Escritora convidada: Mariana Salomão Carrara

Romancista Mariana Salomão Carrara participa do Encontro com a Autora de 18 de outubro às 10h. Gravação do programa, na Biblioteca da Câmara, é aberta ao público.
03/10/2024 13h55

Mariana Salomão Carrara é paulistana, escritora e defensora pública, nascida em 1986. Ela acaba de lançar, pela Editora Todavia, o livro “A árvore mais sozinha do mundo”. Publicou também os romances: “Se deus me chamar não vou” (Editora Nós, 2019), que ficou entre os 10 indicados ao Prêmio Jabuti 2020, em Romance Literário; “É sempre a hora da nossa morte amém” (Editora Nós, 2021), que foi finalista do Prêmio São Paulo 2022 e também ficou entre os 10 indicados ao Jabuti 2022; e “Não fossem as sílabas do sábado” (Todavia, 2022), que foi o vencedor do Prêmio São Paulo, como melhor romance do ano.

Sinopse de “A árvore mais sozinha do mundo”

Em uma pequena roça no Sul do país, a vida segue o seu curso. O cultivo do tabaco dá sustento a Guerlinda, Carlos e seus filhos, que dia após dia enfrentam as oscilações da natureza, esguichando venenos e adubando as vergas para que as folhas cresçam e atinjam a qualidade ideal. Na angústia da espera ― e em meio a investidas das poderosas empresas que dominam o mercado fumicultor ―, ainda é preciso decifrar os códigos da infância e da adolescência e aprender a complexa linguagem do amor. Alice, a filha mais velha, deseja participar do tradicional concurso de beleza Musa do Sol, e sua resistência ao trabalho inflama a difícil relação com a mãe; Maria é a irmã do meio e a única que frequenta a escola, porém vive em um mundo à parte; e Pedrinho, com seus quase três anos, ainda não conseguiu falar, mas já participa da rotina nas plantações entre as densas nuvens de agrotóxico, que em tudo se infiltra. Quando chega a época da colheita, os dias se transformam e a família recebe ajuda da mãe de Guerlinda, Elvira, que, mesmo com seus estímulos e sua peculiar ternura, parece incapaz de emendar a casa tomada por silêncios incômodos e perdas iminentes.

Neste romance, Carrara joga com as formas narrativas e constrói o enredo a partir da visão de objetos que rodeiam a casa: o espelho lusitano, na sala; a roupa de proteção, que acompanha os filhos na lida com os defensivos agrícolas; a velha caminhonete Rural da família; e a árvore que observa tudo do alto, no quintal em frente à propriedade. Com uma prosa a um só tempo corrosiva e calorosa, que destila um humanismo inabalável, “A árvore mais sozinha do mundo” é o retrato de um país que encobre ― de norte a sul ― as suas mazelas mais profundas.

 

Esta é a 60ª edição do Encontro com o Autor, uma parceria entre o Centro Cultural e o Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados. O programa agora conta com o apoio da TV Câmara, que grava o programa para exibi-lo posteriormente em sua grade de programação e no canal da Câmara no YouTube. É possível acessar aqui a playlist do Encontro com o Autor


Encontro com a Autora Mariana Salomão Carrara

Data: 18 de outubro, sexta-feira, às 10h
Local: Salão de Leitura da Biblioteca da Câmara dos Deputados
Entrada franca
Informações: nucleodeliteratura@camara.leg.br