Escritor convidado: Milton Hatoum

Encontro com o Autor recebe, em 18 de fevereiro, às 18h, o premiado romancista Milton Hatoum, que assina “Dois irmãos” e a trilogia O Lugar Mais Sombrio (Cia das Letras), entre outras obras.
01/02/2021 18h25

Milton Hatoum nasceu em Manaus, AM, em 1952. Estudou arquitetura na USP e estreou na ficção com Relato de um certo Oriente (1989), vencedor do prêmio Jabuti (melhor romance). Seu segundo romance, Dois irmãos (2000), foi adaptado para televisão, teatro e quadrinhos.

Com Cinzas do Norte (2005), Hatoum ganhou os prêmios Jabuti, Livro do Ano, Bravo!, APCA e Portugal Telecom. Em 2006, publicou o livro de contos A cidade ilhada. Sua primeira novela, Órfãos do Eldorado (2008), foi adaptada para o cinema. Em 2013, lançou Um solitário à espreita (crônicas).

Em 2017 lançou o primeiro volume da série O Lugar Mais Sombrio: o romance A noite da espera, que retrata a formação sentimental, política e cultural de um grupo de jovens na cidade de Brasília dos anos 1960 e 1970. No segundo volume da série, Pontos de fuga, romance lançado em 2019, o protagonista deixa Brasília e retorna a São Paulo, sua cidade, onde ingressa na faculdade de arquitetura da USP e passa a morar numa república de estudantes no bairro da Vila Madalena ― um grupo que lhe trará novas vivências e grandes companheiros para a vida.

Sua obra de ficção, publicada em catorze países, recebeu em 2018 o prêmio Roger Caillois (Maison de l’Amérique Latine/Pen Club-França).  

O Encontro com o Autor é promovido pelo Centro Cultural e pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados e já está em sua 30ª edição.

O bate-papo com Milton Hatoum será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube e pela página da Biblioteca da Câmara dos Deputados no Facebook no dia 18 de fevereiro das 18h às 19h.

Informações: nucleodeliteratura@camara.leg.br

O público poderá mandar perguntas pelo chat do canal. 

 

Você pode assistir à integra do bate-papo aqui: https://youtu.be/szOZQEqOBsE