Escritor convidado: Roger Mello
Nascido em Brasília em 1965, Roger Mello é ilustrador, designer gráfico e de produto, escritor, dramaturgo, cenógrafo e diretor teatral. Foi o único latino-americano a vencer o Prêmio Internacional Hans Christian Andersen na categoria Ilustrador. Concedido pelo International Board on Books for Young People (IBBY), o prêmio é considerado o Nobel da Literatura Infantil e Juvenil e sua patrona é a Rainha Margrethe II, da Dinamarca.
É o vice-presidente do Instituto de Leitura Quindim e um dos fundadores da instituição. É formado pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ). Publicou 25 livros pelas editoras Companhia das Letras, Global, MeMo (França), Archipelago/Elsewhere (Estados Unidos), CCPPG e Shanghai 99 (China), Mondadori (Argentina) e Namibooks (Coreia do Sul), Cataplum, Circulo Abierto e Panamericana (Colômbia), entre outras. Ilustrou mais de 100 títulos. Trabalhou com Ziraldo.
Recebeu inúmeros prêmios no Brasil e no exterior por seu trabalho como escritor e designer. É considerado hors concours pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Vencedor por 10 vezes do Prêmio Jabuti. Foi premiado pela Academia Brasileira de Letras e pela União Brasileira dos Escritores pelo conjunto de sua obra. Seu livro Meninos do Mangue recebeu o prêmio internacional de melhor livro do ano da Fondation Espace Enfants (Suíça) em 2002, os prêmios Jabuti de melhor texto e ilustração 2002 pela FNLIJ (os dois como hors concours). Em 2014, na cidade de Xangai, recebeu o Chen Bochui International Children’s Literature Award como melhor autor estrangeiro na China e o livro escrito por Cao Wenxuan e ilustrado por Roger Mello recebeu o prêmio de Livro Mais Bonito da China. Seu livro Enreduana, ilustrado por Mariana Massarani, conquistou o prêmio "melhor obra estrangeira" no Prêmio Internacional de Literatura Infantil Chen Bochui (Cicla) em 2019.
É o autor de várias peças de teatro, como Uma História de Boto-Vermelho, Curupira e Meninos do Mangue, e criador das peças Entropia e João por um Fio.
Sinopse de Espinho de arraia (Global Editora, infantil, 2023)
Quando entra em contato com o corpo humano, o veneno do espinho de uma arraia pode causar febres, alucinações e outros tipos de problemas. Esse é o ponto inicial de Espinho de arraia, livro com trama e projeto gráfico de Roger Mello. A história começa com um dos oito irmãos presentes narrando uma trama fantástica sobre como ele chegou ao fundo de um rio de água escura. Com um conhecimento profundo da flora e da fauna amazônica, Roger Mello mostra peixes e plantas diferentes, como as borboletas amarelas e o peixe aruanã. Por meio de metáforas e simbolismos, o livro detalha características de bichos especiais do nosso sistema ecológico. O cunho emocional da obra se alinha com as ilustrações do artista, misturando sentimentos que evocam nostalgia e proteção, mas que também falam sobre a infância e como nossa imaginação transforma todos os fragmentos da vida em uma memória criativa e sensível.
Esta é a 62ª edição do Encontro com o Autor, uma parceria entre o Centro Cultural e o Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados. O programa conta com o apoio da TV Câmara, que grava o programa para exibi-lo posteriormente em sua grade de programação e no canal da Câmara no YouTube. É possível acessar aqui a playlist do Encontro com o Autor: https://www.youtube.com/playlist?list=PLitz1J-q25kOQ5Kvv1F7tel1XAH1c4mdK
Encontro com o Autor Roger Mello, autor de Espinho de arraia (Global Editora, infantil)
Data: 24 de fevereiro, segunda-feira, às 11h
Local: Salão de Leitura da Biblioteca da Câmara dos Deputados
Entrada franca
Informações: nucleodeliteratura@camara.leg.br