Legislação Informatizada - DECRETO-LEI Nº 8.152, DE 29 DE OUTUBRO DE 1945 - Publicação Original
Veja também:
DECRETO-LEI Nº 8.152, DE 29 DE OUTUBRO DE 1945
Institui no Exército Pagadorias de Inativos e Pensionistas.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 180 da Constituição,
DECRETA:
Art. 1º Ficam instituídos no Exército órgão do Serviço de Intendência, com a denominação de Pagadorias de Inativos e Pensionistas, destinados a centralizar o pagamento a todos os inativos militares e pensionistas provisórios e vitalícios do Ministério da Guerra.
Art. 2º No Distrito Federal, e desde já criada a Pagadoria de Inativos e Pensionistas do Rio (P. IN. P. do Rio), diretamente subordinada á Subdiretoria de Fundos do Exército e chefiada por Tenente-Coronell Intendente do Exército.
Art. 3º Quando justificada a necessidade, a juízo ao Ministro da Guerra, serão organizada Pagadorias de Inativos e Pensionistas Regionais (P. In. P. R.), subordinadas administrativa de Região Militares e chefiadas por Majores Intendentes do Exército.
Art. 4º A instalação da Pagadoria de Inativos e Pensionistas do Rio será realizada no dia da extinção da atual Pagadoria Central da F.E.B., com o aproveitamento de todo o pessoal e aparelhamento material existentes.
§ 1º Os funcionários civis (oficiais administrativos, escriturários e dactilógrafos) e os extranumerários (mensalistas e diaristas), existentes na atual Pagadoria Central da F.E.B., serão aproveitados na Pagadoria de Inativos e Pensionistas do Rio, com a extinção daquela e instalação desta.
§ 2º A tabela numérica ordinária de extranumerário mensalista da Pagadoria Centra da Fôrça Expedicionária Brasileira, criada pelo Decreto nº 15.911, 26 de junho de 1944, e as tabelas de extranumerários diaristas custeadas pela respectiva dotação orçamentária, já aprovadas pelo Ministro da Guerra para aquela repartição, passarão a ser da Pagadoria de Inativos e Pensionistas do Rio.
Art. 5º As P. In. P. R. serão dotadas de pessoal militar constante dos quadros de efetivos aprovados pelo Ministro da guerra e pessoal civil extranumerário de acôrdo com a legislação vigente.
Art. 6º Á Pagadoria de Inativos e Pensionistas do Rio competirá:
I - Estudar os processos de habilitação e expedir os títulos de pensão de montepio militar, meio sôldo, especial, vitalícia e condicional, que anteriormente á instalação do órgão eram da competência do Estabelecimento de Fundo da 1ª Região Militar e da Pagadoria Central da F.E.B.
II -
Pagar os vencimentos e vantagens:
| a) | a Ministros do Supremo Tribunal Militar e professores civis que se acharem em disponibilidade, residentes no território da 1ª Região Militar; |
| b) | a oficiais e praças julgados incapazes definitivamente, residentes no território da 1ª Região Militar, enquanto aguardarem reforma; |
| c) | a funcionários civis julgados incapazes definitivamente, afastados de repartições e estabelecimentos e residentes no território da 1ª Região Militar, enquanto aguardarem aposentadoria. |
III - Pagar os
proventos da inatividade :
|
a) | a inativos militares, residentes no território da 1ª Região Militar, com exceção dos que o devam ser pelo Asilo de Inválidos da Pátria; |
| b) | a oficiais e praças inativos que, a qualquer título, se acharem exedendo funções no Ministério da Guerra, em unidades administrativas sediadas no território da 1ª Região Militar. |
Art. 7º As P. In .P . R. a organizar nas Regiões Militares terão os mesmos encargos atribuídos à P. In. P. do Rio, relativamente a inativos militares e pensionistas provisórios e vitalícios, residentes na zona territorial das respectivas Regiões.
Parágrafo único. Com exceção da concernente a herdeiros do pessoal da Fôrça Expedicionária Brasileira, que é do competência, da P. In. P. do Rio, a habilitação a pensões militares será, processada nas P. In.. P. R., depois da instalação dêstes órgãos, que expedirão os respectivos títulos.
Art. 8º A regulamentação dêste decreto-lei será integrada na revisão dos dispositivos sôbre órgãos de Fundos do Serviço de Intendência do Exército.
Art.
9º O presente decreto-lei entrará em vigor na data de sua publicação,
revogadas as disposições em contrário.
Rio de Janeiro, 29 de outubro de 1945, 124º da Independência e 57º da República.
GETULIO VARGAS
P. Góes Monteiro
- Diário Oficial da União - Seção 1 - 6/11/1945, Página 17145 (Publicação Original)