Escritora convidada: Luci Afonso
O Centro Cultural e o CEDI da Câmara dos Deputados promovem na última segunda-feira do mês um evento chamado Encontro com o Autor. Sempre na Sala de Leitura da Biblioteca da Câmara dos Deputados, o evento começa com um tempo de meia hora para o autor convidado falar de sua obra, influências e interesses. Esgotado esse tempo, os presentes podem por uma hora dirigir perguntas ao autor convidado sobre seu estilo, método de trabalho, inspiração, autores favoritos, fontes de pesquisa, processo de edição e distribuição de suas obras. Terminado o tempo das perguntas, será servido um breve lanche durante o qual os convidados poderão interagir diretamente com o autor.
O evento terá inscrições pelo e-mail nucleodeliteratura@camara.leg.br. Em junho, o encontro acontecerá no dia 26, segunda-feira, às 17h. A autora convidada é Luci Afonso.
Natural de Araxá, MG, Luci Afonso mora em Brasília desde 1971. Funcionária aposentada da Câmara dos Deputados, onde atuou por 25 anos no Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação. Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras – Português na Universidade Católica de Brasília Virtual. Agente Cultural do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal, na área de literatura.
Publicou três livros de crônicas e contos: Velhota, eu?, 2007 (segunda edição: 2013); O Guardião da Manhã, 2009, aprovado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal; e Senhora dos Gatos, 2012, finalista do 55º Prêmio Jabuti de Literatura 2013 na Categoria Ilustração e vencedor do 14º Prêmio de Excelência Gráfica Jorge Salim 2013 na Categoria Design Gráfico.
É membro do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal e da Rede de Escritoras Brasileiras — Rebra. Divulga a literatura brasiliense em escolas do Distrito Federal. Em 2013, participou do 27º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra, Suíça, de 1º a 5 de maio de 2013, e da antologia bilíngue Pensieri in Parole, publicada na Itália pela organização A.C.I.M.A Mandala. No mesmo ano, criou o projeto Palavras em Movimento, visando doar obras de autores brasilienses a bibliotecas comunitárias em todo o país.