Escritor convidado: Lira Neto

O escritor Lira Neto conversa sobre seu livro mais recente, "Arrancados da terra" (Cia. das Letras). O bate-papo é no dia 26/11, às 14h30, com transmissão pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.
18/11/2021 17h20

Lira Neto, 57 anos, jornalista e escritor, nasceu em Fortaleza, CE, e atualmente vive em Portugal. Quatro vezes vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura e uma vez do Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Doutorando em História pela Universidade do Porto. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Autor de treze livros, entre eles as biografias "Getúlio" (em três volumes, 2012, 2013 e 2014) e "Padre Cícero: Poder, fé e guerra no sertão" (2009), todos publicados pela Companhia das Letras.

Arrancados da terra

O livro "Arrancados da terra" narra a grande travessia dos pioneiros que formaram a primeira comunidade judaica das Américas, no Recife, e ajudaram a construir Nova York. Em setembro de 1654, um grupo de 23 refugiados desembarcou em Nova Amsterdam, colônia holandesa na costa oriental da América do Norte. Eram homens e mulheres, adultos e crianças, possivelmente sobreviventes de uma odisseia iniciada meses antes nas praias de Pernambuco. Exaustos, esfarrapados e sem dinheiro, fugiam da Inquisição, reavivada nas capitanias do Nordeste depois da vitória luso-brasileira na guerra contra a ocupação holandesa.

Os primeiros judeus da ilha de Manhattan, assim como seus parentes e antepassados sefarditas ibéricos, enfrentaram uma sucessão dramática de dificuldades e privações até encontrar a terra prometida no Novo Mundo. Seguindo a trilha de religiosos e intelectuais ilustres, mas também de lavradores e mascates quase anônimos, Lira Neto conta sua incrível saga de fé, resistência e esplendor cultural, e faz assim também uma história narrativa e colorida da ocupação holandesa do Nordeste. Com prosa fluida e rigor histórico, o autor da trilogia Getúlio entrelaça as biografias desses judeus pioneiros à crônica de grandes acontecimentos que ajudaram a moldar o Brasil e a América. 

O Encontro com o Autor é promovido pelo Centro Cultural e pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados e já está em sua 37ª edição.  

 

Encontro com o Autor Lira Neto

Dia 26 de novembro, excepcionalmente sexta-feira, às 14h30

Transmissão pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube e pela página da Biblioteca da Câmara dos Deputados no Facebook 

Mais informações:  

O público poderá mandar perguntas pelo chat do canal

 

Assista aqui à íntegra deste bate-papo.