Escritora convidada: Cidinha da Silva
Cidinha da Silva é escritora e editora na Kuanza Produções. Publicou 17 livros de gêneros variados, como crônicas, contos, ensaios, peças teatrais e infantojuvenis. Entre suas obras, o livro “Um Exu em Nova York” recebeu o Prêmio da Biblioteca Nacional (contos, 2019) e o ensaio "Explosão Feminista", do qual é coautora, foi finalista do prêmio Jabuti (2019).
Suas obras são inspiradas na estética das africanidades, orixalidades, ancestralidades, da tensão e diálogo entre tradições (africanas, afro-brasileiras, afrodiaspóricas e afroindígenas) e contemporaneidade. Em “Um Exu em Nova York”, Cidinha da Silva apresenta uma perspectiva contemporânea e ficcional do cotidiano, sobre temas como política, crise ética, racismo religioso, perda generalizada de direitos (principalmente por parte das mulheres), negros e grupos LGBT.
A autora considera que esses são marcadores importantes do século XXI e classifica a obra como um livro-dínamo. Cidinha parte das tensões provocadas pela percepção das religiões de matrizes africanas para desmistificar ideias negativas que são difundidas sem critérios na sociedade. Através dos personagens, traz ainda outros temas contemporâneos, como a nova masculinidade.
Outra obra da escritora — “Os nove pentes d’África” — publicada pela Mazza Edições em 2009, foi incluída no Programa Nacional do Livro e do Material Didático, que distribui gratuitamente obras didáticas, literárias e pedagógicas a instituições de ensino público fundamental de todo o país.
Cidinha da Silva tem publicações em alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano. Ela já presidiu o Instituto da Mulher Negra (Geledés) e foi gestora na Fundação Cultural Palmares.
O projeto Encontro com o Autor, que já está em sua 53ª edição, é desenvolvido pelo Centro Cultural e pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados.
Mais informações podem ser obtidas por e-mail no Núcleo de Literatura da Câmara.
Encontro com a Autora Cidinha da Silva
Data: 8 de dezembro de 2023, sexta-feira, às 10h
Local: Salão de Leitura da Biblioteca da Câmara dos Deputados
Entrada franca