A Câmara dos Deputados, com vistas a ampliar o acesso à informação, promovendo a transparência e a interação da sociedade com o parlamento, apresenta cinco novos produtos voltados a aprimorar o processo legislativo: Wikilegis, Retórica Parlamentar, Painel Social, Cartilha Eletrônica de Participação Popular e a nova Página de Pesquisa de Proposições.

Este esforço, que recebe o nome de Câmara Aberta, faz parte do compromisso da Casa com a sociedade e com o Parlamento Aberto - movimento de um conjunto de nações que se pautam pela transparência e pela criação de ferramentas e serviços que promovam a participação dos cidadãos como parte do processo de representação. O Brasil é signatário do Parlamento Aberto, juntamente com outros 52 países, desde 2012.

A Câmara Aberta é lançada mundialmente na semana de 7 a 15 de setembro de 2015 como participação da Câmara dos Deputados no 2º Global Legislative Openness Week (GLOW), ou semana global da abertura legislativa. Durante essa semana de atividades, parlamentos do mundo inteiro são convidados a divulgar ações sobre transparência e participação social e compartilhar ideias e experiências para melhorar o processo legislativo.

Conheça os cinco novos serviços da Câmara para aumentar a transparência dos dados, ampliar os debates com a sociedade e facilitar a compreensão do processo legislativo:

Wikilegis

O Wikilegis possibilita o processo colaborativo na elaboração das leis, de forma que os cidadãos possam participar do debate e da construção dos textos com os deputados.

Painel Social

O Painel Social é um dashboard para a visualização de informações legislativas e de redes sociais, com destaque para assuntos mais debatidos e matérias mais lidas no Portal da Câmara.

Retórica Parlamentar

O Retórica Parlamentar apresenta uma visualização interativa dos principais temas dos discursos dos deputados por meio de um gráfico de bolhas, facilitando o acompanhamento por área de interesse.

Cartilha Eletrônica de Participação Popular

A Cartilha de Participação permite ao leitor compreender os mecanismos de interação da sociedade com a Câmara dos Deputados, com informações sobre ferramentas e serviços disponíveis.

Página de Pesquisa de Proposições

Página web que possibilita acesso mais facilitado às informações legislativas. Disponibiliza ferramentas de busca mais potentes e novas opções de exportação dos resultados, inclusive para a montagem de tabelas e leitura por máquina.