Escritora convidada: Paulliny Tort

Paulliny Tort conversa sobre "Erva brava", vencedor do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte 2022. O Encontro com a Autora acontece em 28/4, às 18h, com transmissão pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.
18/04/2022 11h55

Paulliny Tort nasceu em Brasília (DF), em 1979. É jornalista e mestre em Comunicação e Sociedade pela UnB. Estreou na literatura em 2016, com o romance "Allegro ma non troppo" (Oito e Meio), semifinalista do Prêmio Oceanos. Atualmente é jornalista na Rádio Nacional da Amazônia, estuda Ciências Biológicas e se interessa por evolução e divulgação científica.

Sobre "Erva brava" (contos, Ed. Fósforo, 2021)

As doze histórias que compõem "Erva brava" orbitam ao redor de Buriti Pequeno, cidade fictícia incrustada no coração de Goiás. Paisagem rara em nosso repertório literário, o Centro-Oeste brasileiro é palco de embates silenciosos, porém aguerridos, retratados neste livro com sutileza e maestria. Regida pelo compasso da literatura — que se ocupa de levantar perguntas, mais do que oferecer respostas —, a escritora brasiliense Paulliny Tort evidencia o nervo exposto de um país que desafia todas as interpretações. Estão ali as relações patriarcais como a de Chico e Rita, em “O cabelo das almas”; a monocultura da soja que devasta o cerrado; o clientelismo rural que separa mãe e filha em “Matadouro” e a religiosidade sincrética de Dita, protagonista do conto “O mal no fundo do mar”. O rico encontro entre as culturas indígena e afro-brasileira também está em todas as histórias, as festas populares, como o cortejo de Reis que Neverson acompanha de sua moto em “Titan 125”. E, num conto final que coroa o livro como poucas coletâneas conseguem fazer, está também a revolta implacável da natureza diante da ação predatória do homem em “Rios voadores”. A precisão e a cadência do texto nos convidam a ler em voz alta a prosa cristalina e imagética de Paulliny Tort. Por trás de uma escrita despretensiosa como os personagens de seus contos, ela revela a ironia necessária para dar conta, sem caricaturas ou preconceitos, de um país cruel e encantador.


O Encontro com o Autor é promovido pelo Centro Cultural e pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados e já está em sua 39ª edição. 

Encontro com a Autora Paulliny Tort

Dia 28 de abril de 2022, quinta-feira, às 18h

O bate-papo será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube e pela página da Biblioteca da Câmara dos Deputados no Facebook

Mais informações: nucleodeliteratura@camara.leg.br 

O público poderá mandar perguntas pelo chat do canal.

 

Confira aqui a íntegra do bate-papo.