Escritor convidado: Christian Lynch

O bate-papo com o cientista político Christian Lynch, autor da obra “Da monarquia à oligarquia: História Institucional e Pensamento Político Brasileiro (1822-1930)”, acontece no dia 24 de junho, às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.
24/06/2021 11h05

Vamos debater o Bicentenário da Independência do Brasil. Trata-se de uma edição especial, dentro das comemorações dos 200 anos. Em 2021 e 2022, serão realizados bate-papos com escritores que abordam temas históricos, como o movimento que levou o Brasil a ter autonomia política em relação a Portugal.

Christian Lynch é bacharel em direito pela UNIRIO; mestre em direito pela PUC-RJ; doutor em ciência política pelo antigo IUPERJ (atual IESP-UERJ). É professor do programa de pós-graduação em ciência política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), professor da pós-graduação em direito da Universidade Veiga de Almeida (UVA); sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB); presidente do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD) e editor da Revista Insight Inteligência. Foi pesquisador visitante da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris e da Universidade de Lisboa.

Escreveu os livros “Da monarquia à oligarquia: História Institucional e Pensamento Político Brasileiro (1822-1930)”, publicado pela Editora Alameda em 2014, e “Monarquia sem Despotismo e Liberdade sem Anarquia: o Pensamento Político do Marquês de Caravelas”, publicado pela Editora UFMG em 2014.

O Encontro com o Autor é promovido pelo Centro Cultural e pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados e já está em sua 34ª edição. 

O bate-papo será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube e pela página do Centro Cultural no Facebook. Contará com a participação do deputado Enrico Misasi (PV-SP), presidente da Comissão do Bicentenário da Independência do Brasil.

Informações: nucleodeliteratura@camara.leg.br

O público poderá mandar perguntas pelo chat do canal. 

 

Assista aqui à íntegra do bate-papo.