de largura na parte mais larga das abas, e as extremidades arredondadas, e igualmente a galoadas, e avivadas, seguindo-se na guarnição de galão as mesmas regras estabelecidas para a manta. No centro de cada aba terão huma chapa com o numero do Corpo, igual em fórma ás dos angulos trazeiros das mantas, mas de 5 linhas de diametro, alêm da coroa, que será de 3 de altura inclusive a cruz, e 3 de diametro na parte mais larga. Esta chapa assentada como as outras, sobre panno carmesim. - A cilha dos coldres será sempre branca. - Est. 4, Fig. 10.

GRANDE UNIFORME DAS PRAÇAS DE PRET

Barretina

     Exactamente das mesmas dimensões e fórma da do Official.

Pennacho

     Tambem de chorão, mas feito de crina preta, sobre huma esphera de lã da mesma cor, de 2 pollegadas de diametro.

Cordões

     De iguaes dimensões e fórmas, e postos da mesma maneira que os do Official, porêm de lã preta, para o 1º, e amarellos para os outros Batalhões.

Dragona

     A pala, para todos os Batalhões de Artilharia, de panno carmesim, e guarnecida de hum cordão de lã preta de 1 linha de largura, terá, bem como a meia lua de metal que guarnece a palmatoria, as mesmas fórmas e dimensões que a platina do Official. - A franja, do mesmo comprimento da do Official, será de lã preta e carmesim.

     Em tudo o mais, salvo a qualidade da fazenda, exactamente igual ao do Official. Sendo bordadas de lã amarella as granadas dos apanhados das abas da farda.

     Os Inferiores usarão, no grande uniforme, de divisas de galão, assentadas sobre panno da cor dos vivos, cingindo-se rigorosamente na sua collocação, numero e distancias das listras, ao estabelecido para o pequeno uniforme.

     O galão das divisas será o designado para o posto de Alferes, sem a menor alteração no padrão e dimensões. - Os Cadetes e Particulares, tanto no grande como no pequeno uniforme, terão as estrellas 3 1/2, pollegadas abaixo da costura da manga, feitas de metal dourado de 1 pollegadas de diametro, ou meia de cada raio.

PEQUENO UNIFORME DOS OFFICIAES

Bonete

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, e avivado de panno carmesim. De fórma conica, e pala horisontal de couro envernizado, guarnecida de huma virola de metal dourado de 2 linhas de largura. - Copa circular, regulando approximadamente o seu diametro 1/3 menos do da roda da cabeça. - Altura 4 pollegadas. - Pala 2 pollegadas de largura no centro. - O bonete será guarnecido na parte inferior de huma listra de panno da cor conforme declara o mappa, de 1 pollegadada largura; bem como para segurar-se terá huma corrêa de couro envernizado branco, da largura de 6 linhas, com huma passadeira de correr de metal dourado, em fórma de fivela, presa por dous pequenos botões de uniforme cobrindo a costura da pala, e não excedendo as suas extremidades mais de 1/2 pollegada. - A granada com o numero do Corpo, como as actuaes, será collocada na frente sobre a listra, sem a exceder.

Gravata

     De couro envernizado, sem deixar ver os collarinhos.

Sobrecasaca

     Para todos os Batalhões de Artilharia, de panno azul com a golla, frente, abertura da retaguarda, bolsos, canhões, e suas pestanas avivadas de carmesim, e abotoada por huma ordem de 8 botões convexos de metal amarello, com a granada e o numero ordinal do Corpo, como as actuaes, e dispostos em distancias iguaes. - Os botões maiores serão de 7, e os menores de 5 linhas de diametro.

     Golla. De altura a deixar apparecer os lados e frente da gravata, mas cobrindo a sua fivela. - Aberta na frente, formando hum angulo pouco mais ou menos de 45º, e presa por hum colchete. Por effeito da sua abertura angular, terão as suas vistas distinctivas, a fórma de trapezio, com a largura de 3 pollegadas na parte inferior, medidas do colchete, e 2 na parte superior. O corpo da sobrecasaca descerá até a cintura, tocando a costura o osso do quadril, e correndo horisontalmente, sem qualquer curva ou volta na retaguarda, onde fórma o que se chama enfranque.

     Os pés dos primeiros botões dos bolsos serão presos sobre a extremidade da costura, para que a banda e o talabarte fiquem tambem horisontalmente postos.

     As abas serão curtas, não excedendo em comprimento, tendo-se o braço naturalmente estendido, a extremidade da palma da mão, ou linha das primeiras phalanges dos dedos. - Terão panno e roda sufficientes para formar traspasse na frente, e ficarem folgadas dos lados, e bolsos na retaguarda com hum recorte no centro, e 3 botões iguaes aos da abotoadura. - As pestanas dos bolsos terão 6 pollegadas de altura.

     Canhão. Aberto, como actualmente nas fardetas, por huma pestana com os recortes que estão em uso. - A pestana, abotoada por 3 botões pequenos, terá 3 1/2 pollegadas de altura, 1 de largura nas saliencias dos recortes, e 5 linhas nos centros das curvas. - O vivo do canhão (menos para o posto de Coronel) corresponderá exactamente ao centro da pestana. - A manga descerá até a articulação do punho.

Platina

     Pala de panno da cor e qualidade do da sobrecasaca de 2 pollegadas de largura, toda direita, só oitavada na parte superior, e avivada como a sobrecasaca. - A chamada palmatoria, inteiramente circular, e a meia lua, ou relevo que a guarnece, de metal dourado, de 6 linhas de grossura, igual em todas as suas partes, e sem lavor de qualquer especie. - A platina cobrirá o hombro, sem exceder, as suas verticaes em qualquer sentido. - Será presa por huma passadeira de panno de cor e qualidade do da sobrecasaca, de 1/2, pollegada de largura.

Banda

     Em qualidade, dimensões, e fórma da borla, em tudo exactamente igual ao estabelecido para o pequeno uniforme de Estado Maior do Exercito. Terá comprimento necessario para dar 2 voltas, e ser atada de nó, com as pontas iguaes sobre o quadril direito, correspondendo á costura da calça, e excedendo metade da franja a linha inferior da sobrecasaca. - Est. Nº 1, Fig. Nº 9.

Divisa

     No canhão, como actualmente, e de galão do padrão em uso, mas tendo invariavelmente o de Capitão 7 e o de Subalterno 5 linhas de largura. - Est. - D - Fig. Nos 6 e 7.

Luva

     Branca de anta, ou camurça.

Calça

     Branca, e de panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, sem bolsos, pregas, nem presilhas, principiando o seu comprimento 2 pollegadas acima do quadril, cahindo até o peito do pé, e tocando-o levemente para não encobrir o tacão. A fim de regular-se a largura, se seguirá no corte a proporção de não exceder a calça em largura a parte inferior do peito do pé. A de panno terá embebido nas costuras exteriores hum vivo igual ao da sobrecasaca.

Polaina

     Preta, tudo com as dimensões iguaes á do Soldado, com a differença de ser abotoada por botões mais pequenos, e cobertos da mesma fazenda.

Sapato

     De tacão, apparecendo por fóra da polaina.

     As Praças montadas usarão de botim, e presilha na calça, e espora de metal amarello, inteiramente lisa, e sem lavor de qualquer especie, fixa ao tacão elas extremidades dos braços, e pela pua de parafuso e espigão. Terá 3 linhas de grossura, e a pua depois de fixa 11/2 pollegada de comprimento alêm da roseta.

     Fóra do serviço e formaturas poderão os Officiaes usar de sobrecasaca desabotoada, sem banda, e de collete da mesma cor, ou branco; (mas nunca de chapeo redondo) e calça de presilha, sendo porêm sempre das cores aqui estabelecidas Para a espora. - Est. - D. - Fig. nº 8.

CORREAME

Talabarte

     De couro branco envernizado, de 2 pollegadas de largura. Chapa da mesma largura, e 2 pollegadas e 6 linhas de altura, no centro huma coroa, e duas peças em aspa. - Coroa de 7 linhas de altura inclusive a cruz, e 6 de diametro na parte mais larga. Peça de huma pollegada e 6 linhas de comprimento, 3 linhas de diametro na culatra, e 2 na garganta. O talabarte será seguro na cintura, por fóra da banda, por huma corrêa do mesmo couro, cosida nas argolas das guias, e de huma pollegada e 2 linhas de largura. A corrêa prenderá na frente, sobre a vertical da abotoadura, por huma chapa de metal dourado, fundo liso, guarnecida apenas de hum cordão em relevo, tambem liso, de huma linha de grossura. A chapa será quadrada, de huma pollegada e 3 linhas de face.

     As Praças montadas não usarão de talabarte, mas de talim do mesmo couro daquelle, e pasta, como actualmente, tudo com as seguintes dimensões. A chapa toda lisa de 2 pollegadas e 5 linhas de largura, e 2 pollegadas de altura. No centro tambem huma coroa e peças em aspa como no talabarte, mas com 1 linha de menos em todas as suas dimensões. Corrêa de cintura 11/2 pollegada de largura. Argolas das guias 11/2 pollegada de diametro. Guias e corrêas da pasta 6 linhas de largura. Todas as fivelas, argolas, e passadeiras douradas, mas lisas, e de huma linha de largura.

Pasta

     A pala, de couro envernizado preto, lisa, sem virola, ponteados de qualquer enfeites, de 81/2 pollegadas de altura medidas do centro da parte superior, ao recorte da pala. Largura na parte superior 51/2 pollegadas, e na inferior 7 /2. A' 2 pollegadas acima do recorte será collocada huma chapa de coroa e peça da fórma e dimensões das estabelecidas para a Artilharia a cavallo, mas separadas para conterem no intervallo o numero do Corpo, de meia pollegada de altura.

Espada

     Como actualmente de guarnições, e de bainha de aço, ou ferro.

Fiador

     Preto e carmesim, porêm da fórma e dimensões do do grande uniforme. - Est. Nº 11, Fig. Nos 1 e 2.

ARREIOS

     Cabeçada, redeas, gamarras, e rabicho, tudo de couro envernizado preto, e das seguintes dimensões.

     Cabeçada, com huma fivela em cada lado para se graduar: serão as corrêas das faces, a focinheira, a corrêa que a aperta, e as mais estreitas que prenderem o freio, cosidas em cada lado de hum quadrado de metal, em vez de argola, e assim separadas. A' excepção das presilhas do freio, terá cada huma das peças mencionadas, bem como a testeira, 1 pollegada de largura. A corrêa que aperta a focinheira será dividida por outro igual quadrado de metal, no qual prenderá a passadeira da sugigolla de 3 pollegadas de comprimento. Tanto esta passadeira como a sugigolla, as corrêas que prenderem o freio, as redeas, gamarras, e suas tesouras, terão 6 linhas de largura. As tesouras da gamarra, inclusive as suas argolas e fivelas, terão 12 pollegadas de comprimento. Rabicho 11/2 pollegada de largura até a corrêa da fivela, e estas da largura de 1 pollegada. Todas as fivelas, peças quadradas, e argolas, serão de metal amarello, e as passadeiras do mesmo couro da cabeçada.

Sellim

     De couro de porco, sem borrainas, nem ponteados ou lavores.

Estribos

     De metal amarello, aros iguaes, sem recortes, e todos lisos. Considerando a altura do annel, onde passa o lóro ao assento do estribo, 5 pollegadas e 2 linhas. Diametro 4 pollegadas e 6 linhas. Diametro de aro 1/2 pollegada. - Assento 3 pollegadas e 3 linhas de comprimento, e 1 a 6 linhas de largura. - Est. - D - Fig. Nº 9.

Manta

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, das seguintes dimensões. - Toda direita, e sem recortes, tendo apenas á meia altura da frente huma pequena curva, excedendo 1 pollegada escassa a sua vertical. Mais estreita na parte superior que na inferior; guardando-se a proporção de 4/5 n'aquella e 5 nesta; tendo, por exemplo, 20 pollegadas de comprimento em cima, a manta que tiver 25 em baixo. Será guarnecida, no pequeno uniforme, de huma listra de couro envernizado de 11/2 pollegada de largura, avivada de panno da cor da golla.

     Nos angulos trazeiros terá o numero do Corpo por baixo de huma coroa, e entre duas palmas. A coroa de 7 linhas de altura inclusive a cruz, e 6 de diametro. - O numero de 1 pollegada de altura, e 1 linha de largura; as palmas em fórma circular, com huma pollegada de vão, tocando com as extremidades a linha inferior da coroa. Tudo em huma só peça de metal dourado, e assentado sobre panno carmesim. - A manta, sejão quaes forem as dimensões do do sellim (menos as do grande uniforme que varião na razão da largura das listras do galão correspondente á patente de Official), excederá os arções, exactamente, 3 pollegadas, e na parte inferior ficará rente sem exceder de 1 linha a aba do sellim. - Est. Nº 5, Fig. Nº 8.

PEQUENO UNIFORME DAS PRAÇAS DE PRET

Bonete

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, debruado na parte inferior de oleado. - Altura 71/2 pollegadas. - Talhado de fórma que, posto na cabeça, e visto de lado, se apresente proximamente quadrado, para o que se seguirá no córte, a proporção em cada lado de 10 pollegadas na parte inferior, e 8 na superior. Saco triangular pendente do lado direito, tendo do centro para o vertice 3 pollegadas. - Borla de lã, com 21/2 pollegadas de comprimento, inclusive o botão, e este de 5 linhas de diametro. - A listra, sem recortes, a 3/4 da altura do bonete, será de panno da cor conforme declara o mappa, de 1 pollegada de largura. Os vivos do bonete de cordão de lã de 1 linha de grossura. A granada, com o numero do Corpo, que será da mesma fórma, e dimensões das actuaes, será collocada na frente do mesmo bonete 1/2 pollegada acima do debrum do oleado.

Sobrecasaca

     Em dimensões, vivos, cores, feitio, & c., exactamente igual á do Official.

Platina

Toda direita, só oitavada na parte superior, de panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, e debruada de oleado. - Será de 2 pollegadas de largura, e de comprimento, inclusive a parte de lã, igual a toda a largura do hombro, sem exceder a sua vertical. Na parte superior terá hum botão pequeno, como os das pestanas das mangas. A vulgarmente chamada palmatoria será de lã preta, de fórma eliptica, e de 3 pollegadas de eixo maior, 2 de menor, e 11/2 de altura ou espessura da lã.

Calça

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, e dita branca. Ambas das mesmas fórmas e dimensões, e vivos da do Official.

Polaina

     Preta, pelo joanete, com pouca curva, abotoada por 5 botões de marca de osso, da cor da fazenda, tendo largura tal, que a alça para não apparecer, não exceda a largura da sola do sapato.

Sapato

     De tacão, apparecendo por fóra da polaina. - Est. Nº 11 e Fig. Nº 3.

     Os Inferiores, Cabos, e Anspeçadas, usarão de divisas de panno preto, assentadas sobre panno da cor dos vivos, postas diagonalmente no braço esquerdo, de costura á costura da manga.

     As listras terão cada hum 1/2 pollegada de largura, e 1 linha de intervallo. - Não he permittido o uso de divisas acolchoadas.

     Os Inferiores usarão de banda de lã, como actualmente, em fórma, e dimensões da pera, e maneira de ser posta, em tudo conforme o estabelecido para os Officiaes.

     O botão da escovinha, igual aos da pestana da manga e platinas, ficará na linha do segundo botão da sobrecasaca, separado deste na razão da largura do peito do homem, para ficar a respectiva corrêa do lado exterior unida ao talabarte.

     Por canhão, no pequeno uniforme, se entenderá a pestana da manga. - Estamp. Nº 11, Fig. Nº 3.

     Nos casos determinados pela Autoridade competente poderão como actualmente, usar as Praças de pret, de jaquetas de linho ou algodão.

BATALHÕES CORES DISTINCTIVAS
SOBRECASACA BONETE
Vivos Golla Canhão Vivos Listras Borla do Bonete do Soldado
Botão Franja
Carmesim Carmesim Preto Carmesim Carmesim Preto Carmesim
» Preta Carmesim » » » »
» » Preto » » » »
» Carmesim Carmesim » » » »

VI

     Grande e pequeno Uniforme para o corpo de Artifices da Côrte, e Companhias das Provincias de Pernambuco e Bahia

GRANDE UNIFORME DOS OFFICIAES

Barretina

     Da fórma e qualidade das actuaes, com as seguintes dimensões. Altura, medida dos lados 51/2 pollegadas. Copa, de 8 pollegadas e 1/4 de diametro, coberta de couro envernizado. A barretina será guarnecida, tanto na parte superior unida á costura da copa, como na inferior unida ao debrum, de 2 tiras do mesmo couro de 1 pollegada de largura cada huma.

     A pala sem virola, de 11/2 pollegada de altura no centro, não passará em largura as verticaes das fontes. A assucena. De metal dourado, da fórma das actuaes, mas toda lisa, sem lavor de qualquer especie, e de 2 pollegadas de altura.

     Tope Nacional. Para todos os Corpos invariavelmente de metal, com o fundo envernizado ou esmaltado, de 1 pollegada de diametro; e a estrella sobreposta com 1/2 pollegada de comprimento em cada raio, e dourado; sendo prohibidos lavores, raios, orlas, ou quaesquer enfeites.

     Chapa da barretina e escamas, das mesmas fórmas e dimensões das actualmente em uso no Corpo da Côrte.

    Pennacho. Terá 7 pollegadas de altura e 2 de diametro, feito de pennas pretas até 2/3 de altura, e brancas até o fim. As Praças montadas usarão de pennacho de chorão formado de pennas de gallo, pretas por dentro e brancas por fóra.

Dragona

     Em dimensões e fórma como a estabelecida para o Estado Maior do Exercito. Será presa ao hombro por huma passadeira de galão de ouro do padrão estabelecido para o posto de Alferes e tocará levemente a costura da golla.

Farda

     De panno azul ferrete, forrada e avivada de encarnado. Toda direita da golla á cintura; abotoada por huma ordem de 8 botões dos estabelecidos, dispostos em distancias iguaes.

     Golla. De altura a deixar apparecer a frente e os lados da gravata, mas cobrindo a sua fivela. Aberta na frente, formando hum angulo pouco mais on menos de 45º e presa por hum colchete.

     O corpo da farda descerá até á cintura, seguindo por igual a horisontal do quadril sem curvas ou voltas até o enfranque.

     Desta linha não passarão as extremidades das costuras dos trazeiros, e sobre ellas serão presos os botões do enfranque, para que a banda e o talim fiquem tambem horisontalmente postos.

     Canhão horisontal, de 2 pollegadas de altura, aberto por huma pestana da mesma cor, fórma e dimensões do da sobrecasaca, e abotoada por 3 botões iguaes.

     As abas curtas, e menores em altura que o corpo, na razão de 8 pontos de differença; tendo, por exemplo, 42 pontos do enfranque á sua extremidade, a aba da farda que tiver 50 da costura da golla ao mesmo enfranque. Seguindo esta proporção terá cada aba na parte superior 22 pontos de largura, e, descendo em leve curva, 11 na inferior. As algibeiras serão figuradas, por pestanas avivadas com 3 botões nos seus recortes, e de dimensões proporcionaes ás das abas, que terão nos apanhados as mesmas granadas actualmente em uso, bordadas a fio de ouro sobre panno azul.

Fiador

     Trançado de prata e carmesim e da mesma fórma e dimensões do estabelecido para o grande uniforme de Artilharia a pé.

     Gravata, luva, banda, talabarte, talim, pasta, a espada, calça, polaina, sapato, botim, e espora, tudo exactamente como no pequeno uniforme, com a differença de ser branca a polaina para o grande uniforme, quer com a calça branca, quer com a de panno.

ARREIOS

     Em geral das mesmas fórmas e dimensões dos do pequeno uniforme, com as seguintes alterações.

Cabeçada

     Terá cruzeta na frente, e a testeira com mais hum passador na parte posterior para correr a sugigolla separada della.

     A sugigolla será mais comprida, tendo, medida de toda a altura de hum lado, 18 pollegadas, terminando em huma borla de couro de 2 pollegadas de altura. A sugigolla será graduada por hum passador de metal.

Peitoral

     Em substituição da gamarra simples. Será preso á cilha, e terá 11/2 pollegada de largura, com tesouras roliças de 3 linhas de diamentro, que prenderão em huma fivela de 1 pollegada de largura cosida á junctura inferior do peitoral. O peitoral prenderá no arção do sellim por huma corrêa de 6 linhas de largura, e fivelas e passadores correspondentes, cosidos na sua junctura superior. Ás ponteiras das redeas, e demais corrêas, serão de metal, oitavadas, da largura das mesmas corrêas, de 2 linhas de altura; os passadores tambem de metal com iguaes dimensões; as fivelas e argolas da gamarra de 1 linha de grossura, de metal e tudo dourado.

Manta

     Do mesmo panno, fórma e dimensões da do pequeno uniforme, com a differença de ser guarnecida de galão do padrão estabelecido, e correspondente á graduação do Official.

Coldres

     De 9 pollegadas de altura de caixa de pistola, inclusive a extremidade da ponteira. Ponteiras de metal dourado lisas. Capelladas, do mesmo panno da manta, com 23 pollegadas de comprimento, 71/2 de largura na parte mais larga das abas, e as extremidades arredondadas, e igualmente agaloada, seguindo-se na guarnição de galão as mesmas regras estabelecidas para a manta.

GRANDE UNIFORME DAS PRAÇAS DE PRET

     Barretina

     Exactamente das mesmas dimensões e fórma da do Official.

Pennacho

     Das mesmas cores e dimensões, mas feito de lã.

Dragona

     Das mesmas fórmas e dimensões da do Official, mas com a pala de panno escarlate, e o circulo da palmatoria e franjas, feitas de lã da mesma cor.

     Em tudo o mais, salvo a qualidade da fazenda, exactamente igual ao do Official, sendo bordadas de lã amarella as granadas dos apanhados das abas da farda. - Figurino Nº 15.

PEQUENO UNIFORME DOS OFFICIAES

Bonete

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, com pala de couro envernizado, e huma listra de panno. - A altura do bonete será a largura da listra, 11/2 pollegada, comprehendido o debrum. - A copa excederá a roda da cabeça 11/2 pollegada, e terá no centro hum botão de panno da cor da listra de 1 pollegada de diametro. - A pala será guarnecida de huma virola de metal dourado de 2 linhas de largura, e terá de altura, alêm da virola, 11/2 pollegada. - O bonete, para segurar-se, terá huma corrêa de couro envernizado preto de 6 linhas de largura, com huma passadeira de correr de metal dourado, em fórma de fivela. - Esta corêa será presa por 2 pequenos botões de uniforme, cobrindo a costura da pala, e não excedendo as suas extremidades mais de meia pollegada.

Gravata

     De couro envernizado, sem deixar ver os collarinhos.

Sobrecasaca

     De panno azul, com a golla, frente, abertura da retaguarda, bolsos, canhões e suas pestanas, avivadas de encarnado, e abotoada por huma ordem de 8 botões de metal dourado com o numero ordinal do Corpo, e dispostos em distancias iguaes. - Os botões maiores serão de 7, e os menores de 5 linhas de diametro.

     Golla de altura a deixar apparecer os lados e frente da gravata, mas cobrindo a sua fivela, - Aberta na frente, formando hum angulo pouco mais ou menos de 45° e presa por hum colchete.

     Por effeito da sua abertura angular terão as suas vistas distinctivas a fórma de trapezio, com a largura de 3 pollegas na parte inferior, medidas do colchete, e 2 na parte superior.

     O corpo da sobrecasaca decerá até á cintura, tocando a costura o osso do quadril, e correndo horisontalmente, sem qualquer curva ou volta na retaguarda onde fórma o que se chama enfranque.

     Os pés dos primeiros botões dos bolsos serão presos sobre a extremidade da costura, para que a banda e o talim fiquem tambem horisontalmente postos.

     As abas serão curtas, não excedendo em comprimento, tendo-se o braço naturalmente estendido, a extremidade da palma da mão, ou linha das primeiras phalanges dos dedos. - Terão panno e roda sufficientes para formarem traspasse na frente, e ficarem folgadas dos lados, e bolsos na retaguarda com hum recorte no centro, e 3 botões iguaes aos da abotoadura. - As pestanas dos bolsos terão 6 pollegadas de altura.

     Canhão, aberto como actualmente nas fardetas, por huma pestana com os recortes que estão em uso.

     A pestana abotoada por 3 botões pequenos, terá 3 1/2, pollegadas de altura, 1 de largura nas saliencias dos recortes, e 5 linhas nos centros das curvas. - O vivo do canhão corresponderá exactamente ao centro da pestana. - A manga descerá até a articulação do punho.

Platina

     Pala de panno encarnado, de pollegadas de largura, toda direita, só oitavada na parte superior. - A chamada palmatoria inteiramente circular, e a meia lua, ou relevo que a guarnece, de metal dourado de 6 linhas de grossura, igual em todas as suas partes, e sem lavor de qualquer especie. - A platina cobrirá o hombro, sem exceder as suas verticaes, em qualquer sentido. - Será presa por huma passadeira de panno da cor e qualidade do da sobre-casaca, de meia pollegada de largura.

Banda

     Em qualidade, dimensões, e fórma da borla, em tudo exactamente igual ao estabelecido para o pequeno uniforme do Estado Maior do Exercito.

     Terá comprimento necessario para dar 2 voltas, e ser atada de nó, com as pontas iguaes sobre o quadril direito, correspondendo á costura da calça, e excedendo metade da franja a linha inferior da sobrecasaca.

Divisa

     No canhão, como actualmente, e do galão do padrão em uso, mas tendo invariavelmente o de Capitão 7, e o de Subalterno 5 linhas de largura.

Luva

     Branca, de anta ou camurça.

Calça

     Branca, e de panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, sem bolsos, pregas nem presilhas, principiando o seu comprimento 2 pollegadas acima do quadril, cahindo até o peito do pé, e tocando-o levemente, para que não encubra o tacão. - A fim de regular-se a sua largura, no córte, se seguirá a proporção de não exceder a calça em largura a parte inferior do peito do pé.

Polaina

     Preta, tudo com as dimensões iguaes á do Soldado, com a differeça de ser abotoada por botões mais pequenos, e cobertos da mesma fazenda.

Sapato

     De tacão, apparecendo por fóra da polaina.

     As Praças montadas usarão de botim, e presilhas na calça, e espora de metal amarello inteiramente lisa, e sem lavor de qualquer especie; fixa ao tacão pelas extremidades dos braços, e pela pua de parafuso e espigão, - Terá 3 linhas de grossura, e a pua, depois de fixa, 1 1/2 pollegada de comprimento, alêm da roseta.

CORRÊAME

Talabarte

     De couro branco envernizado, de 2 pollegadas de largura, chapa, da mesma largura, e 2 pollegadas e 6 linhas de altura. - No centro huma coroa e huma peça; coroa de 7 linhas de altura inclusive a cruz, e 6 de diametro na parte mais larga. - Peça de 1 pollegada e 6 linhas de comprimento, 3 linhas de diametro na culatra, e 2 na garganta. - O talabarte será seguro na cintura, por fóra da banda, por huma corrêa do mesmo couro cosida nas argolas das guias, e de 1 pollegada e 2 linhas de largura. - A corrêa prenderá na frente, sobre a vertical da abotoadura, por huma chapa de metal dourado, fundo liso, guarnecido apenas de hum cordão em relevo, tambem liso, de huma linha de grossura. - A chapa será quadrada, de 1 pollegada e 3 linhas de face. - As Praças montadas não usarão de talabarte, mas de talim do mesmo couro d'aquelle, e pasta como actualmente, tudo com as seguintes dimensões.

     A chapa toda lisa, de 2 pollegadas e 5 linhas de largura, e 2 pollegadas de altura. - No centro tambem 1 coroa e peça como no talabarte, mas com 1 linha de menos em todas as suas dimensões. - Corrêa de cintura de 1 1/2 pollegada de largura. - Argolas das guias 1 1/2 pollegada de diametro. - Guias e corrêas da pasta 6 linhas de largura. - Todas as fivelas, argolas, e passadeiras, douradas, mas lisas e de 1 linha de largura.

Pasta

     A pala de couro envernizado preto, lisa sem virola, ponteados ou qualquer enfeite, de 8 1/2 pollegadas de altura, medidas do centro da parte superior ao recorte da pala. - Largura na parte superior 5 1/2, pollegadas, e na inferior 7 1/2.

Espada

     Como actualmente, de guarnições, e de bainha de aço ou ferro.

Fiador

     Da mesma forma e dimensões do do grande uniforme, porêm tecido de preto e encarnado.

     Fóra do serviço e formaturas poderão os Officiaes usar da sobrecasaca desabotoada, sem banda, e de collete da mesma cor ou branco (mas nunca de chapeo redondo) e calça de presilha, sendo porêm sempre das cores aqui estabelecidas.

ARREIOS

     Cabeçada, redeas, gamarras, e rabicho, tudo de couro envernizado preto, e das seguintes dimensões.

Cabeçada

     Com huma fivela em cada lado para se graduar; serão as corrêas das faces, a focinheira, a corrêa que a aperta, e as mais estreitas que prendem o freio, cosidas em cada lado de hum quadrado de metal, em vez de argola, e assim separadas. - A' excepção das presilhas do freio, terá cada huma das peças mencionadas, bem como a testeira, 1 pollegada de largura. - A corrêa que aperta a focinheira, será dividida por outro igual quadrado de metal, no qual prenderá a passadeira da sugigolla, de 3 pollegadas de comprimento. - Tanto esta passadeira, como a sugigolla, as corrêas que prendem o freio, as redeas, gamarras, e suas tesouras, terão 6 linhas de largura. - As tesouras da gamarra, inclusive as suas argolas, e fivelas, terão 12 pollegadas de comprimento. Rabicho, 1 1/2 pollegada de largura, até a corrêa da fivela, e esta da largura de 1 pollegada. - Todas as fivelas, peças quadradas, e argolas serão de metal amarello, e as passadeiras do mesmo couro da cabeçada.

Sellim

    De couro de porco, sem borrainas, nem ponteados ou lavores.

Estribos

     De metal amarello, aros iguaes, sem recortes, e todos lisos.- Considerando altura, do annel por onde passa o loro ao assento do estribo, 5 pollegadas e 2 linhas. - Diametro 4 pollegadas e 6 linhas. - Diametro do aro meia pollegada. - Assento 3 pollegadas e 3 linhas de comprimento, e 1 e 6 linhas de largura.

Manta

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca e das seguintes fórmas e dimensões. - Toda direita e sem recortes, tendo apenas á meia altura da frente huma pequena curva excedendo 1 pollegada escassa a sua vertical. - Mais estreita na parte superior que na inferior; guardando-se a proporção de 4/5 naquella e 5 n'esta; tendo, por exemplo, 20 pollegadas de comprimento em cima, a manta que tiver 25 em baixo. - Será guarnecida de huma listra de couro envernizado de 1 1/2 pollegada de largura, avivada de panno encarnado. - A manta, sejão quaes forem as dimensões do sellim (menos as do grande uniforme que varião na razão da largura das listras de galão correspondentes á patente do Official), excederá os arções exactamente 3 pollegadas, e na parte inferior ficará rente sem exceder de 1 linha a aba do sellim.

PEQUENO UNIFORME DAS PRAÇAS DE PRET.

Bonete

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, debruado na parte inferior de oleado. - Altura 7 pollegadas. - Cortado de fórma, que, posto na cabeça, e visto de lado, se apresente quadrado; para o que se seguirá no corte approximadamente a proporção, em cada lado, de 10 pollegadas na parte inferior, e 8 pollegadas na superior. - Succo triangular pendente do lado direito, tendo do centro para o vertice 3 pollegadas.- Borla de lã, com 2 1/2, pollegadas de comprimento, inclusive o botão, e este de 5 linhas de diametro. - A listra sem recortes, e 3/4, da altura do bonete, será de panno encarnado de 1 pollegada de largura, e os vivos de cordão de lã de 1 linha de grossura.

Sobrecasaca

     Em dimensões, vivos, cores, feitio, &c, em tudo igual á do Official.

Platina

     Toda direita, só oitavada na parte superior, de panno encarnado, e debruada de oleado. - Será de 2 pollegadas de largura, e de comprimento, inclusive a parte de lã, igual a toda a largura do hombro sem exceder a sua vertical. - Na parte superior terá hum botão pequeno como os das pestanas das mangas - A vulgarmente chamada palmatoria será de lã preta de fórma eliptica, de 3 pollegadas de eixo maior, 2 de menor, e 1 1/2, de altura.

Calça

     De panno, e branca, ambas das mesmas fórmas, dimensões, e vivos da do Official.

Polaina

     Preta, pelo joanete com pouca curva, abotoada por 5 botões de marca de osso da cor da fazenda, tendo largura tal que a alça, para não apparecer, não exceda a largura da sola do sapato.

Sapato

     De tacão, apparecendo por fóra da polaina.

     Os Inferiores, Cabos e Anspeçadas, usarão de divisas de panno encarnado, assentadas sobre panno preto. - Postas diagonalmente no braço esquerdo de costura á costura da manga. - As listras terão cada huma meia pollegada de largura, e hum linha de intervallo. - Não he permittido o uso de divisa acolchoada. - Os Inferiores usarão de banda de lã como actualmente, em fórma, e dimensões da pera, e maneira de ser posta, em tudo conforme com o estabelecido para os Officiaes.

     Por canhão, no pequeno uniforme, se entenderá a pestana da manga.

     Nos casos determinados pela Autoridade competente, poderão como actualmente usar as Praças de pret de jaquetas brancas de linho ou algodão.

CORPO E COMPANHIAS CORES DISTINCTIVAS
SOBRECASACA BONETE
Vivos. Golla. Canhão. Listra. Vivos. Borla do Bonete do Soldado
Botão. Franja.
Nº 1 Corpo de Artifices da Côrte Encarnados   Encarnado Encarnada Encarnados Azul Encarnada
Nº 2 Companhia da Provincia da Bahia »   » » » » »
Nº 3 Comp. da Provincia de Pernambuco »   » » » » »

VII

     Grande e pequeno Uniforme para todos o Regimentos de Cavallaria

GRANDE UNIFORME DOS OFFICIAES

Barretina

     Com escamas, e da qualidade, e fórma das actualmente em uso, com as seguintes dimensões. - Altura, medida dos lados, 5 1/2, pollegadas. - Copa de 8 1/4 pollegadas de diametro, e coberta de couro envernizado. - Na parte superior terá a barretina huma virola de metal de 1 pollegada de largura, dobrando sobre a copa hum friso de 3 linhas, e na inferior huma tira de couro envernizado tambem de 1 pollegada de largura.

     Pala de couro envernizado, guarnecida de huma virola como a da pala do bonete, não passará em largura as verticaes das fontes, e terá de altura, alêm da virola, 1 1/2, pollegada.

     Assucena de metal, da fórma das actuaes, toda lisa, e de 2 pollegadas de altura.

     Tope Nacional, para todos os Corpos invariavelmente de metal, com o fundo envernizado ou esmaltado, de 1 pollegada de diametro, e a estrella sobreposta com 1/2, pollegada de comprimento em cada raio e dourada; sendo prohibidos lavores, raios, orlas, ou quaesquer enfeites.

     Chapa da barretina, formada de huma coroa, e dous dragões cruzando os colos e as caudas. - A coroa de 1 pollegada e 2 linhas de altura, inclusive a cruz, e 1 pollegada de diametro na parte mais larga.

     Dragões de 2 1/2 pollegadas de altura, e 6 pollegadas e 2 linhas de largura de extremo a extremo das azas mais abertas. - O numero do Corpo, no vão, formado pelos colos e caudas. Escamas as mesmas que estão em uso.

    Toda a ferragem da barretina dourada.

Pennacho

     De chorão, formado de crina escarlate, de 2 pollegadas de diametro.

     O Pennacho não excederá em comprimento a linha inferior da barretina.

Dragona

     De franjas, com a pala da mesma fórma e dimensões da platina do pequeno uniforme, com a diferença de dever tomar, a chamada palmatoria, a fórma eliptica só o que for rigorosamente necessario para cahir a franja perpendicularmente. - Franja, invariavelmente de 2 1/2, pollegadas de comprimento, e duas ordens de canotão ou canotilho de ouro; para os Officiaes Superiores de canotão nº 4, e para os demais de canotilho nº 1/4.

Farda

     De panno azul ferrete, forrada e avivada de branco, toda direita da golfa á cintura, abotoada por huma ordem de 8 botões dos estabelecidos, dispostos em distancias iguaes.

     Golla de altura a deixar apparecer os lados e frente da gravata, mas cobrindo a sua fivela. - Aberta na frente, formando hum angulo pouco mais ou menos de 45°, e presa por hum colchete.

     O corpo da farda descerá até a cintura, seguido por igual a horisontal do quadril, sem curvas ou voltas até o enfranque. - Desta linha não passarão as extremidades das costuras dos trazeiros, e sobre ellas serão presos os botões do enfranque, para que a banda e o talim fiquem tambem horisontalmente postos.

     Canhão horisontal, de 2 pollegadas de altura, aberto na parte posterior, e abotoado por 2 botões pequenos.

     As abas curtas, e menores em altura que o corpo, na razão, proximamente, da metade; tendo, por exemplo, 24 pontos do enfranque á sua extremidade, a aba da farda que tiver 50 da costura da golla ao mesmo enfranque. - Seguindo esta proporção, terá cada aba, na parte superior, 22 pontos de largura, e descendo em leve curva, 11 na inferior. - As algibeiras serão figuradas por pestanas avivadas, com 3 botões nos seus recortes, e de dimensões proporcionaes ás das abas, que terão nos apanhados as mesmas estreitas actualmente em uso, bordadas a fio de ouro sobre panno encarnado.

     Na farda serão totaes as cores da golla e canhões, sendo estes para o 1º Regimento abotoados pela pestana azul actualmente em uso.

Calça

     Do mesmo panno, fórma e dimensões da do pequeno uniforme, com a differença de ser guarnecida nas costuras exteriores de duas listras de panno da cor indicada no mappa, com 2 pollegadas de largura cada huma, e 2 linhas de intervallo.

     Gravata, luva, banda, talim, pasta, canana, botina, espora e espada, tudo exactamente como no pequeno uiforme.

Fiador

     Trançado de fio de ouro e encarnado de 12 pollegadas de comprimento (medido dobrado) 2 linhas de grossura, rematando em huma borla com 1 pollegada de altura na pera, 1/2 de diametro, e 1/2 de altura no remate. - Franja de 2 pollegadas de comprimento, de canotão nº 4 para os Officiaes Superiores, e de canotilho nº 1/2 para os demais. - Estampa Nº 8, Fig. Nº 10.

GRANDE UNIFORME DAS PRAÇAS DE PRET

Barretina

     Exactamente das mesmas dimensões e fórma da do Official.

Pennacho

     Da mesma cor, mas não de chorão, feito de lã com 31/2 pollegadas de altura, e 11/2 de diametro.

Dragona

     Platina de metal, das mesmas fórmas e dimensões da do pequeno uniforme do Official.

    Em tudo o mais, salvo a qualidade da fazenda, exactamente igual ao do Official; sendo de panno encarnado as estrellas dos apanhados das abas da farda.

    Os Inferiores, usarão, no grande uniforme, de divisas de galão assentadas sobre panno encarnado, cingindo-se rigorosamente na sua collocação, numero, e distancias das listras, ao estabelecido para o pequeno uniforme.

     O galão será o designado para o posto de Alferes, sem a menor alteração no padrão e dimensões. - Os Cadetes e Particulares, tanto no grande como no pequeno uniforme, terão as estrellas 3¿ pollegadas abaixo da costura da manga, feitas de metal dourado, de 1 pollegada de diametro, ou meia de cada raio. - Estampa Nº 8, Fig. Nos 8 e 9.

Arreios

    Os mesmos actualmente em uso, guardando-se o preceito de ser a listra do schabraque igual em cor á da calça, mas de 1 pollegada de largura, e sem outro qualquer vivo.

PEQUENO UNIFORME DOS OFFICIAES

Bonete

     De panno, da cor e qualidade do da sobrecasaca, avivado de encarnado, para o 1º, 2º e 3º Regimentos. - De fórma conica, e pala horisontal de couro envernizado, guarnecida de huma virola de metal dourado, de 2 linhas de largura. - Copa circular, regulando approximadamente o seu diametro ¿ menos do da roda da cabeça. - Altura 4 pollegadas. - Pala 2 pollegadas de largura no centro. - O bonete será guarnecido na parte inferior de hum galão do padrão e largura do estabelecido para o posto de Capitão. - Para segurar-se, terá huma corrêa de couro envernizado branco, de largura de 6 linhas, com huma passadeira de correr de metal dourado, em fórma de fivela, presa por dous pequenos botões de uniforme, cobrindo a costura da pala, e não excedendo as suas extremidades mais de 1/2 pollegada. - O numero do Corpo collocado na frente entre o galão e a linha do vivo. - Estampa Nº 8., Fig. Nº 1.

     O 1º Regimento usará mais, no pequeno uniforme, de barretina da mesma fórma e dimensões do bonete; mas coberta de oleado ou couro envernizado, com escamas iguaes ás da barretina do grande uniforme, e o numero do Corpo collocado a meia altura. - Mesma estampa, Fig. Nº 2.

    Para o 4º Regimento será o bonete de gorra. - A parte inferior de couro envernizado, e fórma cylindrica, de 5 pollegadas de altura.

    A gorra pendente do lado direito, de panno da cor designada no mappa, terminando ponteaguda, sem fransido nem pregas na extremidade, á qual será presa huma borla de ouro da fórma e dimensões das actuaes. - Todo o bonete terá nas costuras de juntura hum vivo de cordão de fio de ouro de 1 linha de grossura. - A corrêa de segurar, como a dos demais Corpos, será posta ordinariamente em sentido diagonal, abotoada em hum terceiro botão igual aos outros, pregado na parte superior do couro, por baixo da gorra. - A borla da gorra não descerá da linha do hombro. - O numero do Corpo, collocado na frente, 1 pollegada acima do debrum. - Est. Nº 8, Fig. Nº 3.

Gravata

     De couro envernizado, sem deixar ver os collarinhos.

Sobrecasaca

     Para todos os Regimentos de Cavallaria, de panno azul, com a golla, frente, abertura da retaguarda, bolsos, canhões e suas pestanas, avivadas como se vê no mappa. - Abotoada por huma ordem de 8 botões convexos, de metal dourado, com o numero ordinal do Corpo, dispostos em distancias iguaes. - Os botões maiores serão de 7, e os menores de 5 linhas de diametro.

     Golla de altura a deixar apparecer os lados, e frente da gravata, mas cobrindo a sua fivela. - Aberta na frente, formando hum angulo pouco mais ou menos de 45º, e presa por hum colchete. - Por effeito da sua abertura angular terão as suas vistas distinctivas (menos no 1º Regimento) a fórma de trapezio, com a largura de 3 pollegadas na parte inferior medidas do colchete, e 2 na parte superior. - No 1º Regimento será na fórma do figurino, tendo 3 pollegadas contadas do vertice do angulo.

    O corpo da sobrecasaca descerá até á cintura tocando a costura o osso do quadril, e correndo horisontalmente, sem qualquer curva ou volta na retaguarda onde fórma o que se chama enfranque.

    Os pés dos primeiros botões dos bolsos serão presos sobre a extremidade da costura, para que a banda e o talim fiquem tambem horisontalmente postos.

     As abas serão curtas, não excedendo em comprimento, tendo-se o braço naturalmente estendido, a articulação do punho. - Terão panno e roda sufficientes para formarem traspasse na frente, e ficarem folgadas dos lados; e bolsos na retaguarda com hum recorte no centro, e 3 botões iguaes aos da abotoadura. - As pestanas dos bolsos terão 6 pollegadas de altura.

     Canhão aberto, como actualmente nas fardetas, por huma pestana com os recortes que estão em uso. - A pestana, abotoada por 3 botões pequenos, terá 31/2 pollegadas de altura, 1 de largura nas saliencias dos recortes, e 5 linhas nos centros das curvas.

     O vivo do canhão (menos no posto de Coronel) corresponderá exactamente ao centro da pestana. - A manga descerá até a articulação do punho. - Estampa Nº 8, Fig. Nº 4, 5 e 6.

Platina

     De metal amarello dourado, como a que está actualmente em uso, mas guardadas as seguintes dimensões. - Composta de 4 escamas alêm da parte superior. - Esta parte, semicircular, terá 11/2 pollegada de altura, e no centro, figuradas e em relevo, hum botão e casa.

     As escamas terão 2 pollegadas de largura, e meia pollegada de altura nas saliencias dos recortes. - A chamada palmatoria inteiramente circular. - A meia lua ou relevo que a guarnece será de 6 linhas de grossura, e igual em todas as suas partes.

     A platina toda lisa, sem enfeites, guarnições ou lavor de qualquer especie. - A sua largura será a das escamas, e o seu comprimento igual á largura do hombro, sem excederem as suas verticaes, nem o comprimento de toda a platina, nem o diametro da palmatoria.

     Será segura ao hombro, tocando levemente a costura da golla, por huma passadeira de panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, de meia pollegada de largura. - Estampa Nº 8, Fig. Nº 7.

Banda

     Em qualidade, dimensões, e fórma da borla, em tudo exactamente igual ao estabelecido para o pequeno uniforme do Estado Maior do Exercito.

     Terá comprimento necessario para dar 2 voltas, e ser atada de nó, com as pontas iguaes, sobre o quadril esquerdo, correspondendo á costura da calça, e excedendo metade da franja a linha inferior da sobrecasaca. - Estampa Nº 1, Fig. Nº 9.

Divisa

     No canhão como actualmente, e do galão do padrão em uso; mas tendo invariavelmente o de Capitão 7, e o de Subalterno 5 linhas de largura. - Estampa. - D - Fig. Nos 6 e 7.

Luva

     Branca de anta, ou camurça.

Calça

     Branca, e de panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, sem bolsos nem pregas, mas com presilha, principiando o seu comprimento 2 pollegadas acima do quadril, cahindo até a altura de não ficar arregaçada pela espora. - A fim de regular-se a sua largura, se seguirá no córte a proporção de não exceder a calça, em largura, a parte inferior do peito do pé.

Botim

Com espora fixa no tacão. - A espora de metal amarello inteiramente lisa, e fixa pelas extremidades dos braços e pela pua de parafuso e espigão; terá 3 linhas de grossura, e a pua, depois de fixa, 11/2 pollegada de comprimento, alêm da roseta. - Estampa. - D - Fig. Nº 8.

CORREAME

Canana

     De couro preto invernizado, toda lisa, sem ponteado, ou enfeite de qualquer especie; de 2 pollegadas de altura, e 4 de comprimento, presa á corrêa por 2 argolas de 6 linhas de diametro. - Sobre a pala huma coroa, e o numero do Corpo, de metal.

     A coroa de 5 linhas de altura, inclusive a cruz, e 1/2 pollgeada de diametro na parte mais larga. - O numero de pollegada de altura, e 1 linha escassa de largura.

Corrêa

     De couro branco invernizado, de 1 pollegada e 5 linhas de largura.

Ferragem

    Coroa, caixas de apito e agulhetas de pistola, e sua corrente, fivela passador, ponteira triangular e argolas. - A coroa de 1 pollegada e 1 linha de altura, inclusive a cruz, e 1 pollegada de diametro na parte mais larga.

     As caixas de apito e agulheta, de fórma cylindrica, todas lisas, de 2 pollegadas de altura, e 3 linhas de diametro cada hum, assentarão sobre huma chapa lisa de 1 pollegada de largura, e 21/2 de altura. - Corrente do apito e agulheta 14 pollegadas de comprimento, ou 7 depois de dobrada.

     A fivela, o passador, e a ponteira, de 2 linhas de largura, de metal.

     Argolas 1 linha de grossura.

Talim

     Do mesmo couro. - A corrêa de cintura de 11/2 pollegada, e as guias, e corrêas da pasta, de 6 linhas de largura. - Chapa de coroa sobreposta. - A chapa convexa, lisa, de 1 pollegada e 5 linhas de diametro.

     A coroa de 1 pollegada e 1 linha de diametro na parte mais larga, e o mesmo de altura, inclusive a cruz. - O circulo onde prende a chapa, em relevo, de 11/2 linha de grossura.

Pasta

     A pala de couro envernizado preto, lisa, sem virola ponteada, ou qualquer enfeite, de 81/2 pollegadas de altura, medidas do centro da parte superior ao centro do recorte. - Largura, na parte superior, 51/2 pollegadas, e na inferior 71/2. - A' 2 pollegadas acima do recorte terá collocado o numero do Corpo, e a coroa de metal dourado; a coroa de 2 pollegadas de altura, inclusive a cruz, e 1 pollegada e 6 linhas de diametro na parte mais larga; o numero de 1 pollegada e 7 linhas de altura, e 3 linhas de largura. - As argolas, que prendem as guias, de 11/2 pollegada de diametro, as fivelas destas, bem como as das corrêas da pasta, de 11/2 pollegada de altura, e 1 linha de grossura, de metal. - Toda a ferragem da canana e talim dourada.

Espada

     De guarnições, e bainha de aço ou ferro.

Fiador

     De couro branco invernizado, (menos para o 1º Regimento, que será preto) de 12 pollegadas de comprimento, ¿ pollegada de largura, borla do mesmo, fechada, de 2 pollegadas de altura, e 1 de diametro, hum botão e 2 passadores de metal dourado; passadores 2 linhas de largura. - Estampa Nº 8, Fig. Nos 4, 5, 6, 8 e 9.

     Fóra do serviço e formaturas poderão os Officiaes usar da sobrecasaca desabotoada, sem banda, e de collete da mesma cor ou branco; (mas nunca de chapeo redondo) e a calça de presilha, sendo porêm sempre das cores aqui estabelecidas.

PEQUENO UNIFORME DAS PRAÇAS DE PRETO

Bonetes

     Em fórmas, dimensões, cores, e vivos exactamente iguaes aos dos Officiaes, com a differença de serem, os de fórma conica, guarnecidos na parte inferior de huma listra de panno, avivado, das cores designadas no mappa, de 1 pollegada de largura, e os de gorra terem a borla, e vivos das costuras de juncturas, feitas de lã.

Sobrecasaca

     Em dimensões, vivos, cores, feitio, &c., igual á do Official.

Platina

     De corrente de metal amarello, como as actuaes.

Luva

     Branca.

Calça

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, dita branca: ambas das mesmas fórma e dimensões da do Official.

Botim

     Para todo o serviço montado.

Espora

     De metal amarelo, lisa, com as mesmas fórmas e dimensões das actuaes, será presa por corrêas; mas posta de maneira, que não faça arregaçar a calça.

Sapato

     De tacão, apparecendo por fóra da calça para todo o serviço a pé.

     Os Inferiores, Cabos, e Anspeçadas usarão de divisas de panno encarnado assentadas sobre panno da cor dos vivos, posta diagonalmente no braço esquerdo, de costura á costura da manga. - As listras terão cada huma 1/2 pollegada de largura, e 1 linha de intervallo. - Não he permittido o uso de divisa acolchoada. - Os Inferiores usarão de banda de lã como actualmente, em fórma, e dimensões da pera, e maneira de ser posta, em tudo conforme com o estabelecido para os Officiaes.

     Por canhão, no pequeno uniforme, se entenderá a pestana da manga.

     Nos casos determinados pela Autoridade competente, poderão, como actualmente, usar as Praças de pret de jaquetas brancas, de linho ou algodão.

REGIMENTOS CORES DISTINCTIVAS
LISTRA DA CALÇA SOBRECASACA BONETE
Vivos Golla Canhão Vivos Listra Gorra Borla da gorra
Botão Franja
1º.. Encarnada Brancos Encarnada Encarnado Encarnado Encarnada e ativada de branco
2º.. » » » » » »
3º.. » » »   » »
4º.. » » » » Amarelo   Encarnada Azul Amarelo..

VIII

     Grande e pequeno Uniforme para todos os Batalhões de Fusileiros

GRANDE UNIFORME DOS OFFICIAES

Barretina

     Da fórma e qualidade das actuaes, com as seguintes dimensões.

     Altura, medida dos lados, 5¿ pollegadas.

     Copa de 8 pollegadas e 1/4 de diametro, coberta de couro envernizado.

     A barretina será guarnecida, tanto na parte superior nnida á costura da coberta da copa, como na inferior, unida ao debrum, de 2 tiras do mesmo couro de 1 pollegada de largura cada huma.

     A pala, sem virola, de 1¿ pollegada de altura no centro, não passará em largura as verticaes das fontes.

     A assucena de metal dourado, da fórma das actuaes, mas toda lisa, sem lavor de qualquer especie, e de 2 pollegadas de altura.

     Tope Nacional. - Para todos os Corpos invariavelmente de metal, com o fundo envernizado ou esmaltado, de 1 pollegada de diametro; e a estrella sobreposta, com ¿, pollegada de comprimento em cado raio, e dourada.

     Sendo prohibidos lavores, raios, orlas, ou quaesquer enfeites.

     Chapa da barretina. - A mesma em fórma que actualmente se usa, mas não excedendo em altura a linha inferior da guarnição de couro da copa, e em largura, na sua parte inferior, ás extremidades da pala.

     Escudo das Armas Imperiaes, com o numero do Corpo, o mesmo que se acha estabelecido.

Cordões

     Formados de fio, e borlas de canotão, e canotilho de ouro. - Cordões de 2 linhas de grossura, presos á barretina como actualmente, por 2 botões de tranquilha de 1 1/2 pollegada de comprimento, de 1/2 de diametro no centro, e cobertos de esteira, sem enfeite de qualquer natureza.

     A trança da frente de cordão dobrado, posta na barretina em fórma semicircular, sem curvas ou voltas, e tocando a sua parte inferior o centro da costura da pala. O laço da retaguarda de 2 voltas, e igualmente de cordão dobrado, tocará a linha superior da guarnição de couro. - Borla presa á tranquilha do lado esquerdo por huma presilha de cordão fino; terá a pera formada de esteira de fio como as tranquilhas de 1 pollegada de altura, 5 linhas de diametro na parte mais grossa, e 1/2 pollegada de altura no remate. - A franja de 2 pollegadas de comprimento, feita de canotão nº 4 para os Officiaes Superiores, e canotilho nº 1/4 para os demais. - O cordão pendente de 4 palmos de comprimento com 3 passadores de botão, 2 de correr para ser preso á tranquilha do lado direito da barretina, e 1 firme para segurar as palmatorias, que serão formadas por huma trança de 5 voltas, de 3 cordões de 1 linha de grossura, ficando com a fórma eliptica de 3 pollegadas do eixo maior, e 2 de menor.

     Em cada palmatoria huma borla, das dimensões e fórma da da barretina. - No remate das palmatorias terá o pendente huma pequena presilha de cordão fino para segura-lo em hum botão pregado no lado direito do peito da farda no alinhamento do 2º da abotoadura.

     O pennacho terá 7 pollegadas de altura, e 2 de diametro, feito de pennas encarnadas até 2/3 de altura, e brancas até o fim. As Praças montadas usarão, como actualmente, de pennacho de charão, formado de pennas de gallo encarnadas por dentro, e brancas por fóra.

Dragona

     Em dimensões, e fórma como a estabelecida para o Estado Maior do Exercito, será presa ao hombro por huma passadeira de galão de ouro do padrão estabelecido para o posto de Alferes, e tocará levemente a costura da golla. Est. Nº 1, Fig. nº 8.

Farda

     De panno azul ferrete, forrada de branco, avivada de encarnado. Toda direita da gola á cintura; abotoada por huma ordem de 8 botões dos estabelecidos, dispostos em distancias iguaes.

     Golla. - De altura a deixar apparecer os lados e frente da gravata, mas cobrindo a sua fivela. - Aberta na frente, formando hum angulo pouco mais ou menos de 45°, e presa por hum colchete.

     O corpo da farda descerá até a cintura, seguindo por igual a horisontal do quadril, sem curvas ou voltas até o enfranque.

     Desta linha não passarão as extremidades das costuras dos trazeiros, e sobre ellas serão presos os botões do enfranque para que a banda e o talim, ou a corrêa da cintura do talabarte, fiquem tambem horisontalmente postos.

     Canhão horisontal, de 2 pollegadas de altura, aberto na parte posterior, e abotoado por dous botões pequenos.

     As abas curtas, e menores em altura que o corpo, na razão de 8 pontos de diferença; tendo, por exemplo, 42 do enfranque á sua extremidade , a aba da farda que tiver 50 da costura da golla do mesmo enfranque. Seguindo esta proporção terá cada aba, na parte superior, 22 pontos de largura, e descendo, em leve curva, 11 na inferior. As algibeiras serão figuradas por pestanas avivadas, com 3 botões nos seus recortes e dimensões proporcionaes ás das abas, que terão nos apanhados as mesmas estrellas actualmente em uso, bordadas a fio de ouro sobre panno azul.

     Nas fardas serão totaes as cores das gollas e canhões, e estes sem pestanas.

     Gravata, luva, banda, talabarte, talim, pasta, calça, polaina, sapato, botim, e espora, tudo exactamente como no pequeno uniforme, com a differença de ser branca a polaina para o grande uniforme, quer com a calça branca, quer com a de panno.

Espada

     Como actualmente, de bainha de couro, com a guarnição, bocal, pintura, chapas e argolas douradas.

Fiador

     O mesmo actualmente em uso. - Fig. nº 6.

ARREIOS

     Tudo do mesmo couro, e das mesmas fórmas e dimensões do pequeno uniforme, com as seguintes alterações.

Cabeçada

     Terá cruzeta na frente, e a testeira com mais hum passador na parte posterior, para correr a sugigolla, separada della.

     A sugigolla será mais comprida, tendo, medida de toda a altura de hum lado, 18 pollegadas de altura, terminando em huma borla de couro preto de duas pollegadas de altura, da qual sahirá hum pendente de crina branca e encarnada, sendo a branca por fóra, e só até ao meio, e todo elle de 19 pollegadas de comprido, e 6 pollegadas folgadas de diametro. A sugigolla será graduada por hum passador de metal.

Peitoral

     Em substituição da gramarra simples, será preso á cilha, e terá 1 pollegada de largura, com tesouras roliças de 3 linhas de diametro, que prenderão em huma fivela de 1 pollegada de largura, cosida á junctura inferior do peitoral. As tesouras terão nas argolas hum remate de couro branco envernizado de 2 pollegadas de comprimento. O peitoral prenderá no arção do sellim por huma corrêa de 6 linhas de largura, e fivelas e passadeiras correspondentes, cosidas na sua junctura superior. O peitoral, a cabeçada, e o rabicho assentarão sobre couro branco, ficando assim com dous frisos desta cor; os do peitoral, de 2 linhas, e os da cabeçada e rabicho, de 1 linha de largura. Todas estas peças terão florões formados de rosetas de couro, brancas e pretas, recortadas em roda, e de metal dourado com o mesmo feitio. Os das extremidades da testeira e cruzeta, constarão de duas rosetas de couro e huma de metal. O do centro da cruzeta será maior em dimensões e numero de rosetas, constando de cinco, inclusive a de metal, tendo a maior 2 pollegadas de diametro. Os do peitoral, constando igualmente de 5 rosetas, serão collocados na seguinte disposição: hum em cada lado, e 4 pollegadas abaixo da corrêa que prende o peitoral ao arção do sellim, outro na costura da junctura inferior sobre os peitos do cavallo, d'onde partem as tesouras e a corrêa da silha; e outros dous, tambem 1 de cada lado, a 4 pollegadas acima deste; sendo ao todo cinco.

      No rabicho se porão tres: hum onde começa a separação das corrêas da forquilha, e 2 nas extremidades das mesmas corrêas, ou principio da boneca. A' excepção dos florões do centro da cruzeta da cabeçada, e o da costura da junctura inferior do peitoral, que terá 21/2 pollegadas, todos os outros terão diametro igual á largura total da peça em que forem asssentados. Na disposição das rosetas, para formar os florões, se seguirá a ordem de ser a primeira debaixo branca, alternando em cores até a dourada, que ficará sempre sobre huma preta; e graduando os diametros de maior a menor, debaixo para cima, de sorte que appareça huma orla de recortes. As ponteiras das redeas e demais corrêas serão de metal, oitavadas, da largura das mesmas corrêas, e 2 linhas de altura; os passadores tambem de metal, com iguaes dimensões; as fivelas e argolas da gramarra de 1 linha de grossura de metal, e tudo dourado.

Manta

     Do mesmo panno, fórma e dimensões da do pequeno uniforme, com a differença de ser guarnecida de galão do padrão estabelecido, e correspondente á graduação do Official; excedendo a do posto de Coronel, em consequencia da maior largura da guarnição, somente 1 pollegada escassa os arções do sellim. O galão será avivado como a sobrecasaca; e a separação dos galões, indicando a patente, será da mesma cor dos vivos, e de huma linha de largura.

Coldres

     De 9 pollegadas de altura de caixa de pistola, inclusive a extremidade da ponteira. Ponteiras de metal dourado, lisas. Capelladas do mesmo panno da manta, com 23 pollegadas de comprimento, 7 1 /2 de largura na parte mais larga das abas, e as extremidades arredondadas, igualmente agaloadas e avivadas; seguindo-se na guarnição de galão as mesmas regras estabelecidas para a manta. No centro de cada aba terão huma chapa com numero do Corpo, igual em fórma á dos angulos trazeiros das mantas, mais de 5 linhas de diametro alêm da coroa, que será de 3 de altura, inclusive a cruz, e 3 de diametro na parte mais larga. Esta chapa assentada como as outras sobre panno encarnado. A silha dos coldres será sempre branca. Nº 10, Est. nº 4. - Nº 11 e 13, Est. nº 5.

GRANDE UNIFORME DAS PRAÇAS DE PRET

Barretina

     Exactamente das mesmas dimensões e fórma, da do Official.

Pennacho

     Das mesmas cores e dimensões, mas feito de lã.

Cordões

     Feitos de algodão branco, de iguaes dimensões e fórma, e postos da mesma maneira.

Dragona

     A pala, para todos os Batalhões de Fuzileiros, de panno encarnado, e guarnecida de hum cordão de algodão branco de 1 linha de largura, terá, bem como a meia lua de metal que guarnece a palmatoria, as mesmas fórmas e dimensões que a platina do Official. A franja, do mesmo comprimento da do Official, será de algodão branco, igual ao dos cordões para poder ser lavada como estes.

Polaina

     Branca (ainda quando neste uniforme se use de calça de panno) da fórma e dimensões da do pequeno uniforme, e da mesma fazenda da calça branca.

     Em tudo o mais, salvo a qualidade da fazenda, exactamente igual ao de Official sendo de panno encarnado as estrellas dos apanhados das abas da farda.

OS PORTAS-MACHADOS

     Usarão de barretina de fórma cylindrica, coberta de pelle de urso, ou guariba, com pennacho, gorra e cordões.

Barretina

     De onze pollegadas de altura. - Gorra cosida em roda da copa, com 19 pollegadas de comprimento, feita de panno encarnado, terminando ponteaguda, sem franzido nem pregas, e rematando em huma borla da qualidade e fórma das demais barretinas.

Pennacho

    Feito de pennas, todo branco, de 13 pollegadas de altura, e 4 de diametro.

Cordões

    De algodão branco como os demais.

     A barretina não terá chapa nem enfeite de qualquer especie. O tope e assucena, para o pennacho, ficarão ao lado esquerdo, e a gorra pendente do direito.

Avental

     Feito na parte superior de pelle de tigre em fórma de couraça, e na inferior (avental) de sola pintada de amarello fórte, orlada de branco com vivos encarnados, tendo a orla 11/2 pollegadas, e os vivos 2 linhas de largura. - Fig. Nº 7.

     Os Inferiores usarão, no grande uniforme, de divisas de galão assentadas sobre panno da cor dos vivos, cingindo-se rigorosamente na sua collocação, numero e distancias das listras, ao estabelecido para o pequeno uniforme.

     O galão das divisas será o designado para o posto de Alferes, sem a menor alteração no padrão e dimensões.

     Os Cadetes e Particulares, tanto no grande como no pequeno uniforme, terão as estrellas 3 1/2 pollegadas abaixo da costura da manga, feitas de metal dourado, de uma pollegada de diametro, ou meia de cada raio.

PEQUENO UNIFORME DOS OFFICIAES

Bonete

    De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca e avivado de encarnado. De fórma conica, e pala horisontal de couro envernizado, guarnecida de huma virola de metal dourado, de 2 linhas de largura. Copa circular, regulando approximadamente o seu diametro 1/3 menos da roda da cabeça. Altura 4 pollegadas.

     Pala 2 pollegadas de largura no centro. O bonete será guarnecido na parte inferior de huma listra de panno da cor, conforme declara o mappa, de huma pollegada de largura; bem como, para segurar-se, terá huma corrêa de couro envernizado, branco, da largura de 6 linhas, com huma passadeira de correr, de metal dourado, em fórma de fivela, presa por 2 pequenos botões de uniforme, cobrindo a costura da pala, e não excedendo as suas extremidades mais de 1/2 pollegada. O nº do Corpo entre 2 palmas, sustentando 1 coroa, como os actuaes, será collocado sobre a listra sem a exceder. - Estamp. - D. - Fig. Nº 1.

Gravata

     De couro envernizado, sem deixar ver os canarinhos.

Sobrecasaca

     Para todos os Batalhões de Fusileiros de panno azul, com a golla, frente, abertura da retaguarda, bolsos, canhões e suas pestanas, avivados de encarnado, e abotoada por huma ordem de 8 botões convexos de metal amarello, com o nº ordinal do Corpo, como os actuaes, e dispostos em distancias iguaes. Os botões maiores serão de 7, e os menores de 5 linhas de diametro. - Estampa. - D. - Fig. Nos 2 e 3.

     Golla. De altura de deixar apparecer os lados e frente da gravata, mas cobrindo a sua fivela. Aberta na frente, formando hum angulo pouco mais ou menos de 45°, e presa por hum colchete. Por effeito da sua abertura angular, terão as suas vistas distinctivas a fórma de trapezio, com a largura de 3 pollegadas na parte inferior, medidas do colchete, e 2 na parte superior.

     O corpo da sobrecasaca descerá até a cintura, tocando o osso do quadril, e correndo horisontalmente, sem qualquer curva ou volta na retaguarda onde fórma o que se chama enfranque. Os pés dos primeiros botões dos bolsos serão presos sobre a extremidade da costura, para que a banda e a corrêa do talabarte fiquem horisontalmente postas.

     As abas serão curtas, não excedendo em comprimento, tendo-se o braço naturalmente estendido, a extremidade da palma da mão, ou linha das primeiras phalanges dos dedos.

     Terão panno e roda sufficientes para formarem traspasse na frente, e ficarem folgadas dos lados, e bolsos na retaguarda com hum recorte no centro, e 3 botões iguaes aos da abotoadura. As pestanas dos bolsos terão 6 pollegadas de altura.

    Canhão. Aberto, como actualmente nas fardetas, por huma pestana com os recortes que estão em uso. A pestana, abotoada por 3 botões pequenos, terá 31/2 pollegadas de altura, 1 de largura nas saliencias dos recortes, e 5 linhas nos centros das curvas. O vivo do canhão (menos para o posto de Coronel corresponderá exactamente ao centro da pestana. A manga descerá até a articulação do punho. - Est. - D. - Fig. Nº 4.

Platina

     Pala de panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, de 2 pollegadas de largura, toda direita, só oitavada na parte superior, e avivada como a sobrecasaca. A chamada palmatoria inteiramente circular, e a meia lua, ou relevo que a guarnece, de metal dourado, de 6 linhas de grossura, igual em todas as suas partes, e sem lavor de qualquer especie.

     A platina cobrirá o hombro, sem exceder as suas verticaes em qualquer sentido. Será presa por huma passadeira de panno da cor e qualidade do da sobrecasaca de 1/2 pollegada de largura. - Est. - D. - Fig. Nº 5.

Banda

     Em qualidade, dimensões, e fórma da borla, em tudo exactamente igual ao estabelecido para o pequeno uniforme do Estado Maior do Exercito. Terá comprimento necessario para dar 2 voltas, e ser atada de nó, com as pontas iguaes sobre o quadril direito, correspondendo á costura da calça, e excedendo metade da franja a linha inferior da sobrecasaca - Estamp. Nº 1. - Fig. Nº 9.

Divisa

     No canhão, como actualmente, e do galão do padrão em uso, mas tendo invariavelmente o de Capitão 7, e o de Subalterno 5 linhas de largura. - Estamp.- D. - Nos 6 e 7.

Luva

     Branca de anta, ou camurça.

Calça

     Branca, e de panno mescla para o 1º Batalhão, e da cor e qualidade do da sobrecasaca para os demais, sem bolsos, pregas ou presilhas; principiando o seu comprimento 2 pollegadas acima do quadril, cahindo até o peito do pé, e tocando-o levemente para não encobrir o tacão. A fim de regular-se a largura, se seguirá no córte a proporção de não exceder a calça em largura a parte inferior do peito do pé. A calça de panno terá embebido nas costuras exteriores hum vivo da cor, grossura, e qualidade do da sobrecasaca.

Polaina

     Preta, tudo com as dimensões iguaes á do Soldado, com a diferença de ser abotoada por botões mais pequenos, e cobertos da mesma fazenda.

Sapato

     De tacão, apparecendo por fóra da polaina.

     As Praças montadas usarão de botim, e presilha na calça; espora de metal amarello, inteiramente lisa, fixa ao tacão pelas extremidades dos braços, e pela pua de parafuso e espigão.

     Terá 3 linhas de grossura, e a pua, depois de fixa, 11/2 pollegada de comprimento, alêm da roseta.

     Fóra do serviço e formaturas poderão os Officiaes usar da sobrecasaca desabotoada, sem banda, e de collete da mesma cor, ou branco, (mas nunca de chapeo redondo) e calça de presilha, sendo porêm sempre das cores aqui estabelecidas. - Espora - Estamp. - D. - Fig. Nº 8.

CORREAME

Talabarte

     De couro branco, invernizado, de 2 pollegadas de largura, e com a mesma chapa e escudo d'Armas Imperiaes actualmente em uso.

     O Talabarte será seguro na cintura, por fóra da banda, por huma corrêa do mesmo couro, cosida nas argolas das guias, de 1 pollegada e 2 linhas de largura. A corrêa prenderá na frente, sobre a vertical da abotoadura, por huma chapa de metal dourado, fundo liso, guarnecida apenas de hum cordão em relevo, tambem liso, de huma linha de grossura. A chapa será quadrada, de huma pollegada e 3 linhas de face.

     As Praças montadas não usarão de talabarte, mas de talim do mesmo couro daquelle; e pasta como actualmente, tudo com as seguintes dimensões.

     A chapa toda lisa, de 2 pollegadas e 5 linhas de largura, 2 pollegadas de altura. Escudo das Armas Imperiaes, o mesmo em dimensões e fórma, que está em uso. Corrêa de cintura 11/2 pollegada de largura. Argolas das guias 11/2 pollegada de diametro. Guias e corrêas da pasta 6 linhas de largura. Todas as fivelas, argolas, e passadeiras douradas, mas lisas, e de huma linha de largura. - Estamp. - D - Fig. Nº 4.

Pasta

     A pala de couro envernizado preto, lisa, sem virola, ponteado ou qualquer enfeite, de 81/2, pollegadas de altura, medidas do centro da parte superior, ao recorte da pala. Largura, na parte superior 51/2 pollegadas, e na inferior 71/2.

     A' duas pollegadas acima do recorte, será collocada a chapa com o numero do Corpo, que está estabelecido.

Espada

    Como actualmente, de guarnições, e de bainha de aço, ou ferro.

Fiador

     De couro branco envernizado, 12 pollegadas de comprimento, linhas de largura, borla do mesmo, fechada, de 2 pollegadas de altura, e huma de diameatro, hum botão e 2 passadores de metal dourado; passadores de 2 linhas de largura.

    Nos serviços de quartel, marchas, e acampamentos, poderão os Officiaes de Fusileiros usar de talins pretos, como nos mesmos serviços usão presentemente. Est. e Fig. acima.

ARREIOS

     Cabeçada, redeas, gamarras e rabicho, tudo de couro invernizado preto, e das seguintes dimensões.

Cabeçada

     Com huma fivela em cada lado para se graduar; serão as corrêas das faces, a focinheira, a corrêa que a aperta, e as mais estreitas que prendem o freio, cosidas em cada lado de hum quadrado de metal, em vez de argola, e assim separadas. A' excepção das presilhas do freio, terá cada huma das peças mencionadas, bem como a testeira, huma pollegada de largura. A corrêa que aperta a focinheira será dividida por outra igual quadrado de metal, no qual prenderá a passadeira da sugigolla, de 3 pollegadas de comprimento. Tanto esta passadeira, como a sugigolla, as corrêas que prendem o freio, as redeas, gamarras, e suas tesouras terão 6 linhas de largura. As tesouras da gamarra, inclusive as suas argolas e fivelas, terão 12 pollegadas de comprimento. Rabicho 1 1/2 pollegada de largura até a corrêa da fivela, e esta da largura de huma pollegada.

     Todas as fivelas, peças quadradas e argolas, serão de metal dourado; e os passadores do mesmo couro da cabeçada.

Sellim

     De couro de porco, sem borrainas, nem ponteados ou lavores.

Estribos

     De metal amarello, aros iguaes, sem recortes, e todos lisos; considerando altura, do annel por onde passa o lóro ao assento do estribo, 5 pollegadas e 2 linhas. - Diametro 4 pollegadas e 6 linhas. - Diametro do aro, meia pollegada. - Assento 3 pollegadas e 3 linhas de comprimento, e 1 e 6 linhas de largura. - Estamp. - D. - Fig. Nº 9.

Manta

     De panno da cor e qualidade da sobrecasaca (mescla para o 1º Batalhão das seguintes fórmas e dimensões. - Toda direita e sem recortes, tendo apenas á meia altura da frente huma pequena curva, excedendo 1 pollegada escassa a sua vertical. - Mais estreita na parte superior que na inferior, guardando-se a proporção de 4/5 naquella e 5 nesta; tendo, por exemplo, 20 pollegadas de comprimento em cima a manta que tiver 25 cm baixo. Será guarnecida, no pequeno uniforme, de huma listra de couro envernizado, de 1 1/2 pollegada de largura, avivada de encarnado como a sobrecasaca.

     Nos angulos trazeiros terá o numero do Corpo, por baixo de huma corrêa, e entre duas palmas. A coroa de 7 linhas de altura, inclusive a cruz, e 6 de diametro; o nº de 1 pollegada de altura, e huma linha de largura; as palmas em fórma circular, com huma pollegada de vão, tocando com as extremidades a linha inferior da coroa. Tudo em huma só peça dourada, e assentada sobre panno encarnado - A manta, sejão quaes forem as dimensões do sellim (menos as do grande uniforme, que varião na razão da largura das listras de galão correspondentes á patente do Official) excederá os arções exactamente 3 pollegadas; e na parte inferior ficará rente, sem exceder de huma linha, a aba do sellim. - Estamp. Nº 5, Fig. Nº 12.

PEQUENO UNIFORME DAS PRAÇAS DE PRET

Bonnete

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, debruado na parte inferior de oleado. - Altura 7 1/2 pollegadas. - Talhado de fórma que, posto na cabeça, e vista de lado, se apresente proximamente quadrado, para o que se seguirá no córte a proporção em cada lado de 10 pollegadas na parte inferior e 8 na superior. - Sacco triangular pendente ao lado direito; tendo, do centro para o vertice, 3 pollegadas. - Borla de lã com 2 1/2 pollegadas de comprimento, inclusive o botão, e este de 5 linhas de diametro. - A listra sem recortes, e a 3/4 da altura do bonete será de panno da cor da golla ou canhão, segundo o mappa, de huma pollegada de largura. - Os vivos do bonete de cordão de lã de huma Linha de grossura. - O numero do Corpo collocado na frente 1/2 pollegada acima do debrum de oleado.

Sobrecasaca

    Em dimensões, vivos, cores e feitio, exactamente igual á do Official.

Platina

     Toda direita, só oitavada na parte superior, de panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, e debruada de oleado. - Será de 2 pollegadas de largura, e de comprimento, inclusive a parte de lã, igual a toda largura do hombro, sem exceder a sua vertical. - Na parte superior terá hum botão pequeno como os das pestanas das mangas. - A vulgarmente chamada palmatoria será de lã branca, de fórma eliptica, de 3 pollegadas de eixo maior, 2 de menor, e 1 1/2 de altura ou espessura de Iã.

Calça

     De panno, e branca, ambas das mesmas cores, fórmas, dimensões, e vivos da do Official.

Polaina

     Preta, pelo joanete, com pouca curva, abotoada por 5 botões de marca de osso, da cor da fazenda, tendo largura tal, que a alça, para não apparecer, não exceda a largura da sola do sapato.

Sapato

     De tacão, apparecendo por fora da polaina.

     Os Inferiores, Cabos, e Anspeçadas usarão de divisas de panno da cor dos vivos, assentados sobre panno da cor da sobrecasaca.

     Postas diagonalmente no braço esquerdo, de costura á costura da manga. - As listras terão cada huma meia pollegada de largura, e huma linha de intervallo. - Não he permittido o uso de divisa acolchoada. - Os Inferiores usarão de banda de lã, como actualmente, em fórma e dimensões da pera, e maneira de ser posta, em tudo conforme com o estabelecido para os Officiaes. - O botão da escovinha, igual aos da pestana da manga, e platinas, ficará na linha do 2º botão da sobrecasaca, separado deste na razão da largura do peito do homem, para ficar a respectiva corrêa do lado exterior, e unida ao talabarte.

     Por canhão, no pequeno uniforme, se entenderá a pestana da manga. - Estampa - D - Fig. Nos 10, 11 e 12.

     Nos casos determinados pela Autoridade competente, poderão, como actualmente, usar as Praças de pret de jaquetas brancas de linho ou algodão.

CORES DISTINCTIVAS
CORPOS SOBRECASACA BONETE
Vivos Golla Canhão Listra Vivos Borla do Bonete do Soldado
Botão Franja
1º Batalhão Encarnados Branca Amarello Amarella Encarnado Encarnado Branca
8º Dito » Amarella Branco » » » »
2º Dito » » Azul claro Azul clara » Azul Amarella
7º Dito » Azul clara Amarello » » » »
3º Dito » Encarnada » Encarnada » Amarello Encarnada
6º Dito » Amarella Encarnado » » » »
4º Dito » Azul clara » Azul clara » Azul »
5º Dito » Encarnada Azul claro » » » »

IX

     Grande e pequeno uniforme para todos os Batalhoes de caçadores

GRANDE UNIFORME DOS OFFICIAES

Barretina

     Da fórma e qualidade das actuaes, com as seguintes dimensões. - Altura, medida dos lados, 5 1/2 pollegadas. - Copa de 8 pollegadas e 1/4 de diametro, coberta de couro envernizado - A barretina será guarnecida, tanto na parte superior unida ao debrum da coberta da copa, como na parte inferior, de duas tiras do mesmo couro de 1 pollegada de largura cada huma. - A pala de couro envernizado terá de altura 1 1/2 pollegadas, e não excederá em largura as verticaes das fontes. - A assucena de metal dourado, da fórma das actuaes, mais toda lisa, sem lavor de qualquer especie, e de 1 pollegada de altura.

     Tope Nacional. - Para todos os Corpos invariavelmente de metal, com o fundo envernizado ou esmaltado, de 1 pollegada de diametro, e a estrella sobreposta com 1/2 pollegada de comprimento em cada raio, e dourada, sendo prohibidos lavores, raios, orlas, ou quaesquer enfeites.

     Chapa da barretina de metal bronzeado, e da mesma fórma das actuaes, guardadas as seguintes dimensões. - Braços da cruz 3 pollegadas de largura nas suas extremidades, 1 1/2 de comprimento destas ao centro, e 1/2 pollegada do mesmo centro aos centro dos recortes. - A palma circular de 2 linhas de largura; diametro do circulo 1 pollegada. O numero do Corpo de metal dourado, dentro do circulo.

Cordões

     Cordões, borlas, as chamadas palmatorias, e as duas tranquilhas, tudo tecido, e feito de retroz preto. - Os cordões terão duas linhas de grossura, e serão presos á barretina, como actualmente, pelas duas tranquilhas de 1 pollegada de comprimento, 1/2 de diametro no centro, e cobertos de tecido, sem enfeite de qualquer natureza. - A trança da frente será formada de cordão dobrado, e posta na barretina em fórma semicircular, sem mais curvas ou voltas, e tocando a sua parte inferior o centro da costura da pala. - O laço da retaguarda de 2 voltas, igualmente de cordão dobrado, tocará a linha superior da guarnição de couro. - Borla presa á tranquilha do lado esquerdo por huma precilha de cordão fino; terá a pera formada de tecido como as tranquilhas de 1 pollegada de altura, 1/2 de diametro, e 1/2 de altura no remate. - A franja de 2 pollegadas de comprimento, feita de canotão nº 4 tambem preta. - O cordão pendente de 4 palmos de comprimento com 3 passadores de botão, 2 de correr para ser preso á tranquilha da lado direito da barretina, e 1 firme para segurar as palmatorias, que serão formadas por huma trança de 5 voltas de 3 cordões de 1 linha de grossura, ficando com a fórma eliptica de 3 pollegadas de eixo maior e 2 de menor. - Em cada palmatoria huma borla, das dimensões e fórma da da barretina. - No remate das palmatorias terá o pendente huma pequena presilha de cordão fino para segura-lo em hum botão pregado no lado direito do peito da farda, no alinhamento do 2º da abotoadura.

     Os cordões das Praças montadas terão iguaes dimensões e fórmas, mas serão feitos de fio de ouro.

Pennacho

     De fórma espherica, e 2 pollegadas de diametro, feito de retroz verde escuro, sem enfeites de pennas, canotão, ou de qualquer natureza. - As Praças montadas usarão, como actualmente, de pennacho de chorão, da mesma cor, formado de crina, de 2 pollegadas de diametro, e comprimento a não excederem as suas pontas a parte inferior da barretina; tambem sem enfeite de qualquer especie.

Farda

     De panno verde escuro, avivada com hum cordão de retroz preto de 1 linha de grossura. - Toda direita da golla á cintura, abotoada por huma ordem de 8 botões dos estabelecidos, dispostos em distancias iguaes.

     Golla de altura a deixar apparecer os lados, e frente, da gravata, mas cobrindo a sua fivela. - Aberta na frente formando hum angulo pouco mais ou menos de 45° e preso por huma colchete.

     O corpo da farda descerá até a cintura, seguindo por igual a horisontal do quadril, sem curvas ou voltas até o enfranque. - Desta linha não passarão as extremidades das costuras dos trazeiros, e sobre ellas terão presos os botões do enfranque, para que a banda, e o talim fiquem tambem horisontalmente postas.

     Canhão horisontal, de (menos para o posto de Coronel que terá de 3) 2 1/2 pollegadas de altura, aberto na parte posterior, e abotoada por 2 botões pequenos.

     As abas curtas, e menores em altura que o corpo, na razão proximamente da metade; tendo, por exemplo, 24, pontas do infranque á sua extremidade, a aba da farda que tiver 50 da costura da golla ao mesmo enfranque. - Seguindo esta proporção, terá cada aba na parte superior 22 pontos de largura, e, descendo em leve curva, 11 na inferior. - As algibeiras serão figuradas por pestanas verticaes, com 3 botões, e avivadas como actualmente, guardando-se as proporções de 4 pontas de largura nas saliencias dos recortes, e 3 nas suas curvas. - Nas fardas serão totaes as cores das gollas, e canhões, e estes sem pestanas. - Nas gollas o bordado da fórma e dimensões do Fig. 3 da Est. Nº 10.

     Divisas, platinas, gravata, banda, canana, talim, calça, polaina, sapato; bem como a pasta, botim e espora, tudo exactamente como no pequeno uniforme, com a diflerença, de dever ter a calça de panno, no grande uniforme, huma listra de panno preto de 1 pollegada de largura.

Espada

     Como actualmente, de bainha de couro, com a guarnição bocal, ponteira, chapas, e argolas brancas.

Fiador

     Da fórma e dimensões do do pequeno uniforme; porêm de cordão de retroz preto, rematando com huma borla igual á da barretina. - Est. 10, Fig. Nos 1 e 2.

ARREIOS

     Tudo do mesmo couro, e das mesmas fórmas, e dimensões do pequeno uniforme, com as seguintes alterações.

Cabeçada

    Terá cruzeta na frente, e a testeira com mais hum passador na parte posterior para correr a sugigolla separada della. - A sugigolla será mais comprida, tendo, medida de toda a altura de hum lado, 18 pollegadas; terminando em huma borla de couro envernizado de 2 pollegadas de altura, da qual sahirá hum pendente de crina verde escuro de 19 pollegadas de comprimento, e 6 pollegadas folgadas de diametro. - A sugigolla será graduada por hum passador de metal. - Est. Nº 4, Fig. Nº 14.

Peitoral

     Em substituição da gamarra simples. - Será presa á silha, e terá 1 1/2 pollegada de largura, com tesouras roliças de 3 linhas de diametro, que prenderão em huma fivela de 1 pollegada de largura, cosida á junctura inferior do peitoral. - O peitoral prenderá no arção do sellim por huma corrêa de 6 linhas de largura, e fivela e passadores correspondentes cosidas á sua junctura superior. O peitoral, a cabeçada, e o rabicho terão florões, formados de rosetas de couro, recortadas em roda, e de metal dourado com o mesmo feitio. - Os das extremidades da testeira e cruzeta constarão de 2 rosetas de couro e huma de metal. - O do centro da cruzeta será maior em dimensões e numero de rosetas, constando de cinco, inclusive a de metal, tendo a maior 2 pollegadas de diametro. - Os do peitoral, constando igualmente de cinco rosetas, serão collocadas nas seguintes disposições. - Hum em cada lado, e 4 pollegadas abaixo da corrêa que prende o peitoral ao arção do sellim; outro, na costura da junctura inferior, sobre os peitos do cavallo, d'onde partem as tesouras, e a corrêa da cilha; e outros dous, tambem hum em cada lado, a 4 pollegadas acima deste; sendo ao todo cinco. - No rabicho se porão 3; hum, onde começa a separação das corrêas da forquilha, e dous nas extremidades das mesmas corrêas ou principio da boneca. - A' excepção dos florões do centro da cruzeta da cabeçada, e o da costura da junctura inferior do peitoral, que terá 2 1/2 pollegadas, todos os outros terão diametro igual á largura total da peça em que forem assentadas - Na disposição das rosetas, para formar os florões, se seguirá a ordem de graduar os diametros de maior a menor, debaixo para cima, de sorte que appareça sempre huma orla de recortes, ficando a de metal sobre todas.

     As ponteiras das redeas, e demais corrêas, serão de metal oitavadas, de largura das mesmas corrêas, e 2 linhas de altura; os passadores tambem de metal, com iguaes dimensões; as fivelas, e argolas da gamarra de 1 linha de grossura de metal, e tudo dourado. - Est. Nº 5, Fig. Nº 17.

Manta

     Do mesmo panno, fórma e dimensões da do pequeno uniforme, com a diferença de ser guarnecida de galão do padrão estabelecido, e correspondente á graduação do Official, excedendo a do posto de Coronel, em consequencia da maior largura da guarnição, somente 1 pollegada escassa os arções do sellim. - O galão será avivado da cor da golla ou canhão, e a separação dos galões indicando a patente será da mesma cor dos vivos e de 1 linha de largura. - Est. Nº 5, Fig. Nº 15.

Coldres

     De 9 pollegadas de altura da caixa de pistola, inclusive a extremidade da ponteira. - Ponterias de metal dourado, lisas; capelladas, do mesmo panno da manta, com 23 pollegadas de comprimento, 7 1/2 de largura na parte mais larga das abas, e as extremidades arrendondadas; igualmente agaloadas, e avivadas, seguindo-se na guarnição de galão as mesmas regras estabelecidas para a manta.

     No centro de cada aba terão huma chapa com o numero do Corpo, igual em fórma ás dos angulos trezeiros das mantas, mas de 5 linhas de diametro, alêm da coroa, que será de 3 de altura inclusive a cruz, e 3 de diametro na parte mais larga, sendo de metal bronzeado a coroa e as palmas, e o numero dourado.

     A cilha dos coldres será sempre branca.

GRANDE UNIFORME DAS PRAÇAS DE PRET

Barretina

     Exactamente das mesmas dimensões e fórma da do Official.

Pennacho

     Das mesmas cor e dimensões, mas feito de lã.

     Cordões

     Feitos de lã preta, de iguaes dimensões e fórma, e posto da mesma maneira.

     Em tudo o mais, salvo a qualidade da fazenda, exactamente igual ao do Official.

     Os Inferiores usarão, no grande uniforme, de divisas de galão assentadas sobre panno da cor dos vivos, cingindo-se rigorosamente na sua collocação, numero, e distancias das listras do estabelecido para o pequeno uniforme. - O galão das divisas será o designado para o posto de Alferes, sem a menor alteração no padrão e dimensões. - Os Cadetes, e Particulares, tanto no grande, como no pequeno uniforme, terão as estrellas 31/2 pollegadas abaixo da costura da manga, feitas de metal dourado, de 1 pollegada de diametro ou meia de cada raio.

PEQUENO UNIFORME DOS OFFICIAES

Bonete

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, e avivado de couro envernizado preto. - De fórma conica, e pala horisontal do mesmo couro. - Copa circular, regulando approximadamente o seu diametro 1/3 menos do da roda da cabeça. - Altura 4 pollegadas. - Pala 2 pollegadas de largura no centro. - O bonete será guarnecido, na parte inferior, de 1 listra de velludo preto de 1 pollegada de largura; bem como, para segurar-se, terá huma corrêa de couro envernizado preto, da largura de 6 linhas, com 1 passadeira de correr de metal dourado, e em fórma de fivela, presa por dous pequenos botões de uniforme, cobrindo a costura da pala, e não excedendo as suas extremidades mais de 1/2 pollegada. - O numero do Corpo, entre duas palmas, sustentando 1 coroa como os actuaes, será collocado sobre a listra sem a exceder.

Gravata

     De couro envernizado, sem deixar ver os collarinhos.

Sobrecasaca

     Para todos os Batalhões de Caçadores, de panno verde escuro, com a golla, frente, abertura da retaguarda, bolsos, canhões, e suas pestanas avivados de hum cordão de retroz preto de 1 linha de grossura, e abotoada por 1 ordem de 8 botões convexos de metal bronzeado, com o numero ordinal do Corpo de metal amarello, e dispostos em distancias iguaes. - Os botões maiores serão de 7, e os menores de 5 linhas de diametro.

     Golla de altura a deixar apparecer os lados, e frente da gravata, mas cobrindo a sua fivela. - Aberta na frente, formando hum angulo pouco mais ou menos de 45°, e presa por hum colchete. - Por effeito da sua abertura angular, terão as suas vistas distinctivas a fórma de trapezio, com a largura de 3 pollegadas na parte inferior, medida do colchete, e 2 na parte superior.

     O corpo da sobrecasaca descerá até a cintura, tocando a costura o osso do quadril, e correndo horisontalmente, sem qualquer curva ou volta na retaguarda, onde fórma o que se chama enfranque. - Os pés dos primeiros botões dos bolsos serão presos sobre a extremidade da costura, para que a banda, e o talim fiquem tambem horisontalmente postos.

     As abas serão curtas, não excedendo em comprimento, tendo-se o braço naturalmente estendido, a extremidade da palma da mão, ou linha das primeiras phalanges dos dedos. - Terão panno, e roda sufficientes para formarem traspasse na frente, e ficarem folgadas aos lados, e bolsos na retaguarda com 1 recorte no centro, e 3 botões iguaes aos da abotuadura. - As pestanas dos bolsos terão 6 pollegadas de altura.

     Canhão aberto, como actualmente nas fardetas, por huma pestana com os recortes que estão em uso. - A pestana abotoada por 3 botões pequenos de uniforme terá 31/2 pollegadas de altura, 1 de largura nas saliencias dos recortes, e 5 linhas nos outros das curvas. - O vivo do canhão (menos para o posto de Coronel) corresponderá exactamente ao centro da pestana. - A manga descerá até a articulação do punho. - Est. Nº 9, Fig. Nº 1.

Platina

     Pala de panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, de 2 pollegadas de largura; toda direita, só oitavada na parte superior, e guarnecida de canotão preto Nº 4. - A chamada palmatoria, inteiramente circular, e a meia lua, ou relevo que a guarnece, de metal bronzeado como o dos botões, de 6 linhas de grossura, igual em todas as suas partes, e sem lavor de qualquer especie. - A platina cobrirá o hombro sem exceder as suas verticaes em qualquer sentido. - Será presa por huma passadeira de panno da côr e qualidade do da sobrecasaca de 1/2 pollegada de largura. - Est. Fig. Nº 2.

Banda

     Em qualidade, dimensões, e fórma da borla, em tudo exactamente igual ao estabelecido para o pequeno uniforme do Estado Maior do Exercito. - Terá comprimento necessario para dar duas voltas, e ser atada de nó, com as pontas iguaes, sobre o quadril direito, correspondendo á costura da calça, e excedendo metade da franja a linha inferior da sobrecasaca. - Est. Nº 1, Fig. Nº 9.

Divisa

     No canhão como actualmente, e do galão do padrão em uso, mas tendo invariavelmente a de Capitão 7, e a de Subalterno 5 linhas de largura. - Est. - D. - Fig. Nº 6 e 7.

Luva

     Branca, de anta, ou camurça.

Calça

     Branca, e de panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, sem bolsos, pregas, nem presilhas, principiando o seu comprimento 2 pollegadas acima do quadril, cahindo até o peito do pé, e tocando-o levemente para não encobrir o tacão. - A fim de regular-se a largura se seguirá no córte a proporção de não exceder a calça em largura a parte inferior do peito do pé.

Polaina

     Preta, tudo com as dimensões iguaes á do Soldado, com a differença de ser abotoada por botões mais pequenos e cobertos da mesma fazenda.

Sapato

     De tacão, apparecendo por fóra da polaina.

     As Praças montadas usarão de botim, e presilha na calça, e espora de metal amarello, inteiramente lisa, sem qualquer lavor, fixa ao tacão pelas extremidades dos braços, e pela pua de parafuso e espigão. - Terá 3 linhas de grossura, e a pua, depois de fixa, 11/2 pollegada de comprimento alêm da roseta. Fóra do serviço e formatura, poderão os Officies usar da sobrecasaca desabotoada, sem banda, e de collete da mesma cor, ou branco, (mas nunca de chapeo redondo) e calça de presilha, sendo porêm sempre das cores aqui estabelecidas.

     Para a espora - Fig. Nº 8 - Est. D.

Espada

     Das que usão actualmente, de guarnição, e de bainha de aço ou ferro.

Fiador

     De couro envernizado preto trançado, de 12 pollegada de comprimento, (medido dobrado) 2 linhas de grossura, borla do mesmo, fechada, de 2 pollegadas de altura, e 1 de diametro na parte mais larga. - Passador em fórma de botão, de 3 linhas de altura. - Est. Nº 9, Fig. Nº 1.

CORREAME

Canana

     De couro preto envernizado, toda lisa, e sem ponteado ou enfeite de qualquer especie, de 2 pollegadas de altura, e 4 de comprimento; presa á corrêa por 2 argolas de 6 linhas de diametro.

Corrêa

     Do mesmo couro, de 1 pollegada e 5 linhas de largura.

Ferragem

     A carranca, que prende a corrente do apito, de 1 pollegada de diametro. - A caixa do apito toda lisa de 2 pollegadas de altura, e 3 linhas de diametro. - A corrente do apito de 14 pollegadas de comprimento, ou 7 depois de dobrada.

     Todos os metaes dourados, devendo as argolas da canana, a fivela, o passador, e a ponteira triangular, actualmente em uso, da corrêa, serem invariavelmente de 1 linha de grossura de metal.

Talim

     Do mesmo couro. A corrêa da cintura de pollegada, e as guias, bem como as 3 corrêas da pasta, de 6 linhas de largura. - A chapa de apertar tambem de carranca, e de 1 pollegada e 3 linhas de diametro. - O circulo onde prende a carranca de 2 linhas de largura. - Pasta das Praças montadas, toda lisa, sem virola, chapa, nem ponteados ou qualquer enfeite, de 81/2 pollegadas de altura, medidas do centro da parte superior, ao centro do recorte da pala. - Largura na parte superior 51/2 pollegadas, e na inferior 71/2 - As argolas que prendem as guias de 11/2 pollegada de diametro; as fivelas das mesmas guias e as das corrêas da pasta, de 1 pollegada de altura, todas douradas, e de 1 linha de grossura. - Est. 9, Fig. Nº 1.

     Cabeçada, redeas, gamarras, e rabicho, tudo de couro envernisado preto, e das seguintes dimensões.

ARREIOS

Cabeçada

     Com 1 fivela de cada lado para se graduar; serão as corrêas das faces, a fucinheira, a corrêa que a aperta, e as mais estreitas que prendem o freio, cosidas em cada lado de hum quadrado de metal em vez de argola, e assim separadas. - A' excepção das presilhas do freio, terá cada huma das peças mencionadas, bem como a testeira, 1 pollegada de largura. - A corrêa que aperta a fucinheira, será devidida por outro igual quadrado de metal, no qual prenderá a passadeira da sugigolla de 3 pollegadas de comprimento. - Tanto esta passadeira, como a sugigolla, as corrêas que prendem o freio, as redeas, gamarras, e suas tesouras, terão 6 linhas de largura. - As tesouras da gamarra, inclusive as suas argolas, e fivelas, terão 12 pollegadas de comprimento. - Rabicho 11/2 pollegada de largura até a corrêa da fivela, e esta da largura de 1 pollegada. - Todas as fivelas, peças quadradas, e argolas, serão de metal amarello, e os passadores do mesmo couro da cabeçada.

   Sellim

     De couro de porco, sem borrainas, nem ponteados, ou lavores.

Estribos

     De metal amarello, aros iguaes, sem recortes, e todos lisos. - Considerando altura, do annel por onde passa o lóro ao assento do estribo, 5 pollegadas e 2 linhas. - Diametro, 4 pollegadas e 6 linhas. - Diametro do aro, meia pollegada. Assento 3 pollegadas e 3 linhas de comprimento, e 1 e 6 linhas de largura. - Est. - D - Fig. Nº 9.

Manta

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, e da seguintes fórmas e dimensões. - Toda direita, e sem recortes, tendo apenas á meia altura da frente huma pequena curva, excedendo 1 pollegada escassa a sua vertical - Mais estreita na parte superior, que na inferior, guardando-se a proporção de 4/5 naquella, e 5 nesta; tendo, por exemplo, 20 pollegadas de comprimento em cima, a manta que tiver 25 em baixo. - Será guarnecida de huma listra de couro envernizado de 11/2 pollegada de largura, avivada de panno da cor da golla ou canhão. - Nos angulos trazeiros, terá o numero do Corpo, por baixo de huma coroa, e entre 2 palas. - A coroa de 7 linhas de altura, inclusive a cruz, e 6 de diametro. - O numero, de 1 pollegada de altura, e 1 linha de largura, e as palmas em fórma circular, com 1 pollegada de vão, tocando com as extremidades a linha inferior da coroa. - Tudo em huma só peça, sendo de metal bronzeado a coroa, e as palmas, e o numero dourado. - A manta, sejão quaes forem as dimensões do sellim (menos as do grande uniforme, que varião na razão da largura das listas de galão correspondentes á patente do Official) excederá os arções exactamente 3 pollegadas, e na parte inferior, ficará rente, sem exceder de 1 linha a aba do sellim. - Est. Nº 5, Fig. Nº 16.

PEQUENO UNIFORME DAS PRAÇAS DE PRET

Bonete

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, com huma listra de couro envernizado. - A altura do bonete, será a da listra, 11/2 pollegada, e terá no centro hum botão de panno preto de 1 pollegada de diametro. - O numero do Corpo, de metal amarello, e altura 7 linhas, será collocado na frente sobre a listra de couro envernizado. - O bonete, para segurar-se, terá huma corrêa de couro preto, de 6 linhas de largura, e duas passadeiras de correr do mesmo couro. - Esta corrêa será presa na altura das fontes, por dous pequenos botões de uniforme, e passará, ordinariamente, por cima do bonete.

Sobrecasaca

     Em cores, vivos, dimensões, feitio, & c., exactamente igual á do Official, com a differença de ser o vivo de cordão de lã.

Platina

Toda direita, só oitavada na parte superior, de panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, e debruada de oleado. - Será de 2 pollegadas de largura, e de comprimento até a costura da manga, e com ella cosida. - Na parte superior terá hum botão pequeno como os das pestanas das mangas.

Calça

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca. - Dita branca. - Ambas da mesma fórma e dimensões da do Official.

Polainas

     Preta pelo joanete, com pouca curva, abotoada por 5 botões de marca de osso da cor da fazenda, tendo largura tal que a alça para não apparecer, não exceda a largura da sola do sapato.

Sapato

     De tacão, apparecendo por fóra da polaina.

     Os Inferiores, Cabos, e Anspeçadas, usarão de divisas de panno da cor dos vivos, assentadas sobre panno da corpo golla ou canhão, postas diagonalmente no braço esquerdo de costura á costura da manga. - As listras terão cada huma 1/2 pollegada de largura e 1 linha de intervallo. - Não he permittido o uso de divisas acolchoadas. - Os Inferiores usarão de banda de lã, como actualmente, em fórma e dimensões da pera, e maneira de ser posta em tudo conforme com o estabelecido para os Officiaes.

     O botão da escovinha igual aos das pestanas das mangas, e platinas, ficará na linha do 2º botão da sobrecasaca, e no centro do lado direito do peito, regulado pelo sovaco e a linha dos botões.

     Por canhão, no pequeno uniforme, se entenderá a pestana da manga. - Est. Nº 9, Fig. Nº 3 e 4.

     Nos casos determinados pela Autoridade competente poderão, como actualmente, usar as Praças de pret, de jaquetas brancas, de linho ou algodão.

BATALHÕES CORES DISTINCTIVAS
Vivos Golla Canhão Listra do Bonete
Batalhão Pretos Encarnada Encarnado Preta
10º Dito » »   »
11º Dito »   Encarnado »
12º Dito » Amarella Amarello
13º Dito » »   »
14º Dito »   Amarello

X

     Grande e pequeno Uniforme do Batalhão do Deposito da Côrte

GRANDE UNIFORME DOS OFFICIAES

Barretina

     Da fórma e qualidade das actuaes, com as seguintes dimensões.

     Altura, medida dos lados, 51/2 pollegadas. - Copa de 81/4 pollegadas de diametro, coberta de couro envernizado. - A barretina será guarnecida, tanto na parte superior, unida á costura da coberta da copa, como na inferior, unida ao debrum, de duas tiras do mesmo couro, de 1 pollegada de largura cada huma.

     A pala, de couro envernizado, terá de altura 11/2 pollegada, e não excederá em largura as verticaes das fontes.

     Assucena. - De metal dourado, da fórma das actuaes, mas toda lisa, sem lavor de qualquer especie, e de 1 pollegada de altura.

     Tope Nacional. - Para todos os Corpos invarialvemente de metal, com o fundo envernizado ou esmaltado, de 1 pollegada de diametro, e a estrella sobreposta, com 1/2 pollegada de comprimento em cada raio, e dourada. - Sendo prohibidos lavores, raios, orlas, ou quaesquer enfeites.

     Chapa, e escamas da barretina, e o pennacho espherico, tudo das mesmas fórmas, dimensões e cores já estabelecidas e em uso, menos os canotões nos pennachos.

     As Praças montadas usarão de pennacho de chorão, feito de pennas de gallo, verdes, com hum circulo encarnado, na parte superior, de 2 pollegadas de diametro.

Sobrecasaca

     A mesma em feitio, cor e dimensões que a do pequeno uniforme.

Dragona

     Em dimensões, e fórma como a estabelecida para o Estado Maior do Exercito. - Será presa ao hombro por huma passadeira de galão de ouro do padrão estabelecido para o posto de Alferes, e tocará levemente a costura da golla.

     Em tudo mais exactamente igual ao pequeno uniforme.

ARREIOS

     Tudo do mesmo couro, e das mesmas fórmas e dimensões do pequeno uniforme, com as seguintes alterações.

Cabeçada

     Terá cruzeta na frente, e a testeira com mais hum passador na parte posterior para correr a sugigolla separada della. - A sugigolla será mais comprida, tendo, medida de toda a altura de hum lado, 18 pollegadas; terminando em huma borla de couro envernisado, de 2 pollegadas de altura, da qual sahirá hum pendente de crina verde escuro, de 19 pollegadas de comprimento, e 6 pollegadas folgadas de diametro. - A sugigolla será graduada por hum passador de metal.

Peitoral

     Em substituição da gamarra simples. - Será preso á cilha e terá 11/2 pollegada de largura, com tesouras roliças de 3 linhas de diametro, que prenderão em huma fivela de 1 pollegada de largura, cosida á junctura inferior do peitoral. - O peitoral prenderá no arção do sellim por huma corrêa de 6 linhas de largura, e fivela e passadores correspondentes, cosidos na sua junctura superior. - O peitoral, a cabeçada, e o rabicho terão florões formados de rosetas de couro, recortadas em roda, e de metal dourado com o mesmo feitio. - Os das extremidades da testeira, e cruzeta constarão de 2 rosetas de couro e huma de metal. - O do centro da cruzeta será maior em dimensões e numero de rosetas, constando de cinco, inclusive a de metal, tendo a maior 2 pollegadas de diametro. Os do peitoral, constando igualmente de cinco rosetas, serão collocados nas seguintes disposições: hum em cada lado, e 4 pollegadas abaixo da corrêa que prende o peitoral ao arção do sellim: outro na costura de junctura inferior sobre os peitos do cavallo, de onde partem as tesouras, e a corrêa da sinta: e outros dous, tambem hum de cada lado, a 4 pollegadas acima deste; sendo ao todo cinco. - No rabicho se porão 3; hum onde commeça a separação das corrêas da forquilha, e dous nas extremidades das mesmas corrêas, ou principio da boneca. - A' excepção dos florões do centro da cruzeta da cabeçada, e o da costura de junctura inferior do peitoral, que terá 21/2 pollegadas, todos os outros terão diametro igual á largura total da peça em que forem assentadas. - Na disposição das rosetas para formar os florões se siguirá a ordem de graduar os diametros de maior á menor, debaixo para cima, de sorte que appareça sempre huma orla de recortes, ficando a de metal sobre todas. - As ponteiras das redeas, e demais corrêas serão de metal, oitavadas, de largura das mesmas corrêas, e 2 linhas de altura; os passadores tambem de metal com iguaes dimensões; as fivelas e argolas da gamarra de 1 linha de grossura de metal, tudo dourado.

Manta

     Do mesmo panno, fórma e dimensões da do pequeno uniforme, com a differença de ser guarnecida de galão do padrão estabelecido, e correspondente á graduação do Official, excedendo a do posto de Coronel, em consequencia da maior largura da guarnição, somente 1 pollegada escassa os arções.

     Sellim. - O galão será avivado de panno da mesma cor do da manta, e a separação dos galões, indicando a patente, será da mesma cor dos vivos, de huma linha de largura.

Coldres

     De 9 pollegadas de altura de caixa de pistola, inclusive a extremidade da ponteira. - Ponteiras de metal dourado, lisas. - Capelladas do mesmo panno da manta, com 23 pollegadas de comprimento, 7 de largura na parte mais larga das abas, e as extremidades arredondadas igualmente agaloadas; seguindo, na guarnição de galão, as mesmas regras estabelecida para a manta.

     A cilha dos coldres será sempre branca.

PEQUENO UNIFORME DOS OFFICIAES

Bonete

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, de copa circular, e guarnecido de huma listra de velludo preto, como actualmente, com pala de couro envernizado. - A altura do bonete será a da listra 11/2 pollegada, alêm do debrum. - A copa excederá a roda da cabeça 11/2 pollegada, e terá no centro hum botão da cor da listra de 1 pollegada de diametro. - A pala não passará em largura as verticaes das fontes, e terá de altura 11/2 polegada. - O bonete, para segurar-se, terá huma corrêa de couro envernizado preto, de 6 linhas de largura, com huma passadeira de correr de metal dourado, em fórma de fivela. - Esta corrêa será presa por 2 pequenos botões de uniforme, cobrindo a costura da pala, e não excedendo as suas extremidades mais de 1/2 pollegada.

Gravata

     De couro envernizado, sem deixar ver os collarinhos.

Sobrecasaca

     De panno azul, sem vivos, como as actuaes fardetas, abotoada por huma ordem de 8 botões de metal dourado, lisos como os actuaes, dispostos em distancias iguaes. Os botões maiores serão de 7, e os menores de 5 linhas de diametro.

     Golla de altura a deixar apparecer os lados, e a frente da gravata, mas cobrindo a sua fivela. - Aberta na frente formando hum angulo pouco mais ou menos de 45º, e presa por hum colchete.

     O corpo da sobrecasaca descerá até a cintura, tocando a costura o osso do quadril, e correndo horisontalmente, sem qualquer curva ou volta na retaguarda onde fórma o que se chama enfranque. - Os pés dos primeiros botões dos bolsos serão presos sobre a extremidade da costura para que a banda e o talim fiquem tambem horisontalmente postos.

    As abas serão curtas, não excedendo em comprimento, tendo-se o braço naturalmente estendido, a extremidade da palma da mão, ou linha das primeiras phalanges dos dedos. - Terão panno e roda sufficientes para formarem traspasse na frente e ficarem folgadas dos lados, o bolsos na retaguarda com hum recórte no centro, e 3 botões iguaes aos da abotoadura. - As pestanas dos bolsos terão 6 pollegadas de altura.

    Canhão aberto, como actualmente nas fardetas, por huma pestana, com os recortes que estão em uso. - A pestana, abotoada por 3 pequenos botões de uniforme, terá 31/2 pollegadas de altura, 1 de largura nas saliencias dos recortes, e 5 linhas nos centros das curvas. - A costura do canhão (menos para o posto de Coronel) corresponderá exactamente ao centro da pestana. - A manga descerá até a articulação do punho.

Platina

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, de 2 pollegadas de largura, toda direita, só oitavada na parte superior. - A chamada palmatoria inteiramente circular, e a meia lua, ou relevo que a guarnece, de metal dourado, de 6 linhas de grossura, igual em todas as suas partes, e sem lavor de qualquer especie. A platina cobrirá o hombro sem exceder as suas verticaes em qualquer sentido: será presa por hum passadeira de panno de 1/2 pollegada de largura.

Banda

     Em qualidade, dimensões, e fórma da borla, em tudo exactamente igual ao estabelecido para o pequeno uniforme do Estado Maior do Exercito. - Terá o comprimento necessario para dar duas voltas, e ser atada de nó, com as pontas iguaes sobre o quadril direito, correspondendo á costura da calça, e excedendo metade da franja a linha inferior da sobrecasaca.

Divisa

     No canhão, como actualmente, e do galão do padrão em uso, mas tendo invariavelmente o de Capitão 7, e o de Subalterno 5 linhas de largura.

Luvas

Branca, de Anta ou camurça.

Calça

     Branca, e de panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, sem bolsos, pregas, nem presilhas, principiando o seu comprimento 2 pollegadas acima do quadril, cahindo até o peito do pé, e tocando-o levemente para não encobrir o tacão. A fim de regular-se a sua largura, se seguirá no corte a proporção de não exceder a calça em largura a parte inferior do peito do pé.

Polaina

     Preta, da mesma fórma e dimensões da do Soldado, com a differença de ser abotoada por botões mais pequenos e cobertos da mesma fazenda.

Sapato

     De tacão, apparecendo por fóra da polaina.

     As Praças montadas, usarão de botim e presilha na calça, e esporas de metal amarello inteiramente lisa, fixa ao tacão pelas extremidades dos braços, e pela pua de parafuso e espigão. - Terá 3 linhas de grossura, e a pua, depois de fixa, 11/2 pollegada alêm da roseta.

Espada

     Das que usão actualmente, de guarnições, e bainha de aço ou ferro.

Fiador

     De couro envernizado preto, trançado, de 12 pollegadas de comprimento (medido dobrado) 2 linhas de grossura; borla do mesmo, fechada, de 2 pollegadas de altura, e 1 pollegada de diametro na parte mais grossa. - Passador em fórma de botão de 3 linhas de altura.

     Fóra do serviço e formaturas poderão os Officiaes usar da sobrecasaca desabotoadas, sem banda, e de caneta da mesma cor, ou branco (mas nunca de chapeo redondo) e calça de presilha, sendo sempre das cores aqui estabelecidas.

CORREAME

   Canana

     De couro preto envernizado, toda lisa, e sem ponteado ou enfeite de qualquer especie, de 2 pollegadas de altura e de comprimento, presa á corrêa por 2 argolas de 6 linhas de diametro.

Corrêa

     Do mesmo couro, e 1 pollegada e 5 linhas de largura.

Ferragem

     A carranca, que prende a corrente do apito, de 1 pollegada de diametro - A caixa do apito toda lisa, de 2 pollegadas de altura, e 3 linhas de diametro. - Corrente do apito de 14 pollegadas de comprimento ou 7 depois de dobrada. - Todos os metaes dourados; devendo as argolas da canana, a fivela, o passador, e a ponteira triangular, actualmente em uso, da corrêa, serem invariavelmente de 1 linha de grossura de metal.

Talim

     Do mesmo couro; a corrêa de cintura de 17, pollegada, e as guias, bem com as tres corrêas da pasta, de 6 linhas de largura. - A chapa de apertar, tambem de carranca, e de 1 pollegada e 3 linhas de diametro. - O circulo, onde prende a carranca, de 2 linhas de largura. - Pasta das Praças montadas toda lisa, sem virola, chapa, nem ponteado, ou qualquer enfeite, de 81/2, pollegadas de altura, medidas do centro da parte superior ao centro do recorte da pala. - Largura, na parte superior, 51/2 pollegadas e na inferior 71/2. - As argolas que prendem as guias de 11/2 pollegada de diametro; as fivelas das mesmas guias, e as das corrêas da pasta, de 1 pollegada de altura, todas douradas, e de 1 linha de grossura.

ARREIOS

     Cabeçada, redeas, gamarras, e rabicho, tudo de couro envernizado preto, e das seguintes dimensões.

Cabeçada

     Com huma fivela em cada lado para se graduar, serão as corrêas das faces, a focinheira, a corrêa que a aperta, e as mais estreitas que prendem o freio, cosidas em cada lado de hum quadrado de metal, em vez de argola, e assim separadas. - A' excepção das presilhas do freio terá cada huma das peças mencionadas, bem como a testeira, 1 pollegada de largura. A corrêa que aperta a focinheira será dividida por outro igual quadrado de metal, no qual prenderá a passadeira da sugigolla, de 3 pollegadas de comprimento. - Tanto esta passadeira, como a sugigolla, as redeas as corrêas que prendem o freio, gamarras, e suas tesouras terão 6 linhas de largura. - As tesouras da gamara, inclusive as suas argolas e fivela, terão 12 pollegadas de comprimento. - Rabicho 11/2 pollegada de largura até a Corrêa da fivela, e esta da largura de 1 pollegada. - Todas as fivelas, peças quadradas, e argolas serão de metal amarello, e as passadeiras do mesmo couro da cabeçada.

Sellim

     De couro de porco, sem borrainas, nem ponteados ou lavores.

Estribos

     De metal amarello, aros iguaes, sem recortes, e todos lisos. - Considerando altura, do annel por onde passa o lóro ao assento do estribo, 5 pollegadas e 2 linhas. - Diametro 4 pollegadas e 6 linhas. - Diametro do aro 1/2 pollegada. - Assento 3 pollegadas e 3 linhas de comprimento, e 1 e 6 linhas de largura.

Manta

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, e das seguintes fórmas e dimensões. - Toda direita, e sem recortes, tendo apenas á meia altura da frente huma pequena curva excedendo 1 pollegada escassa a sua vertical. - Mais estreita na parte superior que na inferior: guardando-se a proporção de 4/5 naquella e 5 nesta; tendo, por exemplo, 20 pollegadas de comprimento em cima, a manta que tiver 25 em baixo. - Será guarnecida de huma listra de couro envernizado de 11/2 pollegada de largura. - A manta, sejão quaes forem as dimensões do sellim (menos as do grande uniforme, que varião na razão da largura das listras de galão correspondentes á patente do Official) excederá os arções exactamente 3 pollegadas, e na parte inferior ficará rente, sem exceder de 1 linha a aba do sellim.

PEQUENO UNIFORME DAS PRAÇAS DE PRET

Bonete

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, em fórma e dimensões igual ao do Official, mas sem pala, nem botão na copa, e com a listra de couro envernizado, tudo como actualmente.

Sobrecasaca

     Em dimensões, cor, feitio, &c., em tudo exactamente igual á do Official.

Platina

     Toda direita, só oitavada na parte superior, de panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, e debruada de oleado. - Será de 2 pollegadas de largura, e de comprimento até a costura da manga e com alta cosida. - Na parte superior terá hum botão pequeno como os das pestanas das mangas.

Calça

     De panno, e branca, ambas das mesmas fórmas e dimensões da do Official.

Polaina

     Preta, pelo joanete, com pouca curva, a botoada por 5 botões de marca de osso da cor da fazenda, tendo largura tal que a alça, para não apparecer, não excederá a largura da sola do sapato.

Sapato

     De tacão, apparecendo por fóra da polaina.

     Os Inferiores, Cabos, e Anspeçadas usarão de divisas de panno verde, assentadas sobre, panno da cor do da sobrecasaca. - Postas diagonalmente no braço esquerdo, de costura á costura da manga. - As listras terão cada huma 1/2 pollegada de largura e 1 linha de intervallo. - Não he permittido o uso de divisa acolchoada. - Os Inferiores usarão de banda de lã, como actualmente, em fórma e dimensões da pera, e maneira de ser posta, em tudo conforme com o estabelecido para os Officiaes.

     O botão da escovinha igual aos das pestanas das mangas, e platinas, ficará na linha do 2º botão da sobrecasaca, e no centro do lado direito do peito, regulado pelo sovaco e a linha dos botões.

     Nos casos determinados pela Autoridade competente, poderão, como actualmente, usar as Praças de pret de jaquetas brancas de linho, ou algodão.

XI

     Grande e pequeno Uniforme para todos os Corpos e Companhias Fixas

GRANDE UNIFORME DOS OFFICIAES

Barretina

    Da fórma e qualidade das actuaes, e com as seguintes dimensões:

    Altura medida dos lados 51/2 pollegadas. - Copa de 8 pollegadas e 1/4 de diametro, coberta de couro envernizado. - A pala de couro envernizado terá de altura 11/2 pollegada, e não excederá em largura as verticaes das fontes. - A assucena de metal dourado, da fórma das actuaes, mas toda lisa sem lavor de qualquer especie, e de 1 pollegada de altura.

     Tope Nacional. - Para todos os Corpos invariavelmente de metal, com o fundo envernizado ou esmaltado, de 1 pollegada de diametro; e a estrella sobreposta com 1/2 pollegada de comprimento em cada raio, e dourada; sendo prohibidos lavores, raios, orlas ou quaesquer enfeites. - Chapa da barretina. - Huma coroa sobre duas palmas dispostas em fórma circular, com as seguintes dimensões. - Coroa 9 linhas de altura, inclusive a cruz, e 1 pollegada de maior diametro. - Palmas 1/2 polegada de largura cada huma. - Circulo interior formado pelas palmas 11/2 pollegada de diametro. - No centro do circulo, presas á barretina, e de 1 pollegada de altura, as iniciaes indicativas da Provincia a que pertence o Corpo ou Companhia, constante dos coerrespondentes figurinos. - A saber:

Mato Grosso M. G. Figurinos Nos 1, 2 e 3
Bahia B .......Figurino 4.
Piuahy P...... » 5.
Ceará C...... » 6.
S. Paulo S. P.. » 7.
Minas Geraes M...... » 8.
Goyaz G...... » 9.
Rio Grande do Norte G. R.. » 10.
Espirito Santo E. S.. » 11.
Parahiba do Norte P. N.. » 12.
Sergipe S...... » 13.
Pernambuco R...... » 14.

     Toda a chapa dourada.

     As barretinas de Artilharia terão escamas como as estabelecidas para as Companhias de Artifices.

     As da Cavallaria as mesmas escamas, e virolas de metal na parte superior, e na pala, que tem as barretinas dos Corpos moveis desta arma.

     As dos Caçadores, cordões, bodas, as chamadas palmatorias, e as duas tranquilhas, tudo tecido e feito de retroz preto. Os cordões terão 2 linhas de grossura, e serão presos á barretina, como actualmente, pelas duas tranquilhas de 1 pollegada de comprimento, e 1/2, de diametro no centro, e coberto de tecido sem enfeite de qualquer especie. - A trança da frente será formada de cordão dobrado, e posta na barretina em fórma semicircular, sem mais curvas ou voltas, e tocando a sua parte inferior o centro da costura da pala. - O laço da retaguarda, de 2 voltas de cordão igualmente dobrado, tocará a linha superior da guarnição de couro. - Borla presa á tranquilha do lado esquerdo por huma presilha de cordão fino; terá a pera formada de tecido como as tranquilhas de 1 pollegada de altura, 1/2 de diametro, e 1/2, de altura no remate. - A franja de 2 pollegadas de comprimento, feita de canotão nº 4 tambem preto. - O cordão pendente de 4 palmos de comprimento com 3 passadores de botão; 2 de correr para ser preso á tranquilha do lado direito da barretina, e hum firme para segurar as palmatorias, que serão formados por huma trança de 5 voltas de 3 cordões de 1 linha de grossura, ficando com a fórma eliptica de 3 pollegadas de eixo maior, e 2 de menor. - Em cada palmatoria huma borla das dimensões e fórma da da barretina. - No remate das palmatorias terá o pendente huma pequena presilha de cordão fino para segura-lo, em hum botão pregado no lado direito do peito da sobrecasaca, no alinhamento do segundo botão da abotoadura.

Pennacho

     Feito de pennas, todo direito, de 7 pollegadas de altura e 2 de diametro; sem anneis, passadeiras ou enfeite, de qualquer natureza, verde para os Caçadores; encarnado para Cavallaria, e para a Artilharia preto até 2/3 de altura e encarnado até o fim.

     As Praças montadas, tanto de Caçadores como de Artilharia, usarão de pennacho de chorão feito de pennas de gallo, e das mesmas cores dos demais Officiaes, tendo o de Artilharia hum circulo encarnado na parte superior, de 2 pollegadas de diametro.

Dragona

     Para a Artilharia, toda de metal dourado, sem adorno de bordados, canotilhos, ou lentejoulas, e forrada de panno azul. - A pala, composta de 4 ordens de escamas de 3 recortes, e inteiramente lisa, oitavada na parte superior, e guarnecida de dous frisos em relevo, lavrados em fórma de canotilho, será toda direita, sem a menor curva, até a chamada palmatoria. - As escamas terão cada huma 1/2, pollegada de largura, e cada friso 1 linha: largura total da pala 2 pollegadas. - O semicirculo em relevo que guarnece a palmatoria, de fórma igual em todas as suas partes, de 6 linhas de grossura, alêm da serrilha sobre o remate da franja circular; e tomando a fórma eliptica somente o preciso para cahir a franja perpendicularmente. - Franja invariavelmente de 21/2, pollegadas de comprimento e duas ordens de canotão ou canotilho de ouro, sem argolas, voltas, ou outro enfeite nas pontas; para os Officiaes Superiores de canotão nº 4, e para as demais de canotilho nº 1/4 - O comprimento da dragona igual á largura do hombro. - Será presa por huma passadeira de galão de ouro do padrão estabelecido para o posto de Alferes, e tocará levemente a costura da golla.

     Para a Cavallaria. - Pala da mesma fórma e dimensões da platina do pequeno uniforme, com a differença de dever tomar, a chamada palmatoria, a fórma eliptica, só a que for rigorosamente necessaria para cahir a franja perpendicularmente. - Franja invariavelmente de 21/2, pollegadas de comprimento, e duas ordens de canotão ou canotilho de ouro.

     Para os Officiaes Superiores de canotão nº 4 e para os demais de canotilho nº 1/4 - Será presa ao hombro da mesma fórma que a de Artilharia.

     Os Caçadores usarão da mesma platina do pequeno uniforme.

     Tudo o mais exactamente igual ao pequeno uniforme, com a differença de serem totaes as cores da golla ou canhões da sobrecasaca.

GRANDE UNIFORME DAS PRAÇAS DE PRET

Barretina

     Das mesmas fórmas e dimensões da do Official.

     Pennacho

     Exactamente das mesmas cores e dimensões, mas feito de lã.

Cordões

     Tambem de lã, e de iguaes dimensões e fórma.

Dragona

     Para os Corpos e Companhias de Artilharia, e Caçadores. - Chouriças, com a pala de panno da cor e qualidade da sobrecasaca e como ella avivada; de duas pollegadas de largura, e oitavada na parte superior, onde terá hum botão como o da platina. - Diminuindo levemente em curva no centro, alargará para a parte inferior na razão da grossura do hombro, até a costura da manga. - Sobre a linha inferior da pala assentará huma chouriça de lã preta, de 2 pollegadas de diametro, e comprimento necessàrio para guarnecer o hombro. - Presa no sovaco pelas extremidades. - O comprimento de toda a dragona será igual á largura do hombro, sem exceder a sua vertical.

     A Cavallaria usará neste unifórme de platinas iguaes em fórmas e dimensões ás do pequeno uniforme dos Officiaes.

     Em tudo o mais, salva a qualidade da fazenda, igual ao dos Officiaes.

     Os Inferiores, Cabos e Anspeçadas usarão no grande uniforme de divisas de galão, assentadas sobre panno da cor do da sobrecasaca, cingindo-se rigorosamente na sua collocação, numero e distancias das listras, ao estabelecido para o pequeno uniforme. - O galão das divisas será o designado para o posto de Alferes, sem a menor alteração no padrão e dimensões. - Os Cadetes e Particulares, tanto no grande como no pequeno uniforme, terão as estrellas 31/2 pollegadas abaixo da costura da manga, feitas de metal dourado de 1 pollegada de diametro, ou meia de cada raio.

PEQUENO UNIFORME DOS OFFICIAES

Bonete

     De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, de copa circular; pala de couro envernizado, e guarnecido de huma listra de panno.- A altura do bonete será a largura da listra, 11/2, pollegada além do debrum. - A copa excederá a roda da cabeça 11/2 pollegada, e terá no centro hum botão de panno da cor da listra, de 1 pollegada de diametro. - A pala, de 11/2, pollegada de altura, não passará em largura as verticaes das fontes. O bonete, para segurar-se, terá huma corrêa de couro envernizado preto, de 6 linhas de largura, com huma passadeira de correr de metal dourado, em fórma de fivela. - A corrêa será presa por dois pequenos botões de uniforme, cobrindo a costura da pala, e não excedendo as suas extremidades mais de 1/2 pollegada.

     O bonete de Cavallaria terá a corrêa branca, e a pala guarnecida de huma virola de metal dourado, de duas linhas de largura.

Gravata

     De couro envernizado, sem deixar apparecer os collarinhos.

Sobrecasaca

     De panno azul, com a golla, frente, abertura da retaguarda, bolsos e canhões e suas pestanas avivadas, e abotoada por huma ordem de 8 botões convexos, de metal dourado, com o Nº ordinal ao Corpo, e dispostos em distancias iguaes. - Os botões maiores serão de 7, e os menores de 5 linhas de diametro.

     Golla de altura a deixar apparecer os lados, e a frente da gravata, mas cobrindo a sua fivela.- Aberta na frente, formando hum angulo pouco mais ou menos de 45°, e presa por hum colchete. - Por effeito da sua abertura angular terão as suas vistas distinctivas a fórma de trapezio, com a largura de 3 pollegadas na parte inferior, medidas do colchete, e 2 na parte superior.

     O corpo da sobrecasaca descerá até á cintura, tocando a costura o osso do quadril, e correndo horisontalmente sem qualquer curva ou volta na retaguarda, onde fórma o que se chama enfranque. Os pés dos primeiros botões dos bolsos serão presos sobre a extremidade da costura, para que a banda, e o talim fiquem tambem horisontalmente postos.

     As abas serão curtas, não excedendo em comprimento, tendo-se o braço naturalmente estendido, os da Cavallaria a articulacão do punho e as de todos os demais Corpos e Companhias a extremidade da palma da mão ou linhas das primeiras phalanges dos dedos. - Terão panno e roda sufficientes para formarem traspasse na frente, e ficarem folgadas dos lados, e bolsos na retaguarda, com hum recorte no centro, e 3 botões iguaes aos da abotoadura. - As pestanas dos bolsos terão 6 pollegadas de altura.

     Canhão aberto como actualmente nas fardetas, por huma pestana, com os recortes que estão em uso. - A pestana abotoada por 3 pequenos botões de uniforme, terá 3 1/2 pollegadas de altura, 1 de largura nas saliencias dos recortes, e 5 linhas nas suas curvas. - A costura do canhão corresponderá  exactamente ao centro da pestana. - A manga descerá até a articulação do punho.

     As cores das listras, botões de panno, e vivos dos bonetes, assim como as vistas distinctivas das sobrecasacas, são as designadas no mappa annexo no lugar correspondente a cada corpo ou Campanhia.

Platina

     Para os Corpos e Companhias de Infantaria e Artilharia. - De panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, e com ella avivada, de 2 pollegadas de largura; toda direita, só oitavada na parte superior.- A chamada palmatoria, inteiramente circular, e a meia lua ou relevo que a guarnece, de metal dourado, de 6 linhas de grossura, igual em todas as suas partes, e sem lavor qualquer. A platina cobrirá o hombro, sem exceder as suas verticaes em qualquer sentido. - Será presa por huma passadeira de panno de 1/2 pollegada de largura.

A da Cavallaria será de metal amarello dourado, composta de escamas alêm da parte superior. - Esta parte semicircular terá 11/2, pollegada de altura, e no centro figurados, e em relevo hum botão e casa. - As escamas terão 2 pollegadas de largura, e 1/2 pollegada de altura nas saliencia do recortes. - A chamada palmatoria inteiramente circular. - A meia lua, ou relevo que a guarnece, de 6 linhas de grossura. - A platina toda lisa, sem enfeite de qualquer especie. - A sua largura será a das escamas, e o seu comprimento igual á largura do hombro, sem exceder as suas verticaes em qualquer sentido; será presa ao hombro da mesma fórma que a dos demais Corpos e Companhias.

Banda

     De malha, com a borla e franja, como actualmente. - A borla em fórma de pera, com hum botão na parte superior onde prende a malha. - O botão de 5 linhas de diametro, e 2 de altura, a pera de 11/2 pollegada de altura, e 1 pollegada de maior de diametro, ambas as peças cobertas de fio de ouro tecido em esteira. - A parte inferior da borla, ou remate da franja, formado de serrilha de ouro, e requife fusco nº 1/4 terá 1 pollegada de altura, e 1 pollegada folgada de diametro. - Franja do mesmo retroz da malha torcido, com 2 linhas de grossura cada cordão, e 7 pollegadas de comprimento. - A banda terá a malha com comprimento necessario para dar duas voltas e ser atada de nó sobre o quadril direito na Infantaria e Artilharia, e esquerdo na Cavallaria, correspondendo á costura da calça, e excedendo metade da franja a linha inferior da sobrecasaca.

Divisa

     No canhão como actualmente, e do galão do padrão em uso, mas tendo, invariavelmente, o de Capitão 7, e o de Subalterno 5 linhas de largura.

Luva

     Branca, de Anta ou Camurça.

Calça

     Branca, e de panno da cor e qualidade do da sobrecasaca, sem bolsos, pregas, nem presilhas, principiando o seu comprimento 2 pollegadas acima do quadril, cahindo até o peito do pé, tocando-o levemente para não encobrir o tacão. - A fim de regular-se a sua largura, se seguirá no córte a proporção de não exceder a calça em largura á parte inferior do peito do pé.

Polaina

     Para os Corpos e Companhias de Artilharia e Infantaria. - Preta, com as dimensões iguaes á do Soldado, com a differença de ser abotoada por botões mais pequenos, e cobertos da mesma fazenda.

Sapato

     De tacão, apparecendo por fóra da polaina.

     As Praças montadas usarão, bem como a Cavallaria, de botim, presilha na calça, e espora de metal amarello, inteiramente lisa, sem qualquer lavor, fixa ao tacão pelas extremidades dos braços, e pela pua de parafuso e espigão. - Terá 3 linhas do grossura, e a pua, depois de fixa, 11/2 pollegada alêm da roseta.

     Fóra do serviço e formaturas poderão os Officiaes usar da sobrecasaca desabotoada, sem banda, e de collete da mesma cor ou branco (porêm nunca de chapeo redondo) e calça de presilha, sendo sempre das cores aqui estabelecidas.

CORREAME

Canana

     De couro envernizado preto, toda lisa, e sem ponteado ou infeite de qualquer especie, de 2 pollegadas de altura, e 4 de comprimento, presa á corrêa por 2 argolas de 6 linhas de diametro.

Corrêa

     De 1 pollegada de 5 linhas de largura.

Ferragens

     Carranca, prendendo a corrente do apito, de 1 pollegada de diametro, guarnecida em roda de hum friso de 1 linha de grossura. - Caixa do apito de fórma cylindrica, toda lisa de 2 pollegadas de altura e 3 linhas de diametro. - Corrente do apito de 14 pollegadas de comprimento, ou 7 depois de dobrada.

Talim

     A corrêa de cintura de 11/2, pollegada, e as guias, assim como as corrêas da pasta, de 6 linhas de largura. - A chapa de apertar tambem de carranca com 1 pollegada e 3 linhas de diametro. O circulo onde prende a carranca de 2 linhas de largura. - A pasta das Praças montadas, bem como a dos Officiaes de Cavallaria, será de couro envernizado preto, liso, sem virola, ponteado, ou qualquer enfeite, de 8 pollegadas de altura, medidas do centro da parte superior ao centro do recorte da pala.- Largura, na parte superior, 51/2, pollegadas, e na inferior 7 1/2.- As argolas da canana, a fivella, o passador, e ponteira triangular da corrêa, bem como a fivela do talim, as das suas guias, e as das corrêas da pasta terão invariavelmente 1 linha de grossura de metal. - Toda a chamada ferragem da canana, sua corrêa, talim e pasta será dourada para as tres armas. - O corrêame dos Officiaes de Cavallaria será de couro branco e o dos demais preto, hum e outro envernizado.

     A Artilharia usará de

Talabarte

     De couro branco envernizado de 2 pollegadas de largura. - Chapa da mesma largura, e 2 pollegadas e 6 linhas de altura, tendo no centro duas peças em aspa. - Peças de 1 pollegada e 6 linhas de comprimento cada huma, 3 linhas de diametro na culatra, e 2 na garganta. - As Praças montadas não usarão de talabarte; mas de talim do mesmo couro daquelle, e pasta como actualmente, tudo com as dimensões estabelecidas para os demais Corpos. - A chapa de apertar, de metal dourado, será toda lisa, de 2 pollegadas e 5 linhas de largura, 2 pollegadas de altura, e terá no centro duas peças em aspa como no talabarte, com 1 linha de menos em todas as suas dimensões.

Espadas

     Das que usão actualmente, de guarnição e baninha de aço ou ferro.

Fiador

     Para os Corpos e Companhias de Caçadores de couro envernizado preto trançado, de 12 pollegadas de comprimento (medido dobrado), 2 linhas de grossura, borla do mesmo, fechada, de 2 pollegadas de altura e 1 de diametro.- Passador, em fórma de botão, de 3 linhas de altura.- Para os Corpos e Companhias de Cavallaria e Artilharia de couro branco envernizado, chato, e de 4 linhas de largura. - Em comprimento, fórma e dimensões da borla, igual ao de Caçadores, com hum botão e dous passadores de metal. Passadores de 2 linhas de largura.

ARREIOS

Sellim

     De garupas, feito de pelle de porco, sem borrainas, ponteados ou lavores.

     Cabeçada redeas, peitoral e rabicho, tudo de couro envernizado preto, porêm tudo invariavelmente das mesmas fórmas e dimensões do estabelecido para as Companhias de Cavallaria.

Manta

     De panno azul como actualmente, sendo guarnecida de huma listra de panno da cor da golla ou canhão da sobrecasaca, e avivada como ella. - A listra terá 11/2, pollegada de largura, e os vivos de 1 linha de grossura.

PEQUENO UNIFORME DAS PRAÇAS DE PRET

Bonete

     Em fórma e dimensões igual ao do Official, mas sem pala nem botão na copa.- O bonete, para segurar-se, terá huma corréa, da mesma fórma da dos Officiaes, com duas passadeiras de correr do mesmo couro. Essa corrêa passará ordinariamente por cima da copa.

Sobrecasaca

     Em dimensões, côr, feitio, & c, em tudo exactamente igual ao do Official.

Platina

     Para a Cavallaria. - De corrente de metal amarello como actualmente. - Para os demais Corpos e Companhias, de panno da cor e qualidade do da sobrecasaca; toda direita, só oitavada na parte superior, debruada de oleado; será de 2 pollegadas de largura, e de comprimento até a costura da manga, e com ella cosida. - Na parte superior terá hum botão como os das pestanas das mangas.

Luva

     Para a Cavallaria. - Branca, de algodão ou linho.

Calça

     De panno e branca, ambas das mesmas fórmas e dimensões da do Official.

Polaina

     Para os Corpos e Companhias de Artilharia e Infanteria. - Preta, pelo joanete, com pouca curva, abotoada por 5 botões de marca de osso, da cor da fazenda, tendo largura tal, que a alça, para não apparecer, não exceda a largura da sola do sapato.

Botim

     Para a Cavallaria em todo o serviço montado

Sapatos

     Para os demais Corpos e Companhias, de tacão, apparecendo por fóra da polaina. - A Cavallaria tambem o usará em todo o serviço a pé. - Os Inferiores, Cabos, e Anspeçadas, usarão de divisas de panno da cor das golfas canhões, ou vivos, assentados sobre panno da mesma cor do da sobrecasaca, postas diagonalmente no braço esquerdo, de costura á costura da manga. - As listras terão cada huma 1/2 pollegada de largura e 1 linha de intervallo. - Não he permittido o uso de divisa acolchoada. - Os Inferiores usarão de banda de lã como actualmente, em fórma e dimensões de pera e maneira de ser posta, em tudo conforme com o estabelecido para os Officiaes.

    Nos casos determinados pela Autoridade competente poderão, como actualmente, usar as Praças de pret de jaquetas brancas de linho ou algodão.

     Por canhão, no pequeno uniforme, se entenderá a pestana da manga.

XII

     Uniforme das Companhias de Pedestres

UNIFORME DOS OFFICIAES

Bonete

     De panno azul, guarnecido de galão de ouro, do padrão em uso, e com pala. Copa circular, coberta de couro envernizado. A altura do bonete será a largura do galão, 1 1/2 pollegada alêm do debrum. - A copa excederá a roda da cabeça 1 1/2 pollegada; e a pala terá de altura 1 1/2 pollegada,e não passará em largura as verticaes das fontes. O bonete, para segurar-se, terá huma corrêa de couro envernizado preto, de 6 linhas de largura, com huma passadeira de correr de metal dourado em fórma de fivela. - Esta corrêa será presa por dous pequenos botões de uniforme, cobrindo a costura da pala, e não excedendo as suas extremidades mais de 1/2 pollegada.

Gravata

     De couro envernizado, sem deixar apparecer os collarinhos.

Fardeta

     De panno azul, sem vivos, direita da golla á cintura, e abotoda por uma ordem de 8 botões convexos de metal dourado, com o numero ordinal da Campanhia. - Os botões maiores terão 7, e os menores 5 linhas de diametro.

     Golla de altura a deixar apparecer os lados e frente da gravata, mas cobrindo a sua fivela. Aberta na frente formando hum angulo, pouco mais ou menos de 45°, e presa por hum colchete.

     O corpo da fardeta descerá até a cintura, tocando o osso do quadril, e correndo horisontalmente sem curvas ou voltas.

     Canhão, aberto, como actualmente, por huma pestana com os recortes que estão em uso. - A pestana abotoada por 3 pequenos botões de uniforme, terá 3 1/2 pollegadas de altura, 1 de largura nas saliencias dos recortes, e 5 linhas na suas curvas. - A costura do canhão corresponderá exactamente o centro da pestana.

     A manga descerá até a articulação do punho.

     As fardetas terão nas gollas e canhões as vistas distinctivas das cores designadas no mappa.

Platina

     Formada de seis cordões de tecido de ouro, trançado a dous fios. Será presa na parte superior em hum pequeno botão de uniforme, tocando levemente a costura da golla; e na inferior chegará até a costura da manga, e com ella cosida.

Divisa

     No canhão como actualmente, e do galão do padrão em uso, mas tendo, invariavelmente, o de Capitão 7, e o de Subalterno 5 linhas de largura.

Luva

     Branca.

Calça

     De panno, da cor e qualidade do da fardeta, ou branca, toda direita, sem bolsos, pregas, nem presilhas; principiando o seu cumprimento 2 pollegadas acima do quadril, cahindo até o peito do pé, e tocando-o levemente para não encobrir o tacão. A fim de regular-se a sua largura, se seguirá no corte a proporção de não exceder a calça em largura a parte inferior do peito do pé.

Banda

     De malha e retroz, com borla e franja, como actualmente. A borla, em fórma de pera, com hum botão na parte superior, onde prende a malha. O botão de 5 linhas de diametro, e 2 de altura; a pera de 1 1/2 pollegada de altura, e 1 pollegada no maior diametro; ambas as peças cobertas de fio de ouro tecido em esteira. - A parte inferior da borla, ou remate da franja, formado de serrilha de ouro, e requife fusco nº 1/4, terá 1 pollegada de altura, e 1 pollegada folgada de diametro. Franja do mesmo retroz da malha torcido, com 2 linhas de grossura cada cordão, e 7 pollegadas de comprimento. A banda terá a malha com o comprimento necessario para dar duas voltas, e ser atadas de nó, com as pontas iguaes sobre o quadril direito, correspondendo á costura da calça.

Botim

     Apparecendo o tacão por fóra da calça.

CORREAME

Talim

     De couro preto envernizado. A corrêa da cintura de 1 1/2 pollegada, e as guias de 6 linhas de largura. - A chapa de apertar, de carranca, de 1 pollegada e 3 linhas de diametro. - O circulo, onde prende a carranca, de 2 linhas de largura. - As argolas, que prendem as guias, de 1 1/2 pollegada de diametro: as fivelas de 1 pollegada de altura, todas douradas, e de huma linha de grossura.

Espada

     De guarnições como actualmente, e de bainha de aço, ou ferro.

Fiador

     De couro envernizado preto, trançado, de 12 pollegadas de comprimento (medido dobrado), 2 linhas de grossura, borla do mesmo, fechada, e 2 pollegadas de altura, e 1 de diametro na parte mais grossa. Passador em fórma de botão, de 3 linhas de altura.

UNIFORME DAS PRAÇAS DE PRET

Bonete

     Da mesma fórma e dimensões do do Official, mas sem pala, e guarnecido de huma listra de couro preto. O bonete, para segurar-se, terá huma corrêa da mesma fórma da do Official, com duas passadeiras de correr do mesmo couro. Esta corrêa passará ordinariamente por cima da copa.

Fardeta

     Em cor, dimensões, feitio, &c, exactamente igual á do Official.

Platina

     De panno da cor e qualidade do da fardeta, toda direita, só oitavada na parte superior, e debruada de oleado. Será de 2 pollegadas de largura, e de comprimento até a costura da manga e com ella cosida. Na parte superior terá hum botão pequeno de uniforme.

Calça

     De panno da cor e qualidade do da fardeta, e branca; ambas das mesmas fórmas e dimensões da do Official.

Polaina

     Preta, pelo joanete, com pouca curva, abotoada por 5 botões de marca de osso da cor da fazenda, tendo largura tal, que a alça, para não apparecer, não excederá a largura da sola do sapato.

Sapato

     De tacão, apparecendo por fóra da polaina.

     Os Inferiores, Cabos e Anspeçadas, usarão de divisas de panno da cor da golla, ou canhões, assentadas sobre panno da cor do da fardeta. Postas diagonalmente no braço esquerdo de costura à costura da manga. As listras terão cada huma 1/2 pollegada de largura, e 1 linha de intervallo.

     Não he permittido o uso de divisas acolchoadas.

     Os Inferiores usarão de banda de lã, como actualmente, em fórma e dimensões da pera, a maneira de ser posta, em tudo conforme com o estabelecido para os Officiaes.

     As vistas dos canhões serão as pestanas, e as das gollas em fórma de losango. Figurinos Nos.

     Nos casos determinados pela Autoridade competente, poderão as Praças de pret, usar de jaquetas brancas de linho, ou algodão.

PROVINCIAS A QUE PERTENCEM AS COMPANHIAS CORES DISTINCTIVAS
Golla Canhões Divisas dos Inferiores
Maranhão Amarella   Amarellas
Bahia Azul claro   Azul claro
Espirito Santo Verde   Verdes
Minas Gerais Encarnada   Encarnadas
Goyaz   Amarellos Amarellas
Mato Grosso   Azul claro Azul claro
Santa Catharina   Encarnados Encarnadas

Palacio do Rio de Janeiro em 7 de Agosto de 1852.

Manoel Felizardo de Sousa e Mello.


Este texto não substitui o original publicado no Coleção de Leis do Império do Brasil de 1852


Publicação:
  • Coleção de Leis do Império do Brasil - 1852, Página 213 Vol. 1 pt. II (Publicação Original)