Escritor convidado: José Falero

O convidado do bate-papo literário de abril é o escritor gaúcho José Falero, autor do livro “Vila Sapo” (Ed. Todavia, contos, 2022). O Encontro com o Autor acontece no dia 27/4, às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.
11/04/2023 14h30

José Falero nasceu em 1987, em Porto Alegre. Além de “Vila Sapo”, escreveu também o romance “Os supridores” (finalista do Prêmio Jabuti 2021) e a antologia de crônicas “Mas em que mundo tu vive?”, ambos publicados pela Todavia.

Escritas numa linguagem viva e expressiva, as histórias de José Falero trazem a realidade das favelas no Brasil, em sua humanidade, lirismo e intensidade. 

“Vila Sapo”

Publicado originalmente em 2019, pela casa mineira Venas Abiertas, “Vila Sapo” logo chamou a atenção para José Falero, até então um jovem e desconhecido autor vindo da periferia de Porto Alegre, RS. Desde aquele momento inicial, o livro apresentou a críticos e leitores um escritor já dotado de uma variada gama de recursos, modulando em cada história a voz das ruas com um refinado registro literário, e tudo isso a reboque de uma elaborada composição ficcional para cenas e personagens.

As histórias se passam em torno da Vila Sapo, favela que existe de fato em Porto Alegre e que, graças à habilidade literária de Falero, serve de microcosmo quase emblemático para todas as periferias — do Brasil e do mundo. É ali que vivem, e tentam levar a vida, a despeito de tudo, seus personagens: trabalhadores, traficantes, mães, moleques que não frequentam a escola e muitos outros. São pessoas comuns que só querem amar e sobreviver, porém o abismo social e racial brasileiro não lhes permite uma caminhada tão frutífera.

 

O Encontro com o Autor é promovido pelo Centro Cultural e pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados e já está em sua 47ª edição. 

 

Encontro com o Autor José Falero

Dia 27 de abril, quinta-feira, às 18h

Transmissão pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube e pela página facebook.com/CamaraCultural

Informações: nucleodeliteratura@camara.leg.br  

O público poderá mandar perguntas pelo chat do canal

 

Você pode conferir aqui a íntegra deste bate-papo.