Aedes Aegypti

 

São quase 100 anos de experiências no combate ao mosquito, que chegaram a ser vitoriosas no século passado. Contudo a eliminação do mosquito não ocorreu em outros países e o mesmo retornou ao Brasil. Atualmente, os desafios são ainda maiores que no passado e a questão ambiental fundamental para a solução do problema. Para que ocorra o controle do Aedes aegypti é preciso abordar tanto o ambiente das residências (da responsabilidade dos indivíduos), quanto o ambiente mais amplo, em que os governos precisam atuar com maior eficiência.

A história tem mostrado que as ações mais promissoras de controle do Aedes aegypti envolvem o combate aos criadouros dos mosquitos de forma planejada, metódica e persistente. Ainda que níveis de controle do mosquito sejam alcançados, os esforços devem ser mantidos para evitar a reinfestação. Os cidadãos podem colaborar mantendo seus lares livres dos mosquito e demandando que o Estado mantenha o adequado saneamento ambiental.

O texto base desta edição do Fique por Dentro sobre o Aedes aegypti apresenta as principais características desse mosquito que já foi o transmissor da febre amarela em ambientes urbanos no Brasil, mas que agora destaca-se como transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. São apresentadas informações sobre o histórico das doenças relacionadas ao Brasil e sobre os meios para combater o mosquito e prevenir as doenças a ele relacionadas.

(Texto elaborado em maio de 2016)