Escritora convidada: Marcia Camargos

Para marcar os cem anos da Semana de Arte Moderna, o Encontro com o Autor recebe a escritora e jornalista Marcia Camargos, que escreveu o livro “Semana de 22: entre vaias e aplausos” (Editora Boitempo).
17/03/2022 17h55

O bate-papo virtual acontece no dia 24 de março às 14h30, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

Escritora e jornalista com pós-doutorado em História pela USP, Marcia Camargos tem 33 livros publicados, entre ensaios, biografias, romances e infantojuvenis, alguns dos quais receberam importantes prêmios literários. Mudou-se para a França em 2016, de onde colabora com a imprensa brasileira. Acaba de finalizar um segundo pós-doutorado na Universidade da Sorbonne sobre os modernistas em Paris nos anos 1920, que deve ser lançado em breve na França, pela Pétra Editions. "Semana de 22; entre vaias e aplausos", uma de suas obras sobre o tema, acaba de ser relançado pela Boitempo, com novo prefácio e algumas atualizações.  www.marciacamargos.com.

 

Semana de 22: entre vaias e aplausos [2ª edição]

Tema privilegiado da historiografia contemporânea, a Semana de 22 voltou ao centro do palco no ano em que se comemoraram os cem anos do movimento. Patuscada ou revolução estética? Um século depois da ruidosa manifestação de jovens intelectuais, realizada no histórico fevereiro de 1922, a questão permanece.

Por que um evento que acarretou um prejuízo considerável a seus organizadores, foi difamado por boa parte da imprensa da época e recebeu mais vaias que aplausos continua despertando tanto interesse? Para responder a essa questão, Marcia Camargos mergulha no universo intelectual da época, analisa um grande número de documentos e consulta vasta bibliografia sobre a Semana.

Mais do que detectar causas e efeitos, ou simplesmente relatar os fatos, a autora procura mostrar o festival modernista sobre diversos ângulos, numa abordagem crítica que revela aspectos pouco visitados pela bibliografia e aponta algumas ambiguidades do movimento e da reflexão que este provocou.

Com um texto leve, Marcia se propõe a desmistificar a Semana de Arte Moderna, jogando novas luzes sobre o movimento que, entre vaias e aplausos, conquistou seu lugar definitivo no panorama cultural da Pauliceia e do país. A nova edição da obra, lançada no contexto do centenário da Semana de 22, conta com um novo prefácio da autora.

Marcia Camargos escreveu ainda: "Monteiro Lobato: Furacão na Botocúndia" (em coautoria), Senac, 1997, Prêmios Jabuti e Livro do Ano/não ficção pela Câmara Brasileira do Livro em 1998; "Villa Kyrial: crônica da Belle Époque paulistana", Senac, 2001, Prêmios Clio da Academia Paulistana de História, menção honrosa do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e Prêmio Alejandre J. Cabassa de Memória da União Brasileira de Escritores, outorgados em 2002; "A turma do Sítio na Semana de 22: uma aventura modernista", São Paulo: Globo, 2002 (reeditado em 2012); "A imagem e o gesto – fotobiografia de Carlos Marighella" (em coautoria), Fundação Perseu Abramo, 1999, Finalista do Prêmio Jabuti de 2000; "Musa Impassível: a poetisa Francisca Júlia no cinzel de Victor Brecheret", Imprensa Oficial, 2007; "Separar depois dos 40: um guia para mulheres que desejam recomeçar a vida", Panda Books, 2010; e "Um menino chamado Vlado", Instituto Vladimir Herzog/Autêntica, 2015, finalista na categoria juvenil dos prêmios APCA em 2015 e do Jabuti (CBL) em 2016; entre outros livros.

 

O Encontro com o Autor é promovido pelo Centro Cultural e pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados e já está em sua 38ª edição. 

Encontro com a Autora Marcia Camargos

Dia 24 de março de 2022, quinta-feira, às 14h30

O bate-papo será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube e pela página do Centro Cultural Câmara dos Deputados no Facebook. Informações: nucleodeliteratura@camara.leg.br

Mais informações: nucleodeliteratura@camara.leg.br 

O público poderá mandar perguntas pelo chat do canal

Confira aqui a íntegra da entrevista.