Athos Bulcão - "Ventania"

Athos Bulcão (foto: Rui Faquini) 

 Athos Bulcão

Ventania, 1971

Azulejo / Ceramic tile

390 x 7970 cm

Acervo Câmara dos Deputados / Chamber of Deputies Collection


Esta é uma das obras mais famosas de Athos Bulcão no Congresso Nacional. O painel foi criado no início da década de 70, quando o Edifício Principal sofreu um acréscimo de 15 m de largura ao longo de toda a sua fachada posterior. Essa ampliação permitiu restaurar o espaço livre do Salão Verde que estava na época ocupado indevidamente por salas de trabalho.

This is one of the most famous works of Athos Bulcão at the National Congress. The panel was created in the beginning of the seventies, when the Main Building was increased in width by 15m along its entire rear facade. This expansion allowed the restoration of the original Green Hall, which had been improperly partitioned before.

 

Athos Bulcão

★1918, Rio de Janeiro, RJ - †2008, Brasília, DF

Artista plástico e professor. Principal colaborador de Oscar Niemeyer no âmbito da produção plástica de integração arte-arquitetura. Criador de extensa obra nessa área, tendo desenvolvido incontável número de trabalhos em azulejo, concreto, madeira policromada e outras técnicas. Além da colaboração com Oscar Niemeyer, possui obras com diversos outros arquitetos, notadamente com João Filgueiras Lima, o Lelé, com quem possui um conjunto de obras da maior importância. Provavelmente é o mais significativo artista brasileiro do século XX na área de integração arquitetônica. Ao abandonar a faculdade de medicina, inicia seus estudos de pintura com Cândido Portinari. Em 1941, expõe pela primeira vez no Salão Nacional de Belas Artes e, em 1944, realiza sua primeira individual, no Instituto dos Arquitetos do Brasil, Rio de Janeiro. Em 1945 trabalha, junto com outros jovens artistas, como ajudante de Cândido Portinari na realização do Painel de São Francisco de Assis, na Igreja da Pampulha, Belo Horizonte. Recebe bolsa do governo francês, permanecendo em Paris de 1948 a 1950, período em que recebe menção honrosa no concurso de desenho da Cité Universitaire. Em 1949, participa do álbum 10 Artistes de I’Amérique Latine, organizado por Carlos Scliar. Em 1950, de volta ao Rio, trabalha com ilustrações de livros e revistas e com cenários para teatro. Em 1952, realiza suas primeiras fotomontagens. Em 1958, transfere-se para Brasília. Colabora em projetos de Oscar Niemeyer na França, Itália, Argélia e integra sua equipe na construção de Brasília. Em 1993 foi criada em Brasília a Fundação Athos Bulcão. Em 1996 recebe, da Presidência da República, o título de comendador da Ordem do Mérito Cultural.

Saiba mais sobre o artista:

https://www.fundathos.org.br

Escute o programa especial da Rádio Câmara feito sobre a obra de Athos Bulcão e sua relação com Brasília:

Bloco 1

Bloco 2

Confira o programa especial da TV Câmara em comemoração aos 90 anos de Athos Bulcão.