Escritor convidado: Antonio Carlos Secchin

A 25ª edição recebe o poeta, ensaísta e crítico literário Antonio Carlos Secchin, membro da Academia Brasileira de Letras. Na oportunidade, a Edições Câmara lança a antologia "A voz da esperança", com poemas de Castro Alves, uma obra selecionada, organizada e apresentada por Secchin.
02/10/2019 13h55

Antonio Carlos Secchin nasceu no Rio de Janeiro. É professor emérito de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em letras pela mesma universidade. Poeta com oito livros publicados, entre eles Desdizer (poemas inéditos mais poesia reunida, 2017), Cantar amigo (2017) e Todos os ventos, ganhador de três prêmios para melhor livro do gênero publicado no Brasil em 2002. Em 2018 publicou, na área da literatura infantil, O galo gago, contemplado com o Selo 10 da Cátedra de Leitura da Unesco, e, em 2019, com o Selo “Altamente Recomendável”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Ensaísta, autor de João Cabral: a poesia do menos (1985), Poesia e desordem (1996), Escritos sobre poesia & alguma ficção (2003), Memórias de um leitor de poesia (2010), Papéis de poesia (2014), João Cabral: uma fala só lâmina (2014) e Percursos da poesia brasileira, do século XVIII ao XXI, ganhador do Prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como o melhor livro de ensaios publicado no país em 2018. Foi várias vezes jurado do Prêmio Camões. Já proferiu 534 palestras em quase todos os estados do Brasil e no exterior. Professor convidado das Universidades de Barcelona, Bordeaux, Califórnia, Lisboa, Mérida, México, Los Angeles, Nápoles, Paris (Sorbonne), Rennes e Roma. Autor de mais de 500 textos (poemas, contos, ensaios) publicados nos principais periódicos literários brasileiros e internacionais. Eleito em junho de 2004 para a Academia Brasileira de Letras. Em 2013, a editora da UFRJ publicou Secchin: uma vida em letras, volume com 88 artigos, ensaios e depoimentos sobre a sua atuação nos campos da poesia, do ensaísmo, do magistério e da bibliofilia. Em 2019, recebeu o Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro, da Academia Carioca de Letras, pelo conjunto de sua obra. Selecionou, organizou e apresentou a obra A voz da esperança, publicada pela Edições Câmara, com poemas de Castro Alves. Contato: acsecchin@uol.com.br

 

Encontro com Antonio Carlos Secchin e lançamento de A voz da esperança (poemas de Castro Alves selecionados, organizados e apresentados por Secchin)

Data: 21 de outubro de 2019, segunda-feira, às 17h 

Local: Salão de Leitura da Biblioteca da Câmara dos Deputados, Anexo II 

Inscrições pelo e-mail nucleodeliteratura@camara.leg.br 

O evento é promovido pelo Centro Cultural e Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados.

Entrada franca